quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Nomes da Emulação - Parte 12

John Dullea

PCAE

John Dullea foi o criador de um dos primeiros emuladores de Atari 2600, o PC Atari Emulator. O emulador é lançado em 1996 para MS-DOS e versão para Windows em 2000. John ajudou outros projetos de Atari 2600, como o z26 em 1997. Em 2000, também fica conhecido por criar o IntvDOS, emulador de Intellivision para MS-DOS, com versão para Windows em 2002 com o nome de IntvWin.

IntvDos e IntvWin

Websites PCAE e IntvDOS/IntvWin

O projeto ficou conhecido também por emulador o add-on ECS, o Entertainment Computer System, que transformava o console em um computador. Seus dois emuladores se encerraram em 2002.

SourceForge e AutoREALM

No mesmo ano, faz parte de um projeto chamado AutoREALM, um programa de criação de castelos, cavernas, cidades, masmorras e outros para RPGs. Ele o postou em seu SourceForge. Após isso, nunca mais se ouviu falar de John. John também fazia parte de um grupo de ciclistas da Filadélfia, Pensilvânia.
 
Emuladores:
PC Atari Emulator (1996), IntvDOS (2000)

Alex Krasivsky

LandyNES

Alex Krasivsky foi o russo responsável por um dos primeiros emuladores NES da história, o InterNes, conhecido apenas como iNes. Na ocasião, em 1996, o projeto chamava-se DC Nes, e teve apenas um protótipo lançado rodando jogos simples. Alex tinha o interesse de lança-lo integralmente com o nome de LandyNes, mas desistiu do projeto por falta de interesse e o passou para Marat Fayzullin, que o lança no mesmo ano como iNes, reescrevendo-o. Alex também ajudou a criar o GameGenie do console. Alex e Marat fazem uma parceria em 1996 e criam o desmontador e o emulador M6502.

Adlib e iNes

Ainda no mesmo ano, criou o driver de som Adlib, presente nas versões MS-DOS do emulador de SMS e GG de Marat, o MasterGear. Também em 1996, fez um dos ports do fMSX de Marat para MS-DOS. Os outros ports foram de Marcel de Kogel e Igor Sharfmesser. Em Outubro de 1996, o documento nestech.txt de Jeremy Chadwick (a segunda maior documentação de NES depois da de Marat), traz uma menção à Alex, falando de sua importância, e o reconhece como o pioneiro da emulação de NES, além de considera-lo um amigo. Em 1997, Alex desiste completamente da cena de emulação.

Documentações de RST38h, Processador e Desmontador M6502 e fMSX (MacOS) 

Sobre seu emulador M6502, esteve presente em diversos emuladores, com os de NES, Darcnes, fwNES, FCE e Xnes e 1998, de PC Engine, VPCE em 1997, FPCE em 1998 e Hu-Go! em 1999, além dos emuladores MAME, usado para vários hardwares entre 1997 e 1998, E++ do PC ZX Spectrum em 1997, Replay+ de Arcade em 1998, MESS em 1998, Laser de arcade em 1999, Pocket GB de GB em 2001, o player TinyNSF de arquivos de som NES em 2012, entre outros. Em 2014, teria ajudado em alguns drivers de som do emulador OpenMSX do sistema MSX, mas não sabemos se se trata do mesmo Alex.
 
Emuladores:
DC Nes/LandyNes (Protótipo) (1996), InterNes (iNes) (1996), M6502 (1996), fMSX (MS-DOS) (1996)

Markus Gietzen

GenEm (MS-DOS)

Markus Gietzen, ficou conhecido pela criação do emulador de Mega Drive, GenEm, em 1996. Foi o segundo emulador do console e o primeiro com maior popularidade e suporte à som. Era um emulador com muitos problemas de velocidade, compatibilidade e som, porém abriu as portas para emulação do console da Sega. Também desenvolveu no mesmo ano o emulador XL-it! De Atari 5200 e os PCs Atari 800, 800XL e 130XE, conhecido como emulador de Atari 8bit. Markus também contribuiu pra outros projetos, como o Virtual Super System de Atari 5200 em 1996, com ideias de melhorias na emulação. 

GenEm95 (Win)

XL-it!

Em 1997, aprimora o processador 68k de Bernd Schmidt, que é usado no System 16 Arcade Emulator no mesmo ano e no MAME em 1999. Seus projetos existiram até 1997. Nessa ocasião, se afasta da cena de emulação, alegando que a mesma havia se tornado apenas uma cena de cópia e disponibilização de softwares de forma ilegal, fazendo alusão aos ataques crackers que alguns emuladores pagos sofreram na época. Após isso não mais participa da mesma. Em 2000, funda um site e desenvolve alguns aplicativos para Linux, como JClipboarder, entre outros trabalhos. Atualizou o site até início de 2005. 

Webistes Gietzen, DCC-Signaler e Laufen Im Saarland

JClipboarder, 68k e DCC-Signaler

Em 2004, criou o software DCC Signaler, que se trata de um comunicador entre um computador de uma locomotiva de trem. Chegou a criar um site próprio no SourceForge para esse software. Markus também é corredor, e postava no site as corridas e maratonas que participava, como as quilometragens que percorria. Chegou a criar um fórum para falar de corridas, chamado Laufen Im Saarland, que significava Correndo em Saarland, estado aonde vivia. O site foi atualizado até 2010. Markus viveu até 2003 na cidade de Großrosseln, na associação regional de Saarbrücken, no estado de Saarland, Alemanha, mudando-se em seguida para a cidade vizinha, Völklingen. Markus é diplomado em Ciências da Computação.
 
Emuladores:
GenEm (1996), XL-it! (1996)

Programas:
JClipboarder (2000), DCC Signaler (2004)


RealityMan

Jagulator

RealityMan percursor de dois feitos no mundo da emulação, o primeiro emulador lançado de Atari Jaguar e o primeiro emulador a trabalhar com plug-ins de alto nível, os famosos HLE. Tudo começou em 1997, quando desenvolve o emulador Jagulator. Foi o único dos projetos que continuou vivo desde então.

UltraHLE

Enquanto o projeto estava em hiato, em 1998, começa a desenvolver o UltraHLE, emulador de Nintendo 64. O software é lançado em início de 1999, e trazia as APIs gráficas de alto nível, inovando completamente a cena. Conseguiam rodar 20 jogos no emulador a partir de computadores Pentium II com 64MB de memória. Esse lançamento chamou a atenção da Nintendo, que entrou com uma ação judiciária ao projeto no mês seguinte ao lançamento, inviabilizando seu progresso. Ao longo de 1999 e em início de 2000 Reality falava de atualizações do projeto, mas isso nunca ocorreu.

Webites Jagulator e UltraHLE

A partir dali, vários emuladers fizeram atualizações de arquivo de inicialização, adicionando mais jogos, de plug-ins e até de hacks do próprio emulador. A mais famosa foi o UltraHLE2064 em 2002. Após abandonar o projeto em 2000 no final do ano, Reality se viu em outra polêmica, seu emulador Jagulator, que nunca havia sido lançado, ser considerado uma mentira. Por conta disso, lança a primeira versão alpha no final de 2000. Uma curiosidade do projeto era o uso de plug-ins HLE para os gráficos, igual se usava no UltraHLE de N64.

UltraHLE 1.0.1

O projeto tem mais duas versões lançadas em 2001 e depois é descontinuado. No final do ano seu projeto é cuidado por terceiros. Após isso, Reality, que já se via cansado dos projeto e com uma família para cuidar, deixa o mundo da emulação. Sobre seu verdadeiro nome, em início de 2001 nasce sua filha Emma Louise, então sabemos apenas qual seria seu sobrenome. Também sabemos que anos a frente, mudou seu pseudônimo para SubQMod.
 
Emuladores:
UltraHLE (1999), Jagulator (2000)

Tratax


Henk Jan Ober, o Tratax (também conhecido como DynaChicken) é um importante criador de emuladores e plug-ins de consoles e arcades da quinta geração. Nasceu na Holanda em 1979. Por volta de 1998, morava próximo na cidade de Uithoorn, próximo de Amsterdam. Começou a mexer com programação aos oito anos de idade. Já seu trabalho com criação de softwares começou à partir de 1994. Em 1997, trabalhava como programador de softwares relacionados à internet e banco de dados, na empresa Planet Internet Holding. Para isso, usava computadores SGI, que usava processadores da série MIPS, e foi quando se interessou pela emulação dos mesmos.

PSEmu Pro

Na ocasião, o PSX, era considerado o console impossível de se emular, e que por acaso usava um processador MIPS. Então foi nessa época que surgiu seu interesse pela emulação. Seu primeiro projeto envolvendo emulação, foi o port do fMSX de Marat Fayzullin para PSX, chamado de PlayStation Net Yaroze Version e conhecido como fMSX v0.5. No ano seguinte, havia um polonês conhecido como Duddie pedindo ajuda com seu emulador de PSX, e Tratax o procurou. Foi então que ingressou no pioneiro projeto PSEmu. Nele, começa a desenvolver plug-ins gráficos para o mesmo, inovação que o projeto traz ao cenário da emulação.

Documentação CGEmu, PSEmu Pro, Plugin Lewpy's 3Dfx, ZiNc, Namco System 12 e Hitachi H8

Entre eles, desenvolve o GPUGlide e um plug-in para CD-ROM SCSI. O plug-in 3Dfx de Lewpy feito para o projeto em 1998, foi baseado no plug-in Glide de Tratax. Seus plug-ins também ajudaram nos projetos ePSXe em 2000 e PCSX em 2001. No PSEmu, também ajuda na recompilação dinâmica para uma melhor velocidade de CPU do emulador. Era conhecido como um excelente recompilador (talvez o nick como era conhecido na época, DynaChicken, tenha algo haver com isso).

Impact

ZiNc

Em 1999, com o fim do projeto PSEmu, forma junto com Duddie o projeto Impact, para emular os arcades Capcom Sony ZN-1 e ZN-2 e Taito FX1-A, todos baseados no hardware de PSX do qual ambos já tinham conhecimento, lançando-o em 2000. Em 2001, ampliam o projeto, acrescentando a emulação também da Taito FX1-B e Namco System 11, formando o projeto ZiNc, lançado em 2002. No mesmo ano, Tratax deixa o projeto junto com Duddie e começam a desenvolver o emulador de GameCube, GCEMU (GameCube Emulator), lançado em 2005.

Websites PSEmu Pro e EmuHype

CGEmu

Tanto Impact, quanto ZiNc, faziam parte do grupo de desenvolvedores Emuhype. Tratax também ajudou diversos projetos de emuladores de PSX com diversas ajudas, como PSyKe em 1998, ePSXe em 2000, PCSX e Modeler (esse de Sega Model 1) em 2001, PSXJin em 2011, entre outros. No projeto MAME, ajudou indiretamente por meio de smf e Richter Belmont, ex-companheiros do projeto Emuhype, que levaram para o projeto o driver da Namco System 12 (esse criado por smf no projeto ZiNc), além de seu processador de som, o Hitachi H8 3002, em 2004.

Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã

Em sua vida profissional, de 1994 à 1997, cursou a Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã. Em 1997, é contratado pela Planet Internet Holding como engenheiro de suporte, em Amsterdã. Na empresa, desenvolveu um módulo de internet Pay Per View para o servidor Netscape (recém adquirido pela Netscape), voltado para aplicativos de negócios e para o InterNetNews (INN), um serviço de notícias, aonde os provedores de internet cobrariam por isso em uma parceria com esses servidores. Em 1999, deixa a empresa, e se muda para Tiburon, Flórida, EUA, e vai trabalhar na Eletronic Arts-Tiburon (antiga Tiburon Entertainment). Na empresa, foi parte do grupo de programadores dos jogos Madden NFL 2000 para PC, PSX e N64 em 1999 e Madden NFL 2001 para PSX e N64 em 2000. Em final de 2000, vai para Zhuhai, na China, aonde ingressa na ALI Corporation como gerente do departamento de software.

Planet Internet Holding e Eletronic Arts-Tiburon

Na empresa, fica responsável por gerenciar a equipe de desenvolvimento de jogos em DVD e VCD, pela equipe de desenvolvimento de softwares para dispositivos eletrônicos que contém chips integrados (SoC), como players para DVD players e disco rígidos, e pela equipe de solução para softwares no padrão da Intel (Intel NMPR), também como players e outros. Fica na empresa até 2004, quando retorna aos EUA, empregado na Zoran Corporation, em Sunnyvale, California, como líder de equipe de aplicação. Basicamente sua função é gerenciar uma equipe que desenvolve um software (firmware) responsável pela gravação correta de dados em DVDs e discos rígidos. Em 2007, vira engenheiro de software de equipe, atuando na criação de um software (middleware) responsável por comunicar o sistema digital americano de televisão (ATSC) com um gravador de DVD que iria guardas as imagens de lá reproduzidas. Henk deixa a empresa em 2007.

ALI Corporation, Zoran Corporation e MYLAPS

De volta para Amsterdã em 2008, é contratado pela empresa MYLAPS Sports Technology, em Haarlem, Holanda, em uma cidade próxima de Amsterdã, como membro sênior de pesquisa e desenvolvimento. Em primeiro lugar, se torna responsável pela desenvolvimento de um software (firmware) que contra a função de equipamentos para competições esportivas de alto desempenho, como corridas e maratonas. Em 2009, se torna engenheiro sênior de pesquisa. Na ocasião, implementou um firmware responsável pela detecção e armazenamento de imagens de câmera de 10.000 fps em linha de chegada em corridas, implementou um protocolo de rádio personalizado e firmware (controlando dados através de microcontroladores) no sistema MYLAPS X2 Link, que é um dispositivo de comunicação criado pela empresa para precisão em corridas (uma espécie de cronômetro), e implementou um modelo de segurança os dispositivos da linha X2 para ser usado apenas por pessoas treinadas, além de usar sistemas de criptografia e algoritmo para segurança dos mesmos. Até o fechamento desta matéria, ainda continua trabalhando na MYLAPS.

Emuladores:
fMSX (PlayStation Net Yaroze Version) (1997), PSEmu/PSEmu Pro (1998), Impact (2000), ZiNc (2002), GCEMU (2005)

Plugins:
GPUGlide (1998), CD-ROM SCSI (1998)

Jogos:
Madden NFL 2000 (PC, PSX, N64) (1999), Madden NFL 2001 (PSX, N64) (2000)

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