sábado, 13 de maio de 2023

A História dos Emuladores de Odyssey 2 - Parte Única

Odyssey 2 Emulator / O2EM (1997)


O O2EM, ou Odyssey 2 Emulator começou a ser criado em 1996 por Dan Boris, com primeiro lançamento em Julho de 1997 para MS-DOS.  A primeira versão do projeto foi escrita quase sem documentação técnica alguma, tendo que ser feita engenharia reversa do sistema. Em Maio de 1998, Erik Winblad cria uma front-end para o projeto, chamada Oxygen, com três versões no total, todas lançadas no mesmo mês. Até Setembro de 1998, Dan atualiza o emulador, quando encerra o projeto. Em Junho de 2001, O2EM ganha port para MacOS X por Richard Bannister. O emulador é ressuscitado em Junho de 2002 pelo brasileiro André de la Rocha. Ele mantém a versão DOS, e começa a criar versões Linux e Windows. Apesar de existir uma versão Windows, ela precisa ser carregada pelo Prompt do MS-DOS.


Heitor Barcellos, amigo de André, cria também em Junho uma front-end para facilitar a execução do emulador de Windows, chamada O2EM Launcher, atualizada até Janeiro de 2005. André lança nove versões do emulador ao todo, lançando sua última versão em Dezembro de 2004 ao lado do também brasileiro Arlindo M. de Oliveira, que começa a cuidar do emulador à partir de então. Arlindo, por sua vez, lança apenas duas versões do emulador, em Maio de 2005 e Janeiro de 2007. Em Janeiro de 2011, O2EM ganha mais uma atualização, agora do desenvolvedor Labbe Corentin, usando como base a versão 1.5, penúltima versão de André de la Rocha.


O emulador tem lançamento único, agora batizado de O2EM2, ou Odyssey 2 Emulator 2. O O2EM foi criado com base na biblioteca de jogos Allegro, e se tornou código aberto um tempo depois de sua criação. Além de emular as roms, também emulava o módulo The Voice, que se tratava de um adaptador ligado ao console para encaixar jogos com suporte à ele, e reproduzir vozes e efeitos sonoros especiais que o console não reproduzia. No módulo original havia uma memória de 2 kb que guardava as vozes.

No emulador, você tinha que baixar um conjunto dessas amostras de vozes para serem reproduzidas. O O2EM também é portado para sistemas como MacOS, MacOS X e BeOS, consoles como Dreamcast, Wii e Xbox, e portáteis como GamePark GP2X. Em 2015 começa a fazer parte do emulador multi-sistemas OpenEmu para MacOS. Richard Bannister atualiza o emulador até os dias atuais, com última atualização em Maio de 2021.

MESS (2004)


O console Odyssey 2 também teve suporte no emulador multi-sistemas, MESS a partir de Janeiro de 2004, e posteriormente em Janeiro de 2013 se integra ao multi-emulador MAME. Diferente do O2EM, o MESS não precisa de amostras de vozes para reproduzirem na emulação do módulo The Voice. Isso talvez é feito por algum sintetizador que consegue reproduz vozes e efeitos especiais por si só. Mas é apenas um palpite de minha parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A História dos Emuladores de Nintendo 64 - Parte 4

Mupen64 / Mupen64Plus (2001) Mupen64 é o último grande projeto da era de ouro da emulação de N64 a ser criado. O projeto começa no ano de 20...

Total de visualizações de página