John Stiles
John Stiles foi um conversor de emuladores de jogos e criador de jogos para o sistema Macintosh. John é originário da cidade de Bakersfield, Califórnia, EUA, e desde cedo se interessava pelo mundo da programação, tendo no ensino médio se dedicado a conhecer a linguagem de programação conhecida como assembly, principalmente na intenção de programar um processador 68k nessa linguagem.
Após isso, começa a desenvolver aplicativos para o sistema Macintosh, como HQXer em 1993, um conversor de arquivos binários em texto no formato HQX para serem compartilhados em rede, MacROT13 em 1994, um conversor de texto simples no formato ROT13 de criptografia, Logo em 1994, um criador de logotipo no estilo paintbrush do Windows, French Kiss em 1995, programa que você podia vestir personagens animadas, entre outros.
Por volta de 1994, começa a escrever jogos, como MegaDude, que acaba sendo perdido em uma falha de HD, On The Edge, também em 1994, um jogo de cartas inspirado em um jogo homônimo de um extinto servidor BBS, PuyoPuyo em 1994, uma versão não oficial do famoso jogo de Arcade da Compile, Poker em 1995, outro jogo de cartas, Skittles em 1997, um jogo de puzzle e Candy Crisis em 2000, também de puzzle. Todos esses projetos são adicionados à seu site, Emulation On The Macintosh, criado por volta de 1993/94, postando ports de emuladores por terceiros para o Macintosh.
Por volta de 1996, é John quem começa a criar alguns desses ports, quando cria parceria com Marat Fayzullin, portando iNes, ColEm, MasterGear, fMSX e VirtualBoy, respectivamente de NES, Coleco, SMS e GG, MSX e GB. Em 1997, seu site começa a ser hospedado no portal de Marat. Também em 1997, cria o Emulation.net, deixando apenas a parte de emulação nele e os demais projetos no portal de Marat. Em seu site de emulação, falava dos principais consoles de 2ª, 3ª e 4ª geração, como os portáteis de 1ª e 2ª geração da NEC, Sega, Nintendo e Atari, além de diversos PCs da Amiga, ZX Spectrum, Amstrad CPC, Apple, MSX e muitos outros.
Além dos ports feitos dos emuladores de Marat, também esteve envolvido em outros projetos, como MacSNES97, port de Snes97 em 1997, ao lado de Michael Bytnar, Jeremy Shear e Richard Bannister. No mesmo ano, porta o SNES9X, do mesmo criador do Snes97 para Macintosh. Esse port inspirou a criação do emulador SNES9X Custom, também para Macintosh em 2003. Em 1998, traduziu para o inglês o emulador japonês FreeMSX de Macintosh, baseado no fMSX de Marat. Em meados de 1999, porta o DGen de SMD ao lado de Richard Bannister (o principal portador) e Gil Peterson.
Além disso, começa a tomar conta do port de Aaron Giles do Stella de A26 à partir de 2000. Além da emulação, criou em 1998 para Macintosh o aplicativo Easy-GZ, um compressor de arquivos no formato .gz de gzip, muito usado no sistema Linux. John citava que seus principais ports de emuladores executavam roms nesse formato. O site foi atualizado até final de 2004 e tirado do ar em final de 2005. Em 2020, John postou em seu GitHub (criado em 2017), o 6502PPC, núcleo de emulação que desenvolveu em 1996 para a versão de iNes para MacOS, baseado em PowerPC, e compilado pelo software CodeWarrior. Existia um Robert Stiles que também convertia emuladores para MacOS, mas não era parente de John.
Website Pessoal, John Stiles' Home Page, Emulation.net, Skittles, Candy Crisis, EasyGZ, The Grabevard, SourceFourge e GitHub
Sobre sua vida acadêmica e profissional, se formou na Universidade da Califórnia, estudando entre 1996 e 1999. Em 1999, foi contratado pela Future Point, em Riverside, Califórnia, como engenheiro de software estagiário. Seu primeiro trabalho foi em Warcraft II: Battle Chest em 1999, para Macintosh. Também desenvolveu gráficos e mecanismos de interface de usuário para o jogo Diablo II em 2000 para Macintosh. Esses dois jogos foram desenvolvidos para a Blizzard Entertainmant. A Blizzard, gostou do trabalho de John, e o contratou como engenheiro de software em 2000. John começa a participar de diversas franquias da empresa, como Diablo, WarCraft, World of WarCraft (WOW) e StarCraft.
Diablo II, Diablo II - Expansion Set, WarCraft - Reign of Chaos, WarCraft - Reign of Chaos (Collector's Edition), World of WarCraft - The Burning Crusade, StarCraft - Wings of Liberty, Diablo III, HearthStone - Heroes of WarCraft, Heroes of The Storm e Overwatch
Esteve nas versões para Macintosh de Diablo II: Lord of Destruction em 2001, WarCraft III em 2002, World of WarCraft: The Burning Crusade em 2007 e Diablo III em 2012. Após isso, o sistema Macintosh começa a ser desconsiderado pelas grandes produtoras de jogos, devida a sua baixa popularidade. Nessa fase, John participa apenas de jogos para Windows, e apenas da franquia WOW. John já participava de versões para Windows desde que ingressou na Blizzard, praticamente de todas as versões Windows lançadas de jogos que ele também havia trabalhado nas versões para Macintosh. Em franquias somente Windows, entre outros, John atuou em StarCraft II: Wings of Liberty em 2010, Heartstone: Heroes of WarCraft em 2014, Heroes of the Storm em 2015 e Overwatch em 2016.
Dentro da Blizzard, além de engenheiro de software, foi engenheiro sênior de software à partir de 2006. Em 2018, deixa a empresa, e vai trabalhar na Google, em Irvine, Califórnia, como engenheiro sênior no Google Tag Manager, gerenciador de tags para sites e aplicativos. Também em 2018, começa a trabalhar no projeto Skia, também no Google, uma biblioteca gráfica 2D, que fornece motores gráficos para softwares e hardwares, como o Google Chrome, ChromeOS, Android, Firefox e outros. Em 2020, encerra suas atividades no Google Tag, permanecendo apenas no Skia. Nesse ano, se muda para outra filiam do Google, do outro lado do pais, em Chapel Hill, Carolina do Norte.
Aplicativos:
HQXer (1993), MacROT13 (1994), Logo (1994), French Kiss (1995), Easy-GZ (1998)
Jogos (Macintosh):
On The Edge (1994), PuyoPuyo (1994), Poker (1995), Skittles (1997), Candy Crisis (2000)
Emuladores:
iNes (1996), ColEm (1996), MasterGear (1996), fMSX (1996), VirtualBoy (1996), MacSNES97 (1997), SNES9X (1997), FreeMSX (Tradução) (1998), DGen (1999), Stella (2000)
Jogos (Diversos):
Macintosh: WarCraft II: Battle Chest (1999), Diablo II (2000), Diablo II: Lord of Destruction (2001), WarCraft III: Reign of Chaos (Collector's Edition) (2002), WarCraft III: Reign of Chaos (2002), World of WarCraft: The Burning Crusade (2007), Diablo III (2012)
Windows: WarCraft II: Battle Chest (1999), Diablo II: Lord of Destruction (2001), WarCraft III: Reign of Chaos (2002), World of WarCraft (2004), World in Conflict (2007), World of WarCraft: Wrath of the Lich King (2008), World in Conflict: Soviet Assault (2009), StarCraft II: Wings of Liberty (2010), World of WarCraft: Cataclysm (2010), Diablo III (2012), World of WarCraft: Mists of Pandaria (2012), World of WarCraft: Warlords of Draenor (2014), Hearthstone: Heroes of WarCraft (2014), Diablo III: Reaper of Souls (2014), StarCraft II: Legacy of the Void (2015), Heroes of the Storm (2015), Overwatch (2016), World of WarCraft: Legion (2016), StarCraft II: Nova Covert Ops - Mission Pack 3 (2016), StarCraft: Remastered (2017), World of WarCraft: Battle for Azeroth (2018)
PS4: Diablo III: Reaper of Souls - Ultimate Evil Edition (2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário