VPCE (1997)
VPCE (MS-DOS)
O Virtual PC Engine, ou simplesmente VPCE, foi o primeiro emulador de PC Engine. Foi criado por Jens Christian Restemeier, e sua primeira versão, a versão beta 0.1 foi lançada em Maio de 1997 para MS-DOS, com versão estável em Junho, seguida da versão para Windows em Julho de 1997 portado por Edward Massey, o MageX. Desde 1996, Christian trabalha com programas que acrescentam funções em emuladores, como para GB, PSX, PC Engine, e até o PC Sharp X68k. Na versão de pré-estreia do VPCE chegou até a começar a emular o suporte a CD-ROM para os jogos nessa mídia, mas logo na versão seguinte retira esse suporte. Essas versões eram alpha e vieram antes de Maio. Por conta da versão para Windows ter tido apenas uma versão, as versões DOS eram mais acessadas. Por conta disso, por volta de de Março de 1998 o emulador começa a ter suporte na front-end Universal Frontend, famosa por dar suporte à emuladores dos mais variados consoles e portáteis da época.
VPCE (Windows)
O VPCE também foi portado para outros sistemas, como MacOS (conhecido como Power PC Engine e com construção do código de som por Richard Bannister) e BeOS por Jonathan Lane, RiscOS por Paul Clifford, Linux por Steven Fuller e FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Unix, SunOS e Solaris por Osamu Kurati. Todos também em 1997. O emulador teve mais duas versões lançadas para MS-DOS, em Julho de 1997 e em Novembro de 1997, quando é encerrado o projeto. Em Fevereiro de 1998 chegou a ser comunicação que haveria a versão 0.4 do emulador, e que rodaria o jogo Street Fighter II - Champion Edition, mas esse lançamento nunca ocorreu. Uma curiosidade. Antes do projeto VPCE, em 1996, Jens criou outro emulador de hardwares de jogos, o GBSIM de Gameboy, descontinuado no mesmo ano.
Magic Engine (1997)
Magic Engine foi um emulador de PC Engine criado pelo francês David Michel, e tendo seu primeiro lançamento em Outubro de 1997 para MS-DOS. Posteriormente seu irmão Cedric Michel se junta ao projeto. A curiosidade é que logo na primeira versão, além de rodar jogos do PC Engine HuCards (cartucho), também rodava jogos de PC Engine CD, sendo então o primeiro emulador de PC Engine CD. Mas esse protagonismo tinha um preço, 35 dólares. As versões demo davam apenas 4 minutos de jogo.
Por haver apenas versão para MS-DOS, por volta de Janeiro de 1998, começa a ter suporte na front-end Universal Frontend, ao lado de outros emuladores famosos da época. Em Novembro de 1999 chega a vez de fazer parte da front-end, ArcadeOS, de Brian Lewis. E por fim, por volta de Abril de 2003, começa a fazer parte da front-end grega, Translations Frontend, do site grego de roms, GreekRoms. A front-end vinha nas línguas grega e inglesa. Em Setembro de 1999, O Magic Engine consegue ter a emulação dos HuCards em 100% e em Outubro de 1999 a emulação do CD-ROM. O emulador teve sete versões alphas de Outubro de 1997 à Dezembro de 1999.
A primeira versão beta foi a 0.97 em Dezembro de 1999 para Windows e MacOS. Houve mais duas versões beta nesse mês. A partir dessas versões o emulador começa a ser vendido por 16 dólares. Uma das curiosidades do projeto é ter disponibilizado versões do site em vários idiomas, como alemão, japonês, francês, italiano, espanhol, português e inglês, tendo até 2001 dado suporte ao português, e até 2002 aos outros idiomas, exceto inglês, francês e japonês, os quais manteve dali em diante. Até Junho de 2002 teve atualizações regulares. Após isso tem apenas mais três versões em 2005, 2007 e a última em Maio de 2008.
Sobre sua front-end, usa sempre a mesma na versão MS-DOS, e a migra para a versão Windows, em Dezembro de 1999, com algumas modificações de cor, adições e alterações de menus. Na versão 1.0 de Abril de 2005, dá mais uma modificada na front, com mais modificações de menus e alteração dos mesmo, além do wallpaper de fundo. As configurações recomendadas para a perfeita execução do emulador é de um Pentium III 600 MHz, com 512 MB de RAM, GeForce 2 ou Radeon 7500 com uma Sound Blaster.
Magic Engine também deu acesso aos acessórios que aumentavam a memória RAM do console, como System Card, Super CD-ROM e Arcade Card. Além disso também teve um player de música próprio, o MagicSystem, o trapaceador Cheat Engine, suporte ao patch para roms, IPS, entre outros. Em 2006, a dupla David e Cedric começam a trabalhar em outro emulador, o Magic Engine FX do sucessor do PC Engine, o PC-FX. O emulador é lançado em Dezembro de 2006 e tem quatro versões ao todo, tendo último lançamento em Fevereiro de 2008. Igual seu antigo projeto, a versão completa também é paga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário