Emuhype
Website Emuhype: Home, M1 e GXP, Modeler e ZiNc
O projeto Emuhype foi criado em Março de 2000, por iViLDeD, com o intuito de se desenvolver vários projetos de emulação. Em seu início, leva consigo o projeto Impact lançado em início de 2000 para Windows e Linux, das arcades Capcom Sony ZN-1 e 2 e Taito FX1-A, desenvolvido por Duddie e Tratax desde início de 1999, no qual iViL também ajudava. iViLDeD era um conhecedor do hardware Sega System 32, e dentro do Emuhype ajuda a desenvolver o projeto Modeler, lançado no final de 2000 para Windows.
O projeto era encabeçado por Farfetch’d, com o ingresso de Richter Belmont e Sarayan em 2001. Impact encerra suas atividades em início de 2001 e Modeler em final de 2001. Em final de 2001, Duddie retorna com outro emulador no projeto, o System 11 Emulator, emulando a placa Namco System 11. Na época, também pensou em emular as placas Namco System 10 e 12, mas não existiam roms delas para que o trabalho se desenvolvesse. O lançamento acontece ainda em final de 2001 para Windows. O projeto tem apenas um lançamento.
Após isso, Duddie ressuscita um projeto criado em início de 2001, que tinha a intenção de emular todas as placas emuladas pelo Impact e System 11 Emulator. Esse projeto desenvolvia com Tratax e o consolida em início de 2002 para Windows e Linux. Se chamava ZiNc. Além das placas citadas, também emulava a Taito FX1-B, Raizing PS, Atlus PS, Konami GV, Namco System 12 e Tecmo TPS. Um mês depois do lançamento, Duddie e Tratax deixam o projeto, e o Emuhype o deixa em stand-by. Em 2004, Richter Belmont e SMF, ressuscitam o projeto, encerrando-o em 2005.
Outros projetos foram feitos pelo grupo, como os plug-ins OpenGL Renderer e D3D Renderer para o Impact em início do ano de 2000, com lançamentos únicos, Glide Renderer também para o Impact em início de 2000, atualizado até meados de 2005 e usado também no S11Emu e ZiNc, além dos plug-ins do ZiNc, ZiNc OpenGL D3D de início de 2002 à meados de 2004, também para a versão Linux do emulador, ZiNc Jamma Keyboard de início de 2002 à final de 2004 e MesaGL Renderer em início de 2002, com lançamento único e apenas para a versão Linux do ZiNc. Todos foram criados pela dupla Duddie e Tratax, com exceção do MesaGL que foi criado por Richter Belmont.
Também foi criado o player M1, para jogos de Sega Model 1 e 2, e posteriormente para mais de 1400 jogos em 2001, por Richter Belmont e Phil Bennett, atualizado até início de 2008. E o player GXP, lançado dois dias depois do M1 e também criado por Belmont, e que executava música de nove jogos da placa Konami GX. O player teve lançamento único. O projeto Emuhype existiu até início de 2006.
Emuladores:
Impact (2000), Modeler (2000), System 11 Emulator (2001), ZiNc (2002)
Plugins:
OpenGL Renderer (2000), D3D Renderer (2000), Glide Renderer (2002), ZiNc Jamma Keyboard (2002), MesaGL Renderer (2002)
Programas:
M1 (2001), GXP (2001)
Atani
Mike Dunston, o Atani (nome inspirado nas obras de J.R.R. Tolkien), é um programador e ficou conhecido por portar diversos emuladores para Windows, além da criação de jogos e servidores para servidores locais. Mike nasceu em 1977, em Riverbank, Califórnia, nos EUA. Sua experiência com softwares começa por volta do início dos anos de 1990, criando jogos para BBS. Entre eles o RPG, Lost Legends e o Hack And Slash, HellBound.
Após isso, teve vários servidores BBS e finalmente chegou a criar softwares próprio de BBS por meio do software WWIV. Inicialmente criou o The Zone, e por fim o Dunedain (outro nome inspirado nas obras de J.R.R. Tolkien). Para quem não sabe, BBS era o sistema de internet existente antes da rede mundial de computadores. A pessoa criava um servidor BBS em sua casa e as demais entravam em seu servidor através de um software BBS e por meio de seu número de telefone. Geralmente se acessava servidores perto de sua residência por questões de qualidade telefônica. O software de Mike agrupava vários outros programas WWIV de autoria de terceiros, possibilitando edições, criação de chats, compartilhamento de arquivos e até jogos online.
Em 1996, Mike cria o WebRing, um site de auxílio à webpages, criando uma forma de agrupamento de sites, o que hoje chamamos de aba de favoritos. WebRing deixou de existir no ano de 2000. Em 1998, cria uma versão de seu software Dunedain BBS para Linux. Chega a desenvolve-lo quase que completamente, menos a parte de rede. Acabou nunca sendo lançado. Em 2004, lança o WWIV Networking for UNIX, rodando um software BBS em sistemas como Linux. Vendia seu produto por 25 dólares.
No mundo da emulação, ingressa em meados de 1997, Desenvolvendo seu próprio emulador, o SEMU, inicialmente desenvolvido para MS-DOS. Em 1998, muda sua programação para Windows. Em final de 1999 é lançado como SegaEMU. O emulador rodava jogos de Mega Drive e SG-1000, e alguns de Sega CD. Também foi trabalhado o núcleo de 32X, mas nunca foi lançado. No lançamento em 1999, rodava apenas MD, e em 2000 foi adicionado o SG-1000. O Sega CD rodava parcialmente, pois abandonou o desenvolvimento do mês quando o emulador Ares começa a dar suporte em 2000 ao console. Sobre o emulador, em PCs rápidos os jogos rodavam com o frame muito elevado e a música muito rápida, deixando impossível a jogatina. Os jogos de SG-1000 nem som tinham.
O emulador chegou a dar suporte à plug-in DirectX também criado por Atani, mas funcionava apenas no modo janela. O plug-in de som, o DirectSound, emulava o som apenas de alguns jogos. Também dava suporte à um plug-in de vídeo SDK, que era um plug-in próprio para ser alterado por desenvolvedores. Em final de 2000, lança sua última versão do emulador. Em 2001 foi prometido um lançamento emulando SMS e GG, mas isso nunca ocorreu. Chegou a desenvolver 50% de SMS, GG e Sega CD e 99% de SG-1000 e MD. Por conta de seu conhecimento com o SEMU, começa a criar versões Windows de emuladores MS-DOS de terceiros.
O primeiro é o Generator, de Mega Drive em 2000, com o nome de Generator32. Lançou cinco versões do emulador ao todo. Em 2001, o portou para Dreamcast com o nome de DC Generator, virando no mesmo ano DCGen. O DCGen foi o primeiro emulador homebrew/caseiro lançado de forma oficial/legal de Mega Drive para Dreamcast. Em 2002, começou a ser cuidada por Metafox (criador do emulador Laser).
Em seguida ao Generator, vieram o Genital, também em 2000, chamado de Genital32, com apenas uma versão lançada, Laser em 2001, chamado de Laser32, que rodava jogos de arcade entre 1976 e 1980, também com uma versão lançada e o Raine, conhecido como Raine32, em 2001, de diversas placas de arcade, com duas versões lançadas. Também chegou a trabalhar em 2000 no port do emulador MCHE (Multiple Console And Handheld Emulator), que emulava jogos de Gameboy, Sega 8bits, NES e FDS, mas esse port acabou nunca sendo lançado. Ele iria se chamar, naturalmente, MCHE32.
Além dos ports, também deu contribuições para vários projetos, como AGES de 32X em 2000, Genital de MD em 2000 com informações técnicas e ajuda geral, Xega de MD em 2001, Gens de MD em 2001 com ajudas sobre Sega CD e geral e Raine de arcade em 2001 com melhorias no código fonte ao lado de outros influenciadores.
Em 2001, migrou para o Linux como sua principal forma de programação. É nessa época que começa a fazer parte do projeto Bliss de Intellivision, fazendo o port do emulador de Windows para Linux. Foi seu primeiro port para esse sistema UNIX. Também em 2001, cria o projeto DC GBA, um emulador de GBA para Dreamcast, mas que acabou sendo descontinuado no mesmo ano. Em meados de 2002, anuncia o fim de seus projetos no mundo da emulação.
Nessa ocasião, começa a se dedicar apenas à projetos envolvendo o Dreamcast. Ainda em 2002, criar uma documentação de como desenvolver softwares para o console Dreamcast. Nessa mesma época também faz parte do projeto Cryptic Allusion DCDev de desenvolvimento de softwares para Dreamcast. Desse projeto, nasceu os kits de ferramentas LibDream e KallistiOS, que ajudaram muito a cena no desenvolvimento de softwares para o console.
Ainda em seu envolvimento com o Dreamcast, cria em 2004 o jogo Chain Reaction, um puzzle baseado em Bejeweled e outros. O jogo é levado para um concurso do site GOAT, especializado na venda de hardwares e softwares de videogames clássicos. O jogo nunca é lançado oficialmente, ficando 80% concluído. No mesmo ano, cria outro jogo de puzzle, o Copper Swapper, baseado nos jogos Bejeweled e ZooKeeper, e também levado para o concurso do site GOAT. O jogo foi feito em parceria com o grupo Team Screamcast e foi 100% concluído. O lançamento oficial do jogo ocorre no site de Atani em 2005, tendo sido também lançado no CD do site Goat posteriormente. Após isso, Atani não desenvolveu nenhum outro trabalho na área gamer, atualizando seu site até o ano de 2007. Em 2019, transforma seu site em um blog, aonde fala sobre lançamento e curiosidade no mundo dos jogos, computadores, tecnologias, eletrônicos e programação. Em 2021, retorna com as informações clássicas de seu site, deixando-as a amostra como uma forma de tributo à seu trabalho.
SourceForge e GitHub
Atani também criou projetos que postou em seu GitHub, de 2020 em diante, principalmente voltados à comunicação remota e montagem de placas de circuitos. Entre eles, principalmente sete projetos usando o chip ESP32, encontrado em placas de alarmes, sistemas de segurança e controles remotos, usando comumente sistemas Wi-Fi e Bluetooth. Entre eles, está o ESP32 USB em 2020, projeto que usa a biblioteca TinyUSB para dar suporte USB à sistemas ESP32, para uso de teclados e disco rígidos, ESP32 Command Station em 2021, é um software de estação de comando virtual para ferromodelismo (aqui conhecido como ferroramas) que usa o chip ESP32, aonde por meio do Wi-Fi, você controla locomotivas, luzes e outros acessórios, ESP32 OpenLCB IO Board em 2021, uma placa de expansão com entrada e saída para trens de brinquedos, controlando leds e outras funções nos mesmos, ESP32 Feeder Controller em 2022, um controlador para a ajudar a montar componentes em placas usando drive Gcode e software OpenPnP, ESP LCD Touch XPT2046 em 2022, que é um drive para controlar a tela XPT2046 touch screen (usada em painéis de controle e sistemas embarcados) usando o chip ESP32, e trazendo leituras coordenadas e integração com bibliotecas gráficas, com a LVGL, ESP LCD ILI9488 em 2022, um drive para telas LCD ILI9488, permitindo integração com as APIs usadas no chip ESP32, trazendo funcionalidade de comunicação, usando modos como SPI e Intel 8080, e adaptando as cores de 16 para 18 bits para melhor integração entra a tela LCD e o chip ESP32, e ESP TCA8418 em 2024, que se trata de uma biblioteca que ajuda a conectar um teclado matricial (teclado numérico) à um microcontrolador TCA8418 que trabalha em conjunto com o chip ESP32.
Além disso, também desenvolveu o FeederUtils em 2022, que são utilitários para feeders (dispositivos para montagens de placas de circuito interno), fazendo a conversão de layouts de montagens de placas criados no sistema KiCad para o sistema OpenPnP, trazer maior eficiência no projeto. Ao todo, desenvolveu 14 projeto na plataforma.
Mike Dunston (2017)
Universidade Modesto Junior College, Advantage Route Systems e Oracle Corporation
Fora do mundo do BBS, emulação e projetos eletrônicos, se formou em 1996 em ciência da computação, na Universidade Modesto Junior College, em Modesto, Califórnia. Trabalhou nas empresas California Relay Service, em Riverbank, de 1996 á 1998, como operador de retransmissão, e Advantage Route Systems, em Turlock, de 1998 à 1999, como engenheiro de software (criando o programa Route Manager 2000), ambas na Califórnia. Por volta de 1999, trabalhou na Oracle Corporation em Redwood Shores, Califórnia, como engenheiro de compilação, trabalhando na ocasião como gerenciador de configuração do software JDeveloper (criado um ano antes), uma ferramenta de desenvolvimento na linguagem Java (entre outras). Também participou do desenvolvimento de outros projetos na empresa, como Oracle Collaboration Suite em 2002, Oracle WebCenter em 2007, Oracle Beehive em 2008 e Oracle Social Network em 2011, todos, ferramentas de colaboração corporativa e empresarial, voltadas para melhorar a comunicação, colaboração e gestão de conteúdo dentro de empresas, com foco em integração, produtividade e experiência digital. Trabalha até os dias de hoje na empresa. Em 1999, nascia seu único filho. Em 2013, casou-se com Emily Bess Earhart. Atualmente mora em Sonora, Califórnia, com sua esposa e filho.
Jogos:
Lost Legends, HellBound, Chain Reaction (2004), Copper Swapper (2004), ZooKeeper (2004)
Programas:
The Zone (1995), Dunedain BBS (1998), Dunedain BBS (Linux) (1998), WWIV Networking for UNIX (2004), ESP32 Command Station (2021), FeederUtils (2022)
Emuladores:
SEMU/SegaEMU (1999), Generator32 (2000), Genital32 (2000), Laser32 (2001), Raine32 (2001), DC Generator/DCGen (2001), Bliss (Linux) (2001)
Projetos da Oracle Corporation:
JDeveloper (1999), Oracle Collaboration Suite (2002), Oracle WebCenter (2007), Oracle Beehive (2008), Oracle Social Network (2011)
Plugins:
DirectX (2000), DirectSound (2000), SDK (2000)
Documentações:
Writing software for the Sega Dreamcast using free tools (2002)
Drivers:
ESP LCD Touch XPT2046 (2022), ESP LCD ILI9488 (2022)
Caz
Carwyn Jones, o Caz, ingressou no mundo da emulação no ano de 2000. Na ocasião, ingressou no site BeEmulated, que convertia emuladores de games para o sistema BeOS. É de sua autoria os ports dos emuladores BeMAME de MAME (muda de nome em 2001 para M.A.M.E.) e DGen de MD no ano de 2000 (depois substituído pelas versões SDL de Jack Burton de 2001 e Edge de 2003). O ano de 2001 é o ano de maior atuação de Caz, aonde portou os emuladores TGemu de PCE, O2EM de Odyssey 2, GNUBoy de GB, Jum's Atari 5200 de Atari2500, SMSPlus de SMS, Snes9x de SNES, Laser, Raine e Final Burn/SDL de Arcade, FCE Ultra/SDL de NES, fMSX/SDL de MSX e NeoCD/SDL de NG CD. Em paralelo ao BeEmulated, também trabalhou no site SDLEmu, ao lado do holandês, Niels Wagenaar a partir de 2001.
Cygne/SDL (WonderSwan Color)
BeMAME (M.A.M.E.) (2000) (Arcade)
BeS9x/Snes9x 1.39 (2003) (SNES)
BoyCott Advance/SDL (GBA)
DGen (SMD)
O site convertia emuladores para SDL e os rodava em diversos sistemas como BeOS, Linux, Windows, FreeBSD e outros. Em 2001, converteram para outros sistemas, os emuladores Handy de Atari Lynx, Neopocott de Neo Geo Pocket e BoyCott Advance de GBA (os últimos dois de Niels Wagenaar). Os ports para BeOS foram levados por Caz também para o site BeEmulated. Em 2002, converte junto com Niels o emulador Cygne de Wonderswan. Caz permanece no projeto SDLEmu até meados de 2002. Na época, alegou parar de fazer ports para BeOS, mas continua a faze-los no projeto BeEmulated. Retornando aos ports no site BeEmulated, Caz também porta NeoPop de NG Pocket em 2002, Gens de MD, Hu-Go! de PCE e Project Tempest/SDL de Atari Jaguar em 2003 e PIE de Pacman games e ZSNES de SNES em 2004.
FinalBurn (Arcade) e Pie (Pacman Games)
fMSX/SDL (MSX)
Gens (Sega CD)
Handy/SDL (Atari Lynx)
Hu-Go! (PC Engine) e BeMAME (2004) (Arcade)
Em 2004, cria outra versão do BeMAME, agora criada de forma nativa, fazendo a outra versão passar a se chamar apenas M.A.M.E. Além dos ports, Caz desenvolveu diversos programas para auxiliar os emuladores em versões BeOS. Entre eles, temos em 2001 o SNES SPC Plug-in, um player de músicas de SNES, Super Wildcard: software de ripagem de som através do acessório Super Wildcard DX, SimpleSAP, reprodutor de músicas do Atari 8-bit, além de portar para BeOS o programa Sega Genesis/Megadrive Gym, um player de músicas do MD, entre outros. Em 2002, cria o SoftVMS, que reproduz o sistema visual de memória do Dreamcast e um plug-in OpenGL especialmente para o port de Mupen64 de N64 para BeOS. Em 2003, cria um novo port do Snes9x, agora da nova fase do projeto e em cima da versão 1.41 do mesmo, com o nome de BeS9x.
NeoCD/SDL (NeoGeo CD)
NeoPop (NeoGeo Pocket)
OEM2 (Odyssey 2)
Raine (Arcade)
Snes9x 1.37 (2001) (SNES)
TGemu (PC Engine)
BeSMSPlus (Master System) e R-Type DX (R-Type)
No mesmo ano também cria o programa Cheat'O Be para trapacear em qualquer emulador para BeOS e o programa BeGGConvert, que convertia códigos de trapaça de jogos de NES, SNES, MD, GB e GG em código Hex, podendo acrescenta-los nas roms desse sistema de forma permanente. Em 2004, portou o reprodutor de som GXP para BeOS, que reproduzia sons de jogos do arcade Konami GX. Além dos projetos já citados, trabalhou no port do ZSNES em 2001, quando trabalhava na equipe original do projeto, mas o mesmo acaba sendo portado apenas em 2004. Chegou também a trabalhar no port do Virtual Jaguar de Atari Jaguar em 2003, mas o mesmo acabou nunca sendo lançando. O site BeEmulated chegou a lançar o código fonte do mesmo.
Em final de 2004, Caz decide parar os ports para BeOS e sai do mundo da emulação. O site BeEmulated parou suas atualizações logo depois, prometendo em início de 2006 ser reformado, mas acaba nunca mais voltando. De 2008 à 2009, contribuiu com o código DirectWindow ao lado de Stefano Ceccherini ao projeto Haiku, um sistema operacional de código aberto baseado no BeOS. Caz fez outras contribuições ao OS.
Ports de Emuladores de Games Para BeOS (2000-04):
2000: BeMAME (M.A.M.E.), DGen
2001: TGemu, O2EM, GNUBoy, Jum's Atari 5200, BeSMSPlus, Handy, Snes9x (Snes9x v1.37), Laser, Raine, FCE Ultra/SDL, fMSX/SDL, NeoCD/SDL, Final Burn/SDL,
2002: NeoPop, Cygne
2003: BeS9x (Snes9x v1.39/v1.41), Gens, Hu-Go!, Project Tempest/SDL
2004: BeMAME, PIE, ZSNES
Programas Criados Para BeOS (2001):
SNES SPC Plug-in: player de músicas de SNES
CL-AMP SPC Plug-in: player de músicas do SNES amplificadas
Super Wildcard: software de ripagem de som através do acessório Super Wildcard DX
SimpleSAP: reprodutor de músicas do Atari 8-bit
SramHeader: faz alterações no SRAM dos emuladores Snes9x e ZSNES
NeoCDStrip: um conversor para tornar seu BIOS utilizável com o NeoCD
Sega Genesis/Megadrive Gym (djim) (port): player de músicas do MD portado para BeOS
Programas Criados Para BeOS (2002):
SoftVMS: reproduzindo o sistema visual de memoria do Dreamcast
Plug-in OpenGL: para o port para BeOS do Mupen64 de Nintendo 64
FreeCNC: um motor para jogar Command And Conquer de 1995 para MS-DOS
Programas Criados Para BeOS (2003):
Cheat'O Be: para trapacear em qualquer emulador para BeOS
BeGGConvert: converte códigos de trapaça de jogos de NES, SNES, MD, GB e GG em código Hex, podendo acrescenta-los nas roms desse sistema de forma permanente
Phoenix: cria o emulador do jogo de arcade Phoenix para BeOS
Programas Criados Para BeOS (2004):
GXP (Port): Reprodutor de sons de jogos do arcade Konami GX para BeOS
Hikaru
Website
Hikaru é um japonês que criou ports de emuladores de Windows para o primeiro console Xbox no ano de 2002. Entre eles temos os emuladores Nester de NES e Visual Boy Advance (conhecido como U-VBA X) de Game Boy, Color e Advance em 2002 e Snes9x de Super Nintendo, XPCE de PCE, Gens de Mega Drive, 32X e Sega CD, Oswan de WonderSwan, NeoPop de Neo Geo Pocket, Dega de Master System e Game Gear e Daedalus de N64 em 2003.
Seus nomes eram alterados apenas com um X após seus nomes. Todos seus emuladores foram lançados junto com o Xbox, sendo os emuladores originais do console. Em 2004, cria o ChihiroX, que junta todos os seus emuladores em um multi-emulador para Xbox. Hikaru encerra todos os projeto em início de 2004.
Emuladores:
2002: U-VBAX, Nester X
2003: Snes9x X, XPCE X, Gens X, Oswan X, NeoPop X, Dega X, Daedalus X
2004: ChihiroX
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