Massage (1996)
Massage
Massage foi criado em Julho de 1996 pelo escocês James McKay, tendo sua primeira versão lançada em Outubro do mesmo ano para MS-DOS, sendo assim o primeiro emulador de Master System e Game Gear da história. Seu nome é a abreviação de Master System And Game Gear Emulator. Ainda em 1996, permitia jogos online, tendo sido o primeiro emulador de Master System a dar esse suporte, mesmo esse recurso ainda não estando depurado como deveria. Sua versão sem bugs foi lançada em Agosto de 1997. O emulador emulava som, tinha suporte à dois controles, ao código de trapaças Pro Action Replay, à save state e screenshot. O emulador também vinha uma interface simples, e tinha melhor compatibilidade de jogos que seu concorrente MasterGear. Sua emulação de som, o YM2413 FM, vinha das mãos de Hiromitsu Shioya. Seu emulador inicialmente era pago. O projeto do emulador começou inicialmente como uma extensão de outro emulador de James, o X128 que emulava o computador ZX Spectrum. Em Fevereiro de 1997, o site oficial do emulador muda para Sega Master System World, falando sobre a cena Master System, e em 1998 para Sega Emulator World, falando sobre a cena de emulação da Sega. Em 1998, James já estava cansado do projeto, e lançou em Janeiro do mesmo ano uma versão gratuita do emulador para marcar seu fim, prometendo uma versão final logo em seguida, que foi inesperadamente lançada paga em Abril do mesmo ano.
Massage (Interface)
Um ano depois, promete lançar a versão 1.0, o que só acaba acontecendo dois anos depois em Março de 2001, agora de forma gratuita. Essa é considerada a versão mais estável do emulador. Ela vinha datada de Outubro de 1998. A versão foi lançada pelo webmaster do Sega Emulation World, Stephen Sharp. O autor nem se deu ao trabalho de lançar a própria versão. No texto é dito que o projeto havia acabado, e que outros emuladores melhores estavam no mercado, como era o caso do Meka. O site termina na mesma data do lançamento. De Fevereiro de 2000 à Novembro de 2003, James trabalhou em um emulador que suportava vários consoles, como os consoles 8 bits da Sega e Nintendo, Othello Multi Vision, ColecoVision, e os computadores MSX 1 e 2. O emulador seria lançado como Massage v1.2, mas nunca foi terminado. Nesse entremeio, James começa a participar da programação de jogos para consoles, como foi o caso de The Simpsons: Night of the Living Treehouse of Horror (2001) para Gameboy Color, All-Star Baseball 2004 (2003) para Gameboy Advance, Mega Man: Anniversary Collection (2004) e Stealth Force: The War on Terror (2005) para Playstation 2 e Arctic Tale (2007) para Gameboy Advance. James também criou na época do lançamento do Massage, um emulador feito na universidade para o PC X128. Também fez tentativas na ocasião de criar emuladores de Atari 2600 e Mega Drive, mas não foram bem sucedidos. Depois de 2007, não se soube mais de James.
MasterGear (1996)
MasterGear (MS-DOS)
MasterGear foi criado em 1996 por Marat Fayzullin, como sendo um emulador de Master System, GameGear e Sega Mark III. Sua criação foi com base em documentos técnicos sobre o console encontrados na internet. O emulador de MSX que Marat desenvolveu serviu como base para a criação do MasterGear, que usava tecnologia semelhante ao antigo PC. Essa tecnologia também era semelhante no portátil Game Gear, e em os outros consoles da Sega, como Sega Mark III, SG1000, e outros, e foi aí que Marat os adicionou também no emulador, dando o nome ao mesmo de MasterGear. Uma de suas primeiras versões lançadas foi em Setembro de 1996, a 0.71, para MS-DOS, com suporte tanto à Master System, quanto à Game Gear. Na ocasião, além de criar port próprio para Unix, também ganhou ports para Macintosh por John Stiles, outro para Unix por Ian Spielman e outro para DOS por Thierry Lescot.
MasterGear (Windows)
Na mesma ocasião, teve também ports para RiscOS, AmigaOS, BeOS, OS/2, entre outros. A versão 1.0 é lançada em Dezembro de 1996. Por volta de Junho de 1997, o site Kagi lança uma versão online e shareware do emulador. Em algum lugar entre 1997 e 2001, o emulador começa a dar suporte a jogos de Sega Mark II. Em Agosto de 1998, é lançada a primeira versão para Windows, a 1.1, porém lançada paga. Foi a única versão paga do emulador. Por essa época a versão MS-DOS desaparece, acreditando eu que seja por conta do lançamento Windows. O valor inicial era de $35US. A partir de Janeiro de 2005, ao comprar a versão Windows, vinha junto a versão para DOS. Em 2006 o valor da versão Windows foi para $25US, caindo em 2008 para $19.99US, se tornando gratuita em Março de 2015, e desaparecendo a versão para MS-DOS.
MasterGear (Windows)
Em Outubro de 1998, é lançada a versão 1.2, que traz diversos outros ports, como para Solaris, SunOS, Linux e OSF/1. Nessa mesma versão começa a funcionar os SG-1000 e SC-3000. Houveram outros ports do emulador, como para WindowsCE (cobrando $32US), outro port para Amiga e um port para PC98, ambos em 1998. Um desses ports para PC98 foi feito por Bero, criador japonês de emuladores para PSX, PC Engine e NES. Ele acabou portando o MasterGear também para PSX em 1997. Em Junho de 1998 a versão de PSX teve bugs consertados por Rasky dos projetos Psyke e PSEmu Pro, também de PSX. Houve também versões para OS/2 e Nintendo 64 (esse conhecido como UltraSMS) em 2000, Dreamcast (conhecido como DreamSMS) em 2001, além de port para o computador FM-Towns. E por fim, ao longo dos anos também houve ports para Maemo, Ubuntu, FreeBSD e PocketPC. Provavelmente foi o emulador de NES com mais ports entre todos.
MasterGear (Opções)
Na versão do MasterGear de Outubro de 2000, a 1.4, o emulador começa a dar suporte ao som FM, do famoso chip YM2413. Em Janeiro de 2002, começaram a dar suporte SF-7000 na versão 1.5. Por volta de Novembro de 2006, cria sua primeira versão mobile, para o sistema Symbian dos telefones Nokia, por $9.99US, indo para $14,99US por volta de Março de 2007, e seguindo com esse valor até Março de 2015, quando o suporte é extinto. Chegou a ter um pacote com a versão Symbian, Windows e MS-DOS a partir de Outubro de 2007 por $24,98 US até também Março de 2015. Em Julho de 2011, lança sua primeira versão para Android pelo valor de $4,99US, o que fez quatro anos depois encerrar suas versões para PC e Nokia. Esse valor se mantém até os dias de hoje.
MasterGear 4.0
Sua última atualização foi em Março de 2021. Marat teve ajuda de influenciadores da época, como Marcel de Kogel, ajudando no port para MS-DOS, Alex Krasivsky, criador inicial da biblioteca de som Adlib, James McKay do projeto Massage, além de Ian e John dos ports de Unix e Mac. Apesar de não ser de código aberto, Marat compartilha seu código com aqueles que querem portar seu emulador e que ele confia no projeto. A última versão para Windows do MasterGear saiu em Março de 2021, e para Android saiu em Agosto de 2024.
Sparcade! (1996)
O emulador Sparcade! Começou seu desenvolvimento em Junho de 1995 como DASArcade por Dave Spicer. Foi um projeto de jogos clássicos de arcade criado de 1978 à 1989. Foi o primeiro projeto de emulação de arcade com execução de mais de um arcade/marca. Ainda em 1995, muda seu nome para Sparcade! Por volta de Setembro de 1995, lança sua primeira versão para MS-DOS. Em 1996, adiciona suporte à Master System e Game Gear. Esse suporte é dado até 1997, quando é descontinuado.
Sparcade! (Lista de Jogos/Pac-Man)
Dave chegou a mencionar em versões posterior do emuladores que Master System fazia parte dos consoles/arcades que os drivers ainda não haviam sido concluídos. Mencionou também que conforme os usuários fossem pedindo poderia os desenvolver melhor, mas não foi o caso do console da Sega. Sua última versão é lançada em Dezembro de 1999.
BRSMS (1998)
O BRSMS (Brazilian Sega Master System) foi desenvolvido pelo brasileiro Ricardo Bittencourt, conhecido também com RicBit, no ano de 1998 para MS-DOS. Foi um dos primeiros brasileiros a criarem emuladores. A primeira versão do emulador é datada de Abril de 1998. Foi o primeiro emulador de Master a ser lançado de forma gratuita, apesar de que três meses antes de seu lançamento, o Massage lançou uma versão gratuita.
BRSMS (DOS/Golden Axe Warrior)
Além de executar jogos de Master System, a partir de Novembro de 1998 começa a executar também jogos de Game Gear. Seguido por SG-1000 em Janeiro de 1999, SC-3000 em Março de 1999, e na última versão do emulador em Dezembro de 1999, o ColecoVision. Apesar de tudo isso, o que mais chamou a atenção mundialmente era a execução de jogos de Master e Game Gear na velocidade total usando um 486, um computador popular da época. Além disso havia emulação de som e voz, e até suporte para cabo serial, outro avanço para a época. A única deficiência do emulador era ter que arrastar os jogos da pasta para o emulador para que rodassem. Por ser um emulador modo DOS e por linha de comandos, algumas front-ends saíram para facilitar sua execução.
BrSMS FRONT, BRSMS Brazilian Frontend e BRSMS Emu FrontEnd
A primeira foi BRSMS Emu FrontEnd, criada em Janeiro de 1999 por ReptilE ProductionS. A segunda foi MasterFront, criada em Março de 1999 por Christian Schaefers. A terceira foi BrSMS FRONT, criada em Janeiro de 2000 por Ben Hyland. E a quarta foi BRSMS Brazilian Frontend, criada em Dezembro de 2001 por André Luiz Fernandes dos Santos. Em Agosto de 2011, Ricardo liberou publicamente o código-fonte do emulador. Um fato curioso.
Em Novembro de 2000, Ricardo esteve no MSX User Meeting, um evento de MSX em Jaú, interior de São Paulo, já que também era um grande entusiasta do MSX, tendo criado para ele o emulador BRMSX em 1997, que foi considerado e emulador mais rápido e preciso da época. Nesse evento teve a oportunidade de conhecer o brasileiro Rafael Rigues, o Sephiroth, que converteu o emulador DarcNES para modo DOS, emulador muito semelhante ao BRSMS, pois emulava sistemas como Master System, Game Gear, SG-1000 e ColecoVision.