quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Nomes da Emulação - Parte 6

Tatsuyuki Satoh

Website

Tatsuyuki Satoh nasceu no Japão e ficou conhecido pela criação dos emuladores de chips de áudio da Yamaha, presentes em dezenas de placas de arcade. Tudo começou quando ingressou no projeto MAME em 1997 e começou a produzir chips de som para os mesmos. Entre os primeiros estão os Z80PIO e Z80CTC, SN76496 e YM2151. Vamos primeiro contar a história de cada chip que Tatsuyuki emulou, em ordem hierárquica dos mesmos e depois quando e em quais emuladores ingressou. O primeiro é o YM2151, que esteve presente em conhecidos arcades dos anos de 1990, como CPS-1, Cave 68k e Sega System 16 e 24, além de várias placas da Irem, Taito, Data East, Namco, Atari e outras. Posteriormente, foi lançado o YM2203, criado para arcades diversos, como SNK, Capcom, Data East, Taito e outros, tendo sido seu sucessor o 2608, criado especialmente para o computador japonês PC-88. Do 2203 também saíram o 2610, criado principalmente para as placas Taito e SNK, sendo uma delas a Neo Geo MVS e o 2612 criado especificamente para o console Mega Drive. Por sua vez, o 3438 é uma versão modificada do 2612 apenas para arcades da Sega, como Sega System 18, 32 e C-2 e Mega Tech e Mega Play. Falando de outra família de chips Yamaha, temos o YM3526, primeiro da família OPL, foi criado especialmente para o Commodore 64 e arcades diversos, como da SNK, Taito e Data East. Já o 8950 é uma modificação do 3526 com maior capacidade especialmente para os PCs MSX, além dos arcades SNK Triple Z80 e SNK Psycho Soldier. A evolução do 3526, o 3812, um OPL2 baseado em Sound Blaster Pro e em outras placas de som, foi criado para jogos arcade das placas Toaplan, Data East e SNK. Em sequência vem o MF262, evolução do 3812, um OPL3 baseado em Sound Blaster 16 e era muito usado para jogos em modo MS-DOS. E o MF278B, um OPL4, que esteve presente na placa Psikyo SH2, uma placa com CPU semelhante ao Sega Saturn. Esse último foi a única emulação que Tatsyuki não concluiu. Agora falando de chips sem sequência lançada por Tatsuyuki, temos o VLM5030, que era um chip de som que trabalhava em conjunto com o CPU de áudio Z80 e dois chips de som AY-3-8910, e estava presente nas placas da Konami, GX400, 6809 e Bubble System. Na arcade Konami 6809, o chip também trabalhava em conjunto com o chip de som SN76496. O SN76496 por sua vez também estava presente em placas da Sega, Capcom, Konami, Taito, Midway e SNK, entre elas as Sega System 1, 2 e E, além dos consoles de 8 e 16 bits da Sega, o Neo Geo Pocket e o ColecoVision. Já o AY-3-8910 ou YM2149, esteve presente em diversos arcades da Sega, SNK, Taito, Toaplan, Konami, Capcom, Irem, Atari, além dos PCs MSX, PC-88, ZX Spectrum, Atari ST, Amstrad, Vectrex e o console Intellivision. E por fim os chips Z80PIO e Z80CTC, que são alterações do Zilog Z80 específicas para som, presentes em placas como Konami, Taito, Sega e Irem.

Documentações YM2151, Yamada FM Sound Generator, YM2610, YM2612, YM3438, SN76496, AY8910, Vlm5030 e Z80 PIO

Pela ordem de criação dos emuladores dos chips citados, em 1997, começamos com Z80PIO, Z80CTC e SN76496 presentes no MAME em 1997, o YM2203 no MAME de Arcade em 1998 (substituindo o de Ishmair), Raine de Arcade em 1999 (em 1998 usava o núcleo de Ishmair) e Final Burn Alpha de Arcade em 2007 e YM2151 presente no M72 Emulator e System 16 Emulator dos arcades em questão e MAME, ambos em 1998 (em 1997 o S16 usava a versão do chip criada por Ishmair) e Final Burn Alpha em 2005. O YM2203 (já citado) foi criado primeiro, já que era a base de criação dos modelos 2608, 2610, 2612 e 3438 que estavam por vir no ano seguinte. Em 1998, foram criados os chips YM2612, presentes no MAME em 1998, DGen de MD em 1999, Gens, RetroDrive e Generator de MD e Modeler de Sega Model 1 em 2000 e Xega de MD em 2001, Genesis Plus de MD em 2002, PicoDrive de MD em 2006, Final Burn Alpha em 2007 e Regen de Sega 8/16bits em 2009, YM2610 presente no MAME em 1998, Raine em 1998, NEOCD/SDL de Neo Geo CD em 2001, GNGeo de Neo Geo MVS e WinKawaks de Arcade em 2002, Final Burn Alpha em 2005 e Regen, multi-emulador de Sega 8 e 16 Bits, em 2007, YM3438 no MAME em 1998, Genesis Plus em 2002 e Final Burn Alpha em 2007, YM2608 no MAME em 1998 e Final Burn Alpha em 2005, VLM5030 no MAME em 1998 e Final Burn Alpha em 2014 e AY-3-8910 no MAME em 1998 (substituindo o de Ville Hallik). Em 1999, tivemos o YM3526 no MAME em 1999 e Final Burn Alpha em 2008, Y8950 no MAME em 1999 e Final Burn Alpha em 2010 e YM3812 no MAME em 1999 e Final Burn Alpha em 2005. Todos da família OPL lançados em sequencia. E por fim em 2002 o OPL3, o YMF262 para DOS-BOX em 2002 e MAME em 2003. A maioria dos chips criados por Tatsuyuki foram feitos em parceria. Os Yamaha’s 2203, 2612 e 3438 de mesma família e os Yamaha’s 3526, 8950 e YMF262 da família OPL foram criados ao lado do polonês Jarek Burczynski. Já os Yamaha’s 2608 e 2610 de mesma família, foram apenas escritos por Tatsuyuki e emulados por Hiromitsu Shioya. Posteriormente, esses dois últimos começaram a ser cuidados por Jarek Burczynski, respectivamente em 2001 e 2002. Já o YM2151 foi o único não criado por Tatsuyuki, e sim por Jarek, porém participa otimizando o mesmo. Alguns detalhes sobre a criação de alguns desses chips.

Documentações Z80 CTC, MSM5205, Alpha8201/8301, Y8950, YM3526, YM3812 e YMF262

Sobre o AY-3-8910, foi criado pela primeira vez por um grupo de pessoas intituladas por Ville Hallik no MAME em 1997 e reescrito por Tatsuyuki em 1998. No mesmo ano, Joseph Zbiciak cria um emulador do chip em questão baseado no código de Tatsuyuki de 1998 e no dos membros que ajudaram a cria-lo em 1997 no MAME. Já o YM2203, foi criado por Ishmair e usado no MAME em 1997, e substituído em 1998 pelo de Tatsuyuki. Sobre o YM3812 e YM3526, foram criados pelo MAME em 1998 e substituídos pelas versões de Tatsuyuki em 1999. Sobre o YMF262, ajudou a criar junto com o Jarek em 2002, tendo sido lançado em 2003 no MAME, porem na ocasião não estava mais ajudando no projeto de emulação em questão. Por volta de 2002 planejou lançar o OPL4 YMF278B, mas isso acabou nunca ocorrendo, sendo lançado em Novembro do mesmo ano por Richter Belmont e Olivier Galibert. Tatsuyuki também criou o plug-in Ganbatte! em 1999 para o antigo reprodutor de música, Winamp, famoso na época, reproduzindo arquivos de música nos formatos .D00 e .D01, criado por um grupo musical chamado C64 Vibrants, especificamente para a Yamaha 3812, a OPL2. Sobre o projeto MAME, ingressou em 1997 e permaneceu até 2001, tendo tipo uma breve passada pelo mesmo em 2006. Todos os chips citados foram implementados, reescritos ou substituídos por ele e colocados no MAME. Uma curiosidade sobre alguns desses chips. Por ter trabalhado com o YM2203, acabou desenvolvendo sua família, entre eles os YM2612, YM3438 e YM2608. Esses três chips foram criados em 1998 e colocados no MAME, porém só foram ser emulados jogos desses chips nos anos seguintes. No projeto, Tatsuyuki também atualizou alguns chips de som que não foram criados por ele, como o MSM5205 usados pela Sega, Capcom, Taito, Data East e Irem, o M6803, usados pela Irem M62 e Irem M52 e o HD63701 pela Namco e Taito. Além disso, também fez muitas melhorias no som FM desses e de outros chips de som. Tatsuyuki criou outros tipos de emuladores, como do Alpha 8201 MCU do arcade Alpha Denshi (e também seu desmontador) e do microcontrolador NEC 8741 do arcade Taito Joshi Vollyball, entre outros.

Roms MAME: Pacmania, Galaga '88 e Splatterhouse

Também adicionou ao projeto jogos como Galaga '88, Splatter House, Parallel Turn e Pacmania (esse junto com Ernesto Corvi), entre outros. Na época que estava desenvolvendo seus chips de som, em 1999, é chamado pela empresa japonesa, FromSoftware, para programar jogos para Playstation 1. Na ocasião, participou da criação de Echo Night 2 para o console.

Otogi: Myth of Demons e Armored Core 2

A partir de 2000, começa a produzir jogos para PS2 como Armored Core 2 e a partir de 2002 para Xbox, como Otogi: Myth of Demons. Participou das sequencias de Otogi, a Imortal Warriors em 2003 e de Armored Core, a Nexus em 2004, sendo esse o último jogo em que participa na empresa. Entre as funções que teve na FromSoftware, estão de programador, departamento técnico, programador líder e programador principal. Após essa fase, teve uma passagem breve pelo MAME em 2006 e atualizou seu site até 2008, quando nunca mais se ouviu falar dele. Existiu outro Tatsuyuki Satoh conhecido no Japão ligado à área de saúde pública do país.

Emuladores de Chips (MAME)
YM2151 (criado por Jarek Burczynski e otimizado por Tatsuyuki): CPS-1, Cave 68k, Sega System 16 e 24, além de várias placas da Irem, Taito, Data East, Namco, Atari e outras (1998)
YM2203 (ao lado de Jarek Burczynski): SNK, Capcom, Data East, Taito, Namco, Konami, SNK e outras (1998)
YM2608 (escrito por Tatsuyuki, emulado por Hiromitsu Shioya e cuidado à partir de 2001 por Jarek): SNK Beast Busters (1998)
YM2610 (escrito por Tatsuyuki, emulado por Hiromitsu Shioya e cuidado à partir de 2001 por Jarek): Neo Geo MVS e placas da Taito (1998)
YM2612 (ao lado de Jarek Burczynski): Mega Drive, FM Towns, Data East Unique (1998)
YM3438 (ao lado de Jarek Burczynski): Sega System 18, 32 e C-2, Mega Tech e Mega Play (1998)
YM3526 (OPL) (ao lado de Jarek Burczynski): MSX, Data East, SNK e Taito (1999)
Y8950 (ao lado de Jarek Burczynski): MSX, SNK Triple Z80 e SNK Psycho Soldier (1999)
YM3812 (OPL2) (ao lado de Jarek Burczynski): Toaplan, Data East e SNK (1999)
YMF262 (OPL3) (ao lado de Jarek Burczynski): DOS (2003)
VLM5030: Konami 6809, Konami Bubble System e Konami GX400 (1998)
SN76496 (escrito por Nicola Salmoria, e modificado por Tatsuyuki): Sega System 1, 2, C-2, E e outras, Konami 6809, Taito Z80, Midway Licensed Games, Capcom Z80 e SNK Unique, além dos consoles de 8 e 16 bits da Sega, Neo Geo Pocket e ColecoVision (1997)
YM2149/AY-3-8910: Sega, SNK, Taito, Toaplan, Konami, Capcom, Irem e Atari, os PCs MSX, PC-88, ZX Spectrum, Atari ST, Amstrad, Vectrex e o console Intellivision (1998)
Z80PIO e Z80CTC: Konami, Taito, Sega e Irem (1997)

Outros Emuladores (MAME)
Emulador Yamaha Delta-T ADPCM Sound (Y8950/YM2608/YM2610/B) (escrito por Tatsuyuki, melhorias por Jarek) (arcades SNK e Taito) (2001)
Emulador do microcontrolador NEC 8741 (arcade Taito Joshi Vollyball) (2005)
Emulador Alpha 8201/8301 MCU (arcade Alpha Denshi) (2006)
Desmontador Alpha 8201/8301 (arcade Alpha Denshi) (2006)

Outros Emuladores
Controlador/Emulador EX8RL1/CZ8RL1 (Sharp X1) (2001)

Plug-in (Winamp):
Ganbatte! (1999)

Jogos:
PSX: Echo Night#2: Nemuri no Shihaisha (1999)
PS2: Armored Core 2 (2000), King's Field: The Ancient City (2001), Shadow Tower: Abyss (2003), Armored Core: Nexus (2004)
GameCube: Lost Kingdoms (2002)
Xbox: Murakumo: Renegade Mech Pursuit (2002), Otogi: Myth of Demons (2002), Otogi 2: Immortal Warriors (2003), Metal Wolf Chaos (2004)

Aaron Giles


Aaron Giles é um importante criador e contribuidor no mundo da emulação. Nasceu em 1970 e cresceu em Toledo, Ohio, nos EUA, divisa com o estado de Michigan. Mais tarde, em 1990, foi para a Universidade de Chicago, em Illinois, aonde se graduou em Física (1992-93). Ele havia também passado em Harverd, mas decidiu por Chicago. Nessa ocasião, conheceu aquela que se tornaria sua esposa, Vera Shanti Giles, que morava duas portas da dele nos dormitórios da universidade. Na época, criou uma tese de bacharelado de conclusão de curso na universidade sobre partículas coletados no detector do CERN, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. Em 1993, vai para o departamento de física da universidade, quando teve a oportunidade de trabalhar em um laboratório no CERN, o OPAL, localizado em Genebra, na Suíça.

Universidade de Chicago, CERN, Universidade Weill Cornell, LucasArts, Connectix, Leaping Lizard Software e Microsoft

No mesmo ano, retorna aos EUA, indo morar na cidade de Nova York, aonde trabalhou por seis meses na Universidade Weill Cornell (1993-94). Lá, entre outros, desenvolveu o programa de videoconferência CUSeeMe para Macintosh, criou compartilhamento remoto de imagens das primeiras câmeras digitais da Kodak, entre outros. Em 1995, muda-se para São Francisco, Califórnia, aonde ingressa na LucasArts Entertainment Company trabalhando com jogos. Lá, trabalha principalmente em títulos como Star Wars, Indiana Jones e Outlaws, os portando para Macintosh, além de trabalhar com interface, suporte 3DFX, Glide e Direct3D, network play e programação em geral. É nessa época que descobre o projeto MAME, no qual se torna um dos maiores contribuintes, ficando um período de dezessete anos no projeto, de 1997 à 2014, e retornando posteriormente de 2017 à 2020.

JPEGView e uuUndo

No período de 1990 à 1997 também teve outros projetos paralelos, no caso ligados à Macintosh. Desenvolveu em 1991, o JPEGView, um visualizador de imagens que ganhou prêmios em 1994 e 1996, e uuUndo por volta de 1994, que transformava e-mails e mensagens da rede Usenet, uma rede de computadores famosa nos anos 80, em arquivos binários. Aaron permanece na LucasArts até 1998

Virtual PC e VGS (PSX)

Em 1998, ingressa na empresa reinounidense Connectix, em Nova Jersey, Hamburg, EUA, aonde começa a desenvolver o Connectix VirtualPC para Windows, software que emula outros PCs. Também adiciona ao programa, a emulação Plug & Play SoundBlaster 16 e ISA. Em 1999, desenvolve um emulador de PSX para MacOS chamado Virtual Game Station. Foi um dos mais conhecidos emuladores da época por funcionar sem a necessidade de um driver 3D, possibilidade sua funcionalidade em computadores domésticos simples. Aaron desenvolveu a ideia, escreveu o núcleo gráfico, o sistema de engenharia reversa e liderou o projeto até a conclusão em seis meses. A empresa chega a sofrer uma ação judicial da Sony, empresa detentora do PSX, mas retorna com seus lançamentos no ano seguinte. Em 2000, lança a tão esperava versão para Windows. O emulador é descontinuado no mesmo ano e comprado pela Sony. Na empresa, também criou outros emuladores para Mac e Windows, como também para PowerPCs.

Centipede (Macintosh), Legends (PC), Indiana Jones and his Desktop Adventures (Macintosh) e Star Wars: Jedi Knight - Mysteries of the Sith (PC)

Por esse conhecimento, chegou a atuar em outras empresas, como na Leaping Lizard Software, aonde otimizou a emulação do 6502 para PowerPC no moderno remake do jogo Centipede em 2001. Em 2003, Aaron e a equipe de engenharia da Connectix são contratados pela Microsoft por conta de seu VirtualPC e mudam-se para o Noroeste do Atlântico (provavelmente em Issaquah, Washington). Lá, compra sua primeira casa para morar com sua esposa. Além de dar continuidade ao trabalho do VirtualPC, com modificação do antigo código da Connectix e aprimoramento de segurança, também ajudou a criar em 2008, o Microsoft Hyper-V, liderando o projeto. Se tratava de um gerenciador de máquinas virtuais, semelhante ao VMware Workstation. Também em 2008, trabalhou na empresa com os sistemas operacionais Windows 7, Server 2008, 8 e RT. Paralelo à isso, em 2005, quando já havia se consolidado no projeto MAME como um de seus maiores contribuidores, deu ajudas para a Taito para lançar o jogo Legends com 29 títulos clássicos da empresa lançados nas décadas de 1980 e 1990.

Coro da Igreja Episcopal de Santa Margarida, Coral de Música Sacra, Coro Seattle Bach, Igreja dos Vigários de Cristo e Cantores do Summer Fling

Fora da vida de programador, em 2007, começa a cantar e tocar no Coro da Igreja Episcopal de Santa Margarida, em Chillicothe, Ohio, EUA, o que se torna outro dos grandes projetos da vida de Aaron. Em 2009, fez parte do Coral de Música Sacra, de Seattle, área metropolitana de Washington, tendo entre 2012 à 2016, cuidado do grupo, cuidou de marketing, publicações e website, além de produzir músicas e cantar. Também fez parte de outros coros e espetáculos, como Coro Messias do Ballet Bellevue Handel (2012), Retiro Musical de Verão (2014-15), Quarteto de Barbearia Unnamed (2015), Coro Seattle Bach (2015-19), Sinfonia de Ventos de Seattle (2016), Igreja dos Vigários de Cristo (2016-20) e Cantores do Summer Fling (2016-presente). Voltando à vida atrás das máquinas, em 2009, paralelamente à Microsoft, retorna à LucasArts, aonde cria os ports para Windows de jogos de Indiana Jones de 1989 e 1992 e o jogo Loom de 1990. Em 2014 e 2015, chegou a ajudar indiretamente os jogos Wings! e Grim Fandango para Windows também para a empresa. 

Yamaha FM (Biblioteca)

Em 2021, criou o YMFM (Yamaha FM), uma biblioteca de código aberto escrita em C++17, com emuladores de som altamente precisos dos famosos chips FM da Yamaha, como OPM (YM2151), OPN (YM2203, YM2612, YM2608, YM2610), OPL (YM3526, YM3812, YMF262, YMF278B), OPLL (YM2413) e OPZ (YM2414), juntamente com muitas variantes, em uso ativo no MAME, DefleMask e outros projetos, e até em alguns jogos, como Rise of The Triad: Ludicrous Edition (2023) e Star Wars: Dark Forces - Remaster (2024), ambos para Windows. Correções de bugs ocasionais ainda estão acontecendo. Também em 2021, deixa a Microsoft, e à partir do ano seguinte, começa a atuar como freelance como programador de emulação. Em 2023, criou o emulador Dreamm para emular 31 jogos clássicos de Macintosh da LucasArts, entre eles as franquias Indiana Jones e Star Wars. Em 2011, nasce seu filho, como o próprio clássica, uma mudança total em sua vida. Aaron também se formou em psicologia posteriormente.

Documentação Atari System 1/2,  Sega System C/C2, Atari CoJag e Midway V/Wolf/T/Y/Z

Falando sobre o projeto MAME. Ingressou em 1997, e seu primeiro trabalho foi a adição do jogo Mappy de 1983, que rodava na placa Namco Super Pacman. Apesar de já existirem jogos dessa placa no MAME, o jogo tinha outras especificações ainda não emuladas. Ao longo dos anos, foi responsável por criar para o projeto diversos emuladores de CPU’s e chips. Entre eles as CPU’s Motorola 68705 em 1998, de 15 arcades da Taito, os PowerPCs da IBM 403 em 2003, 602 e 603 em 2005 e 601 e 604 em 2007, os dois primeiros e o último rodando placas da Konami, o terceiro a Sega Model 3 e o quarto jogos para Macintosh, os MIPS R3000, R4000 e R5000 em 2003, sendo o primeiro de Atari CoJag, o segundo servindo para a Midway Killer Instinct, que usava o semelhante R4600 e o último para placas Atari, entre outros processadores. No caso da Atari CoJag, emulou não só a CPU, como os chips de vídeo e som e DSP, sendo a única placa de arcade que emulou por inteira.

Documentação Cinematronics, MIPS III/IV, 68705, MIPS 3000, Midway MCR-1/3 e Killer Instinct

Já chips de som, trouxe o HC55516 em 1999 das placas Williams, Ensoniq 5505 e 5506, o primeiro de placas Taito e o segundo da Incredible Technologies 32-Bit, o Yamaha UMZ280B das placas Cave 68k, Konami Bemani e Data East Unique em 2000, além da SPU (processador de som) ADSP 2115 das placas Gaelco 3D, Midway e Atari Seattle, e o chip Jerry do Atari CoJag, ambos em 2003, entre outros. Além de suas criações, reescreveu diversos chips ao longo do tempo, como os de som Z80PIO e Z80CTC de Tatsuyuki Satoh em 1997, RF5C68 da Sega System 18 e 32, e uPD7759 da Sega System 16 e C-2, SNK 68k e SNK Unique e Data East Licensed, ambos em 2005. Já atualizações e e correções, trabalhou em placas como MCR-1, 2 e 3, Sega System 32, Sega System Multi-32, Seibu SPI, Taito Unique, Incredible Technologies 8-Bit, arcades da Williams, Konami GX, CPS-1, Sega System 24, Midway Seattle, Sega X Board, Taito JC, Cinematronics Vector, Gaelco 3D, Midway Killer Instinct, Irem M72, e vários outros arcades da Sega, da Exidy e da Atari. Um de suas atuações principais no projeto foram sem dúvida correções em arcade, principalmente nas placas Sega System.

Roms MAME: OutRun, After Burner, Michael Jackson's Moonwalker, Altered Beast, Golden Axe, Puyo Puyo, Mortal Kombat 3 e Killer Instinct

Além disso, foi importante em criar funções básicas para o MAME, como Implementação Genérica do CD-ROM no emulador, Win32 DirectDraw, Win32 Direct3D, disco rígido, leitura de formatos .ZIP e .PNG, manipulação de paletas de cores, função de option, som básico, manipulação de janelas Win32, tratamento e rotina de vídeo e rotinas de som no Win32, o formato de arquivo de jogos MAME CHD (Compressed Hunks of Data), entre outros. Também foi um grande contribuidor de jogos para o projeto, estando entre eles os títulos Rail Chase, Power Drift, Shinobi, Killer Instinct 1 e 2, San Francisco Rush, Mortal Kombat 3, Ultimate, 4, Ms. Pac-Man, Cruis'n USA, World e Exotica, Judge Dredd, Primal Rage, Columns 1 e 2, Puyo Puyo 1 e 2, Tant-R, Paperboy, Pit Fighter, Street Fighter: The Movie, California Speed, Arkanoid, BattleToads, Golden Axe: The Revenge of Death Adder, Flash Point, Golden Axe, Altered Beast, Alien Storm, Michael Jackson’s Moonwalker, Enduro Racer, Hang On, Out Run, Super Hang-On, Afterburner II, Super Monaco GP, Arabian Fight, OutRunner, SegaSonic The Hedgehog (ufa, muitos títulos), entre tantos outros.

Website

Foi responsável também por adicionar todos os jogos da arcade Atari 68000 Based, aonde a maioria deles tinha uma placa própria de circuito impresso que se ligava à arcade principal, e cada uma dessas tinha sua configuração de hardware específica. Além dos processadores, chips, correções, atualizações e jogos, também criou e ajudou a criar diversas outras coisas no projeto. Entre elas a principal, o DIS68k, um desmontador de microprocessadores 68k em 1997. Os desmontadores servem para converter o código hardware em uma linguagem editável. Entre os processadores que ajudou desmontar, estão os Motorola's 68000, 68010, 6803, 6808 e 68705. Seu desmontador também serviu para a criação de outros desmontadores, como de vídeo da série MIPS (smf), e da CPU TMS34010 (Zsolt Vasvari e Alex Pasadyn). Apesar de ter criado diversas CPUs, uma de suas maiores áreas de atuação foi na parte de áudio. Ainda em 1997, cria o Streaming ADPCM (escrito por Buffoni Mirko), uma biblioteca de transcodificação de uma fonte ADPCM para PCM bruto.

MacMAME

Também em 1997, cria ao lado de Brad Oliver o port do MAME para Macintosh, conhecido como MacMAME. Em 1998, modifica o simulador dos chips DVG e AVG de placas arcades da Atari (criado em 1991 por Eric Smith e adicionado ao MAME em 1997), ao lado de Brad Oliver, Bernd Wiebelt e Andrew Caldwell. Em 2004, cria o DMA-driven DAC, um driver que faz a função DAC de conversão digital-analógica para som ser controlada pelo DMA, que é uma função que permite o acesso à memória RAM do sistema principal sem sobrecarregar o processador central (CPU).

Aaron Giles

Aaron esteve no projeto nos períodos de 1997-14 e 2017-20. Suas contribuições no MAME ajudaram indiretamente vários projetos de emulação. Entre elas o desmontador Motorola 68k nos emuladores Retrocade de Arcade em 1998, Genital de MD em 2001 e Virtual Jaguar em 2007. Os chips de som OKIM6295 para o Ace de Arcade e YMZ280B e ES5506 para o Raine de Arcade, ambos em 2001. As CPU, GPU, SPU e DSP do arcade Atari CoJag para o Virtual Jaguar de Atari Jaguar em 2003. O SPU ADSP 2115 para o Final Burn Neo em 2020. Entre outros. Antes de trabalhar com o VGS e o MAME, atuava criando softwares para Macintosh.

Stella (Macintosh) e AsgardESS (Biblioteca)

Radikal Bikers Emulator

Nessa época foi convidado para criar o port do emulador Stella de Atari para MacOS em 1996. Em 1999, cria para Macintosh a biblioteca gratuita de som Asgard ESS (Asgard Emulation Sound System!), para emular chips sonoros com facilidade no Mac e reproduzi-los com alta precisão. Seu código foi escrito a partir de seu trabalho nos emuladores Stella e MacMAME. A biblioteca esteve presente nos emuladores de Macintosh, ForgCow do jogo Frogger e REM-Mac! Do jogo Rygar. Ainda em 1999, também cria diversos códigos de emuladores de CPUs, também para Macintosh, e todos inspirados em códigos do MAME. Eles são, Motorola 68k, Zilog Z80, Intel 8080, Motorola 6809 e Motorola 6800. Em 2004, cria para Windows o emulador Radikal Bikers do jogo de arcade de mesmo nome da Gaelco. Foi um emulador criado como demonstrativo de até onde poderia chegar o desempenho do jogo comparado a sua emulação pelo MAME. Na mesma época que esteve presente no MAME, também fez algumas contribuições para o projeto MESS de PCs e consoles caseiros. Ajudou a melhor o acesso do teclado à PCs emulados em 1998 e a fazer o port de Windows se consolidar como principal do projeto em 2001, fazendo várias melhores de tela e comandos, alguns portados do projeto XMAME, o MAME para Linux. Em 2006, deu mais uma passada no projeto. Depois disso não mais contribuiu para o mesmo.

GitHub

Em 2015, o projeto MAME, cria página no GitHub, e Aaron se sente obrigado a fazer o mesmo. Nesse ano, começa a postar criações que nunca colocou no ar. Entre elas, VBIUtils, um conjunto de utilitários que ajudam a emular sinais VBI (que é o intervalo entre a mudança de quadros entre um vídeo e outro, comum em TVs antigas) em sistemas de videogame, facilitando o desenvolvimento de emuladores, TIFFUtilities, um conjunto de ferramentas para manipular arquivos de imagem TIFF, usado nos anos 90 e 2000 para imagens de alta qualidade, como impressões e fotografias, e o emulador Gaelco 3D, emulando jogos do arcade em questão. O Gaelco foi criado em 2004 para o MAME, e as outras duas ferramentas, muito provavelmente nos anos 90, na época do JPEGView. Também chega a postar na plataforma, seus projetos JPEGView e uuUndo em 2015, e YMFM em 2021. Além disso, ainda mostrou interesse de participar de dois projetos na plataforma, o ChakraCore, que é o mecanismo central do ChakraCore Javascript que alimenta o navegador Microsofrt Edge, e o GW-BASIC, que é o código original do programa de mesmo nome lançado em 1983, respectivamente em 2017 e 2020.

Jogos:
Windows: Star Wars: Rebel Assault II - The Hidden Empire (1995), Afterlife (1996), The LucasArts Archives: Vol. II - Star Wars Collection (1996), The Curse of Monkey Island (1997), Outlaws: Handful of Missions (1997), Outlaws (1997), The Curse of Monkey Island (1997), Star Wars: Jedi Knight - Dark Forces II (1997), Star Wars: Jedi Knight - Mysteries of the Sith (1998), The Dig (2002), Full Throttle (2002), Loom (2009), Indiana Jones and the Last Crusade: The Graphic Adventure (2009), Indiana Jones and the Fate of Atlantis (2009)
Macintosh: Star Wars: Rebel Assault II - The Hidden Empire (1995), Star Wars: Dark Forces (1995), Indiana Jones and his Desktop Adventures (1996), Maniac Mansion: Day of the Tentacle (1996), The Dig (1996), Afterlife (1996), Sam & Max: Hit The Road (1996), Mortimer and the Riddles of the Medallion (1996), Full Throttle (1996), Star Wars: X-Wing vs. TIE Fighter (1997), Centipede (2001)
MS-DOS: The Dig (1995), Full Throttle (1995)

Emuladores:
Stella (MacOS) (1996), Connectix VirtualPC for Windows (1998), Virtual Game Station (1999), Gaelco 3D Emulator (2004), Radikal Bikers (2004), Microsoft Virtual PC (2004), Microsoft Hyper-V (2008), Dreamm (2023)

Programas:
JPEGView (1991), uuUndo (1994), Transparency (1994), Zipper (199x), VBIUtils (199x), TIFFUtilities (199x)

Biblioteca Sonora:
Asgard ESS (1999), YMFM (2021)

Drivers (MAME):
Bally Midway MCR-1 hardware (1997) [ao lado de Christopher Kirmse e Brad Oliver]
Bally Midway MCR-2 hardware (1997) [ao lado de Christopher Kirmse e Brad Oliver]
Bally Midway MCR-3 hardware (1997) [ao lado de Christopher Kirmse e Brad Oliver]
Williams 6809 Rev.1 /Rev. 2 hardware (1997) [ao lado de Michael Soderstrom e Marc LaFontaine]
Williams/Midway Y Unit (1998) [ao lado de Alex Pasadyn, Zsolt Vasvari, Kurt Mahan e Ernesto Corvi]
Williams Z Unit (1998) [ao lado de Alex Pasadyn, Zsolt Vasvari, Kurt Mahan e Ernesto Corvi]
Taito Qix hardware (1998) 
Atari 68000 Based hardware (1998)
Atari System 1 hardware (1998)
Atari System 2 hardware (1998)
Atari Arcade Classics hardware (1999)
Atari Cyberball hardware (1999)
Leland System Arcade hardware (Cinematronics) (2000)
Bally Sente SAC 1 hardware (2000)
Exidy 440 hardware (2000)
Incredible Technologies 32-bit hardware (2000)
Incredible Technologies 8-bit hardware (2000)
Sega System C-2 (2000) [ao lado de David Haywood]
Midway T Unit hardware (2000) (Alex Pasadyn, Zsolt Vasvari, Kurt Mahan e Ernesto Corvi)
Midway Wolf Unit hardware (2000) [ao lado de Ernesto Corvi]
Midway X Unit hardware (2002)
Sega Z80-3D hardware (2002) [ao lado de Alex Pasadyn, Howie Cohen, Frank Palazzolo e Ernesto Corvi]
Atari G1 hardware (2003)
Atari GT hardware (2003)
Atari GX2 hardware (2003)
Atari G42 hardware (2003)
Atari CoJag hardware (2003)
Midway V Unit hardware (2003)
Midway Killer Instinct hardware (2003) [ao lado de Bryan McPhail]
Leland '90 System hardware (2003)
The Game Room hardware (2003)
Bally Midway Astrocade hardware (2004) (reescreveu)
Atari Phoenix hardware (2004)
Cinematronics Vector hardware (2004)
Gaelco 3D hardware (2004)
Amiga hardware (2004) [ao lado de Ernesto Corvi e Mariusz Wojcieszek]
Amiga Computer / Arcadia Systems (2004) [ao lado de Ernesto Corvi e Mariusz Wojcieszek]
Midway Vegas hardware (2005)
Atari Vegas hardware (2005)
Bally Midway MCR-68K hardware (2005) [ao lado de Bryan McPhail]
Midway Zeus hardware (2007)

CPU (MAME):
Motorola 68705: 15 arcades da Taito (1998)
DEC T-11: Atari System 2 (1998)
Cinematronics CCPU: Leland System (2000)
TMS32C031 (TMS32031): Midway V Unit (2003)
MIPS R3000: Atari CoJag (2003)
MIPS R4000: semelhante ao R4600 usado na Midway Killer Instinct (2003)
MIPS R5000: Atari Seattle e Flagstaff (2003)
MIPS III: Namco System 22.5/23/Super 23 e SNK Hyper NeoGeo 64 (2003)
MIPS IV (2003)
MIPS R4700 (variante da MIPS III): Atari Phoenix (2004)
MIPS RM7000 (variante da MIPS III): Midway Vegas/Atari Vegas (2004)
Atari ASAP: Atari "Stella on Steroids" (BeatHead) (2006)

DSP (MAME):
DSP32/DSP32C: Atari Unique e Hard Drivin' (2002)
DSP CoJag: Atari CoJag (2003)
ADSP-2100 (2003)

GPU (MAME):
Tom: Atari CoJag (2003)
3dfx Voodoo Graphics SST-1: Midway Vegas/Atari Vegas (2005)
3dfx Voodoo Graphics SST-1/2: Midway Vegas/Atari Vegas (2005)
Amiga AGA hardware: Amiga CD32 (2009) [ao lado de Ernesto Corvi e Mariusz Wojcieszek]

SPU (MAME):
Analog Devices ADSP 2115: Gaelco 3D, Midway Seattle e V Unit, Atari Seattle, Licensed e Phoenix e Namco Licensed (2003)

Chip de Som (MAME)
Streaming ADPCM Driver (1997)
Harris HC55516: Williams 6809, Z Unit e Y Unit (1999)
Ensoniq ES5505: Taito JC, 68020 e F3 (2000)
Ensoniq ES5506: Seta Visco SSV e Incredible Technologies 32-Bit Hardware (2000)
Yamaha YMZ280B: Cave 68k, Konami Bemani Viper, Data East Unique e outras (2000)
Brian Schmidt BSMT2000: Sega Piball e Witestar Pinball (2002)
BSMT2000: Sega Pinball/Whitestar Pinball (2002)
Jerry: Atari CoJag (2003)
Placa de áudio Atari CAGE: Atari Flagstaff (2003)
OKI6295 ADPCM: de nove placas da Data East e seis da Atari (2003)
TMS32C031: Atari Flagstaff (2003)
ADSP-2115: Gaelco 3D (2004)
Driver de chip de som do chip 'IO' personalizado Astrocade: Bally Midway Astrocade (2004)
Sound Chip RF5C68: Sega System 18 e 32 (2005)
Curtis CEM-3394: Bally Sente SAC 1 e 2 (2006)

Chips (MAME):
Protection Chip Atari Slapstic 137412-1** (13 Chips) (2001)

Desmontadores (MAME):
Desmontador MAME genérico (1997)
Desmontador DIS68k (68000, 68010, 6803, 6808 e 68705) (1997)
Desmontador 6803/6808 de hack rápido (1997)
Desmontador 68(7)05 de hack rápido (1997)
Desmontador 68000 (1998)
Desmontador T11 (1998)
Desmontador portátil de CPU Cinematronics (2000)
Desmontador do emulador portátil AT&T/Lucent DSP32C (2002)
Desmontador para o emulador portátil TMS32031 (2003)
Desmontador para o emulador R3000 portátil (2003)
Desmontador para o emulador portátil Jaguar DSP (2003)
Desmontador para o emulador ASAP portátil (2006)
Desmontador do emulador MIPS 3 portátil (2009)
Desmontador MCS-48/UPI-41 simples (2009)

Documentações (MAME):
Atari IC/PCB (2001)
Atari Slapstic FAQ (2001) [ao lado de Frank Palazzolo]
Atari GALlery (2002)
Atari Game Numbers List (2003)

Outros (MAME):
Streaming ADPCM (1997)
DMA-driven DAC (2004)
Novo Controlador Ethernet SMC91C9X (SMC91C94): Atari Seattle/Flagstaff (2004)
Pioneer LD-V1000 Laserdisc Emulation: Sega Laserdisk e Konami Laserdisc (2006)
Linguagem de máquina universal para recompilação dinâmica de núcleos de CPU (2008)
Philips 22VP931 Laserdisc Emulation (2008)
Circuito Integrado Intel 8243 (2009)
Expansor de Porta Intel 8243 (2009)

Reescreveu (MAME):
Controladores de som Z80PIO e Z80CTC (1997)
Chip de som TMS34010: Atari, Williams (Z e Y), Midway (T e Wolf) e Microprose (2000)
Chip de som Ricoh RF5C68: Sega System 18 e 32 (2005)
Processador de Voz NEC uPD7759 ADPCM: Sega System 16b/C-2, SNK 68K/Unique e Data East Licensed Games (2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página