segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Nomes da Emulação - Parte 1

Além de todos os importantes e históricos projetos de emulação de seus respectivos sistemas aqui falados, também iremos falar de seus criadores. Pessoas que têm muito mais a contar além de seus projetos mais famosos de emulação. Muitos deles, profissionais criadores de softwares, programadores, analistas de sistemas, engenheiros de softwares e outros, que adentraram o mundo das grandes empresas do meio da tecnologia, como Intel, Google, Apple, Microsoft, Amazon, Oracle, NVIDIA, Meta, RAD Game Tools, de criação de jogos, como Nintendo, Activision, Ubisoft, Eidos, Treyarch, LucasArts, Electronic Arts, Vicarious Visions, Namco Bandai, Sony Computer Entertainment, Funcom, Epic Games, Code Mystics, Digital Eclipse, Strategy First, entre outros seguimentos.

Mas também falaremos de seus outros projetos de emulação, lançados para PCs, consoles, portáteis, smartphones, dos mais variados sistemas operacionais, desde emuladores de CPUs, GPUs, APUs, PPUs, SPUs, TPUs, MMUs, DSPs, Chips, algum sistema de videogames específicos, até jogos homebrews, plug-ins de vídeo e som, aplicativos de todo o tipo, como reprodutores, conversores, patches, desmontadores, depuradores, visualizadores de imagens, kits de desenvolvimento de softwares e de desenvolvimento de processadores, projetos de IA, de hologramas, programas de desenhos, entre tantos outros. Muitos deles também contribuíram para diversos projetos grandes de emulação, como MAME, MESS, RetroArch, BizHawk, Mednafen, entre outros. Também falamos de suas vidas pessoais, aonde nasceram, estudaram, se se casaram, se tiveram filhos, além da maioria deles terem suas fotos disponibilizadas.

Peço que venham acompanhar essa extensa matéria, contando a história desses grandes nomes dos emuladores, que ficarão marcados para sempre na história com seus trabalhos.

Marat Fayzullin


Marat Fayzullin é um russo radicado nos EUA a partir de 1991 junto da família na cidade de Elkridge, Maryland. Tudo começou em 1993, quando começa a desenvolver o emulador fMSX para Windows, dos sistemas MSX2, 2 e 2+. Na ocasião existia apenas dois emuladores do PC, e ambos para MS-DOS. Foi lançado, muito provavelmente em 1994. No mesmo ano, começou a construir um programa que emulasse o microprocessador Zilog Z80, chamado Rst38h.

Z80 Emulator, Virtual Gameboy e iNES

O Z80, nada mais é que um dos microprocessadores mais famosos de todos os tempos. Além de estar presente em computadores, calculadoras e outros aparelhos eletrônicos, esteve em placas de arcade, como a Sega VIC Dual, e consoles como SG-1000, Master System, Game Gear, e as séries de portáteis Neo Geo Pocket e Game Boy e Color. Alguns consoles usavam clones do Z80, como o SG-1000 e o Game Boy Color. Outros variações do mesmo, como o ColecoVision que usava o Z80A. E alguns como coprocessador, ou seja, uma ajuda a outro processador ou chip, como foi o caso de vários arcades da Sega de 1985 à 1993, e os consoles caseiros Neo Geo e Mega Drive que usavam para a parte sonora, e o Gameboy Advance que usava para a CPU.

Website Marat Fayzullin

A partir disso é compreensível quais emuladores que Marat iria desenvolver. Com esse programa em mãos, começa a produzir emuladores, e os desenvolve no UNIX, conhecido como o pai dos sistemas operacionais de computador. Seu primeiro emulador videogame foi o VGB, Virtual Game Boy em 1995 para Gameboy. Na ocasião, conseguiu o material do primeiro projeto de emulação de GB, um protótipo para Amiga chamado Gameboy 68000, lançado em 1992, em uma comunidade hacker do Amiga, juntou com documentações sobre o portátil e criou o primeiro emulador funcional de Gameboy.

ColEm e MasterGear

Seu emulador foi seguido de iNes em 1996 para NES, MasterGear em 1996 para Master System e Game Gear, ColEm em 1996 para ColecoVision e VGBA em 2001 para Gameboy Advance. Com excessão do MasterGear, todos foram pioneiros em suas categorias. Apesar do pioneirismo, cobrava pelas versões lançadas para Windows e MS-DOS, liberando apenas versões demos para esses sistemas e versões integrais gratuitas para sistemas UNIX e Macintosh. Além desses projetos, também criou emuladores de outras maquinas de PC, como Canon X-07 (emulando um dos primeiros computadores pessoais franceses) em 2000, Speccy (emulando o ZX Spectrum) em 2006, e AlmostTI (emulando calculadoras da calculadora Z80, da Texas Instruments) em 2009.

MorphGear, AlmostTI e VGBAnext

Em 2000, Aaron Oneal cria um emulador multisistema para Pocket PC’s (os smartphones da época) chamado MorphGear, aonde trazia quatro emuladores de Marat, iNes, MasterGear, Virtual GB e Virtual GBA. O projeto existiu até 2012, quando Marat resolveu criar o VGBAnext, agrupando os mesmos emuladores, menos o MasterGear, e criar um emulador multisistema para Android. Seus emuladores também estiveram presentes em outros emuladores multissistemas, como ColEm de ColecoVision no MESS em 1998 e VGB de GB no MAME em 2000. Um de seus métodos de emulação Z80 foi usado por criadores em vários emuladores ao longo do tempo, como CP/M-80 do sistema operacional CP/M, M2000 do computador de mesmo nome para MS-DOS e GenEm de Mega Drive ambos em 1996, Meka de SMS em 1998, Daphne de Laser de arcade, EmuDX de Arcade (mudando no mesmo ano para Z80 de Neil Bradley), ADAMEm de ColecoVision e Calypso de SMS em 1999, Laser de Arcade em 2001, NeoPop de NG Pocket Color em 2002, e diversos emuladores de jogos únicos de arcade. Além do Z80, Marat também desenvolveu um emulador para o MOS Technology 6502 (M6502), ou simplesmente 6502, um processador que também estava presente em diversos consoles, como nas três primeiras versões do console Atari e no portátil Atari Lynx, Famicom e NES e PC Engine e TurboGrafx-16. Também estava presente na série de computadores BBC, Commodore, Oric, Acorn e Apple, além do famoso brinquedo Tamagochi. Ele criou esse emulador em 1996 ao lado de Alex Krasivsky (crásifisquí), criador do iNes (que acaba sendo desenvolvido e lançado por Marat) e LandyNes. O emulador M6502, esteve presente nos emuladores de NES, Darcnes, fwNES, FCE e Xnes ambos em 1998, nos emuladores de PC Engine, como VPCE em 1997, FPCE em 1998, Hu-Go! em 1999, além dos emuladores MAME, usado para vários hardwares entre 1997 e 1998, E++ do PC ZX Spectrum em 1997, Replay+ de Arcade em 1998, LaserDisc de arcade em 1999, Pocket GB de GB em 2001, entre outros.

M6502, TMS9918, WD1793, SN76489, YM2413 e AY8910

Além disso, também desenvolveu à partir de 1996, emuladores para outros chips, como os de som AY8910 (MSX, Intelivision, Arcade), SN76489 (Coleco, SMS, NG Pocket), YM2413 (SMS, SG-1000, SMK-III) e K051649 (MSX), e vídeo TMS9918 (MSX, Coleco, SMS, SG-1000, SC-3000) e WD1793 (MSX), além de ferramentas, códigos-fonte, controle de disco e informações variadas. Seu emulador do chip de vídeo TMS9918, foi usado, entre outros, nos emuladores de ColecoVision, ColEm em 1996, ColEm97 em 1997 e Koleko em 2000 e o de áudio SN76489, nos emuladores de SMS e GG, MasterGear em 1996 e de Neo Geo Pocket, NeoPop em 2002. Marat também criou alguns programas envolvidos com som, como o .PSG/.SND Player, que reproduzia arquivos de som .SND e .PSG gerados por alguns emuladores e o .SND to .MID Converter, que convertia um desses formados no formato Midi, que por sua vez era um formato muito conhecido e usado pelas pessoas para diversas atividades nos anos de 1990 e 2000. Os dois programas foram criados em 1996.


NES/GB Architeture, HOWTO, EMULib e RST38h

Outra de suas criações foi a biblioteca de emulação de som, EMULib, criada em 1996, e que foi usada na criação de diversos emuladores de GB, NES, SMS, GG, GBA e outros, contando com documentação e fonte portátil. Junto com ele, é criado em 1997, o EMUTools, um pak com diversos utilitários para escrever e gerenciar emuladores, com programas para arquivos binários, para verificar e corrigir imagens roms .NES, .GB, .GBA e .FDS, desmontadores Z80, 6502 e GameBoy, além de conversor do formato .FAM para .FDS. Outro de seus feitos é a criação da documentação do NES em 1996, chamada de Nes.Doc (com última atualização em 2005), o pioneiro para entender o funcionamento do hardware do console. No ano seguinte, Jeremy Chadwick, o Yoshi, aprimora e simplifica esse documento conhecido como Nestech.txt. O Nes.Doc de Marat, foi usado em emuladores como Darcnes, NESticle, TNES e Nestopia. 

Speccy, fMSX e VGBA

Além de todos seus emuladores de processadores e chips, também contribuiu com informações para diversos projetos, como na versão para UNIX do M2000 de PC em 1996, no Genecyst de MD, no SNEeSe de NES e ajudas com FAQ para o GB97 de GB, ambos em 1997, no SMS Plus de SMS e informações gerais do NES para o FCE Ultra, ambos em 1998, além de informações gerais sobre o NES para o multisistemas Mednafen em 2005, entre outros. Em 1996, também criou as documentações do Game Boy, e HOWTO, ensinando como escrever um emulador. Fora do eixo da emulação, também foi um intusiasta do Amiga, e criou alguns softwares para o PC, como DashBoard, um utilitário que mostra o carregamento da CPU e o uso da memória e SuperDashBoard, uma versão com adição de navegador de estruturas do sistemas e visualização em tempo real, ambos em 1993, WBGames, port de seis jogos simples para o sistema: Tetris, Columns, 15, Minesweeper, Boxman (clone do Soukoban), e Boulder (clone do Boulder Dash) e Protector, um aplicativo para adicionar login e senha na entrada do sistema, ambos em 1994.

DashBoard, Protect, SuperDashBoard, WBGames e ScanNow for AR8000

Fora do universo amiga, também criou o ScanNow for AR8000, um programa que controla um scanner de rádios para serem ouvidas no PC em 1998. Marat é formado em Ciência da Computação, pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos. Trabalhou por um tempo para a Intel, e posteriormente fez consultoria de software. O desenvolvimento principalmente das CPUs Z80 e 6502, foi responsável por toda uma geração de emuladores que vieram nos anos seguintes. Até mesmo o desenvolvimento de outros emuladores de CPU partiram dos emuladores desenvolvidos por Marat, como foi o caso dos processadores de Super Nintendo emulados por Yoshi, que são variantes das CPUs que Marat trabalhou. Por conta de tudo isso, Marat é considerado um dos pais da emulação de videogames.

Univ of Maryland, Aerospace, LHD Vending, aTelo, Digital Media Cartridge (ArtGames) e Intel

Sobre sua vida profissional, se formou em bacharelado em engenharia elétrica, cursando a Universidade Estadual de Perm, Rússia, de 1989 à 1991. Já nos EUA, se formou em bacharel em ciência da computação na Universidade de Maryland em Elkridge, Maryland, cursando entre os anos de 1993 e 1995. Na mesma universidade também cursou mestrado em ciência da computação entre 1997 e 2002, e doutorado em ciência da computação de 1997 à 2004. Em 1993, ingressa na McColough Enterprise Ltd. em Columbia, Maryland, como consultor. Lá, programou aplicativos de som e vídeo para o sistema OS/2 para IBM PC. Em 1994, deixa a empresa, e atua como programador de computadores na Universidade de Maryland, aonde cursava ciência da computação, no projeto do sistema operacional Maruti, desenvolvendo uma demonstração 3D e adaptando o sistema operacional Mach ao Maruti. Deixa essa função no ano de 1995, quando ingressa na Aerospace Engineering and Research (Engenharia Aeroespacial e Pesquisa) em Bowie, Maryland, como engenheiro de software e administrador de sistema. Na empresa, desenvolveu um software de controle tráfego aéreo, usando linguagem C e C++ em sistemas UNIX e Windows NT, administrou uma rede de computadores sob vários sistemas operacionais, como Solaris e FreeBSD e cuidou de servidores onlines administrativos, em extensões WWW, FTP, SMTP e DNS. Além disso, trabalhou em projetos para a FAA (Administração da Aviação Federal americana), como PRAT, para previsões e resoluções de problemas, e AIDCS, para comunicação de dados no espaço aéreo. Ficou na empresa até 1997. Uma curiosidade. Quando ingressa na empresa em 1995, cria seu site no domínio da mesma, o freeflight.com, migrando para o komkon em 1997 quando sai da Aerospace, no qual tem site até os dias de hoje. Em 1998, quando estava prestando mestrado e doutorado na Universidade de Maryland, começa também a trabalhar como assistente de pesquisa, publicando artigos periódicos e de enciclopédia, criando sistemas de narração para banco de dados, de vídeo automatizado, mecanismo de banco de dados em áudio e vídeo, sistema de simulação multiagente, e diversas outras implementações, na maioria das vezes modificando a forma de armazenamento e acesso ao banco de dados da universidade. Deixa a universidade em 2004, após a conclusão de seus cursos.

OpenMobile World Wide, Digital Media Cartridge (ArtGames) e Wind River Systems

Em 2000, enquanto estava estudando e trabalhando na universidade, ingressa na LHD Vending em Baltimore, Maryland, como consultor, aonde desenvolveu um software para controle em tempo real de uma máquina de hot-dogs e sensores de controle de motores, fornos micro-ondas e teclados. Se retira da empresa em 2001. Ao mesmo tempo, no ano de 2000, também atua como consultor na aTelo em Arlington, Virgínia, próximo de Maryland, atuando no servidor VoIP (de conversa de voz por internet), na parte de clientes no formato HTML, e produtos acessórios na linguagem C++. Por falar russo, coordenou a equipe da empresa residente em Moscou, Rússia, auxiliando projetos, verificando códigos e esclarecendo detalhes. Também criou um site HDML para WAP (linguagem de páginas web para celulares antigos e servidor usado também em celulares antigos) e uma API para sincronizar catálogos de endereços em diferentes plataformas, sistemas operacionais e dispositivos, proporcionando uma integração mais suave e eficiente entre eles. Ficou na aTelo até 2005, quando ingressa na Digital Media Cartridge (ArtGames), nas Ilhas Virgens Britânicas na America Central, de forma remota, também como consultor. Ajudou a desenvolver plataformas de hardwares de jogos que usavam CPUs ARM, 68k e Z80, e forneceu experiência em montagem de hardwares e técnicas de softwares que emulam hardware, tudo adquirido na experiência que teve com emulação no passado. Também desenvolveu aplicativos, guias de programação e documentação, e portabilidade para outras plataformas. Em 2007, deixa a empresa, quando retorna à Universidade de Maryland, novamente como assistente de pesquisa, e novamente atuando na parte de banco de dados da universidade, como interfaces em HTML e PHP, consultas em SQL e extração de dados de artigos e websites em C e PERL (nesse trazendo de fora informações para o banco de dados). Fica na universidade até 2011. No mesmo ano que ingressa em Maryland (2007), também ingressa na Intel, como engenheiro sênior de software e líder de equipe, de forma remota para a Intel de Moscou, Rússia, atuando na modelagem de softwares de arquiteturas futuras de processadores Intel, e trabalhou na emulação de softwares de PC (para parceiros Intel), de novas plataformas x86 (para os processadores da empresa), além de implementar modelos de emulação de plataformas e dispositivos em C,C++ e Python dentro da plataforma Simics, subsidiária da Intel. Ficou na empresa até 2012.

Legends Ultimate e ArcadeNet

No mesmo ano, retorna para a Digital Media Cartridge (novamente de forma remota), agora não mais como consultor, mas como engenheiro sênior de software. Atua principalmente na área de jogos, como aplicativos para específicos dispositivos de jogos, emuladores de videogame para Android, Windows, Linux e iOS (Legends Ultimate e ArcadeNet) e aplicativos de jogos em nuvens para Android e Windows, além de atuar no desenvolvimento de circuitos de integração de hardware (system-on-chip) para melhor funcionamento smartphones, tablets e TVs. Está na empresa até os dias atuais. Ao mesmo tempo, em 2013, vai para a OpenMobile World Wide, em Framingham, em Massachusetts, área da Grande Boston, como engenheiro sênior de software. Foi a primeira vez que atuou fora do estado de Maryland, deixando a cidade de Elkridge e indo morar em Winchester, Massachusetts. Na empresa, trabalhou na portabilidade ou emulação de aplicativos para Windows, Android e outras plataformas, além de trabalhar com a tecnologia ARM, como simuladores, conjunto de instruções e tradutores, além de cuidar do servidor e atendimento ao cliente no aplicativo EarnUp. Deixa a empresa em 2017, quando ingressa na Wind River Systems, como engenheiro sênior de software, em Canton, Massachusetts, também na Grande Boston. Na empresa, volta a atuar com emulação, desenvolvendo a emulação de hardwares para a indústria aeroespacial e de defesa, modelagem da emulação de diversos componentes de hardware usando a plataforma Simics, subsidiária da Intel, além de atuar na parte de documentações, como design, notas e guias. Como na Digital Media Cartridge, está na Wind River Systems até os dias de hoje. Resumidamente, Marat trouxe na sua trajetória o conhecimento com emulação de hardwares como processadores, chips e microcontroladores (68k, Z80, 8080, 6502, MIPS), dominando assim hardwares (system-on-chip) e CPUs (x86, ARM), a emulação de softwares, dominando sistemas operacionais (Linux, Windows, FreeBSD, Solaris, MSDOS, AmigaOS, MSX-DOS) e portáteis (Android, iOS, Maemo, Symbian), a criação de programas e jogos (C, C++, Java, Pascal), websites (HTML, PHP), internet (WWW, FTP, SMTP, DNS), além de organizar e dinamizar bancos de dados (XML, MySQL, Oracle).

Emuladores de Hardwares:
fMSX (1994), Virtual Game Boy (1995), iNes (1996), MasterGear (1996), ColEm (1996), Canon X-07 (2000), VGBA (2001), Speccy (2006), AlmostTI (2009), VGBAnext (2012)

Emuladores de Chips: 
Rst38h (Z80) (1994), M6502 (1996), AY8910 (1996), SN76489 (1996), YM2413 (1996), TMS9918 (1996), K051649 (2001), WD1793 (2005)

Programas:
DashBoard (1993), SuperDashBoard (1993), WBGames (1994), Protector (1994), PSG/.SND Player (1996), .SND to .MID Converter (1996), EMUTools (1997), ScanNow for AR8000 (1998)

Documentações:
Nes.Doc (Arquitetura NES) (1996), Game Boy (Arquitetura GB) (1996), HOWTO (Escrevendo Um Emulador) (1996), EMULib (1996)

Marcel de Kogel


Marcel de Kogel nasceu em 7 de Setembro de 1972, em Enschede, Holanda. Estudou na Universidade de Twente, em Enschede, Holanda, por volta de 1996-98. Ficou conhecido como desenvolvedor de emuladores de consoles, PCs e CPU. Inicialmente em 1996, desenvolve o emulador Z80Em do microprocessador Zilog Z80, baseado na documentação criada por Marat Fayzullin em 1994.

Mission (ColecoVision), M2000 (P2000) e ADAMem (ColecoVision)

Esse emulador foi usado nos emuladores de arcade Crazy Climber, Ladybug, Mr Do!, Pacman (MultiPac), Pengo e Rally X Arcade Machine Emulator, percursores do MAME, no próprio MAME em suas primeiras versões, e nos emuladores Arcade Emulator, Superb Arcade Game Emulator e M-Ulator, ambos em 1997, Arcade Machine On A Disk em 1998 e Aero Emulator em 2000, além do emulador de Apple II, Dapple em 2002. Na mesma ocasião do desenvolvimento do Z80Em, começa também a desenvolver emuladores de consoles e computadores.

Website da Universidade de Twente e a Documentação do Z80Em

Vision-8: Portable CHIP8 Emulator

Desenvolveu ADAMem de ColecoVision para MS-DOS e Linux em 1996, M2000 de P2000 (Philips Cassette Basic) para MS-DOS e Linux em 1996, Vision-8 do CHIP8, um sistema dos anos de 1970 semelhante ao MS-DOS, lançado para Amiga, MSX, MS-DOS, MS Windows e ColecoVision em 1997 (também rodando Coleco Adam Computer e MSX) e Mission de ColecoVision para MSX-DOS, o sistema operacional do MSX, em 1998. Seus emuladores também ganharam ports, como foi o caso de Vision-8 para Macintosh em 2000 com o nome de MacVision-8 por Terence Grant.

Websites Marcel de Kogel's Homepage e Marat Fayzulin

ColEm MS-DOS e Virtual GameBoy MS-DOS

Também em 1996, começa a ficar responsável por portar os emuladores de Marat Fayzullin para MS-DOS, como foi o caso de ColEm, iNes (também fez uma versão para Linux no mesmo ano), VGB e fMSX. Posteriormente larga os ports dos mesmos, por conta do trabalho com seus emuladores. Na ocasião, chegou a hospedar seu site gratuitamente no site de Marat, o qual mantém seu site ativo até hoje como forma de homenagem. Marcel também ajudou em alguns emuladores com informações e outros, como no Snes97 de SNES em 1997 e no SMS Plus de MD em 2000. Marcel também criou alguns módulos para aplicativos, como para dar suporte à placas de som Sound Blaster AWE32 e a capturas de telas. Ambos foram lançados em 1996. Chegou também a criar um servidor cwsdpmi, que era um conjunto de arquivos para executar aplicativos em modo MS-DOS, que era uma de suas qualidades, já que desenvolveu e portou diversos emuladores para esse sistema.

Costmo Fighter 2, Cosmo Trainer e Cosmo Challenge (Menu), ColecoVision Noise Generation, Cosmo Challenge, Cosmo Fighter 3, Cosmo Trainer e Cosmo Fighter

Criou os jogos ColecoVision Noise Generator (apenas um gerador de ruídos) em 1996, Cosmo Fighter 2 em 1996-97, Cosmo Challenge e Cosmo Trainer em 1997 e Cosmo Fighter 3 Demo em 2001, ambos para o ColecoVision, e Super Cosmo Fighter (um port do Cosmo Fighter 2) para Coleco Adam Computer (PC do ColecoVision) e MSX2 em 1996-97. Além dos emuladores e jogos, Marcel também criou diversos programas. Entre eles o SB-AWE32, um módulo para aplicativos com suporte à SoundBlaster 32, Bitmap, um módulo para adição de capturas de tela em aplicativos, BMP2PP, conversor de imagens do Paint para PowerPaint (formato de imagens do ADAM) e vice-versa, entre outros. Também criou aplicativos específicos para alguns sistemas de jogos, como para o MSX, como o DCopy (servindo também para o ADAM), que cria imagens de disco, PSG2MID, que converte sons no formato PSG para MIDI e MSXTAPE, que converte fitas cassetes para disquetes por meio do MSX. Para ADAM, como a front-end ADAMEmMam para seu emulador ADAMEm, Col2Mid, conversor de Coleco (formato de som do ColecoVision) para MIDI, Tapeconv, conversor de fitas ADAM para imagens para o ADAMEm, ConvDisk, conversor de imagens de disco para discos não padronizados, PPUtil, que converte imagens de Windows para o formato PowerPaint do ADAM e vice-versa. E para P2000, como Tapeconv (também usado para ADAM), que converte fitas P2000 em imagens para seu emulador M2000 e o M2000 Builder, uma front-end para seu emulador.

Mission, Vision-8, ADAMEm, M2000 e How to write ColecoVision ROM images with HiTech-C

E por fim, as documentações que criou para seus emuladores Misson, ADAMEm e M2000 em 1996 e Vision-8 em 1997, e a documentação Writing ColecoVision Games With Hi-Tech C em 1997, ensinando a criar jogos para o ColecoVision, trazendo consigo uma biblioteca em C e dois jogos completos com código-fonte como exemplo, todas lançadas em seu site. Por volta de 1999, Marcel trabalhava como Engenheiro de Sistemas na empresa de telecomunicações Ericsson, em Rijen na Holanda. Marcel também era poliglota, sabendo ler em sueco, português e inglês. Uma curiosidade. Nos anos de 1990, namorava uma moça de São Paulo, Brasil, o que fez se interessar e aprender o idioma português e ao Brasil. Em seu site, chegou a disponibilizar a documentação do fMSX em português e o site de buscas brasileiro do Yahoo!, por exemplo. As últimas informações que tivemos sobre ele foram em Agosto de 2001.

Emuladores:
Z80Em (1996), ADAMEm (1996), M2000 (1996), Vision-8 (1997), Mission (1998)

Ports (MS-DOS):
ColEm (1996), iNes (1996), VGB (1996), fMSX (1996)

Programas:
SB-AWE32 (1996), Bitmap (1996), INT (1996), BMP2PP (BMP To PowerPaint) (1997), TClipboardViewer (1997), TExtOpenDialog/TExtSaveDialog (1998), TFloatUpDown (1998)

Programas (MSX):
MSX Tape Image Converter (1996), DCopy (1996), PSG2MID (1996), MSX.SBK (1996)

Programas (ADAMEm):
Col2Mid(1996), DCopy (1996), EOS Disk (1996), ADAMEmMam (1997), Tapeconv (ADAMEm) (1997), ConvDisk (1997), PPUtil (PowerPaint Utilities) (1997)

Programas (M2000):
Tapeconv (AM2000) (1996), M2000 Builder (1997)

Jogos (ColecoVision e MSX):
ColecoVision Noise Generator (1996, Cosmo Fighter 2 (1996-97), Super Cosmo Fighter (1996-97), Cosmo Challenge (1997), Cosmo Trainer (1997), Cosmo Fighter 3 Demo (2001)

Documentações:
Mission (1996), ADAMEm (1996), M2000 (1996), Vision-8 (1997), Writing ColecoVision Games With Hi-Tech C (1997)

Paul Robson

Paul Robson

Paul Scott Robson mora em Norwich, Norfolk, Inglaterra. Até onde temos informação, Paul teria começado a programar jogos homebrew nos anos de 1980. Um dos primeiros jogos que programou foi Wizard’s Castle em 1985 para BBC Micro, e logo em seguida Royal Rose para Amstrad CPC em 1986. Nos anos de 1990, vieram Zed para o Amastrad CPC, AMOS Cricket para o Amiga, Vertical Brix para o Chip 8 e Bomber para o Jupiter Ace. Nos anos 2000, surgem OpenGoal, OpenSpeedBall, Trailblazer e Foosball, todos para Linux.

Autorais: Wizards Castle (BBS), Bomber (Jupiter Ace), AMOS Cricket (Amiga), OpenGoal, Foosball e Trailblazer (Linux)

Também nos anos 2000, cria ports, como dos jogos de arcade Combat, Hockey e Space Invaders para RCA Studio 2 e Bugaboo de ZX Spectrum para MS-DOS. E por fim os remakes de jogos clássicos, também nos anos 2000, para Linux, e alguns também para MS-DOS, como The Valley de BBC Micro, Football Manager, Deathchase, Football Manager e Cruising on Broadway de ZX Spectrum, Yar's Revenge de Atari 2600 e Aklabeth de Apple II.

Remakes: Deathchase 3D e Football Manager (Linux) e Bomber e Space Invaders (Microvision)

Port: Bugaboo (MS-DOS)

Space Invanders e Bomber em 2014, foram remakes do arcade e do próprio jogo criado em 1997 para Jupiter Ace para outro PC, o Microvision. Um adendo. Alguns jogos lançados por Paul para Linux (remakes e autorais) foram portados por terceiros para Windows, BeOS e Dreamcast. Paul também foi conhecido como desenvolvedor de diversos emuladores.

A26 (Atari 2600) e NESA (NES)

Gameboy 97

TNES

Entre eles, em 1996, dos computadores de jogos CHIP-8 (seu primeiro emulador), TRS80, Commodore VIC-20, ZX81, todos com os nomes reais dos hardwares, Spectrum como Spec32 e Jupiter Ace como Ace32, dos consoles Atari 2600, como A26 (seu segundo emulador), Odyssey, como Odyemu, ao lado de David Winter e Nintendo 8bits, como NESA, em 1997 do portátil Gameboy, como Gameboy 97, em 1998 do console NES, como TNES, e da calculadora Psion Oranizer 2, entre outros.

Odyssey 1 Emulator

ZX81 Emulator

Jupiter Ace

O emulador para CHIP-8, um sistema operacional dos anos de 1970, também serviu posteriormente para rodar jogos como Pong, Space Invaders, Tetris e Pac-Man. Em 1996, também criou um emulador do microprocessador 6502 em linguagem C e A86, que serviram de base para seus emuladores NESA e VIC-20.

Docs: ZX81, VIC-20, TRS80, 6502 e Desmontador da BIOS do Odyssey II

Arcadia 2001 Emulator

Nascom 1 Emulator

WinSTEM Studio II Emulator

Psion Oranizer 2

O emulador 6502 em questão foi desenvolvido a partir da experiência com o desenvolvimento do emulador A26 de Atari 2600. Falando de seu emulador de Atari 2600, ele serviu como base para a criação do emulador Z26, também para o mesmo console em 1997 por John Saeger. Também criou emuladores para os computadores Nascom 1, MK14, e os videogames RCA Studio II (WinSTEM) e 2001 (Emerson Arcadia 2001). O emulador Mark-8, do computador de mesmo nome, estava sendo desenvolvido por Paul por volta de 2012, mas estava com problemas na adaptação do teclado. Acabou nunca o lançando.

BEOSWin                                      StoryBook                                   FlowGrid

 GLogo                                      Battleships                                   The Valley

Paul também desenvolveu aplicativos, entre eles BEOSWin (2001), que emula o aplicativo Deskbar de BeOS no Windows, além de StoryBook (2006), FlowGrid (2006), KS3ICTBar (2006), VBA Macro (2006), Excel Worksheet (2006), Acess Import Checker (2006), Countdown (2006), Battleships (2006), Quickmap (2006), Cloze (2006) e GLogo (2006), indo de criador de livros de histórias, criador de fluxogramas, planilha de Excel, jogo de palavras, à aplicativo de mindmapping e criadores de logotipos, entre outros.

Websites Paul Robson's Homepage e Paul Robson's Emulator Page

Seu principal projeto foi o NESA, usando a documentação de Marat como base, o Nes.Doc, depois ajudando a incrementar o mesmo. Em 2015, criou remakes de diversos jogos clássicos de arcade para navegador, usando a linguagem HTML5, em vez da comumente usava Java Script. Lançou Pac-Man, Robotron, Berzerk, Centipede, Asteroids, Frogger, Galaxians e outros. Também lançou alguns jogos de ZX Spectrum, Atari 2600 e até de Facebook, como Candy Crush (aqui chamado de Candy Crosh).

Asteroids, Centipede, Frogger, Mathman 3, Pacman, Galaxian, Condy Crish e Dungeon (v2)

Berserk, Jawbreaker, Dungeon, Robotron 2084 e Jet-Pac

Paul também desenvolveu muitos projetos no GitHub. Primeiramente em seu primeiro GitHub, o Autismuk, criado em 2012, desenvolvendo softwares principalmente para os sistemas Corona SDK e Lua Script, gerenciador de ícone e telas de inicialização, executor de transição, sistema de entidades de componentes, gerenciador de fontes bitmap, jogos, documentação, conversão de Football Manager usando o kit de desenvolvimento 2D, Corona SDK (não sabemos para qual sistema), criação dos jogos Turmoil, BrainDrain, Phantom Slayer e Carousel para Android, todos em 2014, e o emulador do processador 65816 do Apple II e SNES, escrito do zero em 2019, totalizando 21 projetos ao todo.

Phantom Slayer, Turmoil, BrainDrain e Carousel

Github's Autismuk e Paul Robson

Já no GitHub, Paul Scott Robson, criado em 2015, cria o jogo Revenge of the Killer Princesses em 2016 para o microcomputador Cosmac VIP, desenvolvido pelo kit Netronics Elf II, criado nos anos 70 para desenvolvimento de jogos, Mega Basic em 2019, um interpretador Basic portátil para os processadores 65C02/65C816/4510, aonde inclui um emulador e ferramentas para construir versões personalizadas desses emuladores para diversas plataformas e ser executado principalmente em Linux, 65816 Emulator Snes9x em 2019, o código do emulador extraído do Snes9x, GS4510 CPU em 2019, uma versão aprimorada do 6502, usada em computadores com C64, voltada para testes e escrito em Python, Eris RetroComputer em 2020, um sistema de maquina virtual de design de retrocomputador, podendo funcionar em um hardware barato e ser executado na estrutura SDL em sistemas Linux, Windows, Javascript e Raspbian (sistema de Mini PCs), além de ter um blog próprio e execução por navegador para testes, Atomic-Basic em 2020, versão da linguagem de programação BASIC, inspirada na versão do computador Acorn Atom, um dos primeiros computadores caseiros criado nos anos de 1980, e que permitia que usuários escrevessem e executassem programas diretamente no sistema, Cerberus 2080 em 2021, um emulador do retroPC recente lançado em 2021 para fins educacionais e de aprendizagem, e que contem em seu hardware, entre outros, os processadores Z80 e 65C02, velhos conhecidos de Paul, F68 Emulator em 2022, processador 68K Motorola usado no sistema retrô A2560K inspirados em máquinas como Amiga e Commodore 64 (chegou, inclusive a criar um GitHub somente para programar nesse sistema em 2020, mas o projeto não foi pra frente), entre tantos outros, totalizando mais de 150 projetos postados na plataforma de código-fonte. Em seu GitHub, também postou dois desafios da comunidade de retroPCs, o primeiro em 2015, chamado retrochallenge-jan-2016, voltado para a criação de softwares, jogos ou qualquer inovação em hardwares de PC antigos, e o segundo, 1k-coding-challenge em 2016, voltado para a criação de programas que ocupassem apenas 1kb de memória em um sistema dos anos 70 chamado Fred, e criado por Joe Weisbecker, dono da RCA, criadora do PC RCA Studio II, entre outros.

