sábado, 22 de abril de 2023

A História dos Emuladores de ColecoVision - Parte 2

Koleko (2000)

Koleko

Koleko começa a ser criado no ano de 2000 por Saverio Russo, o SiRioKD, com lançamento em Dezembro de 2001 para Windows 9x, NT, 2000 e XP. O emulador funciona em tela cheia e tem a lista de jogos em que dá suporte para escolher. O curioso é que não há a necessidade de baixar as roms, vindo com elas já embutidas no emulador.  São 50 jogos suportados ao todo. É recomendado ter um Pentium 2 300MHz com DirectX 7, que na época era uma configuração mediana.

Koleko

Koleko (Bolder Dash)

O projeto teve ajuda de Marat Fayzullin, com seu núcleo do chip de vídeo TMS9918, também usado no MSX e no Master System, Richard Mitton com seu emulador de Z80, o Raze-x86, e Omar Cornut, por códigos e suportes técnicos. Sua última versão foi lançada em Outubro de 2002, com doze versões lançadas ao todo. Em Janeiro de 2003, lança um port do emulador para Xbox com o nome de Koleko-X.

Mugrat (2003)

Mugrat

Mugrat foi o último emulador de ColecoVision a chegar. Foi o primeiro emulador de Richard Bannister, conhecido por portar diversos emulador para MacOS. Foi criado em Agosto de 2003 para MacOS X. Atualizou o mesmo até 2008, retornando em 2018 quando o reconstruiu usando a API Cocoa para melhor desempenho entre software e hardware. API essa usada em computadores da Apple com sistemas operacional Macintosh. O emulador nunca foi portado para nenhum outro sistema operacional. Sua última versão é feita em Dezembro de 2022. O emulador também roda no sistema iOS.

Outros Emuladores

Houve outros emuladores de ColecoVision, como CULT (MS-DOS) e Mission (MSX-DOS). Houve também um projeto em 1998 chamado Omega Core, que inicialmente iria emular o ColecoVision. Sua intenção era desenvolver um emulador multissistema adicionando aos poucos outros emuladores ao mesmo e deixando livre o aprimoramento do mesmo por meio de terceiros através de plug-ins DirectX e OpenGL (que seria seu desenvolvimento inicial). Algo bastante avançado para a época. O projeto não foi à frente, se encerrando em Novembro de 1998.

O console também rodou em outros emuladores, como o MESS de multissistemas em 1998, Darcnes de NES e Meka e BRSMS de Sega 8 Bits em 1999, Freeze SMS de Sega e Nintendo 8 Bits em 2002, BlueMSX de Sega e Nintendo 8 Bits (para MSX) em 2003, CrabEmu de Sega e Nintendo 8 Bits (para Linux) em 2005, Phoenix de 3DO e Jaguar em 2006, DSP Emulator de multissistemas e Cogwheel de Sega 8 Bits em 2008, Final Burn de Arcade em 2014, OpenEmu de multissistemas para MacOS em 2015 e MAME de Arcade em 2019.

Também teve versões próprias para consoles e portáteis, como PocketColeco para Pocket PC em 2002, ColecoTech para GBA em 2003, C.o.G para GBA em 2004, Colecods para Nintendo DS em 2005, Cologne para GBA em 2006, S8DS de Sega 8 Bits para Nintendo DS em 2009 e MSX.emu para Android em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página