Atari800 (1995)
Atari800
O primeiro emulador para Atari 5200 foi criado por David Firth em 1995 para emular principalmente o computador Atari 800. Seu primeiro lançamento acontece em Junho de 1995 para UNIX (rodando também em Linux e outros sistemas). Na versão 0.4.5 de Julho de 1996, começa a dar suporte aos computador Atari 800XL, 130XE e ao console 5200. Na versão seguinte em Setembro de 1996, começa também a lançar o emulador para Amiga e MS-DOS. Seu funcionamento ocorria de duas formas, ou por linhas de comando, ou pelo X-Windows, um sistema de interface que criava janelas nos sistemas UNIX para a execução do emulador. David já havia criado um compilador do Atari800 em 1985/86, e até um jogo tinha sido lançado para, chamado Enigmatix, por Page 6, mas apesar da existência de um emulador moderno do PC, chamado PC Xformer, ele queria um emulador próprio a partir de sua compilação e que rodasse em um sistema de fácil portabilidade para outros que era o UNIX.
Atari800 (Moon Patrol/Opções)
Em Abril de 1997, lança a versão 0.8.0, aonde começa a usar o emulador Pokey Sound do famoso criador de emuladores sonoros, Ron Fries, trazendo uma melhoria substancial na parte sonora do emulador. Após essa versão, fica um bom tempo sem atualizações. Terceiros ao verem esse hiato, começam a atualizar por conta própria cada versão do emulador, graças ao projeto ser de código aberto. Esses programadores são Stephen Firth, com a versão para Amiga, Rich Lawrence, com a versão para X-Windows, Perry McFarlane com a versão para MS-DOS. Em Junho de 1997, David retorna com mais uma versão, ficando mais um hiato sem atualizações, e retornando em Janeiro de 1998 com mais uma versão. Nessa versão, adiciona suporte a Atari Falcon graças ao tcheco, Petr Stehlik, o Joy. A partir dessa versão, o emulador é lançado simultaneamente para UNIX, X-Windows, MS-DOS, Atari Falcon e Amiga. Em Fevereiro de 1998, David lança suas duas últimas versões do emulador, com um total de 45 lançamentos ao todo, e encerra o projeto.
Atari800
Nesse mesmo mês, Stephen, Rich e Perry, criadores dos ports para Amiga, X-Windows e MS-DOS, se juntam com Thomas Richter, Radek Sterba, Robert Golias e Petr Stehlik (esse último, o que encabeça o projeto e cuidador da versão para Atari Falcon) e criam o Atari800 Development Team, desenvolvendo o projeto à partir de então. Antes de ser formado, David Firth é contatado pelo grupo e aprova a continuação de seu projeto pelo mesmo. Em Julho de 1998, começa a rodar também nos PCs Atari ST e Atari TT. Sua versão para Windows é lançada em Novembro de 2001, conhecida também como DirectX. Nessa versão também começa a dar suporte aos sistemas WinCE (de Power PCs) por Vasyl Tsvirkunov e SDL por Jacek Poplawski.
Atari800 (Opções/Bruce Lee)
Outros ports surgiram, como para BeOS em Dezembro de 2004, para Dreamcast em Abril de 2006, Java em Março de 2009, Android em Abril de 2011, Raspberry PI em Abril de 2014 por Andrey Dj e libatari800 em Dezembro de 2019 por Rob McMullen, além de ports não oficiais, como Android, Windows, MacOS, PSP, PS2, Nintendo Wii, GP32, GP2X, GP2X Wiz e outros. Em Março de 2009, começa a ser lançada a versão Windows-SDL, substituindo a versão Windows-DirectX em Março de 2013. O emulador foi atualizado até Maio de 2022. Foram lançadas 64 versões ao todo entre 1998 e 2023. O emulador também fez parte a partir de 2015 do multi-emulador OpenEmu para MacOS. Atualmente o grupo é composto por Petr e Perry, ao lado de Piotr Fusik e Tomasz Krasuski. Sua última versão é lançada em Dezembro de 2023.
Virtual Super System (1996)
Virtual Super System
O VSS, ou Virtual Super System foi lançado em Setembro de 1996 por Dan Boris para MS-DOS, mais tarde também criador do primeiro emulador para Atari 7800. Um de seus principais apoiadores foi Ron Fries, criador do emulador sonoro usado no programa, o TIA Sound. Em seu início o VSS dava suporte a poucos jogos. Com o tempo a lista de títulos suportado foi crescendo. Em Abril de 1998 já dava suporte à 85% deles, seguido de 90% em Fevereiro de 2002, e 95% em Abril de 2004.
Virtual Super System (Dig Dug)
O VSS roda com quase perfeição os títulos Pac-man, Ms. Pac-man, K-razy Shoot Out, Frogger, Frogger II, Jungle Hunt, Astrochase, Berzerk, Blue Print, Centipede, Defender, Gorf, Gremlins, Kaboom, Missile Command, Pengo, Space Dungeon, Super Breakout e Bounty Bob. Os únicos jogos que não rodavam no emulador eram Mr Do's Castle, Decathalon, Pole Position e Real Sports Soccer. O emulador rodava a partir de um 486 com 2MB de memória RAM, mas rodava sem travamento em um processador com 133MhZ de potência e placa de vídeo PCI. O emulador usou como base para a construção de seu sistema e famosa biblioteca Allegro, uma biblioteca criada em 1990 para criação de jogos, semelhante a também famosa SDL criada em 1998.
O emulador funciona a base de comando de linha, ou seja, comandos no estilo MS-DOS, sem uma GUI/front-end para facilitar o acesso. Diante disso, por volta de 1999, Todd Lawrence cria o Regal Beagle 2000, que cria uma interface para o VSS, como também para o V7800 do Atari 7800, também criado por Dan Boris, em versão Windows. Também é lançada a Brazilian Atari 5200 Frontend em 2001 para o emulador. O emulador foi atualizado entre 1996 e 1998, ficando um tempo em hiato e retornando em 2001, e em seguida ficando mais três anos em hiato e tem seu último lançamento em Abril de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário