Bloodlust Software
Bloodlust
Software foi outro grande importante nome na emulação de jogos. A
Bloodlust Software foi uma desenvolvedora de jogos criada em 1992 por
dois estudantes do ensino médio, Ethan Petty e Icer Addis, o Sardu,
respectivamente criador de jogos e diretor de jogos. Criaram a empresa
como movimento contrário aos que queriam acabar com a violência nos
jogos, criando jogos bastante violentos.
Entre
eles Executioners em 1992, Noggin Knockers em 1993 para DOS e
Nogginknockers X: The Duel, Timeslaughter em 1996 e Terror Firmer em
2000 para Windows, entre outros. Também fizeram parte da empresa, Trevor
Macleod, responsável pelo jogo Shoot-Em-Up em 2000, e Eric Tong,
responsável pelo jogo Moving Targets em 2000, depois indo para indústria
e estando por trás de franquias como NHL, Big Win, Sleepings Dogs e
Rivals At War, e títulos como Need for Speed: Underground e Fantastic
Four: Rise of the Silver Surfer.
A
Bloodlust foi responsável pelo lançamento dos emuladores NESticle,
Genecyst e Callus, ambos em 1997, responsáveis por emular NES, Mega
Drive e jogos da placa CPS-1 de arcade. Eles foram por muito tempo os
emuladores base desses consoles, e o primeiro grande emulador de arcade
dos anos de 1990.
A
base usada no NESticle foi criada por Sardu, que também foi usada no
Genecyst. Seguindo o conceito de jogos violentos da empresa, o cursos do
mouse do emulador NESticle era uma mão decapitada e o menu do emulador
Genecyst parecia sangue escorrendo. Os três projetos foram atualizados
até 1998, quando saem do mundo da emulação. A última vez que se ouviu
falar da empresa foi em 2005.
Após
o projeto, Icer e Ethan percorreram o mundo dos games, em diversos
títulos ao qual contribuíram. Icer trabalhou com a franquia Madden NFL,
NCAA Football, Madden NFL, além de jogos como Nascar Thunder 2004 e EA
Sports MMA, atuando entre 1999 à 2011, para consoles como N64, Xbox,
NGC, NDS PS2 e PS3, como programador, engenheiro de software e
tecnólogo. Já Ethan, esteve nas franquias Disciples II, Tom Clancy's
Rainbows Six, James Cameron's Avatar, Assassin's Creed, Watch Dogs, além
de jogos como Marvel Guardians of the Galaxy, entre os anos de 2000 à
2021, para sistemas como Windows, PS2, PS3, NDS, Wii, Xbox 360, PS4 e
PS5, atuando como escritor de scripts, e designer de níveis e designer
de jogos.
Emuladores:
NESticle (1997), Callus (1997), Genecyst (1997)
Jogos:
MS-DOS: Executioners (1992), Nogginknockers (1993), Timeslaughter (1996), Nogginknockers 2 (1996)
Windows:
Shoot-Um-Up (2000), Moving Targets (2000), Nogginknockers X: The Duel
(2000), Tromaball (2000), Skippy's Revenge (2000), Sprong! (2000), Wrath
of the Sea King (2000)
Icer Addis
Icer
Addis, nasceu no Canadá, e criou, em 1992, a Bloodlust Sofware ao lado
do amigo Ethan Petty ainda no ensino médio, como uma forma de protesto
às críticas à jogos violentos. Icer atuava na programação dos jogos,
estando presente nos jogos Executioners, Nogginknockers, Timeslaughter e
Nogginknockers 2, todos para MS-DOS. Não trabalhou na programação dos
jogos para Windows. Os emuladores NESticle, Callus e Genecyst, foram
todos programados por Icer. Todo o seu trabalho na empresa acaba em
2000.
Um
pouco antes, em 1999, ingressa na Eletronic Arts do Canadá, na divisão
EA Sports, como programador e engenheiro de software, atuando também na
área de tecnologia e ferramentas (mais tarde conhecida como Grupo
Central de Tecnologia).
Esteve
por trás dos jogos Madden NFL 2000, 2001, 2002, 2003 2004, NCAA
Football 2002, 2003 e 2004, SSX 3, NASCAR Thunder 2004, NFL Street,
Tiger Woods PGA Tour 08, EA Sports MMA e Madden NFL Football, englobando
jogos de Futebol Americano, MMA, Golf, Corrida e Rugby, para os
sistemas N64, Windows, PS2, Xbox, NGC, PS3 e N3DS. Fora da divisão de
esportes, ajudou nos jogos Medal of Honor: Frontline em 2002 para
PS2/Xbox e Henry Hatsworth in the Puzzling Adventure em 2009 para NDS, o
primeiro de FPS, e o segundo de Puzzle. Sua última participação na
indústria dos jogos foi em 2011.
Em
2005, é lançado pela EA Sports, o jogo de boxe Fight Night Round 2,
para PS2, Xbox e GameCube. Na versão para GameCube, é lançado um extra, o
jogo Super Punch-Out!! de Super Nintendo. Para emula-lo, a EA chama
Icer, que adapta um antigo emulador dele criado em 1997, mas nunca
lançado, chamado SNESticle, para tal. Muitos anos depois, programadores
conseguiram descobrir isso ao entrarem dentro do código do jogo, aonde
estava o nome do emulador e de seu criador.
Em
2022, Icer ao ver que estavam criando engenharia reversa no jogo em
questão para extraírem o emulador de lá, lança o código de fonte em seu
GitHub, inclusive com alguns binários para PS2. O emulador é descrito
como tendo tido o código fonte lançado em 2004 (na ocasião de preparo do
jogo Fight Night Round 2), e que também pode ser adaptado para
Dreamcast e Windows, e foi exatamente o que tmaul fez, lançando uma
bifurcação do mesmo para Windows também em 2022, com versões 32 e 64
bits. Terceiros também lançam o emulador para PS2, para rodar no OPL,
com o nome de SNESticlePS2.
Também
em 2022, Icer lança a fonte do emulador MetalNES, disponibilizando
algumas imagens, inclusive. Diferente do clássicos NESticle, esteve
tenta recriar os hardwares do console e jogos em um sistema chamado
FPGA, que aumenta a precisão e a resolução dos jogos. O processo ainda
está no início, mas pode ser acessado por programadores pelo sistema
MacOS.
Um
ano antes, em 2021, também lança o MilkDrop2020, uma versão portátil do
visualizador de música MilkDrop, lançado em 2001 para Winamp por Ryan
Geiss. Semelhante ao clássico Windows Media Player, que criava imagens
coloridas que eram executadas conforme as batidas e velocidade das
músicas, MilkDrop2020, tem apenas seu código lançado, e com
possibilidade de ser portado para Windows, MacOS X, iOS, Android, tvOS e
outros dispositivos. Também é lançado um site por Icer, para a
demonstração do player.
Emuladores:
NESticle (1997), Callus (1997), Genecyst (1997), SNESticle (2004)
Programas:
MilkDrop2020 (2021)
Jogos:
MS-DOS: Executioners (1992), Nogginknockers (1993), Timeslaughter (1996), Nogginknockers 2 (1996)
N64: Madden NFL 2000 (1999)
Windows: Madden NFL 2000 (1999), Madden NFL 2004
PS2:
Madden NFL 2001 (2000), Madden NFL 2002 (2001), NCAA Football 2002
(2001), Madden NFL 2003 (2002), Medal of Honor: Frontline (2002), Madden
NFL 2004 (2003), NASCAR Thunder 2004 (2003), SSX 3 (2003), NFL Street
(2004)
GameCube: NCAA Football 2003 (2002), NCAA Football 2004 (2003), SSX 3 (2003), Fight Night Round 2 (2005)
Xbox: NASCAR Thunder 2004 (2003), SSX 3 (2003)
PS3: Tiger Woods PGA Tour 08 (2007), EA Sports MMA (2010)
NDS: Henry Hatsworth in the Puzzling Adventure (2009)
Nintendo 3DS: Madden NFL Football (2011)
Ethan Petty
Ethan
James Petty, nasceu em Montreal, Canadá. No ensino médio, montou uma
empresa de jogos de terror e humor com seu colega Icer Addis, chamada
Bloodlust Software. O estúdio era o porão da casa de sua mãe. Icer fazia
a programação dos jogos, já Ethan era a mente criadora das histórias,
criando scripts, além das artes e da parte gráfica do jogo, e criando e
adicionando as vozes, sons e músicas. Seu trabalho esteve presente nos
jogos Executioners, Nogginknockers, Timeslaughter e Nogginknockers 2 de
MS-DOS, e nos jogos Nogginknockers X: The Duel, Tromaball, Skippy's
Revenge, Sprong! e Wrath of the Sea King para Windows. Os emuladores
Callus, NESticle e Genecyst versão MS-DOS, tiveram suas artes presentes
nas interfaces dos programas. O desenvolvimento dos mesmos foi feito
apenas por Icer. A empresa existiu de 1992 à 2000. Em 2002, tem uma
breve passagem pela Blackeye Software, aonde atua na parte sonora do
jogo Eternal Daughter. No mesmo ano, é contratado pela Strategy First,
em Montreal, como designer líder e de leveis, e na parte de controle de
qualidade. Esteve nos jogos Disciples II: Rise of the Elves, O.R.B.:
Off-World Resource Base, Disciples II: Guardians of the Light e
Disciples II: Servants of the Dark de 2002 à 2004, todos para Windows.
Tom Clancy's Rainbows Six: Siege, Disciples II: Rise of The Elves, Watch_Dogs, Guardians of The Galaxy e The Knobbly Crook
Nos
jogos, atuou designer principal, de níveis e de jogo, mapas, texto,
arte e voz (dublando personagens). Já na parte de controle de qualidade,
que envolve testes e relatórios de bugs (os famosos testadores), estão
títulos como Nexagon Deathmatch, Legon, Strike Fighters, Dragon Throne,
Johan, entre outros. Deixa a empresa em 2004, quando vai para a Ubisoft
Entertainment, na divisão canadense, chamada Ubisoft Montréal, como
designer de níveis, criador de scripts e designer de história. Tom
Clancy's Splinter Cell: Chaos Theory e Double Agent, Tom Clancy's
Rainbow Six: Vegas, Vegas 2 e Siege, Shaun White Snowboarding e Road
Trip, Cranium Kabookii, My Word Coach, James Cameron's Avatar: The Game,
Assassin's Creed: Brotherhood, The Knobbly Crook e Watch_Dogs 1, 2 e
Bad Blood, de 2005 à 2016, para PS2, Windows, NDS, Wii, PS3, Xbox 360 e
PS4. Também esteve no jogo de Facebook, Assassin's Creed: Project
Legacy, em 2010, e no curta-metragem animado Assassin's Creed:
Ascendance, também em 2010, ambos como roteirista. Em 2018, deixa a
Ubisoft, e vai para a Eidos, na divisão canadense, chamada
Eidos-Montréal.
