A primeira parte sobre a história dos emuladores de NES, começando pelos protótipos Family Computer Emulator e Famicom For Mega Drive, e o pioneiro Pasofami.
Family Computer Emulator (1990)
O primeiro emulador de NES e também de consoles foi o Family Computer Emulator desenvolvido no ano de 1990 por Haruhisa Udagawa. Udagawa foi um desenvolvedor que trabalhou para a Namco, Sonic Team e KAZe. Para o Sonic Team, por exemplo, ajudou a programar Sonic Jam em 1997. Lançado em 12 de Dezembro de 1990, Family Computer Emulator rodava apenas poucos jogos, como Donkey Kong, Xevious, Famicom Tennis, Mario Bros e Space Invaders (esses foram jogos que Udagawa testou). Apesar desse feito, o emulador rodava lento, sem som e com exigência de tamanho de rom, pixel e qualidade gráfica para ser executado. Algo muito primitivo. Também só rodava roms no formato .bin. A versão lançada em Dezembro de 1990 teria sido a 0.35, o que leva a crer que teve muitas outras versões do emulador antes dessa sua versão estável. O sistema rodava apenas no computador Sharp 68k. Outras fontes dizem que rodava apenas em um computador japonês chamada FM Towns. Já o autor dizia rodar no FM Towns e no MS-DOS. O projeto não foi levado a frente.
Famicom For Mega Drive (1991)
No ano seguinte começa a ser desenvolvido um emulador de NES para o Mega Drive. Um dos primeiros emuladores de vídeo games do mundo e o primeiro rodando dentro de outro console. O responsável foi Yuji Naka, criador de Sonic, The Hedgehog. A intenção de Yuji era apenas mostrar para colegas do meio o que conseguia fazer. O projeto nunca foi adiante. Yuji tem um longo currículo. Foi programador dos quatro Sonic's para o Mega Drive, além dos dois Nights para Sega Saturn, e dos dois Phantasy Star's para o Master System. Space Harrier (rêuiãr), OutRun e Black Belt para Master System também tiveram programação de sua autoria.
Pasofami (1993)
O terceiro projeto de emulação de NES, e o que é considerado oficialmente o primeiro, é desenvolvido em 1992 também por um japonês, Nobuaki Andou, com lançamento em Abril de 1993 para o computador FM Towns e sistema MS-DOS. Para sua execução era exigido 2MB de memória RAM. Apesar de histórico, era um emulador também muito deficitário, com um som em formato MIDI e com instrumentação limitada em cada canal, o que trazia baixa qualidade de som, e emulação de sprites única que limitava a qualidade dos jogos. Com o tempo o emulador foi se aprimorando, mas muito vagarosamente. Além do programa ser pago, com limite de tempo de jogo de forma gratuita de 5 minutos e todo em japonês, também precisando de conhecimento técnico para serem executados os jogos. Conclusão, seu sistema foi pirateado e distribuído mundialmente. Em contra partida, Nobuaki permitiu venda apenas para japoneses, e instalou um malware no programa para formatar o disco rígido de quem conseguisse o programa de forma ilegal.
Por volta de 1996, começa a dar suporte à Windows 3.1 e 95. Uma das primeiras versões dessa fase é a 2.6b de Julho de 1996. Nessa versão é incluída a possibilidade de gravação de imagens em BMP e de som em MIDI. Por volta de 1997, começa sua versão com suporta à DirectX. Uma das primeiras foi lançada em Fevereiro de 1997 como 1.1a. A partir das versões DirectX, graças ao apoio do DirectSound, começa a disponibilizar os canais de som também em PCM. Os lançamentos se seguiram até a versão 2.8e de Outubro de 1998.
Em Dezembro de 1998 é lançado o Pasofami ’99. Essa versão se transforma em 32 bits, diferente da anterior que se aprimorava para 32 bits graças ao DirectX. Ela roda tanto em Windows quanto em FM-TOWNS. Ainda em 1998, lança a versão 0.0j que aceita roms compactadas em ZIP e LZH de extensões .NES, .NEZ (com Z) e .PSO. Em Janeiro de 1999, lança a versão 1.0a com suporte à Windows NT e a lingua inglesa, porém a documentação e parte dos menus ainda é mantida em japonês.
As versões seguintes lançadas ao longo de 1999 e início de 2000 também adicionam várias melhorias, como melhorias no som, velocidade de execução, melhorias no som MIDI, com possibilidade de salvar arquivos sonoros em .MID, save state melhorado e ampliado pra 10 slots de gravação, player de reprodução de arquivos NSF, que são arquivos de som dos jogos do NES, suporte a Famicom Disk System, melhorias na front-end, exibição de 16 canais de som, suporte à netplay, além de várias melhorias em menus e pastas de roms.
Um diferencial do emulador era que tinha roms em formatos próprios criados por Nobuaki. Elas eram divididas em dois arquivos, geralmente .PRG e .CHR, mas também existiam os formatos .PRM e .700. Foram as primeiras extensões de roms de NES criadas.
Em Março de 2000, começa a dar suporte para carregamento de save states do famoso emulador NESticle, além da possibilidade de serem salvos sprites no formato BMP. Já em Junho de 2000, traz a possível de definir o volume de cada canal de saída de som em tempo real, como também mesclagem nas saídas dos canais sonoros de MIDI e PCM. Em Julho de 2000, começa a dar suporte à gravação de vídeo em AVI e suporte à função de extração/sucção de cartuchos de NES e salvá-los no formato .NES para serem rodados no emulador. Bastava que a pessoa tivesse um conversor para tal. Esse suporte de extração de roms, a famosa ripagem ou dumpagem, se torna uma das principais tarefas do emulador ao longo dos anos.
Em Setembro de 2000, lança sua última versão como Pasofami 99 e em Dezembro de 2000 volta a se chamar apenas Pasofami, e começa a adicionar preliminarmente a emulação de Gameboy. Por volta de Setembro de 2001 começa a dar suporte à Super Nintendo, quatro anos depois de encerrar seu emulador Super Pasofami. Em Fevereiro de 2002, para de dar suporte à versão em inglês. Em Junho de 2002, cria outro player, agora com capacidade de reproduzir arquivos de som (não NSF) em formatos WAV, MP3 e MID.
Em Dezembro de 2002, desenvolve o Pasodisk, um disquete para o Famicom Disk System para realizar a ripagem de jogos do add-on do Famicom no valor de 2.900 ienes com frete incluso. Esse serviço era limitado a usuários com registro pasodisk. Em Fevereiro de 2003, adiciona suporte ao Chameleon (camilien) USB, um equipamento criado em Janeiro de 2002 pela empresa Optimize que permitia extrair jogos de cartuchos. Com o tempo, o Nobuaki foi conseguindo detectar cartuchos de diferentes consoles e ripá-los via Pasofami. Em 2003, o emulador já conseguia extrair (a famosa ripagem) cartuchos de SFC, GG e MD em Março, SMS em Abril, PCE, GB, GBC, GBA e MSX em Maio, 32X, Sega Mark III, SC-3000, SG-1000, MSX2 e Neo Geo Pocket em Agosto e Nintendo 64 em Setembro. Com o tempo também foi aumentando a capacidade de ripar cartuchos de maior memória rom, como também cartuchos especiais de Super Nintendo e outros. Em Março de 2005, faz com que a saída de gravação do NSF player seja salva nos formatos MIDI, MP3 e WAV. Em Abril de 2005 adiciona cheat code (código de trapaça). O emulador tem sua própria extensão, a .XTM. Em Fevereiro de 2007 começa a dar suporte a ripagem de jogos dos portáteis WonderSwan e WonderSwan Color. Em Setembro de 2010 o drive do Chameleon USB é atualizado para sistemas 64bits.
De 2010 em diante as atualizações foram basicamente sobre a função de extrasão de som NSF das roms e do processo de ripagem de cartuchos e correção de bugs relacionados à isso. Em uma certa fase, o emulador chegou a ter compatibilidade de mais de 2000 mil títulos de NES.
O emulador foi desenvolvido continuamente até 2018, com última versão lançada em 25 de Março de 2018. Nobuaki Andou faleceu em 5 de Maio de 2018, de câncer no estômago, doença que já vinha lutando desde Agosto de 2017. Após seu falecimento, seu filho Kouji Andou encerrou os serviços do emulador e deixou o site ativo em homenagem ao trabalho de Nobuaki.
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