ColEm (1996)
ColEm (MS-DOS)
ColEm foi o primeiro emulador de ColecoVision lançado, datado de Fevereiro de 1996, pelas mãos de Marat Fayzullin. Marat estava desenvolvendo um emulador de MSX, quando percebeu que o sistema era muito semelhante ao console de games de segunda geração, e o desenvolveu. Foi um dos poucos emulador que disponibilizou de graça, como também seu código fonte, o que ajudou outros criadores a desenvolver emuladores para vídeo game. Inicialmente o emulador rodava em modo DOS, e posteriormente foi portado para outro sistemas.
ColEm (Windows)
ColEm (Antarctic Adventure)
Entre eles, ainda em 1996, MacOS por John Stiles, Windows por Neal Danner (criador do The Virtual ColecoVision), Xfree-86-OS/2 por Krister Bergman, Unix por Joshua Thompson, e outro port para MS-DOS por Marcel de Kogel, criador do ADAMem. Em 1997 veio os ports para OS/2 (sistema da IBM) por Darrell Spice Jr. e a versão online shareware no site do Kagi, em 1998 para Acorn por David McEwen, PC98 por Tensai e outro port para MS-DOS por Firebug e em 1999 para Amiga por AmiDog. A primeira versão para Windows partilhada no site do emulador apareceu em Agosto de 2007, e que vinha em conjunto com a versão para MS-DOS. Essa versão foi portado pelo próprio Marat.
Ao longo dos anos suais maiores atualizações foram ports de suas versões por ele ou por terceiros na página do emulador, como para os sistemas Solaris, Linux, SunOS, FreeBSD, HP-UX, Symbian, Unix, OpenPandora, PC98, PalmOS5, consoles como Dreamcast, Nintendo Wii, portáteis como PSP, PS Vita, GP32, GP2X, GP2X-F100, GP2X Wiz, GP2X Caanoo , sistemas operacionais de portáteis e smartphone como Dingux da Dingoo, Android, Pandora, UIQ3 da Sonic Ericsson e Motorola, Maemo da Nokia, em sistemas de Pocket PC's (semelhantes aos smartphones), entre outros sistemas. Há duas versões na Play Store do ColEm, sendo uma gratuita e outra paga. A paga acrescenta outras funções ao mesmo. A partir de de Junho de 2020, inclui no ColEm a função de emular o computador Coleco Adam, sucessor do ColecoVision. Sua última versão para Windows saiu em 3 de Março de 2021, e para Android em Agosto de 2024.
ADAMem (1996)
ADAMem
ADAMem, como o próprio nome diz, é uma fusão do emulador ColEm de ColecoVision de Marat Fayzullin, com a emulação do computador Adam, da mesma empresa que produziu o console. O emulador foi desenvolvido pelo holandês, Marcel de Kogel. O projeto se inicia em 1996, com emulador lançado em Outubro, e uma segunda versão em Novembro, todas em modo DOS. Em Fevereiro de 1999, mais de dois anos sem atualiza-lo, o reescreve, substituindo a emulação do Z80 (processador) de Marat por seu próprio emulador do processador, chamado Z80Em. Essa foi a última versão do ADAMem, lançada em modo DOS, Linux e para sistemas Unix. Essa versão ganhou um port por David McEwen para o sistema Acorn. Em março de 1999, o emulador ganha um front-end para ser executado em Windows 95 e NT, chamado ADAMEmMam. Em Outubro de 2003, ganha uma versão para Xbox portada por XPort, chamada AdamX.
The Virtual ColecoVision / VColeco (1997)
The Virtual ColecoVision
O primeiro projeto de emulação do ColecoVision a ser criado foi o The Virtual ColecoVision. O desenvolvimento do emulador começou em Outubro de 1994 por Neal Danner, indo até Dezembro de 1995. Em Fevereiro de 1996, é lançado o emulador de ColecoVision de código aberto ColEm de Marat Fayzullin. Nessa ocasião, Neal já tinha mais de 400 horas de trabalho com seu emulador. O ColEm foi importante para Neal, inclusive fazendo-o criar um port do emulador para Windows também Fevereiro de 1996, chamado ColEm for Win32, e conhecido como ColEmWin, pelos arquivos levarem esse nome. O port teve versão única. Após o lançamento do emulador de Marat e seu port do mesmo, ainda trabalhou mais 200 horas em seu projeto, lançando finalmente seu emulador próprio em Julho de 1997, chamado ColEm97, em homenagem à Marat que cedeu um pouco de seu código fonte para sua criação. Posteriormente o emulador se chama ColEmWin97, mas fica conhecido como ColEmWin, por ter mantido o mesmo nome dos arquivos que manteve no port de Marat.
Após isso é lançada mais uma versão, e quatro versões no mês de Outubro. Dessas quatro, na segunda é adicionado o ColecoCheat, que permite trapaças em jogo, além de save states e modo tela cheia, seguido de outras atualizações. Na terceira, o emulador muda de nome para The Virtual ColecoVision, conhecido como VColeco e também como VColecoWin. A nomenclatura Win no fim do nome dos emuladores era comum na época para diferenciar execuções para MS-DOS e Windows. Essa mudança ocorreu, muito provavelmente porque o emulador era confundido com a versão de Windows de Marat, não mais cuidada por Neal, e que no início também era conhecida como ColEmWin. E na quarta, que foi a última versão do emulador, vinha com o jogo Cosmo Fighter 2, ripado pelo criado do ADAMem, Marcel de Kogel. O emulador teve seis versões ao todo.
Virtual ColecoVision (Cosmo Fighter 2)
Uma das curiosidades do emulador é a emulação do processador Z80 feita por Neal, diferente da maioria dos emuladers que usavam o emulador Z80 de Marat Fayzullin, já consagrado no meio. A emulação de som também foi de Neal. Além de Marat, Marcel de Kogel do ADAMem também o ajudou no projeto. A recomendação para uma boa execução do emulador era de um Pentium 100MhZ, com DirectX, 16MB de RAM e a uma placa gráfica PCI. Um computador bom para 1997. Com o fim do emulador em Outubro de 1997, no mesmo mês Neal cria um port do mesmo para Java, conhecido como The Virtual ColecoVision for Java, ou simplesmente VColecoJava. Ele teve atualizações até Outubro de 1998.
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