segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Nomes da Emulação - Parte 5

David Haywood


David Haywood, o Haze, nasceu em 1981, e reside em Derby, Reino Unido. Começou a ser conhecido por volta de Agosto de 1999, quando cuidava do port do MAME, o NeoMAME, especialista na placa da SNK Neo Geo MVS. No ano seguinte, começa a trabalhar no projeto da emulação da placa Sega System C-2, que acaba sendo continuada por Charles MacDonald que lança o emulador no mesmo ano. 

NeoMAME

Raine

Em Julho de 2000, ingressa na equipe do emulador de arcade, Raine, ficando no mesmo até Fevereiro de 2001. Também contribuiu com os emuladores Modeler da Sega Model 1 em 2001 e SSE de Sega Saturn em 2002. David também é conhecido como um dos maiores contribuintes do projeto MAME. Ingressou no projeto em Setembro de 2000, e entre suas contribuições, está melhorias nas placas Megatech, MegaPlay e ST-V da Sega em 2003. Melhorias nas placas Konami GX, PGM, Hyper Neo Geo 64 (sucessor do Neo Geo MVS) e Sega System 16 em 2004. Adições nas placas System 16A e B, alterações na placa Sega System C-2 e correções na placa Sega System 32 em 2005. Em 2005 e 2006, arrumou o código do Neo Geo. Em 2006 fez arrumações na placa Psikyo 1ª geração.


Websites Sega System C2 M.A.M.E. Driver, Haze's MAME Page, David Haywood's Homepage e GitHub

Criou o driver da Sega System E, baseado em seu HazeMD, em 2007, e o adicionou no lugar do antigo núcleo. Além disso, adicionou outros arcades ao projeto, como Psikyo SH2, Taito JC System Type-C, CPS3, UPL, Sega System C-2, NMK16 System, Sega ST-V e tentativa de reconstrução do drive Super Kaneko Nova System. Na parte de adição de jogos no projeto, foi responsável por Tetris (Sega System E), Bonanza Bros, Head On, Bubble Bobble, Puzz Loop 1 e 2, Daytona USA, Galaxian, Crush Roller, Pang, Alien Storm, Ghosts'n Goblins, Magical Drop, X-Men, Sonic the Hedgehog 2 (Megaplay), Tant-R, Puyo Puyo, Dragonball Z 2 Super Battle, Arabian Fight, Sonic 1, Alien 3, Golden Axe 2, Taisen Tokkae-Dama, Street Fighter 2, Baku Baku Animal, entre outros, todos versões arcade, algumas clones/bootlegs ou versões atualizadas e com parceria com outros contribuintes do projeto.

HazeMD

Dentro do projeto MAME, criou o Haze Megadrive Emu, ou simplesmente HazeMD, como ficou conhecido. Foi um emulador desenvolvido usando as estruturas existentes do projeto. Seu objetivo era reproduzir fielmente toda a biblioteca do console com precisão, incluindo cartuchos que não funcionavam corretamente em outros emuladores. O projeto é iniciado em 2006. Ele foi lançado externamente até 2009, quando se funde totalmente no projeto MESS no qual David também trabalhava. O emulador fora do MAME e MESS não tinha interface, funcionando por linha de comando. Por conta disso, alguns ports dele foram lançados, como o HazeMD32 e o Haze MD32FX, ambos para Windows e com uma interface semelhantes à usada no MAME, e SDL HazeMD para o sistema MacOS. Também houve o HazeMD Plus! feito pelos desenvolvedores do MAME Plus!, um port do MAME. Por conta do HazeMD é que David fica conhecido como Haze. A partir de 2007, David também contribuiu com o projeto MESS. Entre suas contribuições, está o ingresso de seu emulador HazeMD, trazendo melhor compatibilidade e precisão na emulação. Em 2011, melhorias nos drivers do Atari Jaguars e Neo Geo. E em 2012, modernização dos drivers de Mega Drive, 32X e Sega CD. Esteve no projeto até o final, em 2015. Após seu término e fusão com o projeto MAME, permanece apenas no MAME no qual trabalhava desde 2000. Até 2021, David ainda contribuía com o MAME.

Emuladores:
NeoMAME (1999), Sega System C-2 (2000), Raine (2000)

MAME (Correções e Melhorias - Drivers)
Megatech (2003), MegaPlay (2003), ST-V (2003), Konami GX (2004), PGM (2004), Hyper Neo Geo 64 (2004), Sega System 16 (2004), Sega System 16A/16B (2005), Sega System C-2 (2005), Sega System 32 (2005), Neo Geo MVS (2005/06), Psikyo (2006)

MAME (Criações e Adições - Drivers)
Sega System C-2 (2000), Space Position (2002), Sega ST-V (2003), NMK16 System (2003), Taito JC System Type-C (2004), System H1 (H1 Super Scaler) (2004), Psikyo SH2 (2005), CPS3 (2007), Sega System E (2007), Sega Naomi 1 e 2 (2007), Atomiswave (2007), Sega Fuuki FG-3 System (2009), 'Face' Linda Board, Hyperstone System, F2 System

MAME (Reconstrução/Reescrição - Drivers)
Super Kaneko Nova System (2008)

MAME (Correção - Chips Sonoros)
Seta Custom ST-0016 Chip: Seta (vários arcades) (2015)

Richard Mitton

TNZS-EMU

Richard Mitton (Nodrog/Spindizzy/Kayamon) nasceu na Inglaterra, e desde jovem gostava de mexer com criação de softwares. Seu primeiro deslumbro foi com o ZX Spectrum, no qual começou a aprender sobre codificação de software. Em meados dos anos de 1990, entra em contato com emulador Z80 Spectrum de Gerton Lunter, o qual o faz se fascinar pelo mundo da emulação. Pouco tempo depois, começa a ingressar na emulação de arcades e consoles.

TNZS-EMU Website

Em 1997, começa a criar o emulador TNZS-EMU do jogo de arcade The NewZealand Story da Taito, como ele mesmo diz, inspirado no projeto de emulação de arcade, MAME. Por volta de 1997/98, lança seu emulador e logo em seguida, em 1998, começa a trabalhar no projeto MAME. No MAME, contribuiu apenas em 1998 com correções do jogo The NewZealand Story da Taito, graças aos avanços com seu emulador. Por volta de 1998/99 era conhecido como Nodrog. Em 1999, começa a desenvolver seu emulador Z80, inspirado em Gerton Lunter, lançando no mesmo ano sobe o nome de Raze. Ao lado de Marat Fayzullin, Marcel de Kogel e Neil Bradley, se tornou o grande criador de um emulador Z80, mudando a história da emulação de videogames. Seu emulador foi usado em diversos projetos. Entre eles SMS Plus, MGX, Calypso e Meka de SMS em 1999, seu próprio emulador TNZS-EMU a partir de 1999, Modeler de Sega Model 1, Gens (por poucos meses), DGen e Genital de Mega Drive, Koleko de ColecoVision, FreezeSMS de SMS, Impact de Arcade e Sega System 16 Emulator (não confundir com o System 16 Emulator de Thierry Lescot) ambos em 2000, Neo Geo CD Emulator, Xega de Mega Drive e WinKawaks de Arcade (apenas para os jogos de Neo Geo) em 2001, NeoPop de Neo Geo Pockett (apenas no início do ano) e GNGeo de Neo Geo em 2002 e NeoRaine em 2007.

Websites Coders Notes e Richard Mitton

O núcleo Z80 de Mitton é muito completo, com um conjunto de recursos rico e de boa interpretação, porém não é tão rápido como seu concorrente Multi-Z80. Mitton, contou com a ajuda de muitos influenciadores para a criação de seu Raze Z80. Entre eles, Ishmair, por seu Maze Z80 e Neil Bradley por seu Multi-Z80, Sean Young por sua documentação Z80 e Charles MacDonald por testar seu o Raze em seus emuladores. Além de seu Raze, foi criador de outro emulador, o SND Sound Chip Emulator, em 1999, um software que podia emular alguns chips ao mesmo tempo, ajudando, entre outros em projetos multi-hardwares. Ele suportava alguns modelos como os PSG, YM2149 (também conhecido como AY-3-8910), de arcades da Capcom, Taito, Konami e Sega, PCs, como NEC PC 8801, Amstrad CPC, Atari ST, MSX e ZX Spectrum e consoles como Intellivision e SN76489, usado nos consoles de 8 e 16 Bits da Sega, ColecoVision e Neo Geo Pocket e arcades da Konami, Sega e outros. Os chips OPN, YM2203, principalmente usado em arcades da Capcom, YM2610, de arcades da Taito e da SNK, como o Neo Geo MVS e YM2612 de Mega Drive e os arcades Mega-Play e Sega System 32 da Sega. Os chips OPL, YM3526 e YM3812, usados em arcades da Taito e nos PCs Commodore 64 e MSX. E o emulador do Generic 8-bit DAC, um conversor de som digital para analógico que pode servir em muitos hardwares diferentes. Seu emulador TNZS-EMU usou seu SND Emulator.

Raine

Em 1999, começa a fazer parte da equipe do emulador de arcade Raine, aonde entre outros, integrou seu emulador TNZS-EMU, ajuda no som e adicionou seu recompilador estático MC68705, criado também em 1999 ao projeto. Era conhecido no projeto como Spindizzy. Ficou no projeto até por volta do ano de 2000. Além de seus emuladores de microprocessadores e chips, também contribuiu com suporte, aconselhamento, ajuda e correção de bugs em outros projeto, como Meka, no pré e pós lançamento em 1998 e 1999, ajudou o SNEeSe com aceleração de velocidade implementada em 1999, contribuições para o Model 2 Emulator em 2003 e ajudas para o multi-emulador Regen de Sega 8 e 16 Bits para Linux em 2007. Richard também teve outros projetos, como o chip Intel i960 em 1999, que tentou emula-lo para rodar jogos da Model 2 da Sega. O emulador do chip Intel i960 foi usado em seu emulador próprio em 2000 e no emulador Model 2 Emulator em 2003.

Virtua

E falando em seu emulador, em 2000, desenvolve o emulador Virtua de Sega Model 2, o primeiro protótipo do arcade, mas acabou nunca concluindo-o, deixando à disposição da comunidade para uma possível continuidade. Chegou há emular 11 jogos, mas até um determinado ponto. Nessa época, era conhecido como Kayamon, nick inclusive que o qual é conhecido até os dias de hoje.

Informações Técnicas/Documentações do Amiga 500, ZX Spectrum e NEC V60

Docs SND Sound, Raze Z80, Intel i960 e Motorola M68705

Richard colocou a disposição informações técnicas e documentações sobre alguns sistemas, como ZX Spectrum, Amiga 500 e o microprocessador NEC V60 (usado nos arcades System 32 e Model 1 da Sega). Algumas dessas informações eram de emuladores criados por ele, como i960, M68705 e Z80. Tinha projeto de trazer documentação de vários outros sistemas, como Sega Model 1, 2 e 3, CPS-1, 2 e 3 e Sega System 16 e 18, diversos consoles da Sega, Nintendo, Sony e SNK e microprocessadores da Motorola, mas acabou nunca trazendo.

Programas de ROM Hacking

Também postou ferramentas importantes para o hackeamento de roms, que ajudavam a conhecer e corrigir problemas nas mesmas. Algumas delas criadas por Richard, como Bswap e ILeave, por volta de 2000/2001, importantes para modificações em jogos 68000. Uma de suas últimas atualizações em seu site foi em final de 2001, quando criou um patch para o jogo de PC, Silver da Infogrames rodar em uma placa GeForce. Em 2002, cria um novo site, e lá coloca seus principais projetos, como Silver GeForce, Raze Z80, TNZS-EMU e Amiga 500. Em 2003, cria o projeto TNZS/GBA, para converter o jogo de The New Zealand Story para rodar no GBA. O projeto chegou a ficar 95% concluído, mas nunca foi lançado.

Very Sleepy

Nessa ocasião, deixa um pouco de lado seus hobbies para se dedicar a criação de jogos na Climax London, aonde trabalhava. Enquanto estava na Treyarch (outra empresa em que atuou na criação de jogos), retorna à seus hobbies e cria um terceiro site em 2007 dedicado a criação de alguns softwares relacionados à programação de software como Very Sleepy (2007), um criador de perfis de CPU C/C++ para sistemas Windows, XJam (2008), um compilador do Jam, um criador simples de softwares, entre outros. Posteriormente torna seu site uma espécie de blog pessoal que o mantém até os dias atuais.

GitHub e ImGui

Em 2014, abre uma conta no GitHub, e começa a postar seus projetos. Entre eles, temos AssimP em 2012 (feito anterior ao GitHub), uma biblioteca de importação e exportação de formatos de modelos 3D para C e C++, além da possibilidade de rodarem em outras linguagens, como Java, Python, Delphi e D, STB em 2014, várias bibliotecas de domínio público de arquivo único para C e C++, Forsyth em 2014, um programa de otimização de um cache específico para otimização de renderizações em 3D, portou o programa FASTBuild em 2015 de desenvolvimento de softwares para Windows, Macintosh e Linux para uma versão melhorada, GoalDis em 2017, um desmontador de códigos e dados do jogo Jak and Daxter de PS2, RJM em 2017, várias bibliotecas de arquivo único em C e C++, ImGui em 2019, uma biblioteca de interface gráfica em C++, além de disponibilizar em 2019 uma lista de várias bibliotecas de arquivo único feitas por terceiros.

Speed Kings (NGC), Call of Duty (Wii) e Transformers (Xbox 360)

Em sua vida pessoal, cursou de 1998 à 2001, ciência da computação no Colégio do Rei de Londres, aonde também se formou como bacharel em ciência. Em 2001, ingressa na Climax London de criação de jogos. Na empresa, entre outros, esteve por trás da criação dos jogos Speed Kings para GameCube em 2003, publicado pela Acclaim Entertainment e Delta Force: Black Hawk Down para Xbox em 2005, publicado pela NovaLogic. Também construiu códigos de textura e outros para o Xbox, além do desenvolvimento de IA. Em 2005, muda-se para os Estados Unidos, aonde vai residir em Santa Mônica, Los Angeles, California. Seu intuito era expandir seus horizontes e dar grandes voos. Nesse ano, começa a trabalhar para a Treyarch, aonde trabalhou como programador de máquina, engenheiro adicional, engenheiro e engenheiro sênior. Também foi engenheiro gráfico sênior, ajudando a criar ferramentas e bibliotecas (como Calls of Duty BRO, 3, WAW, e BLOPSA), integrar bibliotecas do Xbox aos jogos criados para o console, e trabalho com sombreamento e iluminação em jogos. A empresa, criava jogos para a Activision. Richard esteve por trás de títulos, como Call of Duty 2: Big Red One, 3, 4: Modern Warfare, World at War e Balck Ops e Spider-Man 3, para sistemas como GameCube, PS2, PS3, XBox 360, Wii e Windows. Em 2009, teve uma breve passagem pela Luxoflux (por onde, inclusive, diversos criadores de emuladores passaram), trabalhando no jogo Transformers: Revenge of The Fallen para Xbox 360 e Windows, também para a Activision, retornando no mesmo ano para a Treyarch. Em 2010, deixa a empresa. Em 2013, esteve por trás da criação do jogo Sky: Children of the Light para iOS e Android, na empresa thatgamecompany, também em Santa Mônica, aonde foi contratado como engenheiro sênior.

