sexta-feira, 28 de abril de 2023

A História dos Emuladores de Intellivison - Parte 1

Intellivision For PC (1997)


O primeiro emulador de Intellivision, o Intellivision For PC (INTVPC) ou Intellipack, como depois foi conhecido, tem uma história curiosa. Foi criado por Carl Muller Jr. em 1997, um estudante de Michigan, nos EUA, que tentava descobrir como funcionava o console. No mesmo ano havia se formado o grupo Intellivision Productions, Inc pelos ex-programadores da Mattel (empresa criadora do console), Keith Robinson e Stephen Roney, que adquiriram os direitos do console e seus jogos. Keith e Stephen já faziam parte do site The Blue Sky Rangers criado em Junho de 1995 por ex-programadores da Mattel para contar um pouquinho da história do console e dos jogos de Intellivision. O nome foi dado ao grupo de forma informal pela revista americana TV Guide em 1982, quando os mesmos produziam jogos para o Intellivision.


Na ocasião, Keith e Stephen entram em contato com Carl, que começa a trabalhar na equipe. Stephen Roney também desenvolve o emulador versão Macintosh, muito provavelmente como um port do emulador de Carl. Nesse momento nasce o Intellipack, conhecido na época como Intellivision for PC & Mac, uma coletânea de dois volumes de jogos do Intellivision, com criação em Agosto e lançada gratuitamente para download em Outubro e Novembro de 1997, respectivamente para Windows 95 (rodando no MS-DOS), Macintosh e Sharp 68k, no site oficial da empresa. Podemos dizer que esse foi o primeiro emulador criado indiretamente pelos próprios criadores do console.


Carl Muller era o programador geral, ao lado de Williams Moeller e Scott Nudds que cuidavam dos binários e da assistência técnica do projeto, entre outros parceiros. A versão Windows funcionava apenas no Windows 95 e DOS, não dando suporte ao Windows 3.1. Cada coletânea trazia três jogos do console. Uma curiosidade. O Volume 2 da coletânea trazia o jogo Dep Pockets Super Pro Billiards, inédito até então. Foi criado em 1990, mas nunca lançado pela INTV Corporation (sucessora da Mattel de 1984 em diante no comando do Intellivision). Essa coletênea era bem interativa, com menu próprio para cessar os jogos, e uma explicação detalhada de qual o objetivo do jogo, de como jogar, usando até gráficos explicativos e as configurações das teclas do controle.


Em 1998, Carl Muller cria um novo emulador, agora para Windows, para o lançamento para PC de Intellivision Lives! Em Outubro de 1998 com 50 jogos. Apesar disso, vinha com uma versão atualizada do INTVPC para MS-DOS junto no CD (repetindo o mesmo com o Intellivision Rocks). O Intellivision Lives! é relançado em 2002. Outras coletâneas foram lançadas em sequencia, como Intellivision Rocks em Novembro de 2001, com 30 jogos, Intellivision Greatest Hits: 20th Anniversary Edition em Janeiro de 2003, com 25 jogos, e Intellivision Las Vegas Lounge Trio em Julho de 2007, com 80 jogos. 


Algumas dessas coletâneas foram portadas para outras plataformas, como Intellivision Lives! em 2003 para Xbox e PS2, 2004 para GameCube, 2008 para Xbox 360, 2010 para Nintendo DS, e 2013 para PS3, além de Windows Phone e iOS. Houve também lançamentos exclusivos, como Intellivision Classic Games em 1999 para PS1, com um emulador próprio e de lançamento único criado por Mike Livesay, criador do Action Pack, primeiro emulador de Atari 2600.



Sobre a coletânea Intellivison For PC, recebe um novo nome no site à partir de Agosto de 2000, se chamando Intellipack, mas sem nenhuma mudança em seus arquivos. Por volta de Abril de 2001, lançam mais um volume da coletânea pra download, o Intellipack 3, totalmente de cara nova, com quatro jogos, com emulador novo, front-end própria e lançado para Windows. Em 2003, relançam os clássicos volumes 1 e 2 de sua coletânea para Windows, usando o mesmo emulador e front-end usados no volume 3.


A intenção da coletânea Intellivison For PC/Intellipack sempre foi para a divulgação dos CD-ROM lançados pela Blue Sky, como na estreia em 1997 com o volume 1 e 2 para divulgar o Intellivision Lives que seria lançado no ano seguinte, em 2001, com o volume 3 para divulgar o Intellivision Rocks que seria lançado no mesmo ano, e em 2003, com o relançamento dos volumes 1 e 2 para Windows para divulgar o Intellivision Greatest Hits, já lançado naquele ano. Em 2019, a empresa adota o nome de Blue Sky Rangers. Uma curiosidade, no ano de 2000, Carl Muller a partir do Intellipacks criou o primeiro port de um emulador de Intellivision para o Gameboy Color, chamado I4GBC. Acredito que tenha sido também o primeiro emulador a rodar nesse simples portátil. Carl trabalhou nesse projeto até 2003.

JZINTV (1999)


JZINTV, ou simplesmente Joseph Zbiciak Intellivision foi um projeto que se iniciou em 1998, com primeiro lançado em Agosto de 1999 para Windows por quem dava nome ao emulador. O projeto foi feito do zero, mas teve inspirações no emulador de Carl Mueller, o Intellivision For PC. O projeto foi o segundo que emulava o console, e o primeiro não oficial. Em Setembro de 1999, é lançado para o sistema Linux, Windows, UNIX (Linux) e MacOS. Na versão de Setembro de 2000, foi adicionado o suporte ao Intellivoice, um cartucho que rodava jogos próprios orientados pela voz do jogador, com emulador do periférico criado por Joe. O JZINTV é um emulador que roda através de linhas de comando no estilo MS-DOS. Por muitos anos foi assim, até que em Junho de 2006, Rich Nagel cria a primeira front-end do emulador, a jzIntv Launcher, para a versão Windows do emulador. Rich é seguido em Setembro 2006, por Arnauld Chevallier (também criador do emulador Kinty de Intellivision) que cria a front-end jzIntvGUI. Em Junho de 2020, Jenergy cria a front-end Jzintv ImGui.


O JZINTV teve vários hiatos de lançamentos, entre eles os anos de 2005, 2007 à 2011, 2013 à 2015, e 2019. Sua última versão é lançada em Julho de 2020, quando lança todas as versões no formato SDL. Não sabemos a partir de qual ano deu suporte ao periférico ECS, mas acreditamos que tenha sido de 2006 em diante. ECS era um add-on que transformava o console em um PC, com jogos próprios para o mesmo, com suporte a teclado e teclado musical. Ajudaram direta e indiretamente no projetos os seguintes emuladers: Frank Palazzolo do projeto MESS, John Dullea do projeto IntvWin, Carl Mueller do projeto Intellipacks, Joe Fisher do projeto Nostalgia, entre vários outros. O emulador teve versões para DOS, Solaris, MacOS X, e outros. Também foi portado pra várias plataformas, como Nintendo Wii como JZINTWII em 2010, os portáteis PSP como PSPInt em 2005, GamePark GP2X como GP2X-INT em 2007 e IN2X nos anos de 2000, e GamePark Caanoo como Caanoo-Int em 2011, e o sistema Android como jzINTV4DROID em 2012 (criado por Jenergy). O JZINTV é considerado um dos emuladores mais compatíveis do Intellivision.

A Collection of Classic Games From The Intellivision (A Collection of Intellivision Classic Games) (1999)


Foi uma coletânea da Activision lançada para PSX em Setembro de 1999, aonde foi desenvolvido um emulador próprio pela LTI Gray Matter, emcabeçada por Michael Livesay. Mike havia ficado conhecido por ter criado o primeiro emulador de Atari 2600 também para a Activision. Diferente do emulador de Atari que foi lançado em várias coletâneas, o emulador de Intellivision teve apenas um lançamento. A coletânea rodou trinta jogos, anetre eles clássicos como Boxing, Pinball, Shark! Shark!, Space Armada, e outros.


Mike também trabalhou na indústria de criação de jogos com sua empresa (que foi criada em 1992), para PS1, 2 e 3 até o ano de 2008, e está na indústria desde 1980 criando jogos, sendo desde 1982 com a Livesay Computer Games e 1986 com a Livesay Technologies Incorporated, todas suas empresas suas.

IntvDOS / IntvWin (2000)


O IntvDOS foi criado por John Dullea em 1999, usando a base do PC Atari Emulator desenvolvido pelo mesmo em 1996. O emulador só foi lançado no ano seguinte, em Dezembro de 2000 em MS-DOS. Em sua primeira versão, já dava suporte ao add-on ECS, com suporte a teclado e teclado musical, e ao Intellivoice. Sua interface é identica ao emulador PCAE, também de John Dullea, com menu de configuração de controles, como mouse, teclado, joystick e controles como GrIP, SideWinder e o suporte Intv2PC, que permitia ligar o controle do Intellivision ao PC. Menu de preferência, com tamanho de tela, mudança de for, frames por segundo, entre outros. Menu de som, com escolha de frame rate de som. Além de alteração ligado/desligado para o depurador e som. Como todo emulador de Intellivision, também requisitava as bios do sistema.


A versão para Windows só é lançada em Março de 2002, com o nome de IntvWin, é também baseada do emulador PCAE de John. Sua interface trazia opções de resolução de tela, fullscren, pause, reset, screenshot, configuração de controles por teclado, mouse, joypad e INTV2pc, além de alteração de cor e fonte da interface, modo depurador e menu de informações de cada rom. Diferente de seus antecessor, o emulador só rodava jogos no formato. BIN.


Em Maio de 2002 foi lançada a última versão do emulador, a 1.1. O Intv teve ajuda, entre outros do The Blue Sky Rangers do Intellipacks/Intellivision Lives!. Para uma boa execução do emulador era recomendado um 486 com 32 mb de RAM, DirectX e placa de som com suporte à DirectSound. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A História dos Emuladores de Nintendo 64 - Parte 4

Mupen64 / Mupen64Plus (2001) Mupen64 é o último grande projeto da era de ouro da emulação de N64 a ser criado. O projeto começa no ano de 20...

Total de visualizações de página