MAME (1997)
MultiPac
Criado por Nicola Salmoria, o Multi Arcade Machine Emulator, ou MAME, começa como um emulador para Pac-Man de arcade chamado MultiPac em Dezembro de 1996 para MS-DOS. Posteriormente o emulador roda outros jogos de Pac-Man, como Ms Pac-Man. É considerado tão clássico, que até ganhou um port em Janeiro de 2005 por Franxis para o portátil GP32. Ainda em Dezembro de 1996, também cria emuladores para jogos individuais. Entre eles Mr. Do e Lady Bug da Universal, Pengo da Sega e Rally X da Namco, todos também para DOS. Todos os quatro com o nome Arcade Machine Emulator no título.
MAME (1997)
No mês seguinte, em Janeiro de 1997, começa a fundir os núcleos de emulação de seus emuladores e formar o MAME. Seus emuladores individuais são atualizados até final de Janeiro, e o MAME é lançado em Fevereiro também para MS-DOS. Na ocasião, rodava apenas Pac Man, Ms Pac Man, Crush Roller, Pengo e Lady Bug. Em cada nova versão, vários arcades novos eram adicionados, como foi na segunda versão com Mr. Do!, Crazy Climber, Crazy Kong, e assim sucessivamente. No mesmo ano ainda traz Galaga, Super Pac-Man, Spy Hunter, Star Wars, Bubble Bobble, Gunsmoke, 1943, Donkey Kong e Donkey Kong Jr., Mario Bros., Galaxy Wars, Frogger, Centipede, Space Invaders, Super Cobra, Stargate, Defender e tantos outros arcades clássicos. A maioria deles eram de empresas como Namco, Sega, Nintendo, Taito, Konami, Atari e Williams. Irem e Data East chegam apenas em 98. Falando em 98, placas conhecidíssimas e que ainda faziam sucesso nos arcades da época começaram a aparecer, como CPS-1, com jogos como Captain Commando, Final Fight, Strider Hiryu, Ghouls'n Ghosts, e a franquia Street Fighter II a partir de 99, Neo Geo MVS, com as franquias Metal Slug, KOF, Art of Fighting, Bust a Move, e as placas System da Sega, como System 2, 16, 18 e C-2, com clássicos como Wonder Boy, Shinobi, Altered Beast, Golden Axe, Aliem Storm, e as placas Williams/Midway e Midway T, trazendo Mortal Kombat 1, NBA Jam, Terminator 2 e outros. Em 99, placas da Capcom, Data East, Namco e Konami surgem trazendo clássicos como Cadillacs and Dinosaurs, X-Men, The Simpsons, Vendetta, Sunset Riders, Teenage Mutant Ninja Turtles, Robocop e outros. Em 2000, a marcante Cave 68k chega com seus DoDonPachi’s e Power Instinct, seguida da Midway Wolf com MK3 e UMK3, e Sega X Board com os dois jogos da série After Burner.
MAME32
A tão desejada CPS-2, que ainda estava em plena atividade chega em Janeiro de 2001 com Street Fighter Alpha, em uma versão para MS-DOS, seguido de Street Fighter Alpha 2, Vampire Savior, X-Men: Children of the Atom, Marvel Super Heroes, e tantos outros. 2002 é a vez de PolyGame Master, o famoso arcade taiwanês, com Knights of Valour, a Neo Geo 64, com Fatal Fury: Wild Ambition, e a Midway V com a sequencia Cruis'n USA e Cruis'n World. A placa ZN-1 da Capcom surge em 2003 com Battle Arena Toshinden 2, e no ano seguinte com a sequencia Street Fighter EX, seguida da Namco System 11 com Tekken 1 e 2, e da Midway Killer Instinct com os dois jogos que dão nome a placa. Em 2004, surgem as placas Sega Y Board com Power Drift e Rail Chase, e Konami Bemani DJ-Main com Beatmania 6, trazendo mais tarde a famosa franquia Pop n’ Music. Em 2005, começam a rodar jogos da Sega Model 3, como Scude Race e Lost World. Destacamos também outra versão da Konami Bemani, inspirada no PSX, com os jogos musicais Dance Dance Revolution e Guitar Freaks em 2006. CPS-3 da sequencia SFIII surge com seus três títulos em 2007. Sega Naomi com Marvel Vs. Capcom 2 e Crazy Taxi surge em 2009 e a placa ZN-2 da Capcom com a sequência Street Fighter EX2 surge em 2012. Algumas placas nunca rodaram muito bem no MAME, como é o caso por exemplo das séries Sega Model e Sega Naomi, e das placas Sega Titan, Sega System 32 e Atomswave.
Sobre o número de jogos, em Dezembro de 2000, o projeto já emulava 1900 roms. Cinco meses depois já emulava 2883 roms. Cada vez aumentava mais a frequência de jogos adicionados. Uma curiosidade. O MAME foi o primeiro emulador a rodar o jogo Street Fighter 1, em Fevereiro de 1999. No mesmo mês de lançamento do emulador, em Fevereiro de 1997, é lançada a partir da versão 0.3 uma interface para Windows chamada MAME32, criada por Christopher Kirmse, que não participava do projeto MAME. Ela ajudava os usuários que tinham dificuldade de acessar os jogos por meio de linha de comando, como funcionava o emulador de fato. Com o tempo essa GUI foi se aprimorando. Michael Soderstorm começa a ajudar Christopher no desenvolvimento, além de outros membros do projeto. Em Dezembro de 2007 ela se transforma em MAMEUI, mais aprimorada. Nessa ocasião o MAME já tinha uma interface própria. Apesar da inovação do MAME32, uma das interfaces inicialmente mais usadas, e que trouxe uma maior fama para o MAME foi a MAME Classic a partir de 1999, criada por Richard A. Insalaco. As duas GUIs são desenvolvidas até os dias de hoje.
MAME (2007)
Sobre o MAME, em seu lançamento, disponibilizava algumas opções de tamanho de tela, suporte à som e joypad, além de reset, pause e snapshot. Até o final de 97, já dava suporte à diversos outros tamanhos de tela, som FM, frameskip, cheats, VSync, entre outros. O emulador teve versões para MS-DOS lançadas até Abril de 2001, quando em Maio começa a dar suporte ao sistema Windows, começando um novo ciclo do projeto a partir de então. Essa versão é conhecida como MAMEW. Ela disponibilizava uma interface também por linha de comando. A partir de Abril de 2006, começa a lançar seu emular compactado não mais em arquivo .ZIP, mas sim em instalável no formato .EXE. Em Agosto de 2007, começa finalmente a trazer uma interface própria não mais por linha de comando, mas com front-end/menus, mostrando lista de jogos, configuração de controles e configuração de teclas de atalhos de funções como frameskip, pause, snapshot, save state, reset e outros. Em Outubro de 2007, começa a dar suporte às versões de 64bits. À partir da versão de Fevereiro de 2016, sua front-end original é ampliada, com configuração de diretórios, como de roms, snapshots, cheats e idiomas, configuração de interface, com cor e idioma, configuração de vídeo, como de resolução, filtros e outros, de som, como taxas de amostras, entre outros.
MAME 0.205
Desde seu início MAME sempre foi um emulador de código aberto, o que possibilitou seus diversos hacks, ports e bifurcações. Para sua criação, contou com o emulador Z80Em do Zilog Z80 de Marcel de Kogel, a biblioteca Allegro de Shawn Hargreaves, SEAL, a biblioteca de API's de som de Carlos Hasan, a ferramenta Tweak de alteração de modo gráfico no MS-DOS de Robert Schmidt, e o emulador do circuito de som AY-3-8910 de Ville Hallik e Michael Cuddy. A importância do MAME não foi apenas de rodar diversos jogos clássicos de arcade, mas de também poder trazer a vida placas antigas que já não eram mais usadas, e que um dia iriam desaparecer por completo. Ao longo do ano de lançamento, vários programadores foram se juntando ao projeto, e agregando novos arcades à plataforma. No primeiro ano, destacamos Paul Leaman, Mirko Buffoni, Dan Boris (criador e apoiador de diversos emuladores da segunda geração de consoles caseiros), Mike Coates, Aaron Giles (criador do VGS para PSX), Toninho, Zsolt Vasvari, entre outros. Várias outras figuras de renome também ajudaram no projeto, como Neil Bradley (criador do Retrocade de Arcade), Ernesto Corvi (criador do Virtual Super Wild Card de SNES), David Haywood (criador do Sega System C2 Emulator), Richter Belmont (criador do Modeler), ElSemi (criador do Nebula), além de Brad Oliver, iniciado junto com o projeto, entre muitos outros. Em certa ocasião chegou a ter mais de 100 pessoas contribuindo para o projeto. Tudo isso ajudou na ampliação do projeto MAME.
Apesar do emulador não ter foco em emulação de consoles, começa a adicionar alguns deles por volta de 2003, como foi o caso de Atari Jaguar e PS1 (por meio dos arcades Atari CoJag e Capcom Sony ZN-1), Mega Drive, Game Gear e Master System (ambos por meio do Arcade MegaTech vindo do MESS), Sega Saturn (por meio do arcade Sega Titan) e Super Nintendo (por meio do arcade Nintendo Super System também vindo do MESS). A partir de 2004, começam a emular o NES. Em 2005 o N64 (pela placa Seta Aleck64). Em 2006, PC Engine/TurboGrafx16. Em 2007, Atari 2600 (com emulador melhor que o Stella em alguns casos) e Dreamcast. Em 2009, 32X. Em 2010, ColecoVision. Em 2011, Intellivision. Em 2013, PC Engine CD e Odyssey 2. Em 2014 Gameboy e Gameboy Color. Em 2015, Sega CD e Xbox. Em 2016, Game Boy Advance, SG-1000 e Virtual Boy. E em 2017, PC-FX. Entre outros. Alguns sistemas nunca funcionaram bem no MAME, como é o caso do Sega CD, 32X, Playstation, N64, Dreamcast e Atari Jaguar. Entre outros. Muitos deles vieram por conta de arcades semelhantes aos hardwares de consoles, como foi o caso do PS1, Mega, SNES, N64, Master, Game Gear, Sega Saturn e outros.
Em 2015, MAME se funde formalmente com o MESS, com quem já era parceiro há alguns anos, adquirindo toda sua biblioteca de programação. Nos tempos atuais roda mais de 8000 jogos, em um total de 10000 jogos listados (alguns deles ainda não rodam). O emulador foi o que mais ganhou bifurcações, mais de 70! Muitas delas para emulações específicas, como de Neo Geo ou CPS2, por exemplo. Também funciona em diversos sistemas operacionais, como MacOS e MacOS X, Symbian, QNX, BeOS, Linux, Android e iOS, além de computadores como Amiga e IBM PC, consoles como Xbox, Dreamcast, PS2 e Nintendo Wii, portáteis como GP2X e PSP, entre muitos e muitos outros. Hoje o MAME é o emulador mais completo de jogos de arcade englobando o maior número de gerações do gênero. Sua base serviu para diversos outros projetos de emuladores de arcade. Eu arriscaria todos vindos após ele. Até o término dessa matéria, seu último lançamento foi em Outubro de 2024.
1997: Namco Pac Man com Pac-Man / Puck Man, Rally-X e New Rally X, Sega Vic Dual com Frogs, Head-On 1 e 2, e Carnival, Sega Z80 com Commando, Pengo, e Bank Panic, SEGA G80 Vector com Space Fury, Zektor e Star Trek, Nintendo Playchoise 10 com Mario Bros, e Double Dragon e Teenage Mutant Ninja Turtles em 1998, Ninja Gaiden em 1999, e Duck Hunt em 2000, Taito System SJ com Jungle Hunt e Elevator Action, Taito 8080 com Space Invaders, e Lupin III e Polaris em 1998, Konami Scramble com Crazy Kong e Super Cobra, e Frog em 2003, Williams 6809 Rev.1 com Joust, Stargate e Defender, Capcom Commando como Gunksmoke e 1943, Capcom Unique com Son Son e Ghosts'n Goblins
1998: Capcom Mitchell, de jogos como Pang/Super Pang, CPS-1, da franquia Street Fighter II (que só chegou em 1999), e jogos como Pnickies, Pang! 3, 1941, Captain Commando, Carrier Air Wing, Final Fight, Strider Hiryu, e Ghouls'n Ghosts, Neo Geo MVS com Metal Slug, The King of Fighters ’94, Neo Bomberman, Art of Fighting e Puzzle Bobble/Bust a Move, Sega Space Harrier com Hang-On, e no ano seguinte com Space Harrier e Enduro Racer, Sega System 2 com Wonder Boy, Wonder Boy in Monster Land, e Heavy Metal, Sega System 16B com Shinobi e Tetris, e 16A com Altered Beast e Golden Axe, Sega System 1 com Flicky, e Wonder Boy, e Robocop 2 em 2001, Sega System C-2 com Columns, e Blooxed e Puyo Puyo em 2000, Sega System 18 com Alien Storm, e Shadow Dancer em 1999, e Michael Jackson's Moonwalker somente em 2009, Williams/Midway com Mortal Kombat, Smash TV, e Terminator 2: Judgment Day, Midway T com NBA Jam, Mortal Kombat 2 em 2000, e Judge Dredd em 2002
1999: CPS Q Sound, dos jogos Cadillacs and Dinosaurs, Muscle Bomber Duo e Warriors of Fate, Data East Caveman Ninja com Caveman Ninja e Crude Buster, e Robocop 2 em 2001, Namco System 1 com Quester e Galaga '88, Konami X-Men com The Simpsons, Vendetta, e X-Men, Konami TMNT2 com Sunset Riders, e Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time apenas em 2006
2000: Taito F3 System, responsável por jogos como Arabian Magic, e a franquia Puzzle Bobble / Bubble Bobble, Sega X Board com After Burner I e II, e em 2004 Super Monaco GP, Cave 68k com Uo Poko, Do Donpachi, e Power Instinct, e Pretty Soldier Sailor Moon em 2001, Power Instinct 2 em 2003, Thunder Heroes em 2007, e Gaia Crusaders em 2008, Incredible Technologies 32-Bit com Street Fighter: The Movie e Golden Tee, e World Class Bowling em 2002, Nintendo VS. com VS. Tetris, VS. Super Mario Bros, e Vs Castlevania, Data East Unique com Battle Rangers, e Desert Assault em 2002, e Boogie Wings e Backfire em 2004, Midway Wolf com Mortal Kombat 3, Ultimate Mortal Kombat 3, e WWF Wrestlemania
2001: CPS-2, com o jogo Street Fighter Alpha, junto com Vampire Savior, X-Men: Children of the Atom, Super Street Fighter 2: The New Challengers, Aliens vs. Predator, Street Fighter Alpha 2, Marvel Super Heroes, Konami Xexex com G.I. Joe, e Dragon Ball Z e Dragon Ball Z 2 Super Battle apenas em 2012
2002: PGM com Knights Of Valour, SNK Hyper Neo Geo 64 com Beast Busters, e Fatal Fury: Wild Ambition em 2004, e Samurai Shodown 64 somente em 2009, Midway V com Cruis'n USA e Cruis'n World, Data East ARM6 com Captain America and The Avengers, e Night Slashers em 2005
2003: Capcom Sony ZN-1 (baseado no PSX), com os jogos Battle Arena Toshinden 2, e no ano seguinte Street Fighter EX e Street Fighter EX Plus, Namco System 22 com com Cyber Commando e Ace Driver, e Ridge Racer e Rave Racer 1 e 2 em 2005, Namco System 11 com Tekken 1 e 2 e Soul Edge 1 e 2, Midway Killer Instinct com Killer Instinct 1 e 2
2004: Sega Out Run com Super Hang-On, Turbo Out Run, e em 2006 Out Run, Sega Mega Play (baseado no Mega Drive) com Sonic the Hedgehog, Tecmo World Cup, e Golden Axe 2, Sega Y Board com Galaxy Force 2, Power Drift, e Rail Chase, Konami Bemani DJ-Main com beatmania 6th MIX, e Beatmania 3rd MIX e Pop n' Music 7 em 2007
2005: Sega Model 3 com Scude Race e Lost World
2006: Konami Bemani System 573 Analog (baseado no PSX) com Dance Dance Revolution e Guitar Freaks
2007: CPS-3, com a sequência Street Fighter III, Konami ZR107 com Winding Heat e Midnight Run, e Road Rage somente em 2018
2009: Sega Naomi, com os jogos Marvel Vs. Capcom 2 e Crazy Taxi,
2012: Capcom Sony ZN-2 (baseado no PSX), com os jogos Street Fighter EX2 e Street Fighter EX Plus 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário