Chui
Daniel Lancha Garcia, o Chui, é oriundo da Espanha. Ficou conhecido no mundo da emulação pela criação de jogos e emuladores para Dreamcast, como também emuladores de PSX para portáteis e smartphones. Um dos primeiros trabalhos de Chui no mundo da emulação foi com o console Dreamcast.
Porta o jogo de PC, Circus Linux! Para Dreamcast em 2003. Logo em seguida, ainda em 2003, faz parte da criação da biblioteca principal do projeto SDL-GP32, uma ferramenta para desenvolver softwares para o portátil GP32, que o ajuda em projetos e ports futuros para o portátil. No ano seguinte, cria o programa Fenix para criação de jogos para o console, como também para o portátil GP32. E em seguida, ainda em 2004, cria seu primeiro jogo para o console, o NOIZ2SA, um jogo simples de tiro.
Após isso, começa a criar emuladores de consoles para rodarem no Dreamcast, como DCASTAWAY de Atari ST em 2004, UAE4ALL de Amiga500 em 2005 e ZX4ALL de ZX-Spectrum em 2006. Além de suas criações, também começa a criar ports para Dreamcast de emuladores conhecidos, como Neo4All de Neo Geo CD (port do NeoCD) (ao lado de Fox68k) em 2005, SNES4ALL de SNES (port do Snes9x), MAME4ALL do MAME (port do MAME GP32 de Franxis) e AES4ALL de Neo Geo AES e MVS (bifurcação de Neo4All/NeoCD), ambos em 2006 e Gens4All de Mega Drive, 32X e Sega CD (port do Gens) em 2008.
Os emuladores de Atari ST, Amiga500, Neo Geo CD e Neo Geo AES/MVS também rodavam no portátil Dingoo. Em 2005, cria uma documentação para criação de jogos de Dreamcast em SDL (implementando na mesma a função de OpenGL à partir de 2008). Em 2006, seu parceiro Fox (Óscar Orallo, conhecido como Fox68k) cria ao seu lado o emulador de 68K, chamado FAME/C, baseado no C68K de Stephane Dallongeville, criador do emulador Gens.
Seu emulador, entre outros, esteve no jogo de Xbox 360, Final Fight: Double Impact. Em seguida, substitui o núcleo 68k de seus emuladores com o Fame, como os emuladores de Amiga500, Atari ST, MAME, Neo Geo CD e Neo Geo AES e MVS. Em 2007, retorna à criação de jogos de Dreamcast. Naquele ano, modifica o jogo Neverball, corrigindo problemas de áudio e vídeo do mesmo.
Em 2008, cria ports dos jogos Doom e Darkplaces (uma modificação de Quake), com os nomes de Dreamedge e Dreamplaces para Dreamcast, e lança em um álbum chamado Emuforce 2008, na feira de games, Retromadrid, junto com outros homebrews, todos de ZX Spectrum, criados por terceiros. No mesmo ano, tenta modificar e portar o jogo Return To Castle Wolfenstein de PS2 para rodar no Dreamcast e porta o jogo de arcade Humphrey para Dreamcast.
Em 2009, deixa de atualizar seus emuladores de Dreamcast. Fora do projeto de Dreamcast, cria em 2006 o emulador PSX4ALL, para plataformas como Zaurus, Linux, GP2X, GP2X Wix, Android, iOS, Iphone e Pandora. O grupo do qual fazia parte, também começa a criar ports de emuladores para o sistema iOS/iPhone, como de PC Engine, SNES, GBA, Mega Drive, NES, GB e GBC, entre outros.
Em 2009, o projeto se encerra, e Chui une seu antigo emulado PSX4ALL à bifurcação do emulador de PC, PCSX, chamada PCSX-Reloaded e cria o PCSX4ALL em 2010 para GamePark Wiz e GamePark Caanoo. Fora do mundo da emulação, Chui também fez parte de projetos de criação de jogos, como em 2014, como programador líder da versão Linux do jogo Pier Solar and the Great Architects. Em 2016, criou um grupo junto à outras seis pessoas, chamado Retro Samus, para produzir o jogo Xenocider. A curiosidade é que se trata do primeiro jogo de fato produzido do zero por Chui. O jogo fez campanha no site Kickstarter para arrecadar fundos para sua criação. Xenocider teve três demos lançadas em 2016, mas nunca foi lançado integralmente. Até o fechamento dessa matéria, era prometido um lançamento em 2022 via Steam.
Em 2017, entra na JoshProd, aonde participa dos ports para Dreamcast do clássico Flashback: The Quest for Identity (esse, prestando serviço pela Retro Sumus) e de Ghost Blade em 2017, e do clássico Fade to Black em 2018. Em 2018, entra na BlitWorks de ElSemi (outro criador de emuladores), como engenheiro de software. Na empresa, ajuda a portar o jogo Full Metal Furies para Windows em 2018. Em 2020, ajudou, como programador sênior, a criar o jogo Baldur’s Gate III para Windows, pela Larian Studios NV. Chui também chegou a se apresentar em algumas feiras de games, como a Retro Madrid de 2008 à 2014 e a Retrobarcelona em 2014.
Emuladores Criados Para Dreamcast:
2004: DCASTAWAY
2005: UAE4ALL
2006: ZX4ALL
Emuladores Portados Para Dreamcast:
2005: Neo4All
2006: SNES4ALL, MAME4ALL, AES4ALL
2008: Gens4All
Emuladores Criados:
2006: PSX4ALL
2010: PCSX4ALL
Jogos Portados Para Dreamcast:
2008: Dreamedge, Dreamplaces, Return To Castle Wolfenstein, Humphrey
Jogos Criados:
2004: NOIZ2SA (GP32)
2010: Final Fight: Double Impact (Xbox 360)
2014: Pier Solar and the Great Architects (Linux)
2016: Xenocider (Demo) (Windows)
2017: Ghost Blade HD (Windows), Flashback: The Quest for Identity (Dreamcast), Ghost Blade (Dreamcast)
2018: Full Metal Furies (Windows), Fade to Black (Dreamcast)
2020: Baldur's Gate III (Windows)
Exophase
Exophase nasceu em 1984, e começou no mundo dos jogos em 1996, em um fórum de criação de jogos em ZZT/MZX (abreviação de MegaZeux) no site de internet AOL, um dos portais e discadores de internet discada mais importantes do mundo na ocasião. Depois o fórum migra para o programa IRC, também famoso na época. Tentou criar alguns RPG, como Era's Light, mas também nunca foi lançado. Em 1997, cria o grupo MZXing, conhecido como New Revolution, também no IRC. Ia ser lançado um demo chamado Shades of The Future, também nunca lançado. Após isso, Exo sai do grupo e desiste da comunidade IRC de MZX.
Por volta de 1999, se junta ao site Digital MZX, e ajuda a produzir alguns jogos de PC, como Dark Nova em 1999, Soul Excursion em 2000, Impacto em 2001, Trinity em 2002, Distance em 2003, Memory Leak em 2006 e Last Generation em 2007, entre outros.
Nas férias de meio de ano de 2006, fica um pouco ausente da comunidade MZX para criar o emulador de GBA, gpSP, lançado em 2007 para portáteis como PSP, 3DS, GP2X (esse portado por ZodTTD pelo nome de gpSP2X) e outros. Após isso, ingressa no mundo da emulação. O port de Zod do gpSP para GP2X chamou a atenção de Exophase, que ganha em seguida de seu amigo Jr2swiss um GP2X. Com conhecimento no portátil, pode criar um novo recompilador para o port de Zod e ajudar em seu port.
Após isso, cria um novo emulador, agora exclusivamente para GP2X, chamado Temper (Turbografx EMulator PER request para PCE em Fevereiro de 2008. No mês seguinte, ajudou a emular o add-on Sega Virtua Processor ao lado de Rokas no emulador Picodrive, sendo o primeiro emulador a rodar esse dispositivo 100%, sendo levado em Dezembro de 2008 para o famoso emulador Fusion.
Em 2011, participa da criação do port do emulador PCSX-Reloaded, o PCSX-ReARMed, para portáteis e smarphones ao lado de um grupo de desenvolvedores, sendo de sua autoria no projeto o plug-in ARM NEON, lançado em 2012, que produzia perfeitos pixels.
Por fim, cria o emulador DraStic de NDS em 2013 para Android, Linux, Pandora e Pyra. Além de seus jogos e emuladores, também contribuiu para a cena de emulação fazendo contribuições contínuas em Daedalus PSP de 2006 à 2007 e ajudas em jEnesisDS em 2008, entre outros.
Jogos:
Dark Nova (1999), Soul Excursion (2000), Impacto (2001), Trinity (2002), Distance (2003), Memory Leak (2006), Last Generation (2007)
Emuladores:
gpSP (2007), Temper (2008), Sega Virtua Processor (2008), PCSX-ReARMed (2011), DraStic (2013)
Plugins:
ARM NEON (2012)
ZodTTD
ZodTTD foi um importante portador e criador de jogos e emuladores para portáteis. Benjamin Stark, reside na região de Tampa, no estado da Flórida, nos EUA, e desde 2009, trabalha criando softwares para celulares e sistemas embarcados. Tudo começou por volta de 2005, quando portou o jogo OpenTTD (Transport Tycoon Deluxe), um simulador econômico lançado para iOS e outros, para o portátil Tapwave Zodiac, que tinha seu sistema baseado em PalmOS. Foi a fusão de Zodiac com OpenTTD que nasceu o nome ZodTTD, que foi o nome do port do jogo e que acabou se tornando o nick de seu criador.
O jogo também foi portado por Zod para GP2X, como TTD2X em 2007, para iOS, como OpenTTD.app em 2009, e para GP2X Wiz, como TTDWiz em 2010. Foi a partir daí que começa a explorar a tecnologia ARM, presente nos PowerPCs (equivalentes aos smartphones de hoje em dia) e portáteis da época. Uma de suas primeiras experiências com criação de softwares para portáteis surgiu em 2005, quando adquire o GP2X, um portátil coreano. Começa a estudar esse sistema para desenvolver para o mesmo um emulador de PSX. Sua primeira experiência foi ainda em 2005, com o GP2PSX. No mesmo ano, junta-se à um grupo para desenvolver um novo emulador de PSX.
GPSP2x (GBA)
Foi aí que nasceu o projeto PSX4ALL. O primeiro lançamento acontece em 2006 para os sistemas Linux para GP2X e Zaurus para PowerPCs, como psx4gp2x e psx4zaurus. Posteriormente o lança para iOS para IPhone como psx4iphone em 2007, para Pandora como psx4pandora em 2008 e para Android como psx4android em 2010. O port psx4dc para Dreamcast chegou a ser trabalhado em 2006, mas nunca foi lançado. Em 2010, a equipe PSX4ALL se dissolve, e parte dela cria o PCSX4ALL (nome semelhante ao antigo projeto), levando a tecnologia desenvolvida no projeto de Zod. Paralelo ao PSX4ALL, porta em 2006, também para o GP2X, o emulador gpSP de GBA para PSP criado por Exophase com o nome de GPSP2x (Exophase cuida desse port à partir de 2007).
Temper 4 iPhone (PC Engine) e MAME 4 iPhone
Em seguida, Zod começa a portar emuladores também para o sistema iOS, iniciado em 2008 com snes4iphone do Dr.PocketSNES, seguido em 2009 de nes4iphone de autoria própria, gameboy4iphone do multi-emulador Little John oriundo do sistema PalmOS, MAME4iphone do MAME de arcade, genesis4iphone do PicoDrive de MD oriundo do sistema GP2X, temper4iphone do Temper de PC Engine criado também por Exophase e oriundo do sistema GP2X e n64iphone também de autoria própria.
Em 2008, também porta o RuBooks, um leitor de ebooks e em 2009 porta o VLC Player, com o nome vlc4iphone, que é um reprodutor que executa a maioria dos arquivos de mídia.
Além do projeto PSX4ALL e dos ports de emuladores de terceiros, também desenvolve diversos ports (alguns com modificações e outros não) de jogos para iOS, entre eles iphonedoom do jogo Doom em 2007, quake4iphone de Quake em 2008 e Wolf3D, Noiz2SA, Hex a Hop e Simutrans em 2009, todos oriundos de computador. O único jogo que parece ter sido de criação própria foi Hot Pursuit em 2009. Todos os ports que criou de emuladores e jogos, foram de programas já desenvolvidos para portáteis, como PSP, iOS, GP2X e outros. Seus ports iOS eram colocados à disposição pelo aplicativo Cydia, que permitia serem instalados aplicativos não autorizados pela Apple.
Um caso curioso em relação à isso ocorreu em Março de 2009. John Carmack lança um port oficial de Wolf3D na Apple Store por 5 dólares e Zod o hackeia, liberando-o no dia seguinte para download gratuitamente pelo Cydia. Em Maio de 2011, a PlayStore bane Zod da plataforma com seu port do PSX4ALL para Android, do qual ficou responsável após o fim do projeto. O transtorno que teve com o suporte aos usuários do aplicativo foi tão grande aliado ao imenso trabalho que tinha no Cydia, que Zod abandonou todos os projetos e seu site oficial, dedicando-se apenas à sua vida pessoal. Zod teve um site e fórum criados em 2008. Após sua saída das redes, deixou um comunicado contando um resumo de sua história, ficando no ar até 2017, quando tira seu site do ar.
Em 2018, surgiu dois jogos para iPhone e iPad, de suposta autoria de ZodTTD LLC, chamados Swipe Ninja! e Twisty Six! Talvez sejam do próprio ZodTTD, ou de alguém que usou sua marca para tal.
GitHub
Gamma - PS 1 Game Emulator e Ad Buster - The Ad Blocker
Os seus principais projetos para iphone, ZodTTD deixou disponível em seu GitHub. Depois de algum tempo afastado, retorna à seus projetos em 2018, agora com o AdBuster, postando-o em seu GitHub, e lançando-o em 2020. Se trata de um bloqueador de propagandas para iPad e iPhone, servindo para jogos, navegadores, streamings de música e outros. Seu lançamento é feito na Apple Store. Junto com isso, volta a atualizar seu site (em 2020), propagando seu produto. Em 2024, retorna com mais um projeto na Apple Store, o Gamma, emulador de Playstation 1 também para iPad e iPhone. Nessa ocasião, muda o servidor de seu site para o do blog WordPress.
Jogos:
ZodTTD (OpenTTD) (2005), iphonedoom (2007), quake4iphone (2008), Wolf3D (2009), Noiz2SA (2009), Hex a Hop (2009), Simutrans (2009), Hot Pursuit (2009)
Emuladores:
GP2PSX (2005), psx4gp2x (2006), psx4zaurus (2006), GPSP2x (2006), psx4iphone (2007), psx4pandora (2008), snes4iphone (2009), nes4iphone (2009), gameboy4iphone (2009), MAME4iphone (2009), genesis4iphone (2009), temper4iphone (2009), n64iphone (2009), psx4android (2010), PCSX4ALL (2010), Gamma (2024)
Programas:
RuBooks (iphone) (2008), vlc4iphone (2009), AdBuster (2020)
Stefano Teso
Stefano Teso (conhecido também com Sthief), se formou na Universidade de Trento na Itália. Foi o criador do emulador SSE de Sega Saturn. O projeto começa em 2001 e tem lançamento único em 2002. Em 2003, é convidado por Bart Trzynadlowski para ajuda-lo no projeto Supermodel, na época conhecido como Model 3 Emulator.
Em 2004, ajudou na transição do emulador ao MAME. E falando em MAME, também ajudou no projeto, tendo em 2003 ajudado no emulador Hitachi SH-2 e no driver ST-V, em 2011 dado ajudas ao arcade Sega Hikaru, sucessor do Naomi, e em 2012 adicionado algumas descobertas técnicas também sobre a placa Hikaru. Em outros projetos, deu ajudar ao Saturnin de Sega Saturn em 2003, entre outros.
Em 2011, cria uma conta no GitHub, aonde começa a postar seus projetos. O primeiro, foi em 2012, com o nome de Valkyrie, um emulador experimental de Sega Hikaru para Linux. O emulador nunca saiu do estágio inicial, mas serviu para contribuir para a versão da Hikaru usada no MAME. Desenvolveu esse projeto até 2015. Em 2015, cria o Ocelot, é um projeto que analisar dados biológicos, ajudando a prever comportamentos de proteínas e alocar essas informações em estruturas de dados para a web, para isso, usa a linguagem Python para a analise, e o RDF para a estrutura.
Nos anos seguintes, começa a criar projetos na área de IA, como CAIPI em 2018, que implementa uma estrutura de aprendizado explicativo interativo para modelos de IA, principalmente ligados à texto e imagem, Calimocho em 2019, que implementa aprendizado para IA baseado em redes neurais autoexplicativas, trabalhando com dados sintéticos de cores para modelos geraram explicações mais interativas, e Awesome Explanatory Supervision em 2021, que é uma apostila com artigos, ferramentas e bibliotecas que ajudam no desenvolvimento de treinamento de modelos de IA.
Emuladores:
SSE (2002), Supermodel (2011), Valkyrie (MAME) (2012)
Projetos Biológico/IA:
Ocelot (2015), CAIPI (2018), Calimocho (2019), AES (2021)
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