terça-feira, 2 de maio de 2023

A História dos Emuladores de Intellivison - Parte 2

Bliss (2000)


A primeira versão do emulador Bliss (felicidade em inglês) foi lançada em Dezembro de 2000, por Kyle Davis construído 100% em Java, testado nos sistemas Windows e Linux, possibilitando também a inclusão de recursos adicionais para outros sistemas operacionais, sendo uma novidade para emuladores na época. Apesar disso, as versões iniciais vinham com um binário versão Windows, sem a necessidade de se instalar Java Runtime Environment. Essa versão ficou conhecida à partir de 2001 como BlissJ (ou Bliss Pure Java). Em Janeiro de 2001, lança a versão BlissJX, trazendo uma versão em Java e outra binária com suporte à DirectX. As duas versões são desenvolvidas em conjunto. O projeto foi de código aberto desde seu início. A história do Bliss começou quando depois de fracassar duas vezes na emulação, uma com Pac-Man e outra com Commodore 64, Kyle se debruçou em pesquisa, documentação e estudo antes de escrever qualquer código, diferente das outras tentativas. Em 15 de Novembro de 2000, começa a escrever as primeiras linhas de código do projeto.


Quando a emulação da CPU estava 80% concluída, buscou contato com Joe Zbiciak do também emulador de Intellivision, JZINTV, que acabou também ajudando muito na construção do software. O emulador suportava os formatos .int, .bin e .zip para roms. Na segunda versão lançada, também em Dezembro de 2000, sai do código de linha e implementa uma GUI própria. Em Janeiro de 2001, traz uma emulação de som mais precisa. Em Fevereiro de 2001, adiciona save state, pause, reset, screeshots em PNG, suporte à joystick e joypad, opção de até 44 Khz de som, além de opção de tradução do emulador. Nesse mês também já traz o emulador nas línguas francesa, espanhol e portuguêsa, essa última graças ao brasileiro Leandro Stevanato Alves. Ainda em Fevereiro, também começa a dar suporte ao ECS, que é um add-on que transformava o console em um computador.


Em Março de 2001, é lançada a versão Win32, nascendo o Bliss32. O emulador agora é reescrito no código C++. Ela nasce do port do emulador para Windows naquela mesma data, chamada Xanadu. Os dois projetos começam a trabalhar em colaboração mutua desde então. Nessa versão também começa a dar suporte ao Intellivoice, para jogos em comando de voz, contando muito com a ajuda Joe Zbiciak, por sua engenharia reversa e suporte de depuração para tal e adiciona suporte às línguas francesa e alemã. Em Abril de 2001 é lançada a versão Bliss Applet, também conhecida como JWeb (Java Web), que se trata de um miniaplicativo Java que permite a incorporação de jogos do console em páginas da web. Em Abril também é lançado suporte à Kaillera para versão Windows e reescrito o mixer de áudio, dando uma maior qualidade na saída de som. Em Setembro de 2001, criam uma nova GUI para o projeto.


Bliss foi um emulador bastante completo, com 100% de emulação logo no primeiro ano de projeto, com 80% de emulação o ECS, o suficiente pra rodar os jogos, e com 100% de emulação do Intellivoice, um recurso para jogos usando a voz. Kyle teve alguns parceiros no projeto, como Jesse que começa contribuindo e depois faz parte da equipe, Atani (da Atani Software, conversora de emuladores para Windows) e Nephrite que entram em Outubro de 2001.  Nessa fase, lança mais uma versão, em Outubro de 2001. Em Outubro de 2001 também chega a versão para Linux, conhecida como BlissX, portada por Atani e em Janeiro de 2002 a versão para BeOS, pela equipe do emulador, a Bliss Team. À partir daí, todas as versões do emulador são descontinuadas. Uma curiosidade. Em 2001, chegou a desenvolver suporte no emulador ao console Atari 5200, mas o mesmo nunca foi lançado. Em Abril de 2002, Kyle prometia atualizações para uma próxima versão, mas sem precisar uma data. Em Agosto de 2003, surge uma versão para Xbox feita por XPort, também chamada de BlissX. Em Dezembro de 2004, Kyle retorna com uma versão para NET Framework (para Windows) chamada Bliss .NET, ficando apenas em estado alpha.


Em 2005, Kyle lança uma nova página do Bliss (antes hospedada pelo Retrogames, agora pelo Kyleblog) e lança a versão 2.0.0 do emulador em Abril do mesmo ano. Ele lança quatro versões ao todo em Abril, e uma quinta em Maio, todas para Windows. Chega a lançar, em Dezembro de 2005, uma versão para o sistema PalmOS 5 para os smartphones Palm, com último lançamento em Abril de 2006. O último lançamento do emulador acontece em Maio de 2006, com suporte à CGC, um acessório USB que permite serem conectados os controles reais do Intellivision. Além disso, nessa versão, é adicionado o surpreendente suporte inicial ao Atari 5200, tentando assim transformar o projeto em um multi-emulador. O site sai do ar em final de 2010. Em 2015, o Bliss é usado como parte do emulador multi-sistemas OpenEmu de MacOS para execução dos jogos do console.

Xanadu (2001)


Xanadu foi um port do Bliss feito em Março de 2001 para Windows por Joseph Zbiciak, ou Joe Zbiciak como é conhecido, criador do código fonte que originou Bliss, com uma outra linguagem de programação chamada C++, com correção de bugs e port para kaillera. Também é corrigido o suporte ao modo ECS que havia sido tirada na versão do Bliss de início de Março, que corrige isso em uma atualização em dias seguintes. Além disso também reescreveu o código do mixer de áudio, melhorando sua qualidade, e as paletas de cores. O emulador só funcionava de forma online, iniciando-se pelo Kaillera para que fosse escolhida uma sala e um parceiro para jogo, somente nessa hora que o emulador rodava. O Xanadu teve sua última versão em Abril de 2001, tendo tido quatro atualizações ao todo.

Nostalgia (2002)


Nostalgia foi um dos últimos grandes emuladores para Intellivision. Foi criado por Joe Fisher em início de 2002 para Windows. Entre outros que o ajudaram com o emulador está Joe do JZINTV. Entre as diversas características desse emulador, temos já em 2002 tentativa de jogo online por navegador, algo praticamente pioneiro na época. Suporte a ECS, e as funções dele de teclado e teclado de música foram adicionadas já em Maio de 2002. Gravação sonora e de vídeo em AVI já em final de 2002. E finalmente função Intellivoice em Outubro de 2004.


A última versão do emulador foi lançada em Agosto de 2008. O emulador teve quinze lançamentos ao todo. Em 2005, lança a versão Pocket Nostalgia para Pocket PC, sendo, entre outros, compatível com iPAQ. Nas versões lançadas não estava disponível o Intellivoice, nem o save states. 

Outros Emuladores


Outros emuladores menos importante saíram, como IntyOS para sistema MacOS, por Arnauld Chevallier, com parceria de Joe Zbiciak em Junho de 2003. IntelliWare de Valter Prette para Windows, com base no emulador JZINTV. Não temos a data de seu lançamento. INTion por 4all em 2010 para Windows. E FreeINTV em 2018 para Windows.


O console também roda nos emuladores MESS de multi-sistemas desde 2004, Pantheon de multi-sistemas desde 2005, e MAME de multi-arcade desde 2011, todos com suporte a ECS e Intellivoice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A História dos Emuladores de Nintendo 64 - Parte 4

Mupen64 / Mupen64Plus (2001) Mupen64 é o último grande projeto da era de ouro da emulação de N64 a ser criado. O projeto começa no ano de 20...

Total de visualizações de página