domingo, 16 de abril de 2023

A História do ColecoVision

Console e Hardware ColecoVision

ColecoVision foi lançado pela Coleco Industries nos EUA em 1982 com a proposta de trazer jogos com qualidade similar ao dos arcades da época. A Coleco começa no mundo dos games em 1976 com consoles de mesa de primeira geração chamados Coleco Telstar, os famosos pongs. Posteriormente, começa a desenvolver arcades de mesa em miniatura com jogos licenciados de empresa como Sega, Bally, Midway e Nintendo. Sobreviveram nesse negócio até 1982. De todos os consoles de segunda geração, ColecoVision foi um dos mais potente, com CPU Zilog Z80A de 3.58Mhz, som SN76489A com 4 canais de áudio, memória RAM de 8kb, memória de vídeo de 16kb e processador de vídeo TMS9928A. Só perdia em memória para o Atari 5200, e em bits de CPU para o Intellivision, que tinha 16 bits, porém, três vezes menos potência em MHz.

Donkey Kong

Apesar de sua concorrência direta ter sido com o Atari 5200 e estar sempre na liderança, tinha um módulo de expansão para rodar jogos do antecessor de seu concorrente, o Atari 2600. ColecoVision foi tão poderoso, que a Sega o procurou para lançar jogos para seu console. Com a recusa, lançou o SG-1000. Sua configuração era idêntica à do SG-1000 da Sega, com exceção do processador de vídeo, e idêntica ao PC MSX, com exceção do chip de som AY-3-8910, que era semelhante ao 76489 do console da Coleco. Por conta disso, houve conversão de jogos entre os três sistemas com uma certa facilidade. O primeiro jogo do console foi Donkey Kong, também sendo a primeira versão doméstica do jogo. Isso aconteceu por conta de uma parceria feita com a Nintendo, quase perdendo essa exclusividade para o Atari 2600. Foi isso que fez o console vender no natal de 82, quatro meses depois do seu lançamento, 500 mil cópias.

Jogos ColecoVision

Vários jogos foram sucesso no console, como os ports de arcade feitos pela Sega, Exidy, Konami e outras, como Donkey Kong, Donkey Kong Jr., Lady Bug, Burger Time, Bump ‘n’ Jump, Spy Hunter, Galaxian, Frogger, Centipede, Choplifter, Roc'n Rope, Congo Bongo, Mister Do! (esses trazidos pela Coleco), Zaxxon, Popeye, Pac-Man, Q*Bert, Gyruss, Mr. Do's Castle, Super Cobra, Boulderdash, Jungle Hunt, Tutankham, e os ports de outros consoles e PCs como SG-1000, MSX e C64, como Smurf, Decathlon (também trazidos pela Coleco), Pitfall I e II, River Raid, H.E.R.O, Antarctic Adventure, Keystone Kapers, Miner 2049er, Frantic Freddy, Pitstop, Jumpman Junior, Oil's Well, Sammy Lightfoot, Zenji, Montezuma's Revenge, entre outros. Além disso, o console recebeu jogos originais e lançados primeiramente para ele, e todos pela Coleco, como WarGames, Cabbage Patch Kids, Dr. Seuss's Fix-Up the Mix-Up Puzzler, The Dukes of Hazzard, Fortune Builder, Ken Uston Blackjack/Poker e outros.

Também teve títulos exclusivos para o console, como Illusions, 2010: The Graphic Action Game, Tarzan, Rock Super Action Boxing, Super Action Baseball e Football, entre outros. Seus ports foram os mais próximos aos arcades mais poderosos em comparação com ports feitos para concorrentes como Atari 2600 e Intellivision. O console é descontinuado em 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página