sábado, 1 de abril de 2023

A História do Atari 5200


Console e Hardware Atari 5200

O Atari 5200, foi o segundo videogame de segundo geração lançado pela Atari, sendo o primeiro o 2600. Ele chega para concorrer com o Intellivision, que tinha uma CPU superiora de 16 bits, mas se depara, meses depois, com o lançamento do ColecoVision, que se torna seu concorrente de fato, pois possuía um dos melhores hardware da época, perdendo apenas em CPU e memória RAM para o 5200. A configuração do console da Atari, contava com uma CPU MOS 6502 personalizada de 1,79 MHZ, dois chips gráficos, o ANTIC e o GTIA, que trabalhavam em conjunto, sendo o GTIA a evolução do chip de vídeo TIA criado para o 2600. Apesar de suportar até 256 cores, diferente de todos os seus concorrentes de segunda geração e até de terceira, só conseguia ter 16 de forma simultânea, empatando com Intellevision e Odyssey 2. Também tinha 16kb de memória RAM, concorrendo nesse quesito apenas com o SG-1000/Master System e NES de terceira geração. E por fim, tinha som PSG de 4 canais com o chip Pokey, usado em vários arcades da Atari. Essa foi uma grande reclamação de seu antecessor, a qualidade de áudio, aqui muito bem trabalhada.

Pac-Man

O console foi lançado com o Super Breakout, uma continuação do famoso Breakout de Atari 2600. Outros jogos de sucesso de seu antecessor foram lançados e até continuados no console, como Defender, Frogger, Galaxian, H.E.R.O., James Bond 007, Keystone Kapers, Mario Bros., Megamania, Missile Command, Ms. Pac-Man, Pac-Man, Pengo, Pitfall!, Pole Position, Popeye, Q*bert, River Raid, Robotron: 2084, Space Invaders, Star Trek, Star Wars, Zaxxon, Wizard of Wor, Qix, Berzerk, Choplifter, Mr Do’s Castle, Miner 2049er, Centipede, Beam Rider, Vanguard, Congo Bongo, entre outros. Apesar da maioria dos jogos terem sido ports do Atari 2600, 15 deles foram inéditos no console, como Countermeasure, Meteorites, Zone Ranger, K-Razy Shoot-Out, Qix, Rescue on Fractalus!, Robotron: 2084, Space Dungeon, Return of The Jedi: Death Star Battle, Zenji, Astro Chase, Ballblazer, Bounty Bob Strikes Back!, Choplifter e The Dreadnaught Factor. Apenas Countermeasure foi exclusivo do console. A procura de jogos era basicamente a mesma de seu antecessor, em primeiro lugar jogos de shmup (de navinha), de plataforma, de corrida e de esportes.

Jogos Atari 5200

Apesar do console ter um ótimo hardware, e concorrer a altura com todos os consoles de segunda geração, além dos ótimos títulos lançados, ficou apenas dois anos no mercado, sendo o console que menos tempos ficou sendo produzido. Analistas de mercado dizem que a falta de retrocompatibilidade com jogos do Atari 2600, que na época ainda era muito famoso, aliado à poucos lançamentos para o 5200 pela Atari se concentrar muito mais nos lançamentos para seu antecessor, prejudicou em suas vendas e automaticamente em seu encerramento. O console vendeu pouco mais de 60 jogos contra 530 para seu antecessor. Atari 5200 foi descontinuado em 1984 em favor de seu sucessor de terceira geração, o Atari 7800. Sua venda total foi um pouco maior do que 1 milhão de cópias, comparada à seu antecessor que foi de quase 30 milhões de cópias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página