Climax London, Treyarch, Luxoflux, That Game Company, RAD Game Tools, Texture.com, Yacht Club Games e Activision Blizzard

No jogo, ficou responsável, entre outros, pela renderização, desempenho e gerenciamento de memória. No mesmo ano, vai para Kirkland, Washington, aonde ingressa na empresa RAD Game Tools como engenheiro de software, empresa essa responsável por desenvolver ferramentas para criação de jogos. Nela, fica responsável, entre outros, pela implementação de bibliotecas em um depurador criado pela mesma, chamado CPU RAD. Seu cargo é temporário, tendo assim deixado a empresa em 2014. Em 2015, começa a trabalhar remotamente como freelance para uma empresa Holandesa chamada Texture.com, que atuava na área de edição/efeitos em imagens. Richard, desenvolveu ferramentas para digitalização de imagens 3D, de processamento de fluxo de dados e de controle de luz LED para captura de imagens, e um editor de sombreamento gráfico acelerado por GPU. Esteve na empresa como engenheiro de software, deixando a mesma em 2019. No mesmo ano, é lançado o jogo Sky: Children of the Light para iPad, no qual havia trabalhado para ajudar a desenvolver em 2013. Em 2020, muda-se para Los Angeles, Califórnia, aonde ingressa na Yacht Club Games, como programador sênior de ferramentas e motores. Atua principalmente no núcleo de motores, edição 3D e mecanismo de colisão em jogos. Richard esteve por trás dos jogos Cyber Shadow e Shovel Knight: Pocket Dungeon em 2021 e Shovel Knight: Dig em 2022, ambos para Windows. Em 2022, vai para a Activision Blizzard, também em Los Angeles, como engenheiro que atua na base do núcleo e de todo o processo do jogo, do seu início ao fim (o chamado pipeline). Richard, esteve a frente dos jogos Call of Duty: MWII - Modern Warfare II em 2022, para Xbox Series e Windows e Call of Duty: Modern Warfare III em 2023, para PlayStation 4. Até a publicação deste artigo, ainda estava trabalhando na Acitivion Blizzard.

Emuladores:
TNZS-EMU (The NewZealand Story) (1997), Raze Z80 (Zilog Z80) (1999), SND Sound Chip Emulator (YM2149, SN76489, YM2203, YM2610, YM3526, YM3812) (1999), Raine (Integrou a Equipe) (1999), Intel i960 (Sega Model 2) (1999), Virtua (Sega Model 2) (2000)

Programas:
Bswap (2000/01), ILeave (2000/01), Very Sleepy (2007), XJam (2008), AssimP (2012), STB (2014), Forsyth (2014), FASTBuild (2015), GoalDis (2017), RJM (2017), ImGui (2019)

Documentações:
RSort (2008)

Criação de Jogos:
GameCube: Speed Kings (2003), Call of Duty 2: Big Red One (2005)
Xbox: Delta Force: Black Hawk Down (2005), Call of Duty 2: Big Red One (Collector's Edition) (2005)
PS2: Call of Duty 2: Big Red One (2005), Call of Duty 2: Big Red One (Collector's Edition) (2005), Call of Duty 3 (2006)
Xbox 360: Call of Duty 3 (2006), Spider-Man 3 (2007), Call of Duty: World at War (2008), Transformers: Revenge of the Fallen (2009), Call of Duty: Black Ops (2010)
PS3: Call of Duty 3 (2006), Spider-Man 3 (2007), Call of Duty: World at War (2008), Call of Duty: Black Ops (2010)
Wii: Call of Duty 3 (2006), Call of Duty: World at War (2008), Call of Duty 4: Modern Warfare (2009)
Windows: Spider-Man 3 (2007), Call of Duty: World at War (2008), Transformers: Revenge of the Fallen (2009), Call of Duty: Black Ops (2010), Cyber Shadow (2021), Shovel Knight: Pocket Dungeon (2021), Shovel Knight: Dig (2022), Call of Duty: MWII - Modern Warfare II (2022)
iPad: Sky: Children of the Light (2019)
Xbox Series: Call of Duty: MWII - Modern Warfare II (2022)
PS4: Call of Duty: Modern Warfare III (2023)

Richter Belmont

Modeler (Windows)

Richter Belmont (Arbee, abreviação de R.B.), ou simplesmente R. Belmont, como é conhecido, nasceu em 1974, nos EUA, e reside próximo a costa leste americana. Richter ingressou no mundo da emulação por volta de 2001. Inicialmente atuava no projeto Emuhype, um grupo de desenvolvedores de arcades da 3D e da Sega. Na época, é responsável por levar o projeto Modeler de Sega Model 1 e Sega System 32, criado no ano de 2000, para dentro da equipe Emuhype da qual participava. No projeto, fica responsável a partir daquele momento pelos ports para Linux. No mesmo ano, cria o emulador de som Konami GX Player, conhecido como GXP, que executava música de nove jogos da placa de arcade. Também em 2001, cria o M1, um player de som que executa músicas de 1918 jogos, de um total de 269 placas, gravando-as em formato .WAV. Chegou a ripar muitas dessas músicas e colocar à disposição no site para download.

Modeler (Windows)

Modeler (Linux)

O M1 durou até 2007. No projeto, também fica responsável pelo emulador ZiNc de arcades inspirados no PSX a partir de final de 2004, após a saída de Duddie. Cuida do mesmo até seu encerramento em início de 2005. Ligado ao projeto ZiNc, desenvolveu em 2006 um player de som para a placa System 11, o System 11 Player. Esse player foi usado na front-end do ZiNc, a ZeNith, para reproduzir os sons dos jogos de System 11. A ZeNith permitia que se personalizasse parâmetros de som, vídeo e controle, verificasse a integridade das roms, executasse jogos e outros. Ela vinha com suporte à interface de usuário em russo, chinês tradicional e inglês. A ZeNith foi desenvolvida por terceiros. Fora do projeto, ajudou em 2002 de forma indireta a emulação da placa Sega Titan Video no emulador de Sega Saturn, SSE. Em 2007, cria o port para Linux do emulador de NES, Nestopia, mas sem a disponibilização de um binário. 

ZiNc

ZeNith (ZiNc Front-End)

Foi moderador do fórum de Richard Bannister de 2007 até os dias atuais. Em 2011, deu alguns auxílios no projeto Supermodel da placa Sega Model 3, como emulação de som digital em MPEG, entre outros, já que havia trabalhado na emulação da primeira placa da série em 2001 e ajudado a portar a segunda para o projeto MAME em 2004. Em projetos pessoais, em 2007 desenvolveu o Audio Overload SDK, um player que executava músicas em formatos PSX, PS2, Sega Saturn, Dreamcast e QSound e em 2008 o VIO2Play, uma versão de linha de comando simples do plugin VIO2SF que reproduz músicas do formato .2SF (correspondentes aos jogos de Nintendo DS) no sistema Linux. Ele vinha pronto para ser integrado em outros softwares em versão Windows e Linux. Foi escrito ao lado de Richard Bannister e desenvolvido até 2009. Colocou para download algumas músicas ripadas de PS2 com esse programa. Na mesma época que ingressou no Emuhype, ingressa no projeto MAME. Isso ocorre em final de 2001.

Audio Overload

Na ocasião, começa adicionando a CPU V60 de Sega Model 1 do projeto Modeler ao lado de Farfetch'd. Em 2002, cria a emulação do chip de som YMF278B, o famoso OPL4, ao lado de Oliver Galibert, usado na placa Psikyo SH2. Esse chip depois esteve presente nos emuladores OpenMSX (2003), FBA (2005), além do player VGMPlay (2011), que executava músicas de diversos chips Yamaha e outros. Em 2006, agregou o MAME ao modo SDL, para melhor ser portado para outros sistemas. Richter adicionou alguns arcades ao projeto, como Namco System 22, Namco System 23, Konami GX, Konami Bemani Twinkle, Sony ZN-1 e 2, Sega Model 2 e 3, e ao lado de Samuele Zannoli, ElSemi, Angelo Salese e Olivier Galibert, ajudou a adicionas as placas Sega Naomi 1 e 2 e a Atomiswave, entre outros.

GXP e M1

Apesar dessas contribuições, sua maior atuação no projeto foi adicionando correções, atualizações e modificações em placas da Konami, como GX400 e PPC, da Namco, como System 23, 22, 12 e Super 22, da Sega, como Model 1, 2, 3 e ST-V, da Capcom, como CPS-3, da Nintendo, como Super System e Playchoice 10, entre muitas outras, como também consoles como Dreamcast, PS1, portáteis GBA e do PC Apple II, além de processadores e chips que atuam diretamente nos hardwares citados. Também ficou responsável por adicionar os jogos como Alien 3, Golden Axe 2, Spiderman, Violent Storm, Taisen Puzzle-Dama, Outrunners, Taisen Tokkae-Dama, Tokimeki Memorial Taisen Puzzle-dama, Capcom Vs. SNK Millennium Fight 2000 Pro (ao lado de ElSemi, David Haywood e outros), Dragon Ball Z, Dragon Ball Z 2 – Super Battle (ao lado de David Haywood e Pierpaolo Prazzoli), entre outros. 

Docs: ZiNc, M1, NEC V60/V70, YMF278B, Overload e SDL MAME 

Já no projeto MESS, inicia sua contribuição em 2005, aonde fica responsável por várias melhorias em suporte à CD-ROM, teclado, mouse e outros, correções de drivers de sistemas como TRS-80. Em 2006, agrega ao MESS o modo SDL, para melhor portá-lo para outros sistemas. Em 2007, adiciona sistemas como Sega Saturn, Apple II, Mac 128k, Sega Dreamcast, correções no Famicom, suporte preliminar a CD-ROM, suporte de entrada e som fixo aos jogos de Sega Saturn, além de adicionar o emulador de de MD de David Haywood, o HazeMD, trabalhando na adição do mesmo desde 2006. Em 2008, adiciona suporte à cartucho rom de Sega Saturn e o Mega Drive americano.

Websites Richter Belmont, Richard Bannister (Fórum) e EmuHype

Em 2009, adiciona o Neo Geo AES, GBA, Gamepark 32, GP2X e Macintosh II ao projeto, além de suporte inicial para controladores e drive GD-ROM para Dreamcast. Em 2011, começa a ficar responsável pelos ports do MESS em linguagem SDL. Também em 2011, adiciona a emulação ao em vez da simulação do chip ST-010 de SNES e suporte à CD-ROM e a Memory Card ao PSX. Em todo esse tempo, seu maior trabalho no MESS foi sem dúvida no computador Apple II e nos computadores Macintosh. Atua no MESS até seu fim, em 2015. Após o fim do projeto, permaneceu apenas no MAME, estando até os dias atuais no projeto. É considerado um dos contribuintes mais ativos de toda a história do MAME.

GitHub e MAME SDL

Em 2014, ingressa no GitHub, aonde coloca a disposição alguns de seus projetos. Entre eles, temos MAME SDL em 2016, projeto que começou a cuidar em 2006, transformando o MAME em um emulador convertível para outras plataformas, postando no GitHub todas as versões MAME SDL de Dezembro de 2007 em diante, KEGS-Universal em 2018, um projeto o emulador KEGS de Apple IIgs possa rodar roms também dos modelos do Apple II, II+, IIe, IIc e IIc+, A2 Softlist Support em 2019, é um conjunto de scripts e hacks que atuam na biblioteca digital Internet Archive (archive.org) com a finalidade de obter informações de roms antigas para incrementar o MAME, principalmente roms de Apple II, RasterOps em 2023, compartilhamento do código fonte original de roms de declaração (um firmware embutido nas placas de vídeo, informando ao sistema principal quando há placas novas ligadas ao barramento de vídeo, além de trazer informações sobre as mesmas), principalmente das placas de vídeo NuBus e Unirom em 2023, pra extrair informações de ROMs para os computadores Macintosh criadas antes da criação do iMac de 1998, sendo extraíveis, tanto à partir do sistema MacOS, como do sistema Linux.

Emuladores:
Modeler (2001), Konami GX Player (2001), ZiNc (2004), MAME SDL (2006), Nestopia (Linux) (2007), Supermodel (2011)

Programas:
M1 (2001), System 11 Player (2006), Audio Overload SDK (2007), VIO2Play (2008), KEGS-Universal (2018), A2 Softlist Support (2019), RasterOps (2023), Unirom (2023) 

MAME (Drivers Criados/Emulados/Adicionados)
Arcades: Namco NB-1 (2001), Namco System 22 (2003), Konami GX (2003), Konami GQ System (2003), Sony ZN-1 (2003), Sony ZN-2 (2003), Namco ND-1 (2003), Konami GV System (2004), Sega Model 2 (2004), Sega Model 3 (2004) [ao lado de Ville Linde e Andrew Gardiner], Konami System 573 (2007), Namco System 23 (2005), Namco System 22.5 (2005), Namco System FL (2008), Konami Bemani Twinkle (2009), Sega Naomi (2007), Sega Naomi 2 (2007), Atomiswave (2007) [os três últimos ao lado de Samuele Zannoli, ElSemi, David Haywood, Angelo Salese e Olivier Galibert]

MAME (Drivers Atualizados/Corrigidos)
Arcades: Kaneko Super Nova System (2004), Namco System 12 (2004), Sega Model 2 (2004), Sega Model 1 (2005), Nintendo Super System (2005), Playchoice 10 (2005), Namco System 22 (2005), Namco System 23 (2006), Konami GX400 (2007), ST-V (2007), CPS3 (2007), Konami PPC (2008), Namco System Super 22 (2009), Sega Model 3 (2009)
Consoles: Dreamcast (2007), PS1 (2004)
Portáteis: GBA (2010)
PCs: Apple II (2006)

MAME (Emuladores de CPU)
CPU V60: Model 1 (2001) [ao lado de Farfetch'd]

MAME (Emuladores Sonoros)
YMF278B FM OPL4 (Psikyo SH2) (2002) [ao lado de Olivier Galibert]
Yamaha YMF271-F "OPX" emulator v0.1 (Seibu SPI) (2003)
Mitsubishi M37702/37710 CPU Emulator (Namco System 11, System 22, Super 22, NB-1, NB-2, FL, NA-1 e NA-2) (2004)
Sound CPU 68000 Sega Model 1 (implementou) (2004)
Namco C352 Custom PCM Chip Emulation (Namco System 11, System 12, System 22, System 22.5, System 23, Super 22, Super 23, NB-1, NB-2, ND-1 e FL) (2004)
Sega/Yamaha AICA Emulation (Sega Naomi, Naomi 2, Atomiswave e Hikari) [ao lado de ElSemi, Kingshriek e Deunan Knute] (2008)
Seta Custom ST-0016 Chip Sound Emulation: Seta (vários arcades) [ao lado de Tomasz Slanina e David Haywood] (2015)

MAME (Outros Emuladores)
Mitsubishi 7700 CPU Emulator v0.10 (2004)
ES5503 - Ensoniq ES5503 DOC emulator v1.0 (2006)

MESS (Drivers Adicionados)
Consoles: Sega Saturn (2007), Sega Dreamcast (2007), Mega Drive (2007), Neo Geo AES (2009)
Portáteis: GBA (2009), Gamepark 32 (2009), GP2X (2009)
PCs: Apple II (2007), Mac 128k (2007), Macintosh II (2009), Pilot 1000 (2009), Pilot 5000 (2009), PalmPilot Personal (2009), PalmPilot Pro (2009), Palm III (2009), Macintosh PowerBook 140, 145, 145B e 170 (2011), Macintosh Color Classic (2011), Macintosh IIvx e IIvi (2012), Ensoniq VFX (2012), Ensoniq EPS-16 Plus (2012), Ensoniq SQ-1 (2012), Ensoniq KT-76 (2012), Yamaha MU-100 (2012), Ensoniq SQ-Rack (2013), Microdigital TK3000//e (2014), Apple IIe (2014)

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Nomes da Emulação - Parte 10

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