segunda-feira, 14 de agosto de 2023

A História dos Emuladores de PC Engine - Parte 2

FPCE (1998)

FPCE

Free PC-Engine Emulator, ou simplesmente FPCE, foi criado em 1998 pelo desenvolvedor japonês de emuladores, Bero. Sua primeira versão foi lançada em Abril de 1998 para MS-DOS. O emulador teve apenas uma versão lançada. Lançou o código fonte dessa versão e de uma versão posterior que nunca lançou, ambos também em Abril de 1998. Seu interesse era desenvolver um port para PSX, e quem sabe rodar no console os jogos em CD do PC Engine CD, o que nunca conseguiu, sendo lançada apenas o port para PSX com carregamento dos jogos em HuCards, lançado em Julho de 1998.

FPCE (Bikkuriman World)

Essa versão para PSX era considerada a segunda versão do projeto. O emulador rodava jogos no formato VPCE, do Virtual PC-Engine, e usava o processador 6502 de Marat Fayzullin, como igualmente a documentação de Jens Restemeier, do Virtual PC Engine. Sua versão era muito inicial, funcionando poucos jogos, mas vale como curiosidade entre os primeiros emuladores de PC Engine. Bero lançou o código fonte logo no início, no mês de Abril, ajudando outros criadores. O projeto teve apenas duas versões lançadas. Seu emulador foi portado pelo japonês HMMX também em Abril de 1998 com o nome de XPCE (X PC Engine Emulator) para Windows, trazendo várias melhorias, como bons gráficos, e velocidade e som com melhor qualidade. 

XPCE

Seu diferencial também era a compatibilidade com o DirectX, que era uma inovação para jogos na época, o que também trouxe muita vantagem à seu port. A primeira versão que encontramos do emulador é datada de Julho de 1998, sendo o terceiro lançamento, o 0.03, que ganha no mesmo mês port para UNIX. O emulador teve quinze versões ao todo e encerra suas atividades em Maio de 2000. Em sua última versão, conseguiu acelerar a emulação do núcleo da CPU, tornando a execução dos jogos mais rápida.

XPCE (Menus)

Em Março de 1999, Youch, anunciou que estava trabalhando no port do emulador para o Sharp X68000, um conhecido e potente computador da época, mas o mesmo nunca foi lançado. Em 2003, a última versão do XPCE é portada para o console XBox por Hikaru como XPCE X e vem com uma série de novidades. Tem suporte às línguas inglesa e japonesa, à gamepad, pause, tela cheia, filtros gráficos, salto de quadros e controles de qualidade e volume de som. O port tem cinco versões ao todo, todas lançadas em 2003.

Hu6280 (1998)

Hu6280 (Intro/Ninja Spirit)

O nome Hu6280, foi baseado no processador HuC6280 da Hudson Soft usado no console. O emulador rodava apenas HuCards, a versão cartucho do console. O projeto se iniciou em 1998 pelo inglês JamSponge, tendo lançado sua primeira versão em Maio de 1998. Ela era para MS-DOS e com uma GUI própria, porém vinha sem som. No mesmo mês também adiciona suporte comando de linha, possibilitando mais flexibilidade para a escolha de roms, save state e screenshot no formato .LBM, que era o formato de imagens de um programa chamado DPaint do PC Commodore Amiga 1000, além de tornar a emulação 50% mais rápida. Também em Maio, junte-se ao projeto Mr.Kipling, especialista em sistema ASM. Em Junho consegue adicionar suporte à som, opções de resolução, vsync, gamepads específicos de PC, frameskip, uma nova opção por comando de linha e modo de baixa resolução para usuários com PC’s primário. O suporte à som já vinha com as qualidades 11, 22 e 44.000 Hz. Em Julho consegue colocar suporte à som estéreo para as placas de som que forem compatíveis com esse recurso. Em Agosto consegue dar suporte à joypad com 6 botões, possibilitando jogar Street Fighter, como também suporte à dois controles e ao portátil PC Engine GT. Em Dezembro começam a desenvolver suporte à CD-ROM. Para executá-lo bastava ter um computador com Pentium 166 MHz de velocidade e 233 MHz se fosse usar som (padrão dá época de jogar sem som, já que muitos emuladores em seu início não davam suporte ao mesmo).

Hu6280 (MS-DOS)

Inicialmente é lançado apenas para DOS, com depois versões para MacOS em Setembro de 1998 por Richard Bannister e para Windows em Fevereiro de 1999 por Jam, conhecida como Huwin. Nesse mês, lançam vários betas, entre eles o Beta 5 que adiciona suporte ao arquivo .INI para configurações próprias do usuário sobre jogos e outros e o Beta 6 que começa a dar suporte aos jogos de SuperGrafx, uma versão remodelada do PC Engine HuCards lançada apenas no Japão e que rodava todos os jogos do console, além de mais cinco jogos lançados exclusivos para o mesmo. Apesar de ter saído dias antes uma versão para Windows, a front-end StarLaunch, criada por Dave Hng, começa a dar suporte também em Fevereiro à última versão DOS do Hu6280 lançada em Janeiro. Em Abril, é criada uma front-end específica para o Hu6280, chamada HUfe de autoria de burnworw. Ambas as front-ends encerraram seu suporte e continuidade. Em Março, a versão Beta 7 do emulador porta o mesmo para ASM, deixando sua velocidade muito superior. Kipling já prometia esse port desde Junho de 1998. Em Abril, Jam lança uma versão do emulador para rodar no Nintendo 64, que vem junto com o jogo caseiro Galaga ’99. Em Janeiro de 2000, depois de não lançar mais nenhuma versão desde Maio de 1999, o projeto retorna e Jam lança a versão Windows DirectX. Nessa versão também adicionam suporte à joypad por meio do DirectInput e três modos de resolução de tela. Também em Janeiro, Jam lança a ferramenta Win32 PCERip, que servia para ripar jogos de PCE CD para o PC e rodar no Hu6280.

Hu6280 (Windows)

A última versão lançada do emulador é datada de Fevereiro de 2000, e nela começam a dar suporte à jogos de PC Engine CD por arquivo .ISO e .TOC. Por volta do ano de 2000, Hu6280 já rodava 98% das roms. A versão para MacOS foi lançada até Abril de 2001, quando Bannister começa a fazer ports do emulador TGemu. O emulador também teve influencia de pessoas do meio, como Emanuel Schleussinger e Paul Clifford, esse segundo responsável pelo port para RiscOS do VPCE, pela documentação do console, Jans Restemeier, David Michel e Bero pela influencias em seus emuladores VPCE, Magic Engine e FCPE e o site de emulação Zophar, pela divulgação. O microprocessador do PCE, o HuC6280, que origina o nome do emulador, é uma versão do microprocessador M6502 feito por outra empresa. Dizem que o emulador de M6502 de Marat Fayzullin e Alex Krasivsky teria sido usado no emulador de Jam, mas não temos a confirmação disso. Hu6280 teve ports para GamePark GP2X em 2006 e para Game Cube e Nintendo Wii em 2008. Algumas curiosidades. Jam e o grupo que trabalhava consigo no projeto, conhecidos como Hu6280 Team, chegaram a lançar um jogo para o PC Engine em Dezembro de 1998 chamado Jamanoid, um clone do clássico jogo de 1986, Akanoid, e que para consoles caseiros havia apenas sido lançado para NES. Jamanoid é uma mistura do nome de JamSponge com Arkanoid. O jogo teve várias versões lançadas até Janeiro de 1999. O único déficit do clone é que não tinha som. Outra curiosidade é que por volta de 1999/2000, Jam tinha planejado o lançamento de um CD do Hu6280 junto com jogos do console. Na ocasião, pedia doação de jogos para o projeto. Chegaram a ter uma lista com 117 que iriam lançar, sendo 59 americanos e 68 japoneses, mas esse lançamento acabou nunca ocorrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página