quarta-feira, 23 de agosto de 2023

A História dos Emuladores de Mega Drive - Parte 1

Megadrive Emulator (1994)

Megadrive Emulator

Megadrive Emulator ou apenas Mega Drive, foi o primeiro emulador de Mega Drive/Genesis desenvolvido. Foi lançado em 1994 para MS-DOS. Seus criadores foram Steve Riddle, o The Careless Gamer (]TcG[), como programador principal, e Baalzamon, Berzerker e Stegg, como programadores secundários.

Megadrive Emulator (MS-DOS)

O emulador estava em seu estado inicial, e rodava apenas Sonic, e mesmo assim com deficiências, como lentidão, problemas com sprites e a não funcionalidade de som. O projeto acaba quando o código fonte é perdido em uma falha de disco rígido. A última versão lançada é datada de Julho de 1994 como 0.5 Versão 2.

Megadrive Emulator (Sonic The Hedgehog)

Há informações que o emulador teria tido uma última versão em Julho de 1996, mas não há confirmação sobre isso. Megadrive Emulator é considerado um dos primeiros emuladores de consoles, estando entre os cinco primeiros que se tem notícia.

GenEm (1996)

GenEm (MS-DOS)

GenEm foi desenvolvido pelo alemão Markus Gietzen em 1996. Foi o segundo emulador de Mega Drive a ser lançado, por volta de meados de 1996 para MS-DOS, mas também com diversos problemas. Rodava vários jogos, porém só a Sound Blaster executava a maioria dos sons. O Z80, que era um microprocessador usado no SMD como coprocessador de som, é disponível apenas com comandos do prompt do DOS. Os jogos que não tinham a emulação de som no Z80, funcionavam com o som muito lento. Inclusive essa era uma das grandes reclamações dos emuladores da época, a parte sonora ser estável apenas em placas de som caras.

GenEm Loader

Apesar disso, mesmo com tudo favorável para a execução de som, alguns jogos simplesmente não tinham som. Ainda em 1996, começa a lançar junto com o emulador o executável GenNew, para computadores mais lentos, rodando com o dobro da velocidade do GenEm comum. Em Setembro de 1996, Airds lança uma front-end para o GenEm, chamada GenEm Loader, para Windows, que contou com a ajuda de Markus em algumas informações exibidas na mesma sobre Mega Drive.

GenEm95

Em Outubro de 1996, é lançada sua versão para Windows 95 e NT, chamada GenEm95. Essa versão vinha sem som, porém com opção de habilitar a emulação de som através do Z80. A última versão do emulador foi lançada em Maio de 1997, para DOS e Windows. No mesmo mês também é lançada a última versão do GenEm Loader. Em Julho de 1997, GenEm ganha um port para PowerPC (rodando no sistema MacOS) por Brian Verre, e em 1999 para o sistema UNIX/Linux por Magi sob o nome de XGenEM. Esse foi o primeiro port de um emulador de MD para o sistema UNIX, e um dos primeiros para Linux, ao lado de Generator em Novembro de 1998 e de DGen em Junho de 1999. Foram cinco versões do emulador lançadas ao todo. Markus também ficou conhecido em 1996 e 1997 pela criação do emulador de Atari 5200, XL-It!

Genecyst (1997)

Genecyst

Genecyst foi criado por Icer Addis da produtora Bloodlust Software em 1997, e lançado em Junho do mesmo ano para MS-DOS. Ele seguiu o mesmo padrão de interface e menus do emulador de NES, NESticle, da mesma empresa. O emulador foi o primeiro a rodar de fato uma lista grande de jogos do console, e sem os problemas encontrados em projetos anteriores. Ele implementou, entre outros, save state, gravação de som (com opção de gravação do som geral e do som FM) e conversões de jogos SMD para BIN. Além disso, também dava suporte à pause, reset, snapshot, diversos tamanhos de resolução de vídeo, frameskip, Vsync, dois controles (com suporte tanto por teclado, como por joypad), suporte à diversas informações técnicas, como cores de paletas e possibilidade de alterar camadas (entre fundo, sprites e paralaxes), escolha de região do jogo (EUA, JP e EU), além de emular todos os chips sonoros, como FM, PSG e DAC, e dar a possibilidade de executar o som em até 44.100 Hz. O emulador também é pioneiro na gravação de áudios no formato .GYM, que são os áudios originais do SMD. GYM é a abreviação de Genesis Yamaha, porque grava o som direto do chip 2612, trazendo um som limpo e com qualidade digital.

Genecyst (Interface/Menus)

Outros emuladores de SMD depois deram suporte à essa função. Além das versões DOS terem mais memória e processamento a sua disposição por não dividi-las com o sistema operacional, o emulador também usava pouco de cada um desses. Necessitava de apenas um Pentium 1 com 8 MB de memória RAM para a execução dos jogos. O emulador também teve um bom apoio da cena da emulação, como Ishmair com informações e ajudas sobre o chip de som YM2612, Neill Corlett com seu emulador 68k, Merlyn LeRoy com seu Game Genie, além de ajuda de Marat Fayzullin do projeto MasterGear de Master System e do lendário site de emuladores, Zophar. Por algum tempo, Genecyst foi considerado o melhor emulador de Mega Drive que existia. O emulador teve sete atualizações de Junho à Setembro de 1997, quando teve um hiato. Retorna com a última versão em Agosto de 1998, trazendo carregamento de jogos compactados em formato ZIP, gravação de som em formato WAV e suporte à som estéreo. Mesmo se encerrando em 1998, Genecyst foi amplamente usado até início dos anos 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página