quarta-feira, 24 de maio de 2023

A História dos Emuladores de NES - Parte 3

NESticle (1997)


Foi lançado em 3 de Abril de 1997 para MS-DOS, por Icer Addis, da equipe da produtora Bloodlust Software. Ele é simplesmente considerado o maior emulador de todos os tempos, e o mais usado na década de 1990. É o primeiro emulador jogável gratuito de NES. O emulador trazia muitas funções interessantes pra época, como save state, jogar online, editar gráficos do jogo e gravar áudios e vídeos das jogatinas. Outro diferencial do emulador, era a possibilidade de rodar em computadores simples da época, como um 486, por exemplo.


Nesticle usou o NES.DOC, que foi a documentação do hardware do console criada por Marat Fayzullin para a criação do iNes. Além disso, Y0SHi e outros influenciadores da cena ajudaram o projeto na parte sonora. Outras pessoas do meio também ajudaram no projeto, como Neill Corlett, Neil Bradley, o site Zophar, entre outros. A versão para Windows do emulador foi lançada em Agosto de 1997, conhecida como Nesticle 95, por rodar no Windows 95, sistema mais atual da Microsoft na época, e teve três atualizações ao todo, sendo a última em Setembro de 1997.


Uma curiosidade sobre seu nome. Era a junção de NES (Nintendo Entreteniment System, o nintendinho) com testículo, do inglês testicle (acreditem se quiser). O nome é tão bizarro quanto os visuais trashes usados em seus emuladores. Um cracker chamado Donald Moore, roubou o código fonte do emulador, e desde então Icer Addis decidiu descontinuar o projeto, que encerra em Agosto de 1998, com a última versão do emulador em modo DOS, conhecida como x.xx. Em uma pesquisa feita pelo famoso site de emuladores, Zophar em Maio de 1998, constatou que 26.6% dos usuários que participaram tinham tido sua primeira experiencia no mundo da emulação pelo NESticle, seguido de 20,7% por outros e 20,5% pelo Virtual GameBoy.

xNes (1997)


xNes começa a ser desenvolvido no ano de 1997 por Nicolas Hamel (nícola amela), o Shin Gouky, ao lado de David Michel (davidi michela) do Magic Engine, que por sua vez, foi um dos responsáveis pela criação do código fonte e um dos mais importantes para o primeiro funcionamento do emulador. Uma das primeiras versões do emulador foi lançada por volta de Setembro de 1997 para MS-DOS. No final de 1997, ingressam no projeto Robert Rosario, o Skeletor (squéletôr) e Brad Oliver, o Bradman, que ajudaram na codificação do emulador. Nessa ocasião, David não fazia mais parte do projeto. Em Outubro surge a versão para Linux por Chuck Manson e em Novembro para MacOS por Richard Bannister. Ambos também faziam parte da equipe do xNes. Outro que também fez parte da equipe foi Jeff Mitchell, dos projetos Retrocade e MAME, muito provavelmente tentando portar o emulador para o sistema UNIX. xNes usava o emulador 6502 de Marat Fayzullin. Sua emulação era boa nas cores e tinha uma boa compatibilidade, porém não tinha suporte à som e a emulação era acelerada (como boa parte dos emuladores da época), para que pudesse rodar em uma velocidade considerada normal em computadores muito lentos.


Ele rodava bem em um computador Pentium 1 com 8MB de memória RAM. Nos PCs atuais, fica quase impossível de se jogar por conta da velocidade dos jogos. Ele era por código de linha, mas prometia uma GUI no futuro, como também suporte à som. Sobre as roms, rodava no formato .NES do emulador iNes de Marat. Sua última versão é lançada em Novembro de 1997. Em Janeiro de 1998, anunciam a descontinuação do emulador e lançam seu código fonte. Apesar disso, a versão de Linux continua e é lançada até Outubro de 1998. O projeto teve ajuda de pessoas importantes. Além de Marat, Shawn (chan) da biblioteca Allegro, Yoshi com sua documentação nestech.doc, Loopy pela paleta de cores, além de Zoop do projeto Meka de SMS por ter hospedado o site do projeto. Após o fim do projeto, Brad Oliver e Richard Bannister se juntam para criar o projeto MESS de multi-emulação de computadores, consoles e portáteis. O emulador é lançado em Março de 1998, e o primeiro sistema emulado no projeto foi o NES, nascendo do antigo código do xNes levado para o projeto por Brad e juntado com o código de som de Matt Conte. O xNes também teve uma bifurcação lançada à partir de Junho de 1998, pelo brasileiro Fabiano Lopes, conhecido como Fx3, chamada Rocknes. Bannister também portou essa bifurcação para MacOS.

Nofrendo (1998)


Nofrendo é lançado por Matt Conte em 8 de Fevereiro de 1998 para MS-DOS. No final de 1997, Matt contribuía com os projetos XGS de Apple II e PCAE de Atari 2600. Foi quando teve a ideia de ter o seu próprio projeto. Com desenvolvimento em parceria com a DripWare Software, Nofrendo contava com o processador 6502 de Neil Bradley, formato .STA para save state, compatível com o NESticle (e mudado para o formato .RTX na última versão do emulador), suporte à gamepad e teclado, som digital, controle de volume, cinco modos de vídeo, dois tipos de paletas de cores selecionáveis, screenshot, reset, frameskip, entre outros. O seu diferencial era seu emulador de som, depois usado em outros projetos, como MESS e MAME no ano de 2000 e Squeem, Nester e UONester em 2001. Suas paletas também foram usadas no emulador Squeem em 2001. Além disso, o emulador tinha boa velocidade e compatibilidade, e funcionava bem em PCs lentos, como Pentium 1. Apesar disso, tinha vários problemas de bugs com as imagens de fundo de alguns jogos. A criação do projeto foi bastante inusitada. Matt queria apenas mostras pra si próprio que conseguia criar um emulador de NES. Seus amigos gostaram tanto, que ele foi obrigado a disponibiliza-lo em público. Matt sempre visou a precisão, tentado tornar o emulador o mais fiel possível ao console original.


Seu diferente nome de originou do termo No-Friend-o conhecido para se referir aos viciados em Nintendo. O projeto teve ajuda de vários influenciadores da cena, como Neil Bradley, Sardu do NESticle, Marat Fayzullin do iNes, Jeremy Chadwick, o Yoshi do Nestech.txt, John Dullea do PCAE, Paul Robson do A26, entre outros. Em Março de 1998, lança sua última versão, porém continua trabalhando no projeto. Por volta de Junho de 1998, estava reescrevendo o projeto, e ainda colocava alguma atualização durante o ano de 1999. Em 2000, resolveu oficialmente encerrar o projeto. Em Maio de 2001, foi lançada uma pré-versão para Linux, conhecida como Nofrendo SDL, criada por Neil Stevens em parceria com Matt. Com ela também vinha seu código fonte para ser portado ou bifurcado. Por ser SDL, permitia ports para diversos sistemas. Matt também ficou conhecido por utilitários da cena NES, como NEStoFAM para o formato .FAM exclusivamente para o emulador Famicom.exe e CajoNES, a continuação do mesmo programa ampliado para os formatos PRG/CHR do emulador Pasofami, ambos respectivamente em Fevereiro e Julho de 1997, além do player de músicas NES no formato .NSF, chamado Nosefart lançado para DOS e Winamp em Maio de 1999, e que também usava seu emulador de som. Além disso, também ajudou em projetos como XGS de Apple II e PCAE de A2600 em 1997 e os projetos de NES, LoopyNES, JNes e FCE Ultra em 1999. Por volta de Abril de 2001, também cria o Nes6502 (conhecido como the fast 6502 core), emulador da CPU do NES, usado nos emuladores Squeem, RockNES e Nester no mesmo ano de sua criação. Esse processador nunca foi usado em seu Nofrendo.

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