sexta-feira, 5 de maio de 2023

A História do Odyssey


O Magnavox Odyssey começou a ser criado por Ralph Baer em 1966 na Sanders Associates e lançado em 1972 pela Magnavox como o primeiro console doméstico do mundo. O aparelho vinha com um jogo de pingue-pongue, que no meio do ano inspirou o jogo de arcade Pong, da Atari, que popularizou esse estilo de jogos. Mais tarde Ralph processa a Atari pelo uso não autorizado de sua criação. O Odyssey era um aparelho de circuito fechado que era alterado e gerava o que conheciam como jogos, muitas vezes programado com esses jogos ou alterado por cartões de jogos que faziam essa modificação, diferente do que se conheceu nas gerações posterioras que um cartucho rom adicionava um software que era lido por um hardware. Além disso, usava um plástico que era grudado na televisão por aderência estática para construir o cenário dos jogos, que tinham como protagonistas três pontos, dois movidos pelos jogados e um pelo sistema, sendo esse em grande parte das vezes a bola, já que a maioria dos jogos eram de esportes.


O console vinha com dois controles, cada um com duas rodas pequenas, uma de cada lado e um botão de reset no meio para retomar as partidas. Não tinha som e vinha com um conector que ligava na TV sintonizando nos canais 3 ou 4 e permitia alterar entre TV e vídeogame. Esse acessório ficou muito conhecido até a quarta geração de consoles encerrada no final dos anos de 1990 em todo o mundo. E por fim, era alimentado por seis bateriais, com compra à parte de uma fonte de alimentação. O console também vinha com acessórios de jogos de tabuleiro, como cartas, dinheiro fictício, fichas de pôquer, dados e outros, para interagir com determinados jogos, como o Casa Assombrada, por exemplo. Também teve uma arma em forma de rifle chamada de Galeria de Tiro, compatível com quatro jogos, sendo a primeira arma do mundo usada em consoles. Em 1974, a Phillips compra a Magnavox e a transforma em sua subdisiária.


A primeira versão do Odyssey foi vendida até 1975. O console teve oito versões lançadas posteriormente ainda mantendo o nome Magnavox, a 100 e 200 em 1975, 300, 400 e 500 em 1976 e 2000, 3000 e 4000 em 1977, além de versões especiais lançadas na Europa, como a 2001 em 1977 e 2100 em 1978. As mudanças significativas em cada versão foram. Na 100, cria um designer multi-chip mais simples, começa a trazer som de campainha direto no console e vem com os jogos Tênis e Hóquei. Na 200, vinha na memória com o jogo Esmagamento, com mais marcações na tela e os controles começam a vir embutidos no aparelho. Na 500, vinha com os jogos Tênis, Hockey, Esmagamento e Treino Na 3000, começa a vir os controles separados novamente, mantendo isso até a versão 4000. Na 4000, vinha com seis jogos, Futebol, Tênis, Hóquei, Esmagamento, Treino de Esmagamento, Basquete e Treino de Basquete.


Nas edições europeias lançadas como Phillips, vinha com Tênis, Hóquei e Squash e suporte à som na TV na versão 2001 e seis jogos, Destruir, Nadadeira, Tênis, Hendbol, Hóquei no Gelo e Futebol na versão 2100. Todos esses modelos tiveram algumas mudanças de chips entre versões, mas nada muito significante no resultado final dos consoles.


Todos os jogos vinham com nomes em inglês, mas os trago traduzidos, pois não eram de fato títulos, apenas informavam a função ou tema que cada um trazia. Além dos jogos citados, também houve jogos Beisebol, Gato e Rato, Handebol, Invasão, Esqui, Submarino, Tênis de Mesa, Voleibol, Futebol Americano, Roleta, entre outros, totalizando 33 jogos lançados para o console. A versão 5000 do console chegou a ser projetada, mas nunca lançada. Alguns dizem que a versão europeia 2100 seria a versão americana 5000, mas se assimilou mais à versão americana 4000. O console é descontinuado em 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A História dos Emuladores de Nintendo 64 - Parte 4

Mupen64 / Mupen64Plus (2001) Mupen64 é o último grande projeto da era de ouro da emulação de N64 a ser criado. O projeto começa no ano de 20...

Total de visualizações de página