segunda-feira, 10 de abril de 2023

A História do Atari 7800

Console e Hardware Atari 7800

O Atari 7800 foi lançado em 1986 pela Atari e produzido pela General Computer Corporation. O projeto começa em 1983 como Atari 3600 com o intuito de fazer ports mais realistas de arcades, como o ColecoVision, porém, no ano seguinte, a empresa é vendida e o projeto fica na gaveta. Por problemas de pagamentos à GCC, o hardware só é lançado dois anos depois. O console vinha com uma CPU SALLY, uma versão customizada do 6502c, com 1,79 MHz de potência, chip de vídeo PPU personalizado, chamado MARIA, com 256 cores e 25 simultaneamente, chip de som TIA usado no 2600 também com 2 canais e memória RAM de 4kb. O console veio com memória e som inferiores ao seu antecessor, que tinha 16kb de RAM e som PSG de 4 canais. O console foi projetado para concorrer em 1984 com NES (que ganha no chip de vídeo e na memória RAM) e SG-1000 (que ganha em vídeo, cores e RAM), porém não contava com o aparecimento do Master System em 1985, que ganhava em tudo do 7800, menos no chip de vídeo que era de uma classe inferior, os chamado VDPs. Mas apesar de ter um melhor hardware que seu maior concorrente, o NES, não produziu jogos graficamente melhores que ele.

Pole Position

Outro problema surgiu com o atraso no lançamento, a produção dos jogos portados de arcades orginais de 1980-83, que já estavam fora de sua época em 1986. Apesar disso foram lançados, com Pole Position II vindo com o aparelho. Além disso houve o dificultador NES, que angariou consigo empresas como Activision, Capcom, Taito e Namco para produzirem jogos com exclusividade para o aparelho. A sorte foi uma brecha que a Atari arranjou, conseguindo portar dessas empresas jogos lançados em arcades que não eram delas, dando o direito de seus jogos também para o fabricando dessas arcades, e assim alguns jogos puderem ser portados para o console da Atari. Entre eles, tivemos Mario Bros., Double Dragon, Commando, Rampage, Xenophobe, Ikari Warriors e Kung-Fu Master. O console também teve muitos ganhos, desde um joypad baseado no SG-1000, até a possibilidade de rodar jogos do Atari 2600, o que seu antecessor pecou em não suportar. Também exigiu a assinatura digital de seus jogos, evitando o excesso de jogos ruins e repetidos que resultaram no crash de 1983 com seu modelo 2600.

Jogos Atari 7800

Entre seus jogos de sucesso, tivemos ports de seus antecessores, como, Xevious, Centipede, Choplifter, Galaga, Donkey Kong Jr., Fatal Run, Ms Pac Man, Dig Dug e muitos outros. Apesar disso, teve menos jogos portados de seus antecessores que o 5200, tendo praticamente metade dos jogos lançados como sendo exclusivos para um console da Atari, o que foi o caso de Pole Position II, One On One, Impossible Mission, Super Skateboardin’, Alien Brigade, Tower Toppler, Karateka, Scrapyard Dog, Basketbrawl, Mean 18, Super Huey UH-IX, entre outros, totalizando 26 jogos de um total de 59 lançados para o aparelho. O console também teve ports de arcade não-licenciados lançados entre 2005 e 2022, como Klax, Beef Drop, Pac-Man, Space Invaders e outros, sendo a maioria do site AtariAge. Mesmo com os problemas relatados, junto com marketing ruins, alguns jogos portados com lentidão e menor quantidade de jogos lançados no total comparado à seu antecessor, teve 10 milhões de unidades vendidas em seis anos, tendo nos dois primeiros anos lançado 1 milhão delas, semelhante ao Atari 5200. O console é descontinuado em 1992, junto com o 2600 e os computadores de 8 bits da Atari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página