KGen / KGen98 / Kega / Kega Lazarus / Kega Fusion (1997)
KGen
KGen, abreviação de Kega Genesis, foi lançado em Agosto de 1997, por Steve Snake, ao lado de Kode (coudei) e Muzak Ltd para MS-DOS. O projeto é desenvolvido no período de dois meses, de Junho à Agosto. Descrevendo o emulador, ele funciona em linha de comando, sem uma interface própria (ganhando uma GUI a partir de Setembro de 1997), tinha função VSync para rodar jogos em um Pentium 200 com o dobro da velocidade de um Mega Drive comum, e a velocidade comum do console em um Pentium 133, além de screenshot (no formato .PCX), configuração de controle por teclado e joypad, frameskip, mudança de região, além de uma boa emulação do chip de som YM2612, e a partir de Outubro de 1997 do PSG Sound. O emulador também tinha save state, porém, diferente dos outros emuladores, aqui se chamava snapshot, e os salvava no formato KSS.
A partir de Setembro de 1997, começa a carregar save state também no formato GSV, correspondente ao emulador Genecyst. Em Maio de 1998, foi lançada uma front-end (interface) para modo Windows do emulador por Airds, chamada Kgen Loader, atualizada até Agosto de 1998. A mesma pessoa também criou versões para GenEm de Mega Drive e ESNES e Snes9x para SNES. Steve teve ajuda de algumas pessoas no projeto, como Colin Rodgers e Stuart McKenna com informações sobre os microprocessadores Z80A e 68K, o amigo Warren Mills pelas informações de seu próprio emulador de Z80, e o criador do Magic Engine de PC Engine, David Michel, ajudando em algumas dúvidas, entre outros. O emulador teve oito versões entre Agosto e Outubro de 1997, quando encerra suas atividades.
KGen98
Em final de 1997, Steve começa a criar o emulador para processadores MMX, uma nova tecnologia da Intel lançada no início do ano. Por conta de vários truques de otimização usados na emulação, a velocidade ganha pelo processamento MMX quase não é notada, fazendo Steve desistir da ideia, que era chamada de KGen-X. Após isso, começa a desenvolver o KGen98, totalmente reescrito e com melhor desempenho que o KGen-X, lançando-o em Junho de 1998 para MS-DOS. Além de uma melhor performance, também reescreve e aprimora parte da GUI, adiciona suporte à Game Genie, melhora a qualidade de vídeo, com adição de scanlines, modo 8/16 bits, entre outros, e traz qualidade de som estéreo ao emulador. Seu save state agora pode ser criado e acessado dentro do jogo, não mais precisando recorrer ao menu principal. KGen98 teve apenas quatro versões, todas em Junho. Também em Junho, a front-end Kgen Loader começa também a dar suporte ao Kgen98.
Por conta do sucesso de seu emulador, a Sega chama Steve para ser programador líder do projeto Sega Smash Pack para Windows. Para isso, usam o Kgen98 de Steve, que recebe algumas alterações e fica de cara nova. A coletânea é lançada em 1999, com oito jogos, Golden Axe, Shinobi, Phantasy Star II, OutRun, Columns, Sonic Spinball, Altered Beast e Vectorman. Em seguida, vem Sega Puzzle Pack, também lançada em 1999, com os jogos Dr. Robotnik's Mean Bean Machine e Columns III, além do puzzle Lose Your Marbles criado pela Sega em 1997. E por fim, vem Sega Smash Pack II, que continha os jogos Comix Zone, Flicky, Kid Chameleon, Shining Force, Sonic The Hedgehog 2, Super Hang-On e Vectorman 2, em 2000. Na ocasião, recebe uma proposta da Sega para criar um novo emulador especialmente para os futuros pacotes Sega Smash Pack, que seriam lançados para Dreamcast e GBA, mas Steve recusa e o projeto é desenvolvido por outros criadores. Esses lançamentos sem Steve foram Sega Smash Pack Volume 1 em 2001 para Dreamcast e Sega Smash Pack em 2002 para GBA.
Depois de quase quatro anos afastado, Steve ressurge sozinho com o lançamento do Kega em Janeiro de 2002 para Windows, que vinha com o recurso de Sega CD, já usado no concorrente Gens. O Kega não usa nenhum código fonte do KGen98, a não ser partes dos núcleos 68k e Z80. O restante foi todo reescrito do zero, e agora com suporte à Windows. O diferencial era sua rapidez e compatibilidade com os jogos.
Kega (Interface/Menus)
Ele vinha todo repaginado, com uma interface completamente diferente e diversas outras opções incluídas, como configuração de bios pros consoles emulados, vários tamanhos de tela, TV mode (o modo TV), a seleção de qualidade em hz para som, dando a escolha entre 11025, 22050 e 44100Hz, a opção Perfect Sync, que sincronizava os dois núcleos 68k de SegaCD para uma sincronia perfeita (sendo sugerida apenas para PC's potentes e para jogos específicos), entre outros. Kega também tinha suporte à jogos compactados em formato .zip (apenas para os jogos de SMD). O diferencial do projeto era que o código havia sido criado pelo próprio Steve.
Em Março de 2002, Kega inclui os consoles Game Gear e Master System, tendo mais tarde despopularizado o emulador Meka, consagrado até então para jogos desses consoles, principalmente de Master System. O projeto tem cinco versões lançadas, sendo a última em Março de 2002.
Em Setembro de 2002, Steve surge com uma versão alternativa com o nome de Kega Lazarus. Era o recomeço do emulador, e mais um recomeço de um emulador de Mega Drive na história de Steve. Steve havia tido uma falha de hardware e perdido todos os códigos fontes do Kega, com exceção do código da versão 0.02 de Janeiro de 2002, a terceira versão do emulador. Muitas das mudanças do emulador continuaram, e outras novas surgiram, como um núcleo Z80 completamente novo, emulação mais rápida de Master e Game Gear e melhorias na emulação de Mega e Sega CD.
Kega Lazarus (Interface/Menus)
Ele era basicamente idêntico ao Kega em interface e opções. A segunda versão do Kega Lazarus surge somente sete meses depois da primeira, em Abril de 2003. Essa versão foi especial para Master e Game Gear, com todo o tipo de melhoria para os consoles, desde compatibilidade, gráficos, até desempenho. Na versão de Maio de 2003, adiciona também suporte aos consoles SG-1000 e SC-3000 da Sega. Na última versão de Junho de 2003, faz melhorias no suporte ao Sega CD, adicionando suporte Bin/Cue, melhorando o suporte Iso, entre outros. Steve disse que essa versão supera em todos os aspectos a última versão lançada do antigo projeto, o Kega.
Kega Lazarus (Game Gear/Ninja Gaiden)
O emulador teve seis versões, sendo da segunda à quarta versão, ou seja 3 delas, dedicadas quase que exclusivamente na otimização dos consoles Master e Game Gear. É citado em alguns sites que o projeto teria adicionado suporte à 32X, mas nem nos arquivos “leia-me”, e nem nos próprios emuladores esse suporte era falado e executado.
Um ano sem atualizar o Kega Lazarus, Steve lança seu último emulador, o consagrado Kega Fusion, em Julho de 2004. O projeto é a junção de parte dos emuladores Kega e Kega Lazarus com o Kega Fusion. Boa parte do código fonte foi reescrita do zero permanecendo o mais próximo possível aos projetos anteriores de Kega, mantendo a interface de usuário e as funções do emulador. É só a partir dessa nova fase que Steve consegue dar suporta a 32X em um de seus emuladores, lançando o mesmo na primeira versão do Fusion.
Kega Fusion (Interface)
Como ele descrevia, era o emulador com maior precisão entre todos na época para emular o add-on. Além de todos os suportes à consoles, emulação de chips e processadores, ferramentas e desempenho também presentes no Kega Lazarus, adiciona muitas outras funções ao emulador. Ainda em 2004, da suporte à plug-ins de renderização como o 2xSai, hq2x, e dois criados por Snake, como Double e DoubleRaw. Nessa época, começa a desbancar o emulador Gens até então prioritário para jogos do console de 16 bits. Com o tempo, todos os demais emuladores de consoles da Sega abaixo do Sega Saturn começam a ser despopularizados por conta do emulador de Steve. A partir de 2005, o emulador muda sua numeração de 0.1 para 3.0.
O motivo se deve à essa numeração estar ligada à emuladores que ainda estão em estágio muito inicial, o que causava falta de interesse das pessoas de baixá-lo. Steve então teve a ideia de alterar isso, e já que Fusion era o terceiro emulador de sua sequencia Kega, o coloca como 3.0. Nessa versão, a de Fevereiro de 2005, adiciona suporte à formato MP3 nos áudios de jogos de Sega CD, além da trapaça Pro Action Replay. Em Fevereiro de 2006, adiciona suporte à Netplay, diferente de muitos emuladores que costumavam usar o servidor Kaillera.
Kega Fusion (32X/Primal Rage)
Nessa versão, o usuário podia escolher o servidor que quisesse para hostear suas jogatinas. No ano de 2007, não houve atualizações. No ano de 2008, houve também importantes atualizações, como em Dezembro de 2008 com o suporte a SVP (Sega Virtua Processor), utilizado para rodar o jogo Virtua Racing, que em seu original vinha em um cartucho especial para gerar gráficos 3D. Esse suporte foi trazido inicialmente no emulador PicoDrive, o último concorrente do Fusion. Também no mesmo mês, o Fusion começa a rodar no sistema MacOS X.
Em Setembro de 2009, é a vez do Linux rodar o emulador. Nesse mês o Mac também ganha mais uma versão. O emulador também tinha suporte à Direct3D graças ao trabalho conjunto com o DirectX. Sua última versão, e ainda usada nos dias de hoje, foi lançada em Março de 2010. O emulador teve dezesseis versões ao todo.
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