domingo, 12 de fevereiro de 2023

A História dos Emuladores de Arcade - Parte 3

System 16 Emulator (1997)

System 16 Emulator (Windows)

Foi criado pelo francês Thierry Lescot, o ShinobiZ em 1996 para emular jogos das placas Sega System 16, Sega System 18 e Sega Super Scaler. Shinobi era um enorme fã da Sega e do jogo que o apelida, por isso se interessou pelo projeto. No início, Shinobi procurou diversos autores de emuladores para emular o System 16 e ninguém se interessou. Por conta disso, ele próprio acabou criando. Seu primeiro lançamento foi em Fevereiro de 1997 para MS-DOS. Ele foi o primeiro a emular as placas arcades em questão da Sega. Também é considerado o primeiro emulador de um arcade de 16 bits do mundo. Em Abril de 1997, Li Jih Hwa, o Nao, começa a fazer parte do projeto. Na ocasião, Shinobi havia liberado o código-fonte do emulador e Nao o contatou para adicionar um patch que dava suporte ao zoom em Altered Beast e tornava Golden Axe jogável. Foi aí que Shinobi propôs se juntar a ele no desenvolvimento do emulador e ele aceitou. Nessa época, Shinobi já havia arranjado um emprego e seu tempo ficou bem reduzido para o projeto. Por conta disso ia pará-lo, porém com a chegada de Nao o projeto continua quase que inteiramente pelas mãos de seu parceiro. Outras pessoas também trabalharam indiretamente no projeto, ajudando no som e na emulação da CPU. 

System 16 Emulator (MS-DOS)

Em 1998, o MAME começa também a emular as mesmas placas emuladas pelo projeto, porém o desempenho do System 16 Emu era superior. Em 1998, dos 28 jogos que rodava, metade tinham falta de som e outros bugs, o que começa a ser corrigido em 1999. Esse tipo de problema era comum em todos os emuladores da época. Outro problema no projeto foi a dificuldade para emular as roms da System 16, pois os jogos da placa criptografias particulares para cada título. As placas em questão, principalmente a System 16, trazia jogos consagrados como Hang-On, Moonwalker, Shadow Dancer, Golden Axe, Altered Beast, Alien Storm, e Tetris. O emulador também teve port para Linux em Março de 1998, por Hans de Goede, e para Windows em Julho de 1998, por Bartman, também conhecido como Abyss. Bartman também ajuda diretamente no projeto. O emulador encerra suas atividades com seu último lançamento em Janeiro de 1999. O último port para Windows, também por Bartman, sai em Maio de 1999. Provavelmente outros ports para Windows sairiam, mas Bartman excluiu o código fonte do mesmo por acidente. O projeto usava os emuladores Starscream de M68K de Neill Corlett, Zilog Z80 de Ishmair e o YM2151 também de Ishmair, substituído pela versão usa no MAME de Jarek Burczynski a partir de 1998. Li Jih Hwa também desenvolveu um emulador de Arcade para os jogos das placas M-72 e M-81 da Irem, chamado M72 Emulator em 1998 para DOS.

System 16 Emulator (Windows)

Após o término do projeto, ShinobiZ decide transformar o site em um acervo de informações sobre arcades da Sega chamado ShinobiZ Home. Em Fevereiro de 2001 muda o nome para Sega Museum. Em Setembro de 2001, decide transformar o site em um acervo de placas arcades no geral, começando com adições da Namco, Atari e Konami, e mudando o nome para System 16 – The Arcade Museum, como é chamado até os dias de hoje. Em Março de 2002, se junta ao projeto Toby Broyad, tornando-se responsável pelo site no lugar de Thierry em Julho. Atualmente o site é considerado um dos maiores com informações sobre arcades do mundo. Sua última atualização foi em Novembro de 2017.

Callus (1997)

Callus (Windows)

Criado em 1997, e lançado em Outubro de 1997 para MS-DOS por Icer Addis, o Sardu da mesma equipe criadora do Genecyst e NESticle, Callus veio com uma proposta pioneira, emular jogos do arcade Capcom Play System 1, como Final Fight, Street Fighter II, Strider Hiryu, Ghouls'n Ghosts, Captain Commando, Cadillacs And Dinossaurs, Pang! 3, e outros. Inicialmente Callus usava a mesma interface do Genecyst, depois teve sua própria interface já com o nome de Callus 95. Em seu primeiro ano já emulava 15 jogos da placa. Em 1998, consegue emular mais 15 jogos da placa, totalizando 30 jogos executados. Em Abril de 1998, sua emulação começa a ser usada no MAME, eternizando o trabalho de Sardu como o pioneiro em emular um dos maiores arcades de todos os tempos. Em Junho de 1998 lançam a versão 0.40, que além de funcionar em modo DOS, também dava suporte à Windows, com o arquivo Callus95, fazendo referência ao Windows 95 com o qual tinha compatibilidade. Essa versão também trouxe a opção netplay com a possibilidade de se jogar em rede.

Callus (MS-DOS)

Foi um dos primeiros emuladores a trazerem o conceito TCP/IP para jogos em rede. Alguns dias depois lançam a versão 0.41 com suporte a QSound, um chip de som presente em alguns jogos da CPS Dash e CPS-2, como também da CPS-1, que trazia uma qualidade melhor de som. No mesmo mês lançam mais duas versões do emulador.  Após isso o emulador é descontinuado. Em Março de 2000, o grupo CPS2 Shock! Responsável em upar e criptografar jogos das placas da Capcom, como igualmente de emuladores da marca, e mais especificamente de CPS-2, modifica o emulador Callus e o lança em conjunto com um Patch que adicionava mais jogos ao console, em um projeto chamado Callus95 Patch. O Patch teve que ser criado por conta do emulador nunca ter tido seu código aberto para modificações. Outras alterações também foram feitas no emulador, como bugs, desempenho, além da modificação dos nomes da roms baseadas no padrão do MAME.

Callus (Windows)

Na versão de Junho de 2000, corrigem um problema que o emulador trazia ao ser executado em Windows 2000. Logo em seu lançamento, já traz consigo a emulação do jogo Street Fighter Zero e com suporte a QSound, o que fez muitos pensarem que o emulador finalmente daria suporte à placa CPS-2. Na verdade se tratava de um port do jogo para o console caseiro CPS Changer da Capcom, baseado no arcade CPS-1. Apesar disso, a emulação de um jogo desse port se tornou outro marco alcançado pelo Callus, agora pelas mãos do CPS2 Shock! A última atualização do Callus95 Patch se deu em Novembro de 2000, com atualização do arquivo DAT até Dezembro, que possibilitava a execução de jogos no Patch. Esse arquivo foi modificado desde o início do projeto por LogiqX.

MESS (1998)

MESS (1999)

O MESS, Multi Emulator Super System, foi criado em 1998 por Richard Bannister ao lado de Brad Oliver e a equipe MESS Team, composta por Mike Balfour, Juergen Buchmueller, Gareth Long, Jeff Mitchell, Frank Palazzolo, Mathis Rosenhauer e Chris Salomon, com a proposta de emular hardwares de PCs, consoles caseiros e portáteis. Bannister e Oliver faziam parte do projeto xNes de Nintendinho desde 1997, e a partir disso surge a ideia de um emulador multissistema. Para isso, usam alguns elementos do código fonte do MAME. O primeiro sistema a ser emulado no MESS foi o próprio NES, que nasce do antigo código do XNes. Richard também já era um nome conhecido por portar emuladores para MacOS, como de Gameboy, Mega Drive, NES, e outros, e foi com esse conhecimento que deu suporte à tantos hardwares. Com parceria com muitos influenciadores, logo em seu lançamento em Março de 1998, já tinha versões para AmigaOS, RiscOS, UNIX, sistemas Arm, MacOS, MS-DOS e Solaris. Inicialmente não tinha front-end, funcionando por comando de linhas. Na segunda versão em Agosto de 1998, a coordenação do projeto passa de Bannister para Brad Oliver, mas continua no projeto, agora cuidando do site do emulador. Após mais de um ano sem lançar nenhuma versão, retorna em Outubro de 1999 com uma versão completamente reformulada, e usando completamente o código fonte do MAME. Desde essa versão fazia lançamentos simultâneos ao MAME usando a mesma numeração de versão do emulador de código fonte raiz. Várias cooperação aconteceram entre os dois projetos, fazendo-os ir se aproximando ao longo dos anos. Em Abril de 2000, lançam finalmente a versão para Windows. 

sMESS e AdvanceMENU

Apesar de nessa fase não ter tido uma front-end, surgiram algumas criadas por terceiros, como MESSFront e sMESS, ambas criadas exclusivamente para o emulador em Outubro de 1999. Outras também surgiram, mas abrangendo outros emuladores, como AdvanceMENU por volta de Outubro de 2000, Games Centre 2001 em Agosto de 2001, KEmulator em Outubro de 2001, entre outras. No caso da AdvanceMENU, permaneceu por 18 anos com atualizações para o MESS, tendo o grupo criador, o AdvanceMAME, criado em Setembro de 2002 uma front-end própria para o MESS, chamada AdvanceMESS e se fundindo em Junho de 2015 à front-end do MAME criada pelo projeto, a AdvanceMAME, se tornando AdvanceMAME/MESS. A última atualização da front-end foi em Setembro de 2018. 

MESS Gui

Voltando ao MESS, em Janeiro de 2002, o MESS finalmente estreia com uma GUI própria chamada MESS GUI, baseada na GUI do MAME, MAME32, criada por Michael Soderstorm e Christopher Kirmse. Em Agosto de 2007, além da front-end que o acompanha, seu executável padrão também traz consigo uma interface própria, portada do MAME. Em Dezembro de 2007, Cristopher Kirmse transforma a MAME32 em MAMEUI, lançando também versão para o MESS, chamada MESSUI, que substitui desde então a interface anterior do emulador. Sobre a equipe do emulador, em 1999, Brad, líder do projeto até então passa a cuidar da parte de NES do emulador, e Ben Bruscella assume seu lugar. Também passam pelo projeto Dan Boris, Ernesto Corvi e Charles MacDonald, respectivamente criadores de emuladores de Atari 2600, SNES, e Sega 8 e 16 bits, entre muitos outros. Nathan Woods assume o projeto em 2004, como também o port para Windows, quando ocorre uma grande mudança na equipe, ficando apenas ele como fixo, os portadores do projeto, que são Gareth Long para sistemas ARM, Raphael Nabet para MacOS, Lawrence Gold para UNIX, e tem ajuda direta ao projeto de membros não fixos. Em 2011, Miodrag Milanovic assume o projeto, comandando os ports para Windows, e deixando apenas port para SDL, com responsabilidade de Richter Belmont, criador do clássico emulador Modeler de Sega System 32 e Sega Model 1. Bannister deixa o projeto em 2012, no qual ainda atuava como webmaster.

MESS (2007)

Sobre os sistemas que rodava, no mesmo ano de sua criação, em 1998, MESS já suportava jogos de Mega Drive, NES, ColecoVision, Atari 5200, Master System, Game Gear, e Vectrex, e alguns computadores como Apple Series e Atari 800. Em 1999, consegue adicionar PC Engine, Atari 7800, e diversos computadores como Commodore Amiga, Apple II, e outros. Nos anos subsequentes, tivemos a inclusão de Gameboy, CPS Changer, e ZX Spectrum 48K em 2000, Atari 2600, TurboGrafx 16, uma terceira variante do NES, e a 13ª variante do ZX Spectrum em 2001, Atari Lynx I e II, MSX 1, e 2, Arcadia 2001 e SNES em 2002, Gameboy Color, Pocket, e Super Gameboy, PSX, Odyssey, Intellivision, e Sega Mark III em 2004, Atari Jaguar em 2006, N64, 3DO, Sega Saturn, SC-3000, SuperGrafx, e WonderSwan e WonderSwan Color em 2007, e Dreamcast e SG-1000 1 e 2 em 2008, e assim por diante. Um de seus diferenciais foi ser o primeiro emulador multissistemas a emular jogos da quinta e sexta geração. No ano de 2000, o emulador já contava com 58 sistemas, sendo na sua maioria de computadores. Em 2002, já suportava 239 sistemas, sempre como maioria os computadores.

Em Maio de 2015, se uniu formalmente ao MAME, e encerrou suas atividades. Com o encerramento do MESS e fusão com o MAME, o projeto MESSUI, que cria GUIs para os dois emuladores, continua lançando versões do MESS, o qual fazia de forma independente desde Outubro de 2011 em seu site próprio. Apesar de teoricamente o MAME ter tudo o que o MESS tem, o MESSUI traz uma interface e funcionalidade pré-configurada voltada à computadores e consoles que no MAME traria um pouco mais de trabalho. Acredito eu que as atualizações do MESSUI são atualizações correspondente ao padrão MESS hoje colocadas no MAME, e adaptadas na interface. Seu último lançamento é datado de Março de 2021. O emulador também teve alguns hacks, como o sdlMESS em 2006, que faz com que o MESS execute automaticamente em outros sistemas. O mesmo desenvolvedor também fez o sdlMAME. Posteriormente esse recurso foi inclusive nos próprios emuladores originais. Em 2015 veio o AdvanceMESS, também chamado de AdvanceMAME, que basicamente era uma versão otimizada para vários tipos de monitores, e rodava nos sistemas Linux, Windows e Mac, inclusive em DOS. Veio no mês seguinte da primeira versão que fundia o MESS e MAME.

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