Na segunda parte da história dos emuladores de NES, falaremos do primário Famicom Emulator, do protótipo LandyNes, do consagrado iNes, do iniciante NESA e do clássico Famicom.exe.
Famicom Emulator (1996)
Em 1996, surge também no Japão outro emulador de Famicom, o Famicom Emulator, conhecido também como DirectX Famicom Emulator, criado por M. Kami. Sua primeira versão que se tem conhecimento é de Maio de 1996, a 2.4 para Windows 3.1 e 95. O emulador incluía algumas demos e executava roms apenas nos formatos PRG/CHR, extensões usadas no Pasofami, porém tinha baixa compatibilidade. Teve um patch de 50% de tradução em inglês dessa versão feito por Acey. Uma versão 3.0 chegou a ser lançada, mas precisava da versão 2.4a para funcionar. Não sabemos se no início ou no ano seguinte é que começa a dar suporte à DirectX.
Não há quase informação nenhuma sobre esse emulador. Em Maio de 1996, M. Kami teria lançado também um emulador para Super Famicom chamado Super Famicom Emulator para MS-DOS, tendo apenas a versão 1.01 sido conhecida.
LandyNes (1996)
foi criado por Alex Krasivsky, que lança uma versão beta (um protótipo na verdade) em 8 de Setembro de 1996 para MS-DOS, que rodava apenas jogos simples, lentos e sem som, e era conhecido também como DC Nes. Uma versão oficial do LandyNes nunca foi lançada de fato. O projeto é deixado de lado, e acaba ajudando a criação do emulador iNes de Marat Fayzullin. Alex desiste de fato do projeto em 1997, com o lançamento do NESticle.
iNes (1996) (InterNes)
O projeto começou em 1996, na verdade com o russo Alex Krasivsky, que encontrou algumas informações de programação do Famicom na internet e escreveu o código original (resta saber se esse vazamento foi da programação original do hardware do Famicom, ou do hackeamento que o Pasofami sofreu. Quem saberá?). No decorrer do projeto, Alex perdeu o interesse pelo mesmo, e Marat reescreveu o código por ele. Enquanto isso, Marat incentivou Alex a copiar particularidades do hardware original do Famicom para transformar em suporte para diversos cartuchos, e complementos para o emulador.
Sua primeira versão foi lançada em 9 de Setembro de 1996 para Windows, intitulada 0.5. Marat também trazia versões para FreeBSD, Linux, Solaris e outros sistemas UNIX. John Stiles e Marcel de Kogel fizeram ports respectivamente para Macintosh e Linux. Todas essas versões no ano de lançamento. Inicialmente o emulador já vinha suportando 85% dos jogos do console, o que de fato o coloca como o primeiro emulador de NES jogável. Mas isso tinha um preço, US $ 35 dólares. Apenas a versão para Windows era paga. A versão para MS-DOS é informada entre 1996 e 1997 que está sendo desenvolvida. Não se sabe quando foi lançada, mas a partir de 2005 era noticiado no site de Marat que vinha junto com a versão de Windows. Por volta de Junho de 1997, ganha uma versão online no site Kagi, também shareware.
O emulador também tinha um formato próprio de jogos, o .NES, que se tornou o formato padrão usado até os dias de hoje. Por conta de pirataria, Marat decidiu não liberar o código-fonte e nem versões freewares para MS-DOS e Windows, liberando apenas para versões do sistema UNIX. A versão para Macintosh também era freeware. Marat não gostava de programas em Windows, sua origem sempre foi com Macintosh. Além disso, havia ficado frustrado com a pirataria que havia ocorrido poucas horas depois do primeiro lançamento do emulador.
Com o tempo, o valor das versões DOS e Windows caíram, chegando há 25 dólares em 2006, 19,99 em 2008, e finalmente se tornando gratuitas em 2015. A última versão para MS-DOS sai em 2014. A partir de 2015, lança simultaneamente versões para Windows e Linux. Sua última versão do emulador é lançada em Março de 2021.
Em 2011, lança o iNes-Android para smartphone. Em 2019, integra o iNes-Android a seu emulador multissistemas também para Android, chamado VGBAnext, que rodava todos os três Gameboy’s. Marat já tinha clássicos emuladores desses sistemas, e o conhecido VGBA do qual se originou o multi-emulador.
NESA (1996)
Também em 1996, é desenvolvido o NESA (Nintendo Entertainment System In Assembler), por Paul Robson, o mesmo criador do A26 para Atari 2600, usando a base do mesmo para desenvolver o NESA. O projeto é lançado em Setembro de 1996 para MS-DOS, tendo no mesmo mês já lançado sua versão beta. O diferencial com o iNES era além da gratuidade, o código fonte que liberava para ajudar outros desenvolvedores do meio. NESA não tinha som, suporte para joypad e pouca compatibilidade de jogos, mas prometia tudo isso em versões futuras. O emulador também rodava lento. Era um projeto muito inicial, mesmo já estando em estado beta. Ele rodava em PCs bem simples, como 386 com 640kbs de memória RAM. Em 1997, descontinua o projeto e o migra para o TNES, que era um emulador mais robusto em ferramentas e recursos do que o emulador antigo. As fontes de suas programações sobreviveram e deram bases a vários outros emuladores subsequentes. O projeto é encerrado oficialmente em 1 de Janeiro de 1998.
Uma curiosidade. Paul disse em uma entrevista que a potência de CPU era tão limitada, que os primeiros emuladores reduziam jogos de 60 para 10 frames por segundo. Imagine a dificuldade de jogar algo assim? Outra curiosidade que Paul disse é que alguns emuladores de Gameboy hackeavam a placa VGA do PC, ou seja, a placa de vídeo da época, para conseguirem obter uma resolução semelhante ao portátil, sem uma quebra de qualidade ou frames como nos primeiros projetos de emulação do NES, tamanha era a escassez de recursos virtuais.
Famicom (Fami/Famicom.exe) (1997)
O emulador Famicom, conhecido apenas como Fami ou Famicom.exe, foi lançado em Fevereiro de 1997 pelos japoneses Taka2 e Nori para Windows. Sua primeira versão obriga a executar roms em um formato próprio, o FAM, o que exigia um conversor do formato NES. Esse conversor (chamado de NEStoFAM) foi desenvolvido por Matt Conte. Na versão 2 do emulador, o formato FAM foi modificado, se tornando o padrão do emulador dali em diante. Apenas alguns jogos de formato FAM da primeira versão eram executados.
O emulador vinha com som real do NES e concorria no quesito freeware com o NESA. Ele tinha duas vantagens: a qualidade em velocidade e som. Sua primeira versão vinha em japonês, mas a partir da segunda versão SoM2Freak, Zofo e VmprHntrD criaram o EFamicom, que substituía o executável por uma versão em inglês, servindo para as versões subsequentes lançadas. Essas versões modificadas eram conhecidas como FamiE. Na versão 3, começava a ter suporte à joypad, além de modificação nas paletas de cor. Na versão 4, jogos de Famicom Disk System começavam a funcionar. A partir da versão 4.01e de Outubro de 1998, os autores começaram a incluir a versão em inglês no emulador original, e desenvolver uma paralelamente com ajuda de MEGABYTE. Após mais algumas versões em inglês e japonês, lançam sua versão própria, 100% em inglês e última do emulador, a 4.04, em Novembro de 1998.
Fami rodava tranquilamente em um Pentium 1 100MhZ com 32 MB de memória. Apesar das vantagens do emulador, um dos seus principais problemas era a impossibilidade de 85% das roms com tamanhos acima de 64Kb conseguirem ser executadas.
Uma errata. Inicialmente esse emulador erroneamente creditava Seil como seu criador, algo que foi desmentido no próprio leia-me do emulador em lançamentos posteriores pelos criadores do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário