quinta-feira, 17 de agosto de 2023

A História dos Emuladores de PC Engine - Parte 3

Hu-Go! (1999)

Hu-Go!

Hu-Go! foi criado pelo francês Olivier Jolly, mais conhecido como Zeograd). O emulador foi um port do emulador de Bero, o FPCE, desenvolvido a partir de 1999. Inicialmente usa a base do emulador de Bero, também com muita inspiração de Marat Fayzullin com seu conhecimento sobre o processador 6502, com as melhorias de Hmmx, o primeiro que portou o FPCE de Bero, nomeado como XPCE, e a biblioteca de Shawn Hargreaves, a Allegro, e desenvolveu o emulador. Zeograd também teve ajuda de David Michel criador do Magic Engine, Jens Restemeier, criador do primeiro emulador de PC Engine, o VPCE, pela documentação do console, entre muitos outros. Suas primeiras versões foram lançadas em início de 1999. Em Março, lança sua primeira versão beta, a 0.91 para MS-DOS. No início também se chamava FPCE, mudando seu nome na segunda versão beta de Maio de 1999 para Hu-Go! Inicialmente rodava apenas jogos em HuCards e configuração recomendada para executar o emulador era de um 486.

Hu-Go! (MS-DOS)

Em Junho, essa configuração recomendada se torna de um Pentium 1. Também em Junho adiciona a tradução na língua portuguesa do emulador por CodeMaster. Ainda em Junho, paralelo ao emulador, Zeograd cria o identificador de rom chamado FPCE ID, provavelmente identificando roms desconhecidas para seu emulador. O programa também classificava automaticamente roms e excluía as duplicatas. Esse identificador foi inspirado no identificador PCEID, criado pela equipe do emulador Hu6280 em Fevereiro de 1999. Em Julho o Hu-Go! começa a dar suporte ao PC Engine CD por meio de arquivos .iso, como também suporte à save state aos jogos de CD, e o filtro Eagle. Na versão de Agosto de 1999 é adicionada nova biblioteca de som que permite na versão de Setembro de 1999 a emulação de faixas de áudio de CD em MP3 e WAV. Em Dezembro de 1999 ganha versão para Linux. Em Janeiro de 2000, a versão Linux começa a ter suporte a som e reprodução de MP3 na versão de Junho de 2000. Em Agosto de 2000 vem a versão para Windows.

Hu-Go! (Windows) (Interface/Menus)

Apesar da versão para Windows, em Dezembro de 2000 a front-end Offend adiciona suporte a versão MS-DOS do emulador. Os modos Eagle e Scanline chegam na versão de Linux apenas em Janeiro de 2001. A versão 2.0 é lançada também em Janeiro de 2001. A última versão de MS-DOS é lançada em Março de 2001 (a 2.0), junto com o lançamento de seu código fonte. Em Julho de 2002, ganha versão para Xbox como HugoX. Mais de um ano e meio sem nova versão, surge a versão de Agosto de 2002, com biblioteca Allegro substituída pela biblioteca SDL, que ajuda na conversões do emulador para outros sistema e um novo mecanismo de som. Também em Agosto de 2002 ganha port para FreeBSD. Mais um tempo sem versões e surge a versão de Março de 2003, aonde é reescrito o modos de tela inteira e janelas e o suporte à CD é aprimorado. Também em Março de 2003 ganha versões para Debian, BeOS e RPM (um gerenciador de pacotes de softwares, principalmente para Linux). Em Outubro de 2003 e portado para Solaris. Depois de um hiato de dois anos, retorna com a versão de Março de 2005, que adiciona carregamento de roms compactadas, adição parcial do acessório Arcade Card, que trazia mais memória RAM para o console, principalmente para executar conversões de jogos de Neo Geo, suporte à netplay e a gravação de áudio e vídeo (esse em MPG e AVI) e auto-detecção de jogos americanos.

Hu-Go! (Windows) (Aero Blaster)

Além de tudo isso, o emulador também tinha screenshot, suporte à joypad, modo scanline e outros. Em Abril de 2005 lança sua versão final. Nessa fase, o emulador tinha boa compatibilidade e imagem e todos os recursos necessários para sua execução, com exceção do som que nunca foi muito bem desenvolvido, com certos bugs e ruídos. O último port oficial do Hu-Go! Foi para MorphOS em Agosto de 2005. O emulador também teve diversos ports ao longo do tempo, como para o sistema Sheldows em 2000, Xbox e GamePark 32 em 2003, Dreamcast em 2005, GameCube e GamePark GP2X em 2006, Nintendo Wii em 2007, Dingoo A320 em 2009 e Gamepark Caanoo em 2010. Zeograd também desenvolveu outro projeto para o PC Engine, chamado HuC, um compilador em linguagem C que traduzia a linguagem das roms do console para serem lidas pelos emuladores. Esse processo é conhecido também como ripagem. O projeto inicialmente foi um hack feito por David Michel de outro compilador, para usar no PC Engine. David desistiu do projeto e passou para Zeograd. Esse programa existiu de Abril de 2001 e Abril de 2005.

TGemu (2001)

TGemu (MS-DOS)

TGemu, também chamado de TurboGrafix Emulator, foi criado por Charles MacDonald para as HuCards do TurboGrafix e PC Engine. Charles já era conhecido por ter lançado emuladores para Master System, Game Gear, Mega Drive e System 16. Sua primeira e única versão é lançada em Fevereiro de 2001 para MS-DOS. O emulador tinha suporte VSync, frameskip, aceleração de jogo e screenshot no formato .PCX. Charles também contou com a ajuda de Bryan McPhail que criou o emulador do processador HuC6280. Bryan também ficou conhecido por trabalhar de 1997 à 2004 no projeto MAME. Entre outros que o ajudaram, estava Dave dos projetos DGen e Final Burn. O emulador teve apenas uma versão lançada. Por ser para MS-DOS era executado em linha de comando, mas por não ter progredido, nenhuma front-end de terceiros deu suporte à ele.

TGemu (Windows)

O emulador também foi portado parcialmente para GamePark GP32 em 2002. Em emuladores multissistemas fez parte do GuineaPig em 2004 para PalmOS. TGemu teve ports oficiais em 2001 para Windows por Pascal Bosquet e MacOS por Richard Bannister também em Fevereiro e para BeOS por Caz Jones em Março, três parceiros que portavam todos os emuladores de Charles. Os ports para Windows e BeOS tiveram apenas uma versão cada. Já o port para MacOS foi atualizado por muitos anos. Seguindo a linha temporal do port para Mac, sua segunda versão em Maio de 2001 adiciona sua biblioteca Blitter que dá suporte há 78 modos diferentes de vídeo, corrige bug de músicas que não tocavam em jogos, adiciona suporte à vários processadores, otimiza código de vídeo fazendo o emulador usar menos memória RAM e melhora a saída de som. 

TGemu (Windows) (Out Run)

Em Julho de 2002, consegue melhorar a emulação de som tão criticada do emulador de Charles. Em Julho de 2003 adiciona suporte à joypad. Em Setembro de 2003 adicionou os modos hq2x e hq4x. Em Dezembro de 2003 otimiza o código OpenGL. E segue assim, principalmente corrigindo bugs, colocando filtros e arrumando imagem e sim até Setembro de 2008 quando o emulador entra em hiato. Em Março de 2018 retorna com as atualizações e reescreve o emulador para sistemas operacionais modernos usando API’s Cocoa de 64 bits. Nessa ocasião, Bannister reescreve diversos de seus emuladores da mesma forma. Sua última versão é de Dezembro de 2019.

Outros Emuladores

PCE Emulator e DPCE

Além desses emuladores, também houve outros, como DeePCE em 1999, DPCE e BePcEngine (apenas para BeOS) em 2000, Project PC2E em 2003, Ootake em 2006, Turbo Engine, PicchioEngine e PCejin em 2009 e ePCEngine em 2016.

Ootake

Houve emuladores de PC Engine feitos exclusivamente para outras plataformas. Entre eles, para os portáteis, como GPEngine para o GamePark 32 e PCEAdvance para Gameboy Advance em 2003, PS2PCE para Playstation 2 em 2004, PCE for PSP para PSP em 2005, GP2Xengine para o GamePark GP2X em 2006, PSPHugo para PSP e Temper para GamePark GP2X (depois portado também para GCW Zero e Dingoo) em 2008, WiiEngine para GamePark GP2X e Nintendo Wii em 2008, e NitroGrafx para Nintendo DS em 2010. Para os celulares, como bf's Engine e Pocket Engine para Pocket PCs em 2001, temper4iphone para IPhone em 2008 e PCE.emu baseado no Mednafen para Android em 2011. E para PalmTop, como Dream Engine para PalmOS em 2004.

Turno Engine 16 e pcejin

O PC Engine também rodou em emuladores coletivos, como MESS em 1999 (Turbo Grafix 16 em 2001), Darcnes em 1999, Yame em 2001 (conhecido também como BeYame para BeOS), Xe em 2004, Mednafen em 2005, MAME em 2006, BizHawk em 2012, OpenEmu em 2013 para MacOS X, FBA em 2014, Higan de 2017 e Ares em 2020.

NEC-HE PC Engine/ePCEngine

Já o PC Engine CD rodou no Xe em 2005, Mednafen e BizHawk em 2012, MAME em 2013, OpenEmu em 2015 e Higan e Ares em 2020.

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