Richard Bannister
Richard Bannister é conhecido por dois principais feitos, a conversão dos principais emuladores de consoles e portáteis das últimas décadas para o sistema MacOS e a criação do emulador multi-sistema MESS. Richard nasceu em 1980, em Dublin na Irlanda, e desde cedo se interessou por programação. Seu interesse sobre Mac surgiu quando viu um artigo na revista MacFormat, que mostrava as capturas de tela do primeiro emulador de computador Spectrum para Mac, o MacSpeccy. Um tempo depois quando adquiriu acesso à internet, foi buscar sobre o tema e encontrou o site Emulation On The Macintosh de John Stiles, o primeiro grande portador de emuladores para Macintosh, e desde então começou a se apaixonar pelo tema.
Website
Seu trabalho começa em 1994, criando aplicativos e jogos de forma independente e com parceria com terceiros para Mac. Em seus primeiros anos, metade de seus softwares eram shareware e a outra metade gratuita. Em 1996, ficou responsável por escrever o código do Virtual Super Wild Card de SNES, lançado exclusivamente para MacOS por Ernesto Corvi. Foi um dos primeiros emuladores de SNES da história e o primeiro para o sistema Macintosh. Em 1997, começa a fazer ports de emuladores de sistemas operacionais e computador para Mac, como Frodo de Commodore 64, Joyce de Amstrad PCW, vMac do computador de 1986, Macintosh Plus, entre outros. Nessa ocasião, era membro do ClubMac, grupo de usuários irlandeses de Macintosh. Os ports de vídeo games começam muito provavelmente nessa fase.
MacSNES97
O primeiro trabalho com isso foi ajudando no port lançado por Jeremy Shear e John Stiles de Snes97 de SNES para MacOS em 1997. A partir de 1998, começa a portar diversos desses emuladores, como xNes de NES, Hu6280 de PCE, Boycott de GB e GBC e Handy de Atari Lynx. Em 1999, porta Generator e DGen de MD, Arnold de Amstrad CPC/CPC+, MO5 de Thomson MO5, Oric de Oric e SimCoupe de SAM Coupe. Em 1999, também prometia lançar o port do Retrocade de Classic Arcade, prometendo ser na mesma data da versão 1.2 de DOS, mas o projeto não chegou a ser concluído. Em 2000, porta MESS de multi-videogames (que na ocasião rodava 10 sistemas diferentes), RockNES de NES, SMS Plus de SMS e GG, Neopocott de NG Pocket e ViBE de Nintendo Virtual Boy.
Em 2001, porta Modeler do arcade Sega Model 1, JUM52 do Atari 5200, TGemu de PCE, Boycott Advance de GBA, fMSX de MSX, O2Em de Odyssey 2 e TEO de Thomson TO8. Em 2002, porta Genesis Plus de MD e Oswan de WonderSwan. Em 2003, porta Nestopia de NES, KiGB de GB, Rainbow de Atari 800, Thom de Thomson TO7 e Horizon de BBC Model B. Em 2004, porta Vecx de GCE Vectrex. E em 2005 porta BSNES de SNES. Fato curioso. Genesis Plus de Charles MacDonald foi lançado primeiro por Bannister e depois por seu criador. Talvez foi o primeiro projeto de emulação que o port foi lançado primeiro que a versão original kkkkkk. Também contribuiu para diversos outros ports de emuladores para Mac feito por terceiros, como a versão Mac do VPCE de PC Engine, chamado PowerPCEngine, aonde contribuiu com o código de som.
fMSX, BSNES e Nestopia
O2Em, Mugrat e Generator
MO5 e ViBE
Neopocott e KiGB
Em 2003, cria o Emulator Enhancer, um módulo que adicionava diversos recursos e opções aos seus emuladores. Sobre utilitários, ficou conhecido pelos ROM Info, para os consoles Coleco, Atari Lynx, PCE, SMS/GG, SNES, NES e GB em 1998 e MD, Atari 2600/5200, N64, Bally Astrocade e o PC MSX em 1999, que facilitava a renomeação de roms informando também seu nome original importado no próprio arquivo para facilitar essa renomeação, como também unia essas roms caso estivessem segmentadas. Deu suporte à 14 sistemas, lendo os mais diversos formatos, e em alguns casos também compactava roms para o formato g-zip, usados em alguns emuladores para Mac, como era o caso dos emuladores de GB. Também portou o M1 (Arcade Music Player) de Richter Belmont para MacOS em 2002.
Em 1998, com apenas 18 anos, começa a trabalhar com suporte à um provedor de internet local. Em Junho de 2002 se forma em Ciência da Computação, fazendo pós graduação em seguida e em 2005 deixa o provedor em que trabalhava e começa a trabalhar como engenheiro de rede em outra empresa local. Após 2005, não criou mais nenhum port novo, com exceção de Fuzzbug de Spectrum ZX em 2008, muito provavelmente por conta de seu trabalho atual. Dos emuladores portados por Bannister citados anteriormente permanecem até os dias de hoje Jum52, Nestopia, SMS Plus, TGEmu, Generator, Genesis Plus, O2Em, Oswan, NeoPocott, Boycott Advance, Frodo, Handy, BSNES, Rainbow e Fuzzbug. Como exceção de BSNES, todos os projetos originais não mais existe, sendo todos continuados até os dias de hoje por Bannister. Hoje em dia também dá suporte à esses emuladores via IPad e IPhone.
Retro Game Bundles
Nos tempos atuais não cobra mais por seus emuladores, apenas ganhando com o Retro Game Bundles, que são três pacotes de remakes de jogos famosos criador por Bannister. Sobre os emuladores que foi autor, temos principalmente o MESS em 1998, que criou ao lado de um time composto por sete pessoas, deixando o projeto no mesmo ano e ficando em seu lugar como coordenador, Brad Oliver. E Mugrat em 2003 para ColecoVision, que mantém até os dias atuais.
Emuladores:
1996: Virtual Super Wild Card
1997: Frodo, Joyce, vMac, MacSnes97, MO5, SimCoupe
1998: xNes, Hu6280, Boycott, Handy
1999: Generator, DGen, Arnold, Oric,
2000: MESS, RockNES, SMS Plus, Neopocott, ViBE
2001: Modeler, JUM52, TGemu, Boycott Advance, fMSX, O2Em, TEO
2002: Genesis Plus, Oswan
2003: Nestopia, KiGB, Rainbow, Thom, Horizon
2004: Vecx
2005: BSNES
Jogos:
1997: Space Debris, Star Chaos, Zap'T'Balls, Smashing Windows
1999: Zap'T'Balls II, Smashing Windows II
2004: Brain Box
2020: Atomic Linking, Dangerous Maggots, Fascinating Fruit, Ice Squishing, Little Green Balls, Magnificent Ball, Meteor Field, Paddy the Plumber, Pompom Invaders, Ranger Jim, Shaded Bricks, Space Diamonds, Enigmatic Blocks, Fox and Pigs, ICBMs Inbound, Leaky Nuts, Triple Tint, Vampire Riches, Wacky Snake, Western Galaxy
2021: Ancient Tails, Bright Stones, Burning Turkey, Chicken Rocks, Galactic Dodgems, Hedgehog Happening, Nostalgic Maze, Retro Air Hockey, Shining Gold, Traffic Prince, Superior Solitaire
Aplicativos/Utilitários:
1997: ZapResForks, MacBean
1998: ROM Info
2001: Audio Overload
2002: M1, Cacophony
2003: Emulator Enhancer
2021: Anagram Master
Daniel Boris
Daniel L. Boris ou simplesmente Dan Boris foi um importante desenvolvedor de emuladores e contribuidor da cena Atari de segunda e terceira geração para consoles caseiros. Dan nasceu em 1968, e nos anos de 1980, se formou em técnico eletrônico. Seu primeiro contato com emulação foi no final dos anos de 1980, com o emulador Atari Xformer. Nos anos de 1990, Dan morava em Nova Jersey, EUA, local que reside até os dias de hoje. Em 1996, conheceu o Virtual Gameboy de Marat Fayzullin e começou a mexer em seu código fonte. Foi daí que nasceu seu primeiro projeto, trabalhando ao lado de Alex Horby, o Virtual 2600 de Atari 2600 para Linux. Ele acabou portando o emulador para MS-DOS como Virtual VCS antes mesmo do lançamento da versão de Alex, sendo o primeiro emulador de Atari 2600 não-comercial.
Esse foi seu primeiro emulador. Em seguida, lança, também em 1996, o Virtual Super System de Atari 5200. No início de 1997, cria um simulador do microprocessador 6502, chamado 6502sim. Até aquela ocasião eram lançados apenas emuladores do microprocessador em questão, tendo Dan inovado a cena com seu simulador. Em seguida, lança o emulador Cloak And Dag-ulator, emulador do jogo de arcade de Atari, Clock And Dagger, depois incorporado ao MAME, projeto no qual começa a participar também em 1997. No mesmo ano, cria o emulador de som 8048, que emula o chip Intel 8048 (usado no Odyssey 2) e suas variantes 8049, 8035, 8039, 8748 e 8749. No fim de 1997, lança emulador o O2EM do console Odyssey 2.
Em 1999, lança seu último emulador, o V7800 de Atari 7800. Nessa ocasião também participava do emulador multissitemas, MESS. E falando nos projetos MAME e MESS, no MAME, seus principais marcos foram adicionar o emulador de som 8039 dos arcades Konami 6809 e Irem M63 e de jogos clássicos da Nintendo, como Donkey Kong, Mario Bros e Donkey Kong Jr. e suporte à som aos arcades Exidy, ambos em 1998. Além disso, também deu suporte à vários jogos específicos da Exidy e de outras empresas, como também adicionou vários jogos ao projeto. Ficou no projeto até o ano de 2000. No MESS, adiciona seu emulador V7800 em 1999 e diversas outras adições em 2000, suporte à som ao console Arcadia 2001 no ano de 2005, além de mudanças nos drivers dos consoles A7800 e Odyssey 2 em 2012. Dan também ajudou na cena Atari, como nos projetos Jum52 em 1999 e Kat 5200 em 2005, ambos de Atari 5200 e Emu7800 em 2003 de Atari 7800.
Discrete Logic Simulator
Em 2007, cria o Discrete Logic Simulator (DiscreteSIM), um simulador de Pong como forma de aprendizagem e conhecimento sobre esse sistema que era desprovido de CPU e memória ROM, sendo difícil emula-lo. Sobrava a simulação, porém a nível de componentes, que era a formação desse hardware, consumia muito poder de processamento da CPU que o emulava, reproduzindo-o de forma lenta. Além de seu site pessoal, Dan cuida de alguns blogs, o Dan’s .NET, falando de programação em geral, principalmente na programação Microsoft .NET, Dan’s Starlog, aonde posta artigos e imagens da revista Starlog sobre ficção científica e séries e filmes, Dan's Digital Archaeology, aonde posta diversas pesquisas suas sobre hardwares e softwares antigos, I-295/I-76/Route 42 Direct Connect, aonde posta fotos e informações sobre construções de vias e viadutos na região aonde mora, Nova Jersey, Dan's Astromech Build, um site dedicado à construir um astromecânico igual nos filmws de Star Wars do qual Dan sempre foi fã, e WDW From The Air, dedicado à detalhes sobre o Walt Disney World e curiosidades sobre Walt e a Disney no geral, além do Forum AtariAge, do qual posta sobres jogos clássicos.
Emuladores:
Virtual 2600 (1996), Virtual Super System (1996), 6502sim (1997), Cloak And Dag-ulator (1997), 8048 (1997), O2EM (1997), V7M800 (1999)
Simulador:
DiscreteSIM (2007)
Martin Korth
No$gmb
Martin Korth é um importante criador de emuladores de consoles, portáteis e PCs. Ao lado de Marat Fayzullin é um dos maiores criadores de emuladores de todos os tempos. Martin nasceu em 3 de Junho de 1972 em Hamburgo, na Alemanha. Tudo começou em 1985, quando ganhou seu primeiro computador, o MSX, aonde começa a aprender programação. No ano seguinte, também ganha um CPC Amastrad. Desde cedo, aprendeu programação com seu pai. Em 1992, abandona a escola um ano antes de concluir o colegial e começa a estudar por conta própria sobre computadores. Também começa a trabalhar com serviços comunitários em um local perto de sua casa chamado Kurt Juster Heim GmbH. Passou 15 meses trabalhando nesse local. Nessa fase que cria o conceito Nocash, porque não queria ter uma carreira, como também não queria passar pelo aprendizado por meio de escola ou faculdade. Mais tarde, adaptou o termo Nocash como uma declaração contra o consumismo e o luxo. Por volta de 1995, tentou estudar para ser professor de Jardim da Infância, mas não seguiu carreira. Seu ingresso de fato no mundo da emulação começa em 1993, quando começa a mexer na programação de seu Gameboy, criando alguns jogos para o portátil. Em 1994, começa a criar um depurador para o portátil, que servirá para seus outros projetos subsequentes. Em 1995, começa a criar o emulador para CPC Amastrad. Ao mesmo tempo, cria emuladores para os processadores de som Z80 e PSG, que também seriam usados no projeto. Em final de 1995 lança seu primeiro emulador, o NO$CPC para o computador CPC Amastrad. Todos seus emuladores começavam com a denominação NO$ (nocash). Em seu início, cobrava por seus emuladores, depois os liberando de forma gratuita.
Depois de criar o CPC, queria um emulador de GB que rodasse seus jogos em seu 386, porém nenhum dos que estavam disponíveis no mercado, inclusive o pioneiro Virtual Gameboy de Marat Fayzullin foram suficientes para isso, então resolveu desenvolver seu próprio emulador. Em final de 1997, é iniciado e lançado seu segundo emulador, o NO$GMB, para Gameboy, o mais famoso deles (mais tarde suportando também GBC). Em 1999, chega a vez do NO$MSX, criado em apenas cinco dias. Os outros projetos foram NO$GBA (dando suporte à NDS em 2005, DSi em 2014 e 3DS em 2019), NO$C64 (de Commodore 64) e NO$ZX81 (dos PCS Sinclair ZX80/ZX81) (e em 2012 se tornando NO$ZX, e acrescentando os sistemas ZX Spectrum, Lambda (clone do ZX81) e Jupiter ACE), todos em 2001. No mesmo ano, cria o NO$X51, emulando os microcontroladores 80C31/80C51/P8xCE558, mas não tinha uso prático, pois não emulava nenhum periférico. À partir de 2018, se transforma em um emulador do chip de vídeo AMT630A. Ainda em 2001, cria um emulador próprio do microprocessador 6502, especialmente para seu emulador de Atari 2600, o NO$2K6, iniciado em 2003 e lançado em 2005. Em 2004, inicia o projeto do NO$NES de NES e Disk System que é lançado em 2005. Na ocasião, também foi mencionado o projeto do NO$GEN para Mega Drive, mas não sabemos até onde isso é verdade.
Website No$fun
No$x51
Em 2006, inicia o projeto do NO$SNS para SNES. Tudo começa em 1999, quando ganha um SNES e um SGB, para ajudar no desenvolvimento de seu emulador de GB. Em 2006, desenterra o console e resolve trabalhar em sua emulação. No início resolve criar um emulador da CPU do console, já que seu emulador 6502, que parecia semelhante a ele não servia como base. Mas o maior problema era a documentação dos processadores de cálculo físico (PPU) e de áudio (APU), e isso o fez desistir do projeto. Em 2010, descobriu documentos de Anomie, integrante dos projetos Snes9x e ZSNES, que explicavam sobre os processadores em questão, e a partir daí retomou o projeto. Depois de ficar preso em alguns add-ons, finalmente lança o emulador em 2012. Seu último projeto lançado se inicia em 2008, o do emulador NO$PSX de PSX, que se concretiza no período de 12/15 meses, porém o emulador só é lançado em 2012, pois Martin precisou de uma pausa para suas ideias. Seus emuladores eram muito característicos, com todos os códigos de emulação e depuração expostos na tela inicial. Era também um dos poucos que estudava o hardware físico dos consoles antes de emula-los. Com exceção dos emuladores de GB, MSX, CPC Amstrad e Commodore 64 que tiveram suas últimas atualizações entre 2000 e 2005, todos os outros foram atualizado entre 2012 e 2018, com exceção do NO$GBA que é atualizado até os dias atuais.
IMB.ASC (1997)
Hack (1994)
Além de versões para Windows, alguns de seus emuladores também tiveram versões para MS-DOS, como NO$CPC, NO$MSX e NO$GMB (2000), NO$ZX (2001), e NO$2K6, NO$GBA e NO$C64 (2005). Outras versões para Windows também foram lançadas, como GBA (2008) (Gaming Version) e PSX (2014) (Cut-Down Gaming Version), sendo respectivamente Versão Para Jogos e Versão Reduzida Para Jogos, que mostram apenas a janela de jogo padrão, uma versão compactada dos emuladores. Sobre programas e aplicativos, criou o INF.PAS (1993), um interpretador em Turbo Pascal de jogos criados pela Infocom, XKEY (1993-95), um driver otimizado de teclado de ambiente DOS, XED (1993-98), um leve editor de texto, Hack (1994-95), um depurador leve também de ambiente MS-DOS, Reset.com (1998-00), que programa uma combinação de teclas, semelhante ao Ctrl-Alt-Del, para resetar seu computador mais facilmente e Shit & Goodbye (1999), um atalho de área de trabalho que automaticamente ao clicá-lo se desliga o Windows.
Também criou ferramentas específicas para cada portátil, como para GBC, aonde alterou/bifurcou dois montadores A22 e A22I, usados no emulador do portátil como montadores Z80 (1997), além de também ter alterado um desmontador Z80 (1999), também para o GBC. Todos foram criados originalmente (1993). Para CPC Amstrad, como No$Cart (2000), ferramenta que converte imagens de disco CPC em cartuchos CPC Plus/GX 4000. Para NES, como PC10 Make (2012), que atualiza imagens de roms incompletas do arcade PlayChoice-10 no formato .NES, adicionando dados de criptografia que estão faltando. E para SNES, como KRom Test e NSS Test (2012), programas de teste que mostram detalhes desconhecidos sobre os hardwares Super Famicom Box, usado em hotéis pelo Japão e Nintendo Super System, arcade que roda jogos de SNES.
Já sobre documentações e manuais, lançou o IMB.ASC (1997), documento em alemão com informações de programação de hardware dos computadores IBM na linguagem ASCII e SWF-3500 Super Woofer (2012), manual esquemático e de serviço criado por Martin para esse aparelho de som, além das documentações de seus emuladores, como NO$GMB (2001), NO$X51 e NO$ZX81 (2002), NO$NES, NO$2K6 e NO$C64 (2006) e NO$SNS e NO$PSX (2012). Martin também criou alguns jogos, como Myrampos (1990) para CPC Amstrad, Peep-Show (1992) para GB, com o pseudônimo de HotTop, Starfight (1999) para GB, ZX81 e NES, Beamrider (2012) e Hero (2012) para ZX81 e Magic Floor (2012), para ZX81, Ace, Atari 2600, SNES, Satellaview, Nintendo Super System, NES, PlayChoice-10, GBA, NDS, DSi e Sony SuperDisc (PSX Prototype), além de ganhar um port em 2018 para GB por Damian Yerrick. Em 1993, desenvolveu o Infocom Gameboy (1993-98), um interpretador de jogos da Infocom, que eram jogos por texto, aqui executados dentro do Gameboy.
Emuladores (Windows):
Z80 (1995), PSG (1995), NO$CPC (1995), NO$GMB (1997), NO$MSX (1999), NO$GBA (2001), NO$C64 (2001), NO$ZX81 (2001), NO$X51 (2001), NO$NES (2004), NO$2K6 (2005), NO$SNS (2006), NO$PSX (2008), NO$ZX (ex-NO$ZX81) (2012)
Emuladores (MS-DOS):
NO$CPC (2000), NO$MSX (2000), NO$GMB (2000), NO$ZX81 (2001), NO$2K6 (2005), NO$GBA (2005), NO$C64 (2005)
Emuladores (Windows - Gaming Version):
NO$GBA (2008), NO$PSX (2014)
Montadores:
A22 (1997), A22I (1997)
Desmontador:
Z80 (1997)
Jogos:
Myrampos (1990) (CPC Amstrad), Hardfire (1991) (MS-DOS), Peep-Show (1992) (GB), Infocom Gameboy (1993) (GB), Starfight (1999) (GB, ZX81, NES), Beamrider (2012) (ZX81), Hero (2012) (ZX81), Magic Floor (2012) (ZX81, Ace, A26k, SNES, Satellaview, NSS, NES, PC-10, GBA, NDS, DSi, SuperDisc)
Programas:
INF.PAS (1993), Hack (1994-95), Reset.com (1998-00), Shit & Goodbye (1999), No$Cart (2000), PC10 Make (2012), KRom Test (2012), NSS Test (2012)
Documentações:
IMB.ASC (1997), Pan Docs (GMB) (2001), x51 Specs (2002), ZX Docs (2002), Everynes (2006), 2k6 Specs (2006), Pagezero (C64) (2006), Full SNES (2012), PSX-SPX (2012), SWF-3500 Super Woofer (2012)
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