Megadrive Emulator (1994)
Megadrive Emulator
Megadrive Emulator ou apenas Mega Drive, foi o primeiro emulador de Mega Drive/Genesis desenvolvido. Foi lançado em 1994 para MS-DOS. Seus criadores foram Steve Riddle, o The Careless Gamer (]TcG[), como programador principal, e Baalzamon, Berzerker e Stegg, como programadores secundários.
Megadrive Emulator (MS-DOS)
O emulador estava em seu estado inicial, e rodava apenas Sonic, e mesmo assim com deficiências, como lentidão, problemas com sprites e a não funcionalidade de som. O projeto acaba quando o código fonte é perdido em uma falha de disco rígido. A última versão lançada é datada de Julho de 1994 como 0.5 Versão 2.
Há informações que o emulador teria tido uma última versão em Julho de 1996, mas não há confirmação sobre isso. Megadrive Emulator é considerado um dos primeiros emuladores de consoles, estando entre os cinco primeiros que se tem notícia.
GenEm (1996)
GenEm (MS-DOS)
GenEm foi desenvolvido pelo alemão Markus Gietzen em 1996. Foi o segundo emulador de Mega Drive a ser lançado, por volta de meados de 1996 para MS-DOS, mas também com diversos problemas. Rodava vários jogos, porém só a Sound Blaster executava a maioria dos sons. O Z80, que era um microprocessador usado no SMD como coprocessador de som, é disponível apenas com comandos do prompt do DOS. Os jogos que não tinham a emulação de som no Z80, funcionavam com o som muito lento. Inclusive essa era uma das grandes reclamações dos emuladores da época, a parte sonora ser estável apenas em placas de som caras.
GenEm Loader
Apesar disso, mesmo com tudo favorável para a execução de som, alguns jogos simplesmente não tinham som. Ainda em 1996, começa a lançar junto com o emulador o executável GenNew, para computadores mais lentos, rodando com o dobro da velocidade do GenEm comum. Em Setembro de 1996, Airds lança uma front-end para o GenEm, chamada GenEm Loader, para Windows, que contou com a ajuda de Markus em algumas informações exibidas na mesma sobre Mega Drive.
GenEm95
Em Outubro de 1996, é lançada sua versão para Windows 95 e NT, chamada GenEm95. Essa versão vinha sem som, porém com opção de habilitar a emulação de som através do Z80. A última versão do emulador foi lançada em Maio de 1997, para DOS e Windows. No mesmo mês também é lançada a última versão do GenEm Loader. Em Julho de 1997, GenEm ganha um port para PowerPC (rodando no sistema MacOS) por Brian Verre, e em 1999 para o sistema UNIX/Linux por Magi sob o nome de XGenEM. Esse foi o primeiro port de um emulador de MD para o sistema UNIX, e um dos primeiros para Linux, ao lado de Generator em Novembro de 1998 e de DGen em Junho de 1999. Foram cinco versões do emulador lançadas ao todo. Markus também ficou conhecido em 1996 e 1997 pela criação do emulador de Atari 5200, XL-It!
Genecyst (1997)
Genecyst
Genecyst foi criado por Icer Addis da produtora Bloodlust Software em 1997, e lançado em Junho do mesmo ano para MS-DOS. Ele seguiu o mesmo padrão de interface e menus do emulador de NES, NESticle, da mesma empresa. O emulador foi o primeiro a rodar de fato uma lista grande de jogos do console, e sem os problemas encontrados em projetos anteriores. Ele implementou, entre outros, save state, gravação de som (com opção de gravação do som geral e do som FM) e conversões de jogos SMD para BIN. Além disso, também dava suporte à pause, reset, snapshot, diversos tamanhos de resolução de vídeo, frameskip, Vsync, dois controles (com suporte tanto por teclado, como por joypad), suporte à diversas informações técnicas, como cores de paletas e possibilidade de alterar camadas (entre fundo, sprites e paralaxes), escolha de região do jogo (EUA, JP e EU), além de emular todos os chips sonoros, como FM, PSG e DAC, e dar a possibilidade de executar o som em até 44.100 Hz. O emulador também é pioneiro na gravação de áudios no formato .GYM, que são os áudios originais do SMD. GYM é a abreviação de Genesis Yamaha, porque grava o som direto do chip 2612, trazendo um som limpo e com qualidade digital.
Outros emuladores de SMD depois deram suporte à essa função. Além das versões DOS terem mais memória e processamento a sua disposição por não dividi-las com o sistema operacional, o emulador também usava pouco de cada um desses. Necessitava de apenas um Pentium 1 com 8 MB de memória RAM para a execução dos jogos. O emulador também teve um bom apoio da cena da emulação, como Ishmair com informações e ajudas sobre o chip de som YM2612, Neill Corlett com seu emulador 68k, Merlyn LeRoy com seu Game Genie, além de ajuda de Marat Fayzullin do projeto MasterGear de Master System e do lendário site de emuladores, Zophar. Por algum tempo, Genecyst foi considerado o melhor emulador de Mega Drive que existia. O emulador teve sete atualizações de Junho à Setembro de 1997, quando teve um hiato. Retorna com a última versão em Agosto de 1998, trazendo carregamento de jogos compactados em formato ZIP, gravação de som em formato WAV e suporte à som estéreo. Mesmo se encerrando em 1998, Genecyst foi amplamente usado até início dos anos 2000.
Venha conhecer a história do Megadrive Emulator, GenEm e Genecyst em vídeo no nosso canal no YouTube.

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário