segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A História dos Emuladores de Arcade - Parte 1

Williams Digital Arcade (1994)

Williams Digital Arcade (Capa e Contracapa)

Foi uma linha de produtos desenvolvida e lançada em 1994 pela Digital Eclipse Software, para Macintosh. Criada pelo canadense Andrew Ayre em 1992 em Emeryville, California, em seu início a companhia trabalhava com desenvolvimento, publicação e distribuição de softwares para Macintosh.

Williams Digital Arcade

Em 1994, com parceria com a Williams Electronics, desenvolveu o que é considerado o primeiro emulador de arcade para computadores caseiros. O primeiro título emulado e lançado foi Robotron: 2084 em 1994, seguido de Joust e Defender, todos da arcade Williams 6809. Um tempo depois, por volta de 1997, é desenvolvido um patch para MAC para rodar o jogo Stargate no lugar de Robotron. Só conseguiram a troca com esse jogo, pois cada um dos três jogos lançados da empresa tinham um emulador diferente, e os demais não tinham compatibilidade com esse jogo. O patch ficava disponível no site de John Stiles, portador de emuladores para MacOS. Após à venda desses três jogos em 1994, a empresa lança a coletânea Williams Digital Arcade, também em 1994. Com o interesse grande nesses lançamentos, se reorganiza e começa um grande desenvolvimento de software de games. Em 1995, a empresa lança a coletânea William Arcade Classics, expandido seu alcance para computadores como Windows e MS-DOS. Para esse lançamento, contratam o canadense Jeff Vavasour, por conta de seu emulador 6809, que usara em seu emulador de TRS-80 Color Computer. A partir daí, Jeff fica responsável pela emulação da maioria das outras coletâneas e ports de jogos de arcade e console.

Joust, Robotron: 2048, Defender, Bubbles, Defender II e Sinistar

Com o sucesso da Arcade Classics, vieram muitas outras coletâneas, como da Activision, Atari, Midway, Sega e Capcom. Também começam a produzir jogos próprios para PC e consoles, em parceira com a Midway Home Entertainment (na época Williams Entertainment). Essa migração de empresas/indivíduos para a criação de games próprios é algo que aconteceu outras vezes na história de criação de emuladores. Tanto as coletâneas, quantos seus jogos próprios, tiveram lançamentos para os consoles Mega Drive, Sega Saturn, Super Nintendo, Playstation 1, Gameboy Color, Dreamcast, N64, Xbox, Gamecube, PS2 e sistemas operacionais como MS-DOS e Windows. Também produziram jogos para a Disney e outras empresas. A partir de 1998, com o lançamento do Gameboy Color, se concentram em lançar ports de jogos de arcades clássicos e jogos próprios, o que continua na era Advance do portátil.

Williams Digital Arcade (Abertura e Encerramento)

Em 2003, a empresa se funde com a ImaginEngine, e nasce a Backbone Entertainment. Em 2005, a Backbone se funde com a The Collective Inc. e forma a Foundation 9 Entertainment. Em 2007, o fundador da Digital Eclipse, Andrew e Jeff saem da empresa e fundam a Other Ocean Interactive Ltd. usando os estúdios de Charlottetown, no Canadá. A Backbone para de lançar coletâneas e a Ocean também não a faz. Em 2009, Jeff cria a Code Mystics, e dá continuidade (graças a seu nome) as coletâneas de jogos clássicos da Atari, Midway e Activision para Windows, Linux, Macintosh, NDS, PS3, Xbox 360, Android, iPad e iPhone entre 2010 e 2016. A empresa também portou de 2014 em diante jogos da SNK para Nintendo Switch. Já Andrew, da Other Ocean, consegue pegar de volta sua marca Digital Eclipse a partir de 2015 e usar em sua empresa, conseguindo à partir daí também trazer clássicos de volta, como da Konami, Capcom, SNK, Williams e até jogos da Disney, entre outros. Other Ocean e Code Mystics continuam produzindo e relançando clássicos até hoje. Já a Backbone produziu jogos até 2012, principalmente para PS3, Xbox 360 e PSP, quando faliu. 

Sparcade! (1995)

Sparcade (Introdução)

Sparcade! foi criado por David Alan Spicer, mais conhecido como Dave Spicer em Junho de 1995 como DASArcade (abreviações de seu nome), como o primeiro emulador gratuito que rodava mais de um arcade/marca. Ele também foi conhecido com outros nomes, como Multi-Processor Arcade Emulator, Dave's Arcade Emulator e The Spice-u-lator. No mesmo ano muda o nome para Sparcade!. A história de David começa na industria dos games, aonde participou de vários jogos lançados para os computadores Commodore 64 e ZX Spectrum, como Adidas Championship Football em 1990, Insector Hecti in the Inter Change em 1991, Sergeant Seymour: Robot Cop em 1992, e Seymour Goes to Hollywood em 1993, os quais escreveu, e Steg the Slug em 1993, o qual programou. Também criou a parte sonora para o jogo Time Soldiers de 1989, e músicas para os jogos Wacky Races (Corrida Maluca, no Brasil) e Black Hornet, ambos em 1992. Vários desses jogos também foram lançados em outros computadores, como Atari RT, Amiga, Amstrad CPC, DOS, e outros. Um tempo depois se desencantou com a industria, e vai estudar engenharia na Universidade de Kent. 

Sparcade

Foi nessa ocasião que criou o Sparcade! (na época, DASArcade). Seu desenvolvimento levou apenas 3 meses, sendo lançado em Setembro de 1995 para MS-DOS. Em 1996, o emulador já tinha suporte para jogos de Master System e Game Gear. Na primeira versão de Janeiro de 1997, já executava jogos como Frogger, Donkey Kong, Centipede, Galaxian, Ms Pacman, Phoenix, Super Cobra, Space Invaders, entre muitos outros, totalizando 34 ao todo, tendo a maioria suporte à som. A segunda versão de 1997 e a mais estável, conhecida como 1.95, também é lançada em Janeiro de 1997. Ainda em 1997, os consoles da Sega são retirados do Sparcade! Perguntado sobre isso em 1998, David disse que poderia voltar com esse suporte aos emuladores, mas que não tinha planos de fazê-lo. E de fato não voltou a inclui-los. Em Dezembro de 1999, Sparcade! Tem sua última versão. Ela executava 46 jogos ao todo datados entre 1978 e 1989. David disse em entrevista que o que o desanimou nesse mercado foi a falta de interesse de empresas de software numa cena eminente como era a de retrogames. Sparcade! É considerado o primeiro emulador multi-plataforma do mundo. Entre 1999 e 2000, David chegou a ajudar no projeto MAME. Após isso, se dedicou a indústria dos semicondutores.

Emu / Retrocade (1996)

Emu

EMU, também conhecido como EMU Classic Video Game Emulator, foi criado por Neil Bradley na mesma pegada que o Sparcade!, Trabalhando principalmente com a Atari, Midway e Taito. O projeto começa em 1995, como Asteroids Emulator e lançado em Setembro de 1996 para MS-DOS. No mesmo ano, começa a adicionar vários jogos e o transforma em um emulador multi-arcade. Sua inspiração, tanto para ingressar na emulação, quanto para criar o Emu foi do Sparcade, primeiro emulador multi-arcade do mundo. Neil também ficou conhecido pela criação dos emuladores de CPU's como M6502, Z80, e outras. Seu emulador usava seu processador 6502, anterior ao M6502. Emu rodou dez jogos ao todo. O projeto foi descontinuado em Julho de 1997, com a última versão lançada do emulador. Nesse mesmo mês, Neil se junta com Mike Cuddy, criador do emulador multi-arcade KEM, acharam que seus projetos estavam obsoletos e resolvem criar um projeto juntos para emular arcades. É nessa época que começam a trabalhar no sucessor do Emu, o Retrocade, que usava o emulador de CPU M6502 de Neil. Nessa ocasião, Neil era o arquiteto chefe do projeto.

Retrocade

Nesse projeto, composto por uma equipe de peso, os principais contribuidores, foram Neil, trabalhando com som, integração, portabilidade e jogos, Mike Cuddy com otimizações, depurações, GUI e os jogos da Bally Midway MCR, Patrick Lawrence com o núcleo 6809, Zonn Moore que doou o núcleo de seu multi-emulador Cinematronics, Peter Hirschberg, adicionando jogos vetoriais e outros, Neill Corlett com seus emuladores 68k, YM2151 e 5220, além da versão Windows do emulador, Jeff Mitchell pela versão UNIX, Brian Peek, com jogos e som para os jogos Namco, Paul Biondich com uma GUI e web, Richard Bannister para a versão para Mac e Edward Massey com melhorias na GUI e versão Windows do emulador. Com primeiro lançamento em Setembro de 1998, trazia uma quantidade maior de hardwares emuladores, trabalhando com jogos de empresas como Williams, Namco, Midway, Atari, Konami, Nintendo, Taito e outras. Outro diferencial foi sua compatibilidade com outros sistemas, como Macintosh, UNIX, Windows e MS-DOS, todos os principais sistemas operacionais da época, e até mesmo com processadores com tecnologia ARM, possibilitando possíveis ports para portáteis que começaram a usar essa tecnologia anos à frente. Na ocasião, o MAME já reinava, mas Retrocade conseguia executar seus jogos em um PC 486, um computador médio para a época, quando MAME exigia um Pentium 2, um processador mais avançado pra época, para executar os mesmos jogos suportados pelo sistema de Neil. Isso ocorria, porque o Retrocade tinha alguns processos gráficos, sonoros e de CPU mais simples, que procurava não sobrecarregar tanto o sistema como seu concorrente. Retrocade rodou 120 jogos em toda seu desenvolvimento.  O último lançamento do Retrocade acontece em Maio de 1999. Em 2007, um projeto semelhante ao MAME chamado Another Arcade Emulator, usou alguns códigos fontes do Retrocade para ser criado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página