terça-feira, 8 de agosto de 2023

A História do PC Engine - Prefácio

PC Engine e TurboGrafx-16

O PC Engine ou TurboGrafx-16 nos EUA, foi lançado pela NEC em parceria com a Hudson Soft no Japão em 1987 para concorrer com o Nintendinho. Apesar de ser considerado uma geração à frente de seu concorrente, seu processador central, o HuC6280 era de 8 bits. Já seu chip de vídeo era de 16 bits, dando uma ótima qualidade de vídeo, com paleta de 512 cores, quando o console da Nintendo tinha 48. Todos os processadores e chips do console eram fabricados pela Hudson Soft. O console não funcionava por cartuchos, e sim por um sistema chamado HuCard, que eram uns cartões espessos. Apesar do lançamento da versão americana em 1988, logo é desbancado no ocidente pelo Mega Drive. Apesar disso, foi sucesso em seu país de origem.

PC Engine CD: CD-ROM² e Super CD-ROM²

Em 1988, a NEC lança um add-on chamado CD-ROM², conhecido como PC Engine CD, que vinha com os consoles em HuCards e CD-ROM encaixados um do lado do outro, trazendo suporte de mídia digital ao console, com maior espaço para sprites, paralaxes, músicas instrumentais e animações em cut scene. Mais tarde, o Sega CD, imita esse modelo. Uma segunda versão, intitulada Super CD-ROM² foi lançada em 1991, expandindo a memória RAM do aparelho de 64kb para 256kb.

PC Engine Duo, PC Engine Duo-R e PC Engine Duo-RX

Arcade Card Duo e Arcade Card Pro

No mesmo ano, lançam o PC Engine Duo, que combinava o PC Engine HuCards com o Super CD-ROM² em um único aparelho, dando suporte aos jogos de HuCard, CD-ROM² e Super CD-ROM². Duas variações desse console foram lançadas em 1993 e 1994, a PC Engine Duo-R e PC Engine Duo-RX. Em 1994, ainda lançam o Arcade Card, que expande a memória RAM do console para 2mb, para jogos de maior qualidade. Foi lançadas duas versões a Arcade Card Duo para o PC Engine CD-ROM², e a Arcade Card Pro, para o Super CD-ROM². Com exceção desse expansor, todos os outros add-ons e versões do console foram lançadas nos EUA. A NEC lançou 17 modelos diferentes de PC Engine e TurboGrafx-16.

Jogos HuCard (PC Engine)

Franquias como Twin Cobra, Bomberman, Castlevania, Galaga e Ninja Gaiden, foram sucesso no console. Sua maior concorrência foi com o Mega Drive, dado o interesse de ambos em ports de jogos de arcade. Entre eles, temos After Burner II, Splatterhouse, Aeroblasters, Bonanza Bros, Cadash, Chase H.Q., Golden Axe, Altered Beast, Out Run, Puyo Puyo, SF II: Champion Edition, Art of Fighting, entre outros. Os shmups foram outra grande marca do console, entre eles Parodius, R-Type, Violent Soldier, Soldier Blade, Chou Aniki, Spriggan Mark 2, Psychosis, Air Zonk, Lords of Thunder, Forgotten Worlds, Blazing Lazers e Magical Chase. Jogos com temática animê, tivemos Bubblegum, Sailor Moon, Dragon Ball Z, Doraemon e Yu Yu Hakusho.

Jogos PC Engine CD

Além disso, tivemos jogos de corrida, como Power Drift, Victory Run, Road Spirits e Final Lap Twin. De esporte, como Formation Soccer, J. League, Nekketsu Koukou, Tecmo World Cup e TV Sports. De aventura, como Bonk's Adventure, Ninja Spirits, Cadash, Neutopia, Wonder Boy, Adventure Island, Buster Bros e Bomberman, e outros. De run and gun, como Bloody Wolf, Mystic Formula, Horror Story. De beat’ em up, como Double Dragon, Riot Zone, Crest of Wolf, Cyber Cross, River City. De Luta, como World Heroes 2, Fighting Street, e os já citados SF II e AOF. De RPG, como Tengai Makyo, Momotaru Densetsu, Dragon Slayer, Exile, Alnam no Kiba, Star Breaker. Da Disney, como Darkwing Duck e TaleSpin. Entre muitos outros. O console é descontinuado em 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página