Projetos Eris RetroComputer e Atari Cosmos

Além de seus sites pessoais Austimuk e Robsons, e de projetos (no America Online e GitHub), também criou 29 blogs no site Blogger do Google, sendo 20 deles com conteúdo postado, e nove como protótipos. Entre suas páginas, temos de Eris Retrocomputer, aonde fala do projeto Eris RetroComputer, My Construct2, aonde postou os jogos refeitos para HMTL5/Navegador, Dungeon Remake, aonde postava os avanços do remake do jogo do Commodore PET, Dungeon Campaign Remake, mais um desafio que se envolveu, agora em cima do jogo Dungeon, criando um segundo remake do jogo, agora controlado por mouse, Recreating the Atari Cosmos, aonde emulou os jogos do portátil Atari Cosmos, Aquarius Retrochallenge, outro desafio que entrou, aonde começou a emular o computador caseiro Mattel Aquarius, CX16 Development, para falar do desenvolvimento do RetroPC, Commander X16, 6502HLA, aonde tentou escrever um montador 6502 de alto nível para ser usado no X16, Corona Development, para falar dos seus softwares Corona SDK/Lua Script, The Binac, uma tentativa de emular o primeiro computador comercial do mundo, o Binac, Sinclair LC3, tentativa de reconstrução do PC de mesmo nome com baixo custo, Microvision Homebrew, aonde desenvolvia sofwares para o PC Microvision, Simon2Simon, em um desafio de criar um emulador do brinquedo setentista alimentado pelo microcontrolador TMS1000, M8 Programming Language, em mais um desafio, agora criando uma linguagem de programação própria, a M8, baseada na linguagem Forth, NRI832, aonde tentou recriar em software e depois em hardware, o computador de 1972, NRI Digital Computer Model 832, em mais um de seus desafios, FUNtronicsDEV, outro desafio em emulador os portáteis da Mattel Funtronics de 1979, entre outros. Todos esses projetos foram postados em seu GitHub pessoal (e alguns no Autismuk, como o Binac).

Websites Robsons e Neo6502

Em 2023, criou o projeto Neo6502, postando em seu site principal (Robsons) e criando um site próprio para o projeto (neo6502.com). O projeto é a criação de um MiniPC, ou RetroComputer próprio de código aberto, em parceria com a Olimex que produziu as peças usadas no hardware. Ele tem suporte Wifi, USB para mouse e joypads, saída HDMI de 320x240, memória gráfica de 32k e memória RAM de 64k, com software com programação em Pacal, Forth e C, usa o processador real 65C02, além de um emulador do hardware para Windows e Linux. É um perfeito computador 8-bit de baixo custo (cerca de 30 euros / 170 reais).

Emuladores (CPUs):
6502 (1996), 65816 (2019), 65C02/65C816/4510 (2019), 65816 Emulator Snes9x (2019), GS4510 CPU (6502) (2019), Cerberus 2080 (2021), F68 Emulator (M68K) (2022)

Emuladores (PCs e Videogames):
CHIP-8 (1996), TRS80 (1996), Commodore VIC-20 (1996), ZX81 (1996), Spec32 (1996), Ace32 (1996), A26 (1996), Odyemu (1996), NESA (1996), Gameboy 97 (1997), TNES (1998), Psion Oranizer 2 (1998), MK14 (1998), Nascom 1 (1998), 2001 (Emerson Arcadia 2001) (1998), RCA Studio II (WinSTEM) (2000)

Desmontadores:
Desmontagem do BIOS do Odyssey II (1997)

Programas:
BEOSWin (2001), StoryBook (2006), FlowGrid (2006), KS3ICTBar (2006), VBA Macro (2006), Excel Worksheet (2006), Acess Import Checker (2006), Countdown (2006), Battleships (2006), Quickmap (2006), Cloze (2006), GLogo (2006)

Jogos (Autorais – Homebrew):
Wizard's Castle (1985) (BBC Microcomputer System), Royal Rose (1986) (Amstrad CPC), Zed (1990) (Amstrad CPC), AMOS Cricket (1992) (Amiga), Vertical Brix (Chip 8) (1996), Bomber (Jupiter Ace) (1997), OpenGoal (2002) (Linux), OpenSpeedBall (2002) (Continuação do OpenGoal) (Linux), Trailblazer (2002) (Linux), Foosball (2003) (Futebol de Mesa) (Linux), Turmoil (2014) (Android), BrainDrain (2014) (Android), Phantom Slayer (2014) (Android), Carousel (2014) (Android), Revenge of the Killer Princesses (2016) (Cosmac VIP)

Jogos (Ports):
Combat (2000) (Arcade Para RCA Studio 2), Hockey (2000) (Arcade Para RCA Studio 2), Space Invaders (2000) (Arcade Para RCA Studio 2), Bugaboo (2001) (ZX Spectrum Para MS-DOS)

Jogos (Remakes – MS-DOS e Microvision):
The Valley (2001) (MS-DOS), Football Manager (2002) (MS-DOS), Space Invaders (Microvision) (2014), Bomber (Microvision) (2014)

Jogos (Remakes - Linux):
The Valley (2001) (BBC Micro), Deathchase 3D (2002) (ZX Spectrum), Football Manager (2002) (ZX Spectrum), Yar's Revenge (2003) (Atari 2600), Cruising on Broadway (2003) (ZX Spectrum), Aklabeth (2004) (Apple II)

Jogos (Remakes – HTML5/Navegador):
Condy Crish/Match3Game (Candy Crush) (Facebook) (2015), Mathman (Pac-Man) (Arcade) (2015), Pac-Man (2015), Robotron (Arcade) (2015), (Arcade) (2015), Asteroids (Arcade) (2015), Berzerk (Arcade) (2015), Centipede (Arcade) (2015), Dungeon (Commodore PET) (2015), Frogger (Arcade) (2015), Galaxians (Arcade) (2015), Jawbreaker (Atari 2600) (2015), Jetpac (ZX Spectrum), Dungeon (v2) (Commodore PET) (2017)

Jogos (Ports - Neo6502):
Asteroids (2024), Atic Atac (2024), Breakout (2024), Frogger (2024), Galaxians (2024), Invaders (2024), Number Grab (2024), Squash (2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página