quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

A História dos Emuladores de Arcade - Parte 4

Raine (1998)

Raine (MS-DOS)

Raine, abreviação de Rainbow Islands Emulator, foi um emulador criado em 1997 pelo inglês Richard Bush, o Antiriad, para emular principalmente jogos de arcade da Taito que usavam os microprocessadores Motorola 68k e Motorola 68020k. Posteriormente também adiciono jogos da Jaleco e Capcom desse mesmo perfil. Tudo começou quando Richard tentou emulador Rainbow Islands. Com o sucesso, tentou emular outros jogos que usavam o processador 68k. O emulador usava o Starscream, programa que emulava o M68k desenvolvido por Neill Corlett, e o UAE, que emulava o M68020k desenvolvido por Bernd Schmidt. Também rodou algumas placas com CPU Zilog Z80 e Motorola 68705k, usando o emulador MZ80 de Neil Bradley, e o recompilador 68705 de Richard Mitton. Na parte sonora teve ajuda principalmente de Hiromitsu Shioya e Aaron Giles, em chips de som principalmente da Yamaha e Motorola. Entre outros.

Tudo começou quando AraCORN postou o jogo Rainbow Islands na internet, e Richard tentou emula-lo. O primeiro lançamento do Raine se deu em Janeiro de 1998 para MS-DOS, lançando as versões 0.06 e 0.07. Em Maio de 1998, lança sua primeira front-end, que vai aprimorando nas versões seguintes. Os requisitos para uma boa emulação passavam por ter um Pentium II com 64/128 MB de RAM e sistema Windows 9x. Entre os arcades dos jogos que emulou estão principalmente da Taito, Como Unique, Z80, 68K, os da linha System, como B, L, NZ, X, Z, F1, F2, F3, além dos temáticos como Ninja Warriors, Bonze Adventure, Bubble Bobble, Darius 2, Arkanoid e The New Zealand Story. Da Toaplan, como Toaplan Unique, Version 2 e do temático Snow Brothers. E da Jaleco, como a linha Mega System 1, 1-B e 1-C. Além de poucos arcades de outras marcas, como da NMK (que lançava jogos também para a placa UPL, também com suporte pelo emulador), Excellent System, Technos, Tecmo, e TAD. Até Dezembro de 1999 rodavam 117 jogos.

Raine (Interface)

Um diferencial. Raine emulou na época jogos que o MAME não podia emular. Richard, com seu conhecimento na emulação arcade contribuiu para a criação do Retrocade, criado em Janeiro de 1998 por Neil Bradley para emular jogos de Arcade dos anos de 1970 e 1980. Mais tarde em 1999, Mike Green, do projeto EmuDX, aonde trabalhava em parceria com Neil, ajudou a equipe Raine a adicionar os pacotes de conteúdo EmuDX ao seu emulador. Entre eles principalmente conteúdo da Konami e Namco. Em Janeiro de 2000 lança as versões 0.28a e 0.28f, e encerra o projeto. Na ocasião o site emulatronia cita que Richard já estava pensando em largar o projeto há algum tempo. No mês seguinte o site é tirado do ar, e apenas a mensagem Raine está morto é exibida. Em Julho de 2000 abre seu código fonte.

Na ocasião o grupo CPS2 Shock! Cogitava a criação de um Patch para alterar o emulador como fez com o emulador Callus de código fechado, mas após a liberação de seu código isso não mais foi preciso. Também em Julho surge o grupo Geoshock, que cuida do site de emuladores de mesmo nome, e que modifica e lança no mesmo mês o emulador com alterações, e sob o nome de Raine - The Rainbow Islands Emulator, referência ao primeiro jogado rodado no emulador. Por essa razão talvez o pessoal do CPS2 Shock! Não tenha mexido no emulador. O Geoshock lança mais duas versões em Agosto de 2000 e encerram o port. Também após a liberação do código fonte do emulador, Atani do site Atani Software, responsável por portar para Windows emuladores como Genital e Generator de Mega Drive, começa a trabalhar no port para Windows do emulador, que tem lançamento em Fevereiro de 2001, chamado Raine32. Foi um port que ficou bastante conhecido na época. Antes disso, em Setembro de 2000, é lançado um port para Linux por Haze, que o porta também até Fevereiro de 2001. Apesar de Antiriad não mais mexer no emulador, em Setembro de 2000 retorna com o site e começa a postar sobre ripagem de jogos de arcade, inclusive feitas por ele próprio, e o andamento de melhorias para o Raine. 

Raine32 (Interface)

Em 2001 resolve retornar com o projeto, e lança em Fevereiro de 2001 a versão 0.30 para MS-DOS. Essa versão teve ajuda do MAME Team que fez o Raine rodar todos seus jogos com suporte a som. Ele é lançado junto com a versão para Windows de Atani, a Raine32, que passa a ser o port oficial para Windows do emulador e depois continuado pelo Raine Team. Em Junho, sai o primeiro port oficial para Linux, feito pelo companheiro de equipe Emmanuele Anne. Dá volta do projeto em diante os lançamentos são confusos. Uma hora apenas para DOS, outra para Windows, outra para Linux, outra para os três sistemas. Abandona os ports para Linux em Novembro de 2001, e para DOS apenas em Março de 2005, lançando apenas versões para Windows. Talvez tenha sido um dos últimos emuladores a terem port para MS-DOS. Versões para DOS saíram em anos posteriores. Talvez como uma forme de homenagem/nostalgia. Foram lançadas versões de DOS em 2009, 2010, 2013, 2015 e 2020, finalizando-as em Agosto de 2020.

Também em Novembro de 2001, muda o nome do executável da versão Windows de Raine32 para RaineW. Em Dezembro de 2001, é lançada uma versão para BeOS por Caz Jones. Sobre o grupo Geoshock dos ports não oficiais do emulador, apesar de não ter mais continuado seus ports, lançaram todas as versões oficiais do Raine em seu site até seu encerramento, que foi por volta de 2006/2007. Ao longo dos anos foi inserindo diversas outras placas de empresas como Banpresto, Capcom, SNK, Williams, Cave, Data East, Gaelco, Hudson Soft, Irem, Kaneko, Konami, Midway, Mitchell Corporation, Namco, Psikyo, Sammy, Sega, Sunsoft, entre muitas outras, se tornando de fato um grande emulador multi-arcade. Em 2006, o emulador já suportava 578 jogos.

NeoRaine

Em 2007 é criado por Emmanuel Anne, parceiro de projeto desde 2001, o emulador NeoRaine, emulando jogo de Neo Geo CD. Após o término do NeoRaine em Junho de 2013, o mesmo se funde ao Raine na versão lançada no dia 30 do mesmo mês. Em Dezembro de 2013, ganha versão para MacOS X, que é mantida até Outubro de 2015. O título Raine32 ressurge em Março de 2020, quando criam-se as versões de 64 bits do emulador, chamadas Raine64, com o intuito de apenas diferencia-las. E falando em 2020, nesse ano, o emulador já contavam com suporte a 1.067 jogos.

Raine/Raine32 (DOS/Win) (Front-Ends)

Além das versões e ports do emulador, também deve-se salientar suas mudanças de front-end ao longo do tempo. Iniciando pelas versões de MS-DOS com duas interfaces em 1998, uma com 5 botões e outra com 7 botões e sem as bordas brancas. Quatro em 1999, começando a ter imagem de fundo, tendo quatro fundos diferentes, garoto, vampiro, darius e raine. E uma em 2000, com fundo do Bubble Bobble. As versões seguintes lançadas, são simultâneas para as versõs DOS e Windows. Sendo duas em 2001, uma com o menu não mais à esquerda, mas no centro e com fundo de darius, e a segunda com os botões no lado esquerdo e direito e fundo de megaman. Nos anos seguintes, é mudado apenas o fundo, como em 2002 para de qsound, 2003 para de um caça, 2004 para de um passarinho e 2005 para de block block.

Raine32 (32bits)

À partir de 2007, começa a usar a front-end do NeoRaine, uma interface totalmente diferente das anteriores, que usa o menu no meio da tela, tem barras superior e inferior na cor azul mais claro e o fundo na cor preta. Altera essa mesma versão nos anos seguinte, como em 2009, usando a nova atualização da front do NeoRaine, como mais opções no menu e mudando as barras superior e inferior para as cores azul escuro e azul médio. Em 2010, colocando uma margem branca em volta do menu. Em 2013, quando funde o NeoRaine ao Raine, adicionando mais opções ao menu, como o carregamento e as opções do Neo Geo CD. E em 2021, quando ampliam o tamanho da front e adiciona fundo gif dimensional preto com traços brancos.

Raine (2021)

Apesar de ter perdido seu renome quando teve seu hiato no ano de 2000 e não acompanhado o ritmo de atualização que esperavam deles perante seus concorrentes, o emulador é atualizado até os dias de hoje, sendo um dos poucos emuladores pioneiros de arcade que ainda são atualizados. Sua última versão saiu em Novembro de 2024.

NMK: Nihon Micom Kaihatsu 16 System (NMK16 System) / Universal Playland Arcade System (UPL Arcade System)
Technos: Custom Arcade Hardware / Double Dragon 3 Hardware
Taito: Taito Unique / Taito Z80 Based / Taito 68000 Based / Taito B System / Taito Z System / Taito F1 System / Taito F2-System / Taito F3-System / Taito L-System / Taito X System / Taito NZ System / Taito The Newzealand Story / Taito Ninja Warriors / Taito Bonze Adventure / Taito Bubble Bobble / Taito Darius 2 Twin Screen / Taito Arkanoid / Taito Licensed Games
Toaplan: Toaplan Unique / Toaplan Version 2 / Snow Brothers Arcade Hardware / Toaplan System / Toaplan System 2
Jaleco: Jaleco Mega System 1 / Jaleco Mega System 1-B / Jaleco Mega System 1-C
SemiCom: Cookie and Bibi / Hatch Catch / Choky Choky
Namco: Namco Galaxian Arcade / Namco Pac-Man
ESD: Multi Champ Deluxe / Jumping Pop / Head Panic
Capcom: CPS / CPS2
Cave: CAVE 68000
Tecmo: Tecmo Gaiden Arcade Hardware
Excellent System: Excellent System
TAD: Tadashi Corporation
Nichibutsu: Nichibutsu 68000
Seta: Seta Arcade
Nintendo: Donkey Kong Arcade
Kaneko: Kaneko Galspanic Arcade
Mitchell Corporation: Mitchell System Arcade
Psikyo: Hitachi SH-2
Williams: Pacman Arcade
Gaelco: Gaelco Arcade
SNK: SNK Neo Geo MVS
Face: Nostradamus
Banpresto: Macross Plus
Sega: Sega Z80 Based

Rage (1998)

Rage

O Real Arcade Game Emulator, conhecido como Rage foi uma proposta de emular placas da SNK, Capcom e Irem de jogos entre 1985 e 94. Criado pelos suecos Anders Nilsson e Janne Korpela, teve seu primeiro lançamento em 8 de Fevereiro de 1998 para MS-DOS. Janne já era conhecido por ter criado emuladores para jogos específicos, como SonSon da Capcom (pela Capcom Unique), Tutanhkaman da Stern (pela Konami Framebuffer), e Yie Ar Kung-Fu da Konami (pela Konami 6809). Foi pioneiro nesses jogos, exceto SonSon que já rodava no MAME. Os outros dois jogos foram rapidamente integrados no MAME. Em seu início, o Rage rodava 6 jogos. Já em sua última versão lançada em Março de 1998, já contava com 20 jogos sendo executados. O projeto emulou da SNK as placas Ikari Warriors, Triple Z80, Psycho Soldier, da Capcom as placas, Commando e Unique, e da Irem as placas M72, M82 e M92. O emulador foi pioneiro das placas da SNK e Irem, sendo as da Capcom pioneirismo do MAME em 1997.

NeoRage e NeoRageX

Após seu encerramento, reformula o emulador e o relança em Maio de 1998 como NeoRage, se focando apenas na placa SNK Neo Geo MVS, sendo também pioneiro em mais uma placa da SNK. Em Abril de 1999 muda o nome para NeoRageX, por conta do suporte à DirectX e encerra o projeto em Junho de 1999, dando suporte a mais de 130 jogos. Sua última versão rodava em modo Windows. NeoRageX teve vários hacks, sendo o mais importante cuidado por um grupo de brasileiros chamado SNK-NeoFighters Team de 2005 à 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página