Websites Strategy First, UbiSoft, Eidos Montreal e Invoke
Nela,
atua como como escritos principal, estando presente no jogo Marvel
Guardians of the Galaxy em 2021 para Windows, e outros dois projetos que
não foram revelados. Em 2023, deixa a empresa, e vai para a Invoke
Studios, também em Montreal, como criador de histórias. Está na empresa
até o momento atual. Paralelo à indústria de games, cria o projeto
Gnarled Scar Manipulations de criação de games. Chegou a lançar o jogo
The Knobbly Crook em 2015 para Windows (hoje também Steam). Something
Seeps também começa a ser criado na época, porém abandona o projeto em
início de 2023. Ethan atualmente mora em Greenfield Park em Longueuil,
área metropolitana de Montreal, província de Quebec, e é casado com
Julie Lalonde Petty, com quem tem os filhos Sam Petty e Sarah Petty.
Julie e Ethan se conheceram na época da Blodlust Software. Ela esteve
presente à seu lado, o incentivando, quando criou Nogginknockers X: The
Duel e Skippy's Revenge no ano de 2000, como também foi a voz da Sra.
Pine no jogo Wrath of the Sea King, também em 2000. Também esteve no
jogo Eternal Daughter em 2002, na Blackeye Software, criando efeitos
sonoros, e como dubladora em seu jogo The Knobbly Crook. Julie não era
da área de jogos, mas esteve presente nela ajudando seu marido em alguns
momentos.
Jogos:
MS-DOS: Executioners (1992), Nogginknockers (1993), Timeslaughter (1996), Nogginknockers 2 (1996)
Windows:
Nogginknockers X: The Duel (2000), Tromaball (2000), Skippy's Revenge
(2000), Sprong! (2000), Wrath of the Sea King (2000), Eternal Daughter
(2002), O.R.B.: Off-World Resource Base (2002), Disciples II: Rise of
the Elves (2003), Disciples II: Guardians of the Light (2003), Disciples
II: Servants of the Dark (2003), Disciples II: Gallean's Return (2005),
Tom Clancy's Rainbow Six: Vegas (2006), Tom Clancy's Rainbow Six: Vegas
2 (2008), James Cameron's Avatar: The Game (2009), Assassin's Creed:
Brotherhood (2011), Watch_Dogs (2014), Tom Clancy's Rainbow Six: Siege
(2015), The Knobbly Crook (2015)
PS2: Tom Clancy's Splinter Cell: Chaos Theory (2005), Tom Clancy's Splinter Cell: Double Agent (2006)
Wii: Cranium Kabookii (2007), My Word Coach (2007), Shaun White Snowboarding: Road Trip (2008),
NDS: Shaun White Snowboarding (2008), James Cameron's Avatar: The Game (2009)
PS3: James Cameron's Avatar: The Game (2009), Assassin's Creed: Brotherhood (2010)
Facebook: Assassin's Creed: Project Legacy (2010)
Xbox 360: Assassin's Creed: Brotherhood (2010), Watch_Dogs: Bad Blood (2014)
PS4: Watch_Dogs 2 (2016)
PS5: Marvel Guardians of the Galaxy (2021)
Marcin Dudar
Marcin
Wojciech Dudar, o Duddie, nasceu na Polônia em 1972, e começou a criar
projetos de softwares a partir de 1983. Marcin foi o responsável pelo
primeiro grande projeto de emulação do PSX, o PSEmu em 1997. O projeto
inovou a cena com a implementação de plug-ins de vídeo, som e joypad,
depois copiado pelos seus predecessores e até mesmo por emuladores de
outros consoles, como N64, NES e outros. Duddie, também ficou
responsável por diversos plug-ins, a maioria criados em 1998, como os de
vídeo Glide, Duddie’s Software e Software Renderes, de som como Seal
Sound (esse em 1999), de drive de CD, DAO, Duddie’s Aspi, e de joypad,
como Direct Input Keys. Por volta de Novembro de 1997, começa também a
desenvolver um emulador para Sega Saturn, chamado Satur(n)day Project,
que foi descontinuado no início de 1998.
O
projeto PSEmu se encerra em 1999. Nessa ocasião, Duddie ingressa no
projeto Emuhype, aonde começa o desenvolvimento do emulador Impact, que
emulava as placas de arcade da Capcom, Sony ZN-1 e ZN-2 e Taito FX1-A,
baseadas no PSX. Seu conhecimento com o PSEmu ajudou no desenvolvimento
desse emulador, que também traz o recurso de plug-ins, inclusive rodando
com alguns plug-ins que funcionavam no PSEmu. O emulador é lançado em
2000.
Em
final de 2001 lança outro emulador pelo grupo, S11Emu ou System 11
Emulator, baseado na placa arcade Namco System 11 também baseada no PSX e
também com suporte à plug-ins. Nessa fase, era conhecido como TheD. E
por fim, lança em 2002 o ZiNc, no qual trabalhava desde início de 2001,
uma fusão entre o Impact e o S11Emu, e acrescentando as placas Raizing
PS, Atlus PS, Konami GV, Namco System 12 e Tecmo TPS. Nessa ocasião,
Marcin assinava com o nome como The Author. Se retira do projeto e do
grupo um mês depois do lançamento.
Na
ocasião, começam a criar o GameCube Emulator, lançado em 2004, também
ao lado de Tratax. O projeto também a ajuda de Fires do projeto Dolphin,
também de GC. Seu último lançamento ocorre em 2005, quando não se ouve
mais falar de Duddie. Todos os projetos desde PSEmu tinha ao lado a
parceria de Tratax como desenvolvedor e criador de plug-ins e Pete
Bernert como criador de plug-ins. Em 2006, chegou a ajudar em uma versão
do MAME.
GitHub e TinyUSB
Em
2012, criou uma conta no GitHub, aonde postou alguns projetos. Entre
eles, uma bifurcação do STMLib em 2020, uma biblioteca relacionada ao
microcontrolador STM32F, usado em equipamentos musicais usados pela
Mutable Instruments, a bifurcação do TinyUSB em 2021, uma biblioteca
para implementar USB em microcontroladores, como o STM32, usado em
placas de desenvolvimento, headsets e instrumentos musicais, entre
outros, implementando diversos tipos de USB, como para teclado, mouse,
armazenamento em massa, áudio e outros, e Prime Bench em 2023, é um
medidor de desempenho de hardware usando a busca por números primos e
desenvolvido pelo linguagem de programação Rust, uma das mais modernas,
rápidas e seguras. Também houve outros projetos que Marcin se interessou
em bifurcar, mas que não saíram do papel, como biblioteca sonora,
fontes para telas de LCD, reverb digital para músicos, exportação sonora
de um iPhone, biblioteca matemática, screenshot para MacOS, e
redimensionamento facilitado de janelas no MacOS.
Colores Sp, Radisson SAS Hotel, HICOM, ALi Corp, Sandmartin, Casual Sight e Nixplay
Em
sua vida profissional, cursa economia de 1991 à 1996 na Universidade de
Estetino (Szczeciński), na Polônia, na cidade de mesmo nome. De 1994 à
1996, atua como especialista em informática na Vision Thing. A Vision
Thing Group Software (a que tudo indica) é de propriedade de Marcin
Dudar, e em 1997, lança pelo nome da empresa o emulador PSEmu Pro citado
acima, e tem como apoio Tratax, que cuida da recompilação dinâmica, e
Kazzuya, que cuida de plug-ins e coprocessador 3D, fora apoiadores
apoiadores indiretos do projeto como Moonshado e Rasky. Em 1996, atua
como controlador financeiro da Colores Sp. z o.o.. Em 1997, vai
trabalhar como gerente de TI liderando equipes no Radisson SAS Hotel
Szczecin. Em 1998, deixa Etetino na Polônia e parte para Berlim,
Alemanha, aonde integra a HICOM Datenverarbeitungs GmbH (Data
Processing), como gerente de design de software, desenvolvendo sistemas
em Java, Delphi, C++ e Oracle SQL, e também liderando equipes. Em 1999,
muda-se para Taiwan, na Ásia, aonde entra para a ALi Corporation, como
gestor de equipe de software, trabalhando na parte de criação de
softwares para vídeo digital, como Digital Home DLNA (aliança de rede de
vida digital), DVB (transmissão de vídeo digital), DVD, além de
projetos de RTOS (sistemas operacionais em tempo real) e drivers para
chipsets de TVs digitais. Fica na empresa até 2005, quando muda-se para
Hong Kong, China, e ingressa na Sandmartin Eletronic Co., Ltd., como
diretor de pesquisa e desenvolvimento de software e hardware para
produtos eletrônicos, como transmissão de TV digital (DVB), para área
profissional, e área doméstica, como DVD, Media Players, e redes
domésticas. Deixa a empresa em 2011. Em 2012, em Zhuhai, ainda no sul da
China, entra para a Casual Sight, como diretor geral, atuando como
consultor no campo de produtos eletrônicos de consumo. Uma curiosidade
sobre o site Casual Sight. Foi criado por Marcin em 2008, para ser uma
espécie de blog sobre seus hobbies e atividades profissionais, se
tornando em 2012, o site da empresa em que trabalhou, indicando que
tenha sido o, ou um dos fundadores da mesma. Marcin retorna à Hong Kong
em 2013, como chefe de hardware e produção na Nixplay, um aplicativo
semelhante ao Google Photos, aonde você pode armazenar e compartilhar
imagens. Permanece nessa empresa até a data desta postagem. Marcin é
fluente em polonês, inglês, chinês e russo.
Emuladores:
PSEmu/PSEmu Pro (1997), Impact (2000), S11Emu (2001), GameCube Emulator (2004)
Plugins:
GPU
Null Driver (No Display Driver) (1998), GPU Glide (1998), GPU Duddie's
Software Driver (1998), GPU Software Renderer (1998), CDR Null (No
CD-ROM Input Driver) (1998), CDR Duddie's Aspi CD-ROM Driver (1998), CDR
DAO/CDRWIN Image Driver (1998), PAD Null Driver (No Input Driver)
(1998), PAD Direct Input Keys Driver (1998), SPU Null Driver (No Sound
Driver) (1998), SPU Seal Sound Driver (1999)
Documentações:
PSEmu Plugin Developer Kit Header Definition (1998)
Neil Bradley
Christopher
Neil Bradley, ou simplesmente Neil Bradley como é conhecido, nasceu em
1969 em Portland, Oregon nos EUA, e desde os 7 anos de idade escrevia
softwares em seu PC. Aos 9, escrevia jogos em linguagem assembly em seu
TRS-80. Também tocava piano clássico desde os 6 anos de idade. Neil uniu
a música ao computador e foi estudar música eletrônica e aprender a
tocar em sequências MIDI. Isso o levou mais tarde a trabalhar em uma
loja de instrumento musicais e depois em um estúdio local, aonde
aprendeu produção musical. Em 1989, retorna para sua área de software e
ingressa na Intel Corporation como engenheiro de sistemas, projetando
bios de placas-mãe, firmware de modem e fax, drivers de dispositivos e
sistemas operacionais de multiprocessadores. Ficou na empresa por 25
anos, saindo em 2014. Em 1994, cria a Synthcom Systems, Incorporated ao
lado do amigo Jeffrey McEachin. Eles criam uma atualização de hardware e
firmware (controle de hardware) do teclado Roland Jupiter 6 chamada
Europa, que aprimora sua implementação MIDI e adiciona novos recursos à
sua operação. Porém, o projeto é interrompido em 1996, voltando apenas
em 2000, e sendo lançado no final de 2001. Produzem o software até 2008 e
a empresa para suas funções em 2016. Ao mesmo tempo, no início dos anos
de 1990, cursava a Universade Estadual de Portland. Em 1993, voltou a
se aproximar da música comprando vários equipamentos para aprimorar seu
conhecimento em música MIDI. Outra de suas paixões eram os vídeo games.
Por conta disso, em 1995, começa a criar um emulador do microprocessador
6502, lançado em 1996.
No mesmo ano, começa a trabalhar em um projeto de emulação de arcade chamado Asteroids, e que mais tarde muda o nome para Emu e se transforma em um multi-emulador. Os jogos que procurava emular eram principalmente das empresas Atari, Midway e Taito. Lança o emulador no mesmo ano, usando seu primeiro processador 6502. Esse seu início foi muito inspirado pelo multi-emulador de 1995, Sparcade. Nessa época, em 1996, também criou uma lista de discussões de emuladores de arcade por e-mail, o que era muito comum na época. Inicialmente pelo site Synthcom (de sua empresa) e em começo de 1997 no site Fensende (seu site pessoal, hospedado no servidor de Michael Caddy, futuro parceiro do projeto Retrocade). Esse grupo existiu até final de 1997. Com o fim do projeto Emu em 1997, começa a desenvolver outro emulador 6502, agora para multi-sistemas, conhecido como Multi-6502, além do emulador Atari Mathbox, ambos lançados em 1997. Em final de 1997, lança o emulador Major Havoc Emulator, emulando apenas o jogo de arcade em questão. Esse projeto usava seu Multi-6502. Ainda em 1997, começa um novo projeto de arcade, continuando o legado do Emu, chamado Retrocade, e com parceria de um grande time de influenciadores do meio da emulação de videogames, como Neill Corlett, Richard Bannister, Jeff Mitchell, Edward Massey, Ron Fries, entre outros.
Até sua esposa, Valerie Bradley que Neil conheceu na Intel, aonde ainda trabalhavam na época, atuou no projeto, cuidando do website. O emulador é lançado em início de 1998 e usava seu Multi-6502 e seu Atari Mathbox. Seu emulador chegou a concorrer com MAME em seu inicio, e saia na frente no quesito configurações recomendadas, já que rodava jogos iguais em um 486, quando seu concorrente conseguia rodar apenas em um Pentium 2, processador não muito acessível na época. Em 1998, desenvolve outro emulador, o Multi-6808, que depois acrescenta no Retrocade. Retrocade chegou a emulador 120 jogos em toda sua existência de marcas como Williams, Namco, Midway, Atari, Konami, Nintendo, Taito, entre outras. Em 1998, Neil cria outro de seus emuladores de CPU, o Multi-Z80, do microprocessador Zilog Z80. O projeto Retrocade termina em 1999 e Neil começa a ajudar Mike Green em seu projeto multi-sistemas, o PacDX. O emulador é lançado no final de 1999. Ele inicialmente usava o Z80 de Marat Fayzullin, mas posteriormente, ainda em 1999, começa a usar o Multi-Z80 de Neil. Também usava desde seu início o Multi-6502.
No começo de 2000, Mike cria outro projeto, o EmuDX, que abranger um número maior de jogos em relação ao PacDX. Nessa fase, Neil começa a fazer parte do projeto, cuidando da parte de seus emuladores Z80, 6502 e 6809, além códigos de programa e otimizações. EmuDX trabalhava com jogos da Nintendo, Konami, Namco e clones e também rodava um número menor de jogos em comparação ao Retrocade de Neil. Um mês depois do lançamento o projeto é encerrado.
Fround Kontrol: Website, Local Interno e Local Externo (Couch Street e 5th Avenue)
No ano de 2000, monta uma casa de jogos em Portland, Oregon, os famosos fliperamas, chamada Ground Kontrol, com diversas máquinas de arcade, além de também ser um bar clássico. No início, não tinha local próprio, alugando espaços por pequenos períodos, até que em Abril de 2003, se muda fixamente para 610 Southwest 12th Avenue, e nomeia o lugar de Ground Kontrol Retrocade®, esse último nome em homenagem ao projeto de emulação do qual fez parte nos anos de 1990. Um ano e seis meses depois, em Outubro de 2004, muda-se para 511 Northwest Couch Street, local que mais tempo operou, ficando 12 anos. Em Janeiro de 2017, muda-se mais uma vez, indo para 115 Northwest 5th Avenue, dois quarteirões de distância do antigo local. O espaço tem desde clássicos arcades, até arcades de corrida, esporte, e um telão principal aonde disputam-se eventos, desde jogos clássicos até os mais modernos.
Em 2000, quando cria sua casa de jogos, não mais participa do mundo da emulação, mas seus emuladores de microprocessadores marcam o projeto de dezenas de influenciadores. Entre os diversos projetos em que seus emuladores fizeram parte, começamos pelo Multi-Z80, nos emuladores multi-sistemas Another Arcade Emulator, Ace, Win Kawaks (para os jogos de CPS-1 e 2), M72 Emulator, Raine, Raine32, Replay+, Shark, System 16, VantAGE, Yaame, nos emuladores de Neo Geo, NEOGem, NeoRaine, NeoCD e NeoCD/SDL e nos emuladores de Mega Drive, Xega, DGen, Gens e VGen, entre outros. Já seu Multi-6502, esteve nos multi-sistemas Replay+, Another Arcade Emulator, Juno First, Rockulator, Vector Dream, Yaame, além de NeoRaine de Neo Geo, fwNES e Nofrendo de NES, V7800 de Atari 7800, JUM52 de Atari 5200, entre outros.
Neil também contribuiu para o MAME. Atuou no projeto entre 1997 e 1999. Em 1998, inclui ao projeto seu emulador Multi-6808, e em 1999 adiciona ao projeto o banco de dados de seu Retrocade. No projeto, também faz correções ao arcade Atari Vector e adições de alguns jogos. Além disso, também ajudou com dicas em diversos projetos como Nesticle de NES, Calypso de SMS, como também com ajudas mais avançadas, como em Asteroids de Chris Pile, entre outros. Em 2002, o site Retrogames trouxe o boato de que Neil estava portando o Retrocade para Windows, mas isso acabou nunca ocorrendo. Até os dias atuais, Neil continua atuando na área de engenharia de software e cuidando de seu fliperama e bar. Fora disso, também cuida de seu estúdio, atuando como produtor musical, aonde também guarda uma série de sintetizadores e equipamentos de áudio clássicos. Existiu um outro Neil Bradley que também desenvolvia softwares desde 1997, porém não para consoles e emulação. Esse Neil nasceu em Londres.
Emuladores (Processadores):
6502 Emulator (1996), Multi-6502 (1997), Atari Mathbox (1997), Multi-6808 (1998), Multi-Z80 (1998)
Emuladores (Arcade):
Emu (1996), Major Havoc Emulator (1997), Retrocade (1998), PacDX (1999), EmuDX (2000)
Neill Corlett
Neill Corlett (Neillparatzo) ficou muito conhecido por desenvolver um dos principais emuladores de Motorola 68000 e um formato de ripagem de áudio único. Tudo começou em 1994 quando Neill descobriu o emulador de Apple. Um tempo depois conheceu C64S de Commodore 64 e Virtual Gameboy que iniciaram seu interesse no tema. Seus primeiros emuladores escritos foram em 1996, para NES e SNES, porém, nunca foram lançados. Em 1997, desenvolve seu primeiro emulador público, o Starscream 68000, que foi o principal emulador do microprocessador por vários anos.
O Starscream fez parte dos emuladores Genecyst e VGen de Mega Drive, Callus, System 16 e MAME de Arcade, Multi Gauntlet Emulator e TI-92 de autoria de Neill em 1997, NeoGem, NeoRage e Gekko de Neo Geo e DTMNT e Replay+ de Arcade em 1998, Raine e Shark de Arcade, Calypso de SMS e Dgen de MD em 1999, Gens e Genital de MD, System C2 de Arcade e Jagulator de Jaguar em 2000, Xega de MD e Calice de Arcade em 2001, Gngeo de Neo Geo em 2002, Virtual Jaguar de Jaguar em 2003, Tempest 2000 de Jaguar em 2005, NeoRaine e Another Arcade Emulator de Arcade em 2007, entre outros. No MAME, foi pego do System 16 Emulator e convertido por Jarek Burczynski. Logo após a criação do Starscream, criou também emuladores dos chips de áudio TMS5220 e YM2151, usados no Multi Gauntlet Emulator de Neill em 1997 e Retrocade em 1998, e apenas o TMS no Callus em 1998.
Ainda em 1997, cria os projetos Multi Gauntlet Emulator dos jogos Gauntlet 1 e 2 de Arcade e Emu-92 da calculadora TI-92. No final de 1997 ainda participa do projeto Retrocade, que o próprio Neill disse não ter tido de participar do mesmo. Neill também ajudou em diversos projetos, como uCon em 1995, conversor de rom e patch IPS para SNES e SMD, e nos emuladores Nesticle de NES em 1997 e Sneese de SNES em 1999. Já nos emuladores de SNES, ZSNES e Snes9x, foi responsável por seu patch IPS para a inclusão de modificações em roms, adicionado ao mesmos respectivamente em 1998 e 2001. Em 2000 teve outra participação no ZSNES. Em 2011 também chegou a ajudar em apenas uma versão do MAME. Em 1999, enquanto atuava na emulação, estava cursando Ciência da Computação na Universidade Estadual da Carolina do Norte e trabalhando no Departamento de Ciências Marinhas, Terrestres e Atmosféricas da própria Universidade.
Além dos emuladores que desenvolveu, também criou diversos utilitários que ajudaram a vida dos desenvolvedores e usuários dos mesmos, como ScreamF em 1996, um conversor de arquivos de áudio .AMF, que era uma conversão de arquivos de áudio .S3M de jogos de MS-DOS para comporem e serem reproduzidos por bibliotecas e players, de volta para .S3M, HAX65816 em 1998, um desmontador simples de 65816 (programa para interpretar as instruções em binários), foi usado em projetos como a tradução de Seiken Densetsu 3, HeadAmp em 1999, um plugin DSP para Winamp para ajustar as frequências sonoras em ambos os ouvidos em um fone de ouvido Bauer, para compensar as limitações de audição de um fone em relação execução sonora em alto falantes, Bleep! Em 1999, um plugin que executava arquivos de .NSF de Nintendinho no Winamp (player/tocador de música de PC famoso na época), UIPS em 1999, um utilitário que cria e aplica patch no formato .IPS, VB2Rip em 1999, programa que rippa músicas de jogos da Konami do PSX no formato .VB2 e de PS2 nos formatos .MSA e .XA2, e Nana em 1999, um visualizador gráfico de imagens.
Nos anos 2000, desenvolveu CDPatch em 2001, que cria e extrai arquivos .BIN e .ISO, inclusive de PSX, ID3Point em 2001, permite alterar ou limpar tags ID3v1 de arquivos .MP3, no qual guardam dados referentes é titulo, artista, álbum e outros, Rels em 2002, uma ferramenta que ajuda a pesquisar textos específicos dentro de um grupo de arquivos, mesmo em formatos ou codificações incomuns, Dexter em 2002, organizador de memory cards de PSX, Universal SFV em 2003, uma ferramenta que cria e verifica arquivos .SFV, que são registros para autenticar a originalidade de um arquivo, sabendo se foi alterado de seu original ou não, IdentSucks em 2003, um programa que dribla o serviço Ident, que é um protocolo de identificação de usuário em conexão com alguns serviços e que causa longos tempos de espera ou até bloqueio, Simple Time Slave em 2003, um programa característico para a época, que dava uma alternativa para quem criava servidores de tempo (hora certa) através do relógio interno do PC, oferecendo a possibilidade de se conectar à um servidor externo de tempo (RFC868), e replicar suas informações, criando seu próprio serviço de tempo, ECM (Modelador de Código de Erro) em 2003, programa criado para compactar imagens de CD de formatos BIN, CDI, CCD e similares para menor tamanho para backup em rede, e Informer em 2008, um programa que detecta perdas em arquivos de áudio por meio de frequências e gráficos através de um espectrograma, englobando os formatos MP3, MPEG-4, OGG, WMA e Musepack.
Command-Line Pack
E nos anos de 2010, desenvolveu BinComp em 2010, que compara a diferença entre dois arquivos binários, WordAdd em 2010, uma ferramenta usada para resolver um quebra-cabeça matemático chamado criptoaritmética, onde letras representam dígitos numéricos, e o objetivo é descobrir quais números correspondem a cada letra para que uma operação matemática, como uma soma, faça sentido, SubFile em 2010, serve para extrair parte específica de um arquivo, FakeCRC em 2010, falsifica a verificação CRC32 de arquivos, parecendo que são originais, quando não são, BIN2ISO em 2011, que converte imagens BIN (até 2352 bytes por setor) em ISO9660, BRRRip em 2011, que extrai amostras de som do tipo Bit Rate Reduction das roms de SNES ou arquivos SPC descomprimidos, podendo criar uma saída em WAV com qualquer taxa de som, ByteShuf em 2011, um embaralhador e desembaralhador de bytes, útil para unir roms divididas, ByteSwap em 2011, ele troca a ordem dos bytes de cada registro de rom, organizando os dados armazenados da mesma para a leitura em emuladores com padrões de leitura diferentes, ZeroFill em 2011, cria arquivos vazios preenchidos com bytes de valor zero, propício para aplicação em máquinas virtuais, PeCompat (2012), corrige um arquivo executável PE de 32 bits do Windows para maximizar sua compatibilidade com versões mais antigas do Windows, ZIPBit em 2012, uma ferramenta de linha de comando para reparar arquivos ZIP corrompidos, procurando por bits incorretos nos dados, com melhor funcionalidade com compactados com muitos arquivos pequenos, para uma reparação pontual, ou compactados de discos rígidos antigos, aonde a taxa de erro também costuma ser menor, e My Own HTTP Daemon em 2012, um servidor de internet para o sistema Linux usando um processador 386 (Linux deu acesso até 2013 à esse processador). Em 2011, juntou todos os seus utilitários acessados por linha de comando, e criou um pack chamado Command-Line Pack (CMDPack). Entre os programas, estava ScreamF (1996), HAX65816 (1998), UIPS (1999), VB2Rip (1999), ID3Point (2001), CDPatch (2001), ECM (2002), UNECM (2002), Rels (2002), Universal SFV (2003), FakeCRC (2010), BinComp (2010), SubFile (2010), WordAdd (2010), BIN2ISO (2011), BRRRip (2011), ZeroFill (2011), ByteSwap (2011), ByteShuf (2011) e PECompat (2012). Desenvolveu softwares até o ano de 2012.
A partir de seu desenvolvimento do VB2rip, criou um formato próprio chamado .PSF (PlayStation Sound Format) em 2003, que era criado a partir de músicas ripadas de PSX. Com o tempo, adaptou a conversão para outros consoles, como foi o caso de PS2, Sega Saturn, Dreamcast, N64, Gameboy Advance e Capcom QSound (que vinha de jogos de arcade de PSX) e cada um com seu formato próprio, conhecidos como subformatos do PSF, como PSF2, SSF, DSF, USF, GSF e QSF, respectivamente. Ainda em 2003, criou diversos utilitários para o formato PSF, como os plugins Highly Experimental, para Winamp que executava os formatos PSF1 e PSF2 respectivamente de PS1 e PS2, e Highly Quixotic em 2003, baseado no código do plugin do Highly Experimental, ele reproduz apenas o formato .QSF (QSound Format), de jogos dos arcade CPS 1 e 2, e os programas PSFLab, um utilitário completo para Windows para criar, depurar, editar, testar e otimizar arquivos .PSF, PSFPoint, uma ferramenta de linha de comando para editar em massa tags (infos internas) de arquivos .PSF, também vindo acompanhado de um binário WIN32, e PSF-o-Cycle, é uma ferramenta complementar ao PSFLab, criando patches EXE para modificar o binário do jogo e extrair os drivers .PSF, que vêm junto com as músicas para executar as mesmas, além de também oferecer, otimização em massa de arquivos .PSF, definição automática do comprimento e encerramento gradativo de cada música em .PSF, compactando o tamanho da música usando o 7-Zip Deflate, e atualizar o código do drive em uma lista de PSFs, mantendo os dados das músicas intactos. Em 2004, também cria o plugin Highly Theoretical para Winamp, executando os formatos SSF e DSF de Sega Saturn em Dreamcast. Esse plugin nunca foi lançado, mas seu código foi utilizado por Kode54 à partir de 2009 para desenvolver um emulador de som para os formatos, chamado de SegaCore, também nunca lançado.
Neill também esteve na indústria dos jogos, portando o jogo Beats of Rage para PS2 em 2004, ajudando na adaptação de jogos homebrew para Dreamcast, como Rush Rush Rally Racing DX para em 2009 e Golden Axe Myth em 2011, além de ter ajudado na programação do jogo Grey's Anatomy - The Video Game em 2009 para Windows. Neill também contribuiu com sites de emulação, como Zophar, ripando músicas de NES com seu Bleep! e postando no site, como Teenage Mutant Ninja Turtles III, Castlevania 3 e outros.
Também teve um projeto de tradução para SNES em 1998, aonde criou um patch para acrescentar a tradução em inglês ao jogo Seiken Densetsu 3 feito por parceiros no projeto. Na ocasião, o projeto original de tradução havia sido abandonado por Richard Bush e Neill resolveu adotar a ideia. Sua última versão foi lançada em 2000. Em 1999, esteve em um outro projeto de tradução, apara para NES, Final Fantasy 3, concluído no mesmo ano. Entre outros. O principal tradutor nesses dois projetos de Neill foi SoM2Freak. Neill faz parte de uma das primeiras fases de fã tradução de jogos para console que se iniciou entre 1996 e 1997, com RPG's como Final Fantasy 5 e Final Fantasy 2 para SNES. Sua última aparição foi em 2012, desenvolvendo softwares em seu site.
Emuladores:
Multi Gauntlet Emulator (MGE) (1997), Emu-92 (1997), Retrocade (1997)
Emuladores (Processadores e Chips):
Starscream 68000 (1997), TMS5220 (1997), YM2151 (1997)
Programas:
ScreamF (1996), HAX65816 (1998), Patch IPS (1998), UIPS (1999), VB2Rip (1999), Nana (1999), ID3Point (2001), CDPatch (2001), Rels (2002), Dexter - DexDrive (2002), ECM (2002), UNECM (2002), Identsucks (2003), Universal SFV (2003), PSFLab (2003), PSFPoint (2003), PSF-o-Cycle (2003), Simple Time Slave (2003), Informer (2008), FakeCRC (2010), BinComp (2010), SubFile (2010), WordAdd (2010), BIN2ISO (2011), BRRRip (2011), ZeroFill (2011), ByteSwap (2011), ByteShuf (2011), Command-Line Pack (2011), PECompat (2012), zipbit (2012)
Plugin (Winamp):
Bleep! (1999), HeadAmp (1999), Highly Experimental (2003), Highly Quixotic (2004)
Jogos:
Beats of Rage (PS2) (2004), Grey's Anatomy - The Video Game (Windows) (2009) (ajudas), Rush Rush Rally Racing DX (Dreamcast) (2009), Golden Axe Myth (Dreamcast) (2011)
Traduções:
Seiken Densetsu 3 (SNES) (1998) (Junto com SoM2Freak), Final Fantasy 3 (SNES) (1999) (Junto com SoM2Freak), Kingdom Grandprix (Arcade) (2001), Bahamut Lagoon (SNES) (2001) (Junto com DeJap)
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