Generator (1998)
Generator foi um emulador que teve início em Novembro de 1997, criado por James Ponder para um projeto de terceiro ano para sua faculdade. Sua primeira versão foi lançada em Março de 1998 para UNIX (também rodando em Linux), estando na lista dos primeiros emuladores para Mega Drive. O projeto nasce de código aberto e é construído para ser portável para outros sistemas, como Solaris, Net, Risc e Open BSD e RiscOS. Suas primeiras versões não davam suporte à som, à joypad, nem à save state, além de apresentarem muitos bugs. Em 1999, ganha ports para o Amiga por AmiDog e MacOS por Richard Bannister. Em Janeiro de 2000, começa a dar suporte à som emulando o processador Zilog Z80 (pelo Multi-Z80 de Neil Bradley) e o chip YM2612 (de Tatsuyuki Satoh).
Generator (Interface/Gargoyles)
Também na mesma data, traz melhorias para o processador M68k e paletas, entre outros. A primeira versão para Windows é lançada em Fevereiro de 2000 com o nome de Generator32, e criada por Atani (com encerramento em Maio). Essa versão rodava muito acelerada para computadores lentos da época, sendo impossível jogar algo executado nela em computadores de hoje. Em Abril de 2000, James lança um segundo port original do emulador, agora para MS-DOS. Essa versão tinha uma front-end fixa que permanecia na tela junto com jogo. A mesma podia ser desativada por um atalho do teclado. Além disso, também tinha suporte de vídeo NTSC/PAL, escolha de região entre EUA/EU e JP, tela cheia, reset, save state, screenshot e alterações de qualidade de vídeo.
Generator (Windows)
Uma curiosidade é que o emulador de James usava seu próprio emulador 68k, diferente de outros projetos do mundo da emulação. Inclusive nasceu com essa proposta, de criar técnicas de emulação de processadores (como o 68k, por exemplo) de forma otimizada. Em Agosto de 2001, começa a adicionar a emulação de Z80 pelo Raze Z80 de Richard Mitton. Sua última versão é datada de Maio de 2003 para Linux e MS-DOS. O emulador também teve diversos outros ports, como para os Pocket PCs, iPAQ e Cassiopeia (os percursores dos smartphones) em 2001 por Domenico Dato como PocketGenesis, dois ports para Dreamcast em 2002 por Atani Software e por Metafox, para Playstation 2 em 2002 por Sjeep (e em 2010 também funcionando em PS3 compatíveis com PS2, por aries2k), PSP em 2005 por sougen, além do sistema UNIX por Christian Biere. A curiosidade é que a partir de Agosto de 2003, Richard, que portava o emulador para Mac, começa a desenvolve-lo por si só (agora já no sistema MacOS X). A última atualização do emulador por Bannister foi em Novembro de 2022.
Megasis (1998)
Megasis
Megasis (mistura de Mega com Genesis) foi um emulador de Mega Drive lançado em 11 de Novembro de 1998, pelos japoneses JT e Bori. A curiosidade é que foi lançado para Windows, quando na época a maioria dos emuladores eram lançados para MS-DOS. Para rodar corretamente o emulador necessitava-se de um Pentium 133MhZ no mínimo, e um Pentium 2 como recomendado. Necessitava-se também de uma placa gráfica com suporte a DirectDraw e se possível com aceleração de hardware. Em som, era pedido suporte à DirectSound. O emulador só começa a funcionar de fato na atualização de Dezembro de 1998, quando começa a emular o processador Z80, e os chips PCM e FM de som, como também a corrigir bugs do processador 68k. O emulador tinha a emulação perfeita do chip YM2612 (o chip FM do console), além de som estéreo com até 44.100hz de qualidade.
Megasis (Interface/Menus)
Também tinha save state (nos formatos .GSV e .KSB) e rodava os formatos de jogos BIN e SMD, e os compactados ZIP e LZH. Além disso, também dava suporte à pause, reset, frameskip (com grande aceleração para computador simples), modo tela cheia, vários modos de janela, várias regiões de jogos, gravação de som em formato .WAV, além de gravação de som FM e PCM, efeito de eco, alteração do clock do processador 68k, suporte à joypad com seis botões, emulação da VDP (que é a GPU do console), edição de teclas de atalho para várias funções do emulador, entre outros. Megasis teve seis versões ao todo, sendo a última lançada em Abril de 2001. De Novembro de 1998 em diante, era pedido pelos fãs uma versão para MacOS. Parece que havia alguma sinalização por parte dos criadores para isso na época. Em Janeiro de 2000, chegou a ser postado na página inicial do projeto que seria desenvolvida essa versão, mas em Junho do mesmo ano essa informação já havia sido tirada do ar.
VGen (1998)
VGen ou Virtual Genesis começou a ser desenvolvido em 1997 por Jason Meehan, e foi lançado em Março de 1998 para MS-DOS. A partir de Maio de 1998, começa a executar jogos por linha de comando, e na versão de Novembro de 1998 começa a emular som por meio do Zilog Z80. O emulador emula também os dois chips de som do console, o PSG e o YM2612. Os processadores que usava eram o 68k de Neill Corlett e o Z80 de Neil Bradley.
VGen (Interface/Menus)
O VGen disponibiliza mais adiante uma GUI que você controla pelo mouse, além de suporte à dois controles, dando suporte à vários estilos de joypad, vários modos e formatos de tamanho de tela, frame rate, reset, até 44.100hz de som, alteração de região de jogo e acesso à várias informações técnicas do emulador, entre outros. Apesar dessa diversidade de opções e informações, o emulador era muito deficitário em velocidade, som e compatibilidade, nunca tendo saído do estado alpha. VGen também deu suporte à bios do Sega CD sem a execução dos jogos. Dizem que o emulador teria sido o primeiro a rodar a bios do Sega CD na primeira versão lançada em 1998, quando na verdade o primeiro à roda-la foi o emulador NextLEVEL em Outubro de 1997.
VGen (Flicky)
Algumas informações sobre Sega CD foram trazidas por Christian Schiller dono do site Eidolon's Inn. Além do Sega CD, Master System e Game Gear também eram planejados para o emulador. O emulador era executável em um Pentium 1 com 8Mb de RAM. Sua última versão é lançada em Junho de 2001. A que se tem notícia, o emulador teria tido quatro versões lançadas ao todo, a de lançamento, duas em 1998, nos meses de Maio e Novembro e a de encerramento